Tiro com arco (regras e história do esporte)

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Professor de Educação Física

Tiro com arco é um esporte em que se usa o arco e flecha. É um esporte de precisão, no qual os atletas atiram a flecha em direção ao alvo, que vale pontos diferentes conforme o local acertado.

O tiro com arco é uma modalidade olímpica que foi disputada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1900.

Regras do tiro com arco

Os equipamentos usados no tiro com arco são bem elaborados e fabricados considerando as características pessoais de cada arqueiro, como seu tamanho e sua força.

As flechas usadas no tiro com arco podem ser feitas de alumínio, carbono ou madeira com pontas de aço.

Local e funcionamento da competição

As provas de tiro com arco podem ser realizadas em:

  • em espaço aberto e plano, geralmente um campo gramado (outdoor)
  • em espaço fechado, geralmente um ginásio (indoor)
  • em espaço aberto e irregular, bosques ou florestas (field)

Nas provas outdoor, são feitos 72 disparos em 2 rounds, ou seja, 2 rounds de 36 disparos. Cada round é composto por 6 séries de 6 flechas. Cada série deve ser concluída em 4 minutos.

Nas provas indoor, são feitos 60 disparos em 2 rounds, com 10 séries de 3 flechas. Cada série tem que ser feita em 2 minutos.

Os atletas só podem puxar seu arco, com ou sem flecha, quando estiverem na linha de tiro. Além disso, só podem levantar o arco quando o sinal para começar a atirar for dado.

arqueira se preparando para atirar a flecha em direção ao alvo no tiro com arco

Categorias de tiro com arco

Há três categorias de tiro com arco:

  • recurvo
  • composto
  • barebow

O recurvo, cujo equipamento contém lâminas curvadas e, além disso, alça de mira e estabilizadores, é usado nas provas outdoor e indoor, e faz parte dos Jogos Olímpicos e Pan-americanos.

O composto, cujo equipamento contém um sistema de cabos e roldanas complexos, é usado nas provas outdoor e indoor e faz parte de torneios internacionais, como os Pan-americanos, exceto as Olimpíadas.

O barebow, cujo equipamento é o mais simples, é usado nas provas field e não faz parte dos torneios.

Distâncias do alvo

Na categoria masculina, as distâncias entre o arqueiro e o alvo são: 30, 50, 70 e 90 metros.

Na categoria feminina, as distâncias entre a arqueira e o alvo são: 30, 50, 60 e 70 metros.

Nos Jogos Olímpicos, a prova de tiro com arco é disputada apenas na distância de 70 metros, tanto na categoria masculina quanto na feminina.

Pontuação

Alvo usado no tiro com arco com indicação dos pontos

Conforme o local do alvo acertado, os atletas marcam de 1 a 10 pontos.

O alvo é um círculo dividido em onze outros círculos interiores. Os dois círculos menores valem 10 pontos e, conforme eles aumentam, menos pontos eles valem. Assim, o círculo maior vale 1 ponto.

Quando uma flecha atinge a linha entre uma pontuação e outra, vale o ponto mais alto.

Se a flecha acertar o bastidor, fora do alvo, é considerado missing e nenhum ponto é contado.

No caso de empate, vence o atleta que tiver acertado mais vezes nos círculos com maiores pontuações, 9 ou 10, por exemplo.

Perda de pontos: se o atleta disparar antes do sinal de início, depois do sinal de fim ou fora da sequência, ele perde o ponto referente à maior pontuação.

História do tiro com arco

O uso do arco e flecha remonta à Pré-História, quando esses instrumentos eram usados para caçar. Essenciais na caça, com o passar dos anos, eles passaram a ser importantes também em combates.

Entretanto, quando armas mais poderosas começaram a ser usadas nas guerras, a prática do arco e flecha tornou-se um passatempo. Assim, logo passou a ser um esporte praticado em vários países.

Em 1879, foi realizado o primeiro campeonato de tiro com arco nos Estados Unidos. Anos depois, em 1884, foi a vez da Inglaterra organizar o seu primeiro campeonato também.

Em 1900, a modalidade foi disputada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Paris. Durante anos, o tiro com arco esteve fora do programa olímpico, mas retornou em 1972, onde permanece até hoje.

Em 1930, foi fundada a Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA), e na sequência, o primeiro campeonato mundial foi realizado na Polônia.

Em 1955, Adolpho Porta, um comissário de bordo que estava em Portugal, regressou ao Brasil trazendo alvos, arcos, flechas e o regulamento do esporte, sendo assim, o responsável por trazer o esporte para o país.

Em 1980, o Brasil competiu pela primeira vez na modalidade nos Jogos Olímpicos de Moscou. Contudo, a Federação Brasileira de Tiro com Arco foi fundada apenas em 1991.

Leia também:

Esportes de precisão: quais são, características e regras

Olimpíadas (Jogos Olímpicos): a história e todos os esportes da competição

Referências Bibliográficas

História do esporte no Brasil. Confederação Brasileira de Tiro com Arco. Documento acessado em julho de 2024. Disponível em: http://www.cbtarco.org.br/index.php?pg=historia_brasil

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.