União Europeia
A União Europeia (UE) é o maior Bloco Econômico mundial composto atualmente por 27 países.
A população europeia estimada em 449 milhões de pessoas, o que corresponde a 6% da população mundial, engloba 23 línguas oficiais e cerca de 150 línguas regionais.
Os objetivos da União Europeia são manter a paz entre seus membros e promover a livre circulação de pessoas, mercadorias e capitais.
Além disso, busca o desenvolvimento de um mercado financeiro europeu, aumentar a qualidade de vida, saúde e trabalho dos cidadãos europeus e reduzir as desigualdades sociais e econômicas e social dos países-membros.
Países da União Europeia
- Alemanha (1952)
- Áustria (1995)
- Bélgica (1952)
- Bulgária (2007)
- Chipre (2004)
- Croácia (2013)
- Dinamarca (1973)
- Eslováquia (2004)
- Eslovênia (2004)
- Espanha (1986)
- Estônia (2004)
- Finlândia (1995)
- França (1952)
- Grécia (1981)
- Hungria (2004)
- Irlanda (1973)
- Itália (1952)
- Letônia (2004)
- Lituânia (2004)
- Luxemburgo (1952)
- Malta (2004)
- Países Baixos (1952)
- Polônia (2004)
- Portugal (1986)
- República Checa (2004)
- Romênia (2007)
- Suécia (1995)
A Noruega, Islândia, Suíça e Liechtenstein fazem parte do continente europeu, mas não são membros da União Europeia. Participam, contudo, do mercado único, mas não da união aduaneira.
Os países candidatos para adesão à UE são: República da Macedônia do Norte, Islândia, Montenegro, Sérvia e Turquia. Já os potenciais candidatos são: Albânia, Bósnia e Herzegóvina e Kosovo.
Zona Euro
A Zona Euro corresponde aos 19 países membros da UE que adotaram o euro como moeda, sendo a Estônia o último país a adotá-lo em 2011.
Alguns países, contudo, como Suécia e Dinamarca, preferiram manter suas moedas nacionais e não entrar na zona euro.
História da União Europeia
A origem da União Europeia remonta ao final da Segunda Guerra Mundial, quando os países europeus viram que não teriam mais condições de se enfrentar num conflito, pois a destruição poderia ser total.
Assim, o principal objetivo da criação do bloco era garantir a paz no continente, especialmente entre a Alemanha e a França. Para isso, era preciso fortalecer os países europeus criando um mercado comum para reduzir custos de exportação e fomentar a economia.
Primeiramente, ocorreu a criação do CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) em 1952. Essa era composta por Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França e Itália, a "Europa dos seis".
Em 1957, foi criado o Mercado Comum Europeu (MCE) ou Comunidade Econômica Europeia (CEE) que contou com a adesão de países como a Inglaterra (1973), Irlanda (1973), Dinamarca (1973), Grécia (1981).
Com o fim das ditaduras na Península Ibérica, Espanha e Portugal entram na CEE, em 1986, que passa a ser conhecida como a "Europa dos doze".
Em 1992, o Tratado de Maastricht estabeleceu a criação de uma moeda única, o Euro, a fim de fortalecer a economia e ter uma divisa que pudesse competir com o dólar. O euro entraria em circulação em 2002.
Em 1995, Suécia, Finlândia e Áustria entram na União Europeia formando a "Europa dos 15".
Outro passo importante na construção da União Europeia foi a assinatura do Acordo Schengen, em 1997. Isto permitiu a livre circulação de pessoas em todos os países signatários, sem a necessidade de controles na fronteira.
Com o fim da União Soviética e da Guerra Fria, os países do leste europeu pedem para integrar o bloco. Em 2004, mais dez países se integraram ao bloco: Polônia, Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Letônia, Lituânia, as ilhas de Malta e Chipre.
A chamada "Europa dos 27" é formada com a integração da Bulgária e da Romênia, em 2007. Por fim, o último país a firmar o acordo de participação na União Europeia foi a Croácia, no dia 30 de junho de 2013.
Leia mais sobre a formação da União Europeia no artigo: Tratado de Maastricht.
Brexit
Em 2016, o Reino Unido realizou m plebiscito onde 51% das pessoas votaram a favor da saída do país da União Europeia.
Essa ação foi chamada de "Brexit", termo que surgiu pela união das palavras “Britain” (“Bretanha”) e “exit” (“saída”). A saída do Reino Unido foi formalizada em 31 de janeiro de 2020.
Instituições da União Europeia
Para coordenar os interesses dos Estados-membros, a União Europeia tem instituições financeiras, políticas e jurídicas. São elas:
- Parlamento Europeu
- Conselho da União Europeia
- Comissão Europeia
- Conselho Europeu
- Banco Central Europeu
- Tribunal de Justiça da União Europeia
- Tribunal de Contas Europeu
Curiosidades sobre a União Europeia
- Apesar de não ser um país, a União Europeia possui uma bandeira e um hino, "Ode à alegria", de Beethoven.
- O Dia da União Europeia é comemorado 9 de maio.
Leia mais:
- Europa
- Blocos Econômicos
- Globalização
- Países da Europa: lista completa, capitais, idiomas e economia
- NAFTA
- OMC - Organização Mundial do Comércio
- G7 - Grupo dos Sete
- G20 - Grupo dos Vinte
- Geografia Enem: assuntos que mais caem
- Tigres Asiáticos
- APEC
- Mercosul
- Exercícios sobre a União Europeia (com gabarito explicado)
Referências Bibliográficas
LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Conecte: Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2014.
MARQUES, Vinícius. União Europeia. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/uniao-europeia/. Acesso em: