Tríplice Entente
A Tríplice Entente foi uma aliança formada pela Inglaterra, Rússia e França a fim de resistir e contestar a Tríplice Aliança. Surgiu no início do século XX, em 1907.
A Tríplice Entente e a Tríplice Aliança dividiam o continente em dois blocos. Esse sistema de alianças era baseado num acordo econômico, político e militar. Assim, tinham fins diplomáticos e funcionavam como uma proteção entre os Estados, os acautelando de ataques dos rivais.
Resumo
A Alemanha estava se transformando na maior potência industrial da Europa, por isso era uma ameaça a vários países. Junto com a Áustria e a Itália haviam formado, em 1882, a Tríplice Aliança.
Anteriormente à Tríplice Entente houve a Entente Anglo-Russa, em 1907; a Aliança Franco-Russa, em 1891 e a Entente Cordiale, entre a França e a Inglaterra, em 1904.
Antes da composição de países que caraterizou a Tríplice Entente, a França e a Inglaterra haviam pressionado a adesão da Rússia, ameaçando retirar apoios feitos ao Estado caso os russos negassem se aliar aos ingleses e franceses. O seu maior interesse se concentrava no fato de a Rússia se localizar em local estratégico.
Primeira Guerra Mundial
Embora o objetivo de ambas as alianças fosse diplomáticos - indo ao encontro da manutenção de direitos e promoção de interesses - com elas eclodiu a Primeira Guerra Mundial, resultado dos constantes atritos entre as nações envolvidas.
Interesses econômicos e políticos que sobrepunham um Estado ao outro suscitaram a rivalidade. Um exemplo é o antigermanismo francês, decorrente da entrega da França à Alemanha regiões ricas em minério de ferro.
Tratado de Londres (1915)
Em 1915, quando já decorria a Primeira Guerra Mundial, a Itália deixa a Tríplice Aliança aderindo à Tríplice Entente.
Desenvolvimentos da Primeira Guerra
Iniciada a Guerra em 1914, a Tríplice Aliança era detentora de maiores recursos para combate. A Alemanha ia avançando e somando inimigos, mas foi alvo de sucessivas derrotas e seus aliados se renderam.
Finalmente, em 1918, é assinada a rendição alemã, finalizando, assim, o fim da Primeira Guerra Mundial.
Aliados na Primeira Guerra
No início da Primeira Guerra, as nações da Tríplice Entente entraram como aliadas contra as potências centrais - Alemanha e Áustria. Posteriormente, tiveram à adesão dos seguintes países:
- Itália
- Estados Unidos da América
- Portugal
- Brasil
- Japão
- Austrália
- Nova Zelândia
- Canadá
- África do Sul
Leia mais sobre a Primeira Guerra Mundial:
- Principais Batalhas da Primeira Guerra Mundial
- Causas da Primeira Guerra Mundial
- Consequências da Primeira Guerra Mundial
- O Brasil na Primeira Guerra Mundial
BEZERRA, Juliana. Tríplice Entente. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/triplice-entente/. Acesso em: