Transporte Lacustre
O Transporte Lacustre é uma das modalidades de meios de transporte aquático ou hidroviário que ocorre através das hidrovias (vias de água).
É realizado pelo transporte denominado de “Cabotagem”, ou seja, não apresenta um curso longo, sendo esse transporte geralmente efetivado, em lagos, lagos e lagunas dentro do país.
Da mesma forma que os outros tipos de transporte aquaviários, o transporte lacustre é feito por embarcações, desde barcos, balsas, dentre outros.
O termo “lacustre” deriva do latim (lacus) e significa “lago”, indicando que esse transporte é realizado por eles.
Geralmente inclui o transporte de pessoas e cargas intercidades, embora seja um meio de transporte limitado, visto a quantidade de lagos navegáveis no mundo.
Transportes Aquáticos
Dentre os meios de transporte hidroviários, ou seja, realizado por hidrovias (vias de água), tem-se três tipos, segundo o local de transporte, sendo o transporte marítimo o mais utilizado no mundo:
- Transporte Marítimo: realizado pelos mares e oceanos
- Transporte Fluvial: realizado pelos rios
- Transporte Lacustre: realizado pelos lagos
Vantagens e desvantagens do transporte lacustre
Embora seja um transporte lento e pouco utilizado no comércio internacional, visto a restrita quantidade e o tamanho dos lagos navegáveis no mundo, o transporte lacustre é vantajoso na medida em que é considerado um transporte barato, segundo os valores de manutenção de suas vias bem como o baixo nível de consumo de combustível.
Apesar de ser pouco flexível, pois depende das vias preparadas para navegação (após analisadas aspectos como a localização, a profundidade e tamanho), o transporte lacustre não causa grande impacto ambiental.
Para saber sobre outras modalidades de transporte, acesse: Meios de Transporte
Transporte Lacustre no Brasil
Esse tipo de modalidade é pouco utilizado no Brasil, em detrimento dos transportes terrestres e aéreos.
As vias lacustres do país que merecem destaque são: a Lagoa dos Patos em Porto Alegre, capital do rio Grande do Sul, que liga as cidades sulistas de Rio Grande e Porto Alegre.
A lagoa dos patos é considerada a maior do país e a segunda maior da América do Sul, com área aproximada de 10.145 km².
Além dela, a Lagoa Mirim, que conecta o sul do Brasil, com seu vizinho, o Uruguai, apresenta área de aproximadamente 3750 km².
Leia mais sobre outros tipos de transportes:
- Transporte fluvial
- Transporte marítimo
- Transporte aéreo
- Transporte dutoviário
- Transporte ferroviário
- Transporte rodoviário
Transporte Lacustre no Mundo
Em relação aos outros tipos de transportes aquáticos, o transporte lacustre é o menos utilizado tanto no Brasil, como no mundo.
Dentre os principais lagos navegáveis do mundo destacam-se: os Grandes Lagos da América do Norte, localizado na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, e o Lago Titicaca, localizado na Cordilheira dos Andes.
Os Grandes Lagos representam o maior conjunto de lagos do mundo, composto de cinco lagos, os quais formam um grande corpo de água doce. É constituído pelos lagos Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário e juntos, representam uma área total de 245 mil km².
Situado a 3821 metros acima do nível do mar, o Lago Titicaca, que liga a Bolívia ao Peru, é considerado o maior lago da América do Sul em relação ao volume de água, e apresenta uma área de 8300 km².
Para uma versão mais infantil sobre o tema, veja também: Meios de transporte - Kids
Transporte Lacustre. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/transporte-lacustre/. Acesso em: