Transesterificação

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Professora de Biologia

A transesterificação é a reação química que ocorre entre um éster e um álcool, com formação de um novo éster e álcool.

Conforme o tipo de substância que reage com o éster, temos os seguintes tipos de transesterificação:

  • Alcoólise: Reação entre álcool e éster;
  • Acidólise: Reação entre éster e ácido carboxílico;
  • Interesterificação: Reação entre dois ésteres.

Mecanismo

A transesterificação para obtenção de óleos ocorre através da mistura de óleo vegetal ou gordura animal com um álcool simples na presença de catalisadores. Como resultado, originam-se o biodiesel e glicerina.

O principal uso da transesterificação é para produção de biodiesel. Nesse caso, os óleos vegetais são obtidos da soja, girassol, amendoim, mamona, algodão ou dendê.

A transesterificação ocorre a partir de um mol de triglicerídeo e três mols de álcool. Conforme descrito na reação abaixo:

Mecanismo de transferificação

Durante a reação, os triglicerídeos transformam-se em monoésteres de ácidos graxos, os quais compõem o biodiesel.

Além disso, também surge a glicerina como um subproduto da reação.

Para a produção de biodiesel, o metanol e etanol são os álcoois mais utilizados, sendo o metanol mais eficiente para o processo.

Os catalisadores da reação podem ser ácidos ou bases. O hidróxido de sódio (NaOH) é um dos mais utilizados.

No caso da produção de biodiesel, após a reação é preciso separar os componentes na mistura, através da decantação. Na fase superior encontra-se o biodiesel e na fase inferior a glicerina.

Em alguns casos, também é necessário remover o excesso de álcool da mistura, o que é feito por evaporação ou destilação.

Leia também:

Aplicações

Como vimos, a principal aplicação da transesterificação é para obtenção do biodiesel. Ele é um produto natural e com baixo teor poluente, representando uma alternativa para substituir o óleo diesel.

Porém, a glicerina obtida no processo também possui um elevado valor comercial e é utilizada pela indústria de cosméticos e medicamentos.

A transesterificação também é usada para produção de polímeros. Um exemplo é a obtenção de tereftalato de polietileno (PET) usado na fabricação de garrafas plásticas.

Conheça mais sobre as Reações Químicas.

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.