Turquia
A Turquia, nome oficial República da Turquia, é um país transcontinental. Isso porque se localiza em dois continentes: a maior parte na Ásia, e a menor na Europa.
É o terceiro país mais populoso da Europa, ficando atrás da Rússia e da Alemanha.
Localização
O país é banhado pelos seguintes mares: Mar Negro, Mar Mediterrâneo, Mar Egeu e Mar de Mármara. Faz fronteira com oito países: Armênia, Azerbaidjão, Bulgária, Geórgia, Grécia, Irã, Iraque e Síria.
A região é conhecida como Anatólia (ou Península Anatólica) e sempre foi uma área de intensas manifestações culturais, haja que a região serve de "ponte" da Europa para a Ásia. Essa área também é conhecida pelas atividades sísmicas devido ao choque de placas tectônicas.
Dados Gerais
- Capital: Ancara
- Extensão territorial: 783.560 km²
- Habitantes: 84,780 milhões de habitantes (dados de 2020)
- Clima: Mediterrânico
- Idioma: Turco
- Religião: Islamismo
- Moeda: Lira turca
- Sistema de Governo: República parlamentarista
Capital: Ancara ou Istambul?
Ancara é a capital da Turquia.
Muitas pessoas pensam que Istambul seja a capital da Turquia. Isso acontece pelo fato de Istambul já ter sido a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano.
Mas, desde 1923, após a queda do Império Otomano, a capital da Turquia é Ancara.
Istambul é a principal cidade do país e a única cidade bi continental no mundo. Parte dela fica na Ásia e a outra parte, na Europa. É uma megacidade, tendo em conta que abriga mais de 10 milhões de habitantes.
Bandeira
A bandeira da Turquia é vermelha. Além do vermelho, a cor branca está presente nos símbolos que a compõem: a lua crescente com a estrela, o principal símbolo do Islamismo. A lua crescente simboliza a renovação, enquanto a estrela representa os 5 pilares do islamismo: fé, oração, jejum, caridade e peregrinação.
Não se conhece a sua verdadeira origem. Possivelmente, ela tenha surgido no período do Império Otomano, dada a semelhança entre as bandeiras.
Economia
O PIB per capita corresponde a 9.661 US$. Os principais setores da economia turca são a agricultura, a indústria e o turismo. A Turquia produz muitos frutos secos e grãos, com maior evidência no cultivo do trigo.
Na indústria tem destaque o setor automobilístico, visto que o país é um dos maiores produtores de automóveis do mundo. A indústria têxtil também é bastante forte.
Cerca de 39 milhões de turistas visitam anualmente o país.
Cultura
Os turcos têm por hábito tomar chá. Em média, bebem cerca de dez xícaras diariamente. Outro costume é deixar os sapatos nas entradas das casas. Ao visitar alguém, os anfitriões disponibilizam chinelos à entrada.
Supersticiosos, é comum a utilização do olho turco, um amuleto. Esse objeto pode ser pendurado nas casas ou colocado nas roupas dos bebês.
Na Turquia, o beijo entre homens é um cumprimento comum. Da mesma forma, é normal ver amigos andando de mãos dadas.
Noventa e nove por cento dos turcos seguem o Islamismo. Essa religião, entretanto, não é a religião oficial do país, porque a Turquia segue o princípio do Secularismo.
No Secularismo, há a liberdade religiosa e o sistema político não é influenciado pela religião.
Por questões religiosas, as vestes das mulheres cobrem todo o seu corpo. As roupas são escuras. Os homens religiosos, por sua vez, usam um turbante.
Para as cerimônias de casamento, os noivos vestem-se tal como no Ocidente: a noiva, de vestido branco, o noivo, de terno.
A grande diferença são os presentes que são oferecidos. Na Turquia, os noivos ganham joias e dinheiro. As joias são colocadas na noiva, que permanece com elas durante a festa.
Leia também:
- Império Otomano
- G-20 Grupo dos Vinte
- Países Emergentes
- Países da Europa: lista completa, capitais, idiomas e economia
MARQUES, Vinícius. Turquia. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/turquia/. Acesso em: