Uso correto dos porquês: guia do por que, porque, por quê, porquê

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma:

  • Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?
  • Porque: utilizado em respostas. Exemplo: Porque agora não temos tempo.
  • Por quê: utilizado no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê?
  • Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão. Exemplo: Gostaria de saber o porquê dele não falar mais comigo.

Quando usar por que: para perguntas

"Por que" separado e sem acento é usado no início das frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas.

Assim, utilizamos o "por que" em perguntas ou como pronome relativo, com o sentido de "por qual e "pelo qual".

Exemplos:

  • Por que ele não voltou mais?
  • Por que isto é tão caro?
  • Queria saber por que você não me telefonou ontem.

Quando usado no meio das frases, "por que" tem a função de pronome relativo. Pode ser substituído por "por qual e "pelo qual".

Exemplos:

  • O local por que passei é muito bonito. (O local por qual passei é muito bonito.)
  • A razão por que sobra sempre para mim, eu não sei. (A razão pela qual sobra sempre para mim, eu não sei.)
  • Não sei o motivo por que as pessoas têm dúvidas. (Não sei o motivo pelo qual as pessoas têm dúvidas.)

Quando usar porque: para respostas

"Porque", escrito junto e sem acento, é utilizado em respostas. Ele exerce a função de uma conjunção subordinativa causal ou coordenativa explicativa.

Pode ser substituído por palavras, como “pois”, ou pelas expressões “para que” e “uma vez que”.

Exemplos:

  • Não fui à escola ontem porque fiquei doente.
  • Leve o casaco porque está frio.
  • Não preciso de mais exemplos porque já entendi.

Quando usar por quê: no fim das frases

"Por quê", escrito separado e com acento circunflexo, é usado no fim das frases (com ponto de interrogação, de exclamação ou com ponto final).

Exemplos:

  • O almoço não foi servido por quê?
  • Andar a pé, por quê?
  • Não sei por quê!

Quando usar porquê: com valor de substantivo

"Porquê", escrito junto e com acento circunflexo, possui o valor de substantivo na frase e significa “motivo” ou “razão”.

Ele aparece nas sentenças precedido de artigo, pronome, adjetivo ou numeral com objetivo de explicar o motivo dentro da frase.

Exemplos:

  • Não foi explicado o porquê de tanto barulho na noite de ontem.
  • Queria entender o porquê de isto estar acontecendo.
  • Você pode me explicar o porquê de tanta gente complicar algo fácil?

Exemplo do emprego dos porquês

Para compreender tudo o que foi estudado sobre as regras e os usos dos porquês, confira abaixo uma tirinha sobre o tema:

Tirinha do 'Porque'

Na tirinha acima, o menino passou os 2 primeiros quadrinhos a errar o uso dos porquês, até que acertou em tudo no último. Ele teria utilizado corretamente assim:

  • 1.º quadrinho: "Porque sim", afinal é uma resposta
  • 2.º quadrinho "Por que não?", pois estamos diante de uma pergunta.

Resumo das regras dos porquês

Resumo das regras do uso dos porquês

Vídeo sobre o uso dos porquês

Uso dos Porquês: dicas práticas para não errar mais Ver no YouTube

Exercícios sobre o uso dos porquês

1. (Fuvest-SP) Assinale a frase gramaticalmente correta.

a) Não sei por que discutimos.
b) Ele não veio por que estava doente.
c) Mas porque não veio ontem?
d) Não respondi porquê não sabia.
e) Eis o porque da minha viagem.

Alternativa a: Não sei por que discutimos.

Trata-se de uma frase interrogativa indireta, logo devemos usar "por que" (sem acento e separado).

Correção das frases restantes:

b) Ele não veio porque estava doente. (resposta)
c) Mas por que não veio ontem? (pergunta)
d) Não respondi porque não sabia. (resposta)
e) Eis o porquê da minha viagem. (substantivo, o mesmo que "o motivo")

2. (UFV-MG) Assinale a única alternativa em que a expressão porque deve vir separada.

a) Em breve compreenderás porque tanta luta por um motivo tão simples.
b) Não compareci à reunião porque estava viajando.
c) Se o Brasil precisa do trabalho de todos é porque precisamos de um nacionalismo produtivo.
d) Ainda não se descobriu o porquê de tantos desentendimentos.
e) Choveu durante a noite, porque as ruas estão molhadas.

Alternativa a: Em breve compreenderás porque tanta luta por um motivo tão simples.

O correto é: Em breve compreenderás por que tanta luta por um motivo tão simples. Isso porque estamos diante de uma frase interrogativa indireta.

Nas alternativas "b", "c" e "e" o porque é usado como resposta.
Na alternativa "d" o porquê é usado com o mesmo sentido de motivo.

3. Preencha corretamente os espaços em branco usando por que, porque, porquê e por quê:

a) Não fui à aula ___ fiquei doente.
b) ___ você não me ouve?
c) Estamos muitos próximos do ___ desse comportamento.
d) Quando chegarmos, saberemos o ___ dessas dores.
e) Você não vai à festa ___ está triste?
f) Você está triste ___?
g) ___ chegamos tão rápido?
h) Chegamos rápido ___ peguei um atalho.
i) O trânsito está lento ___ houve um acidente.
j) Não entendo o ___ de você atormentar meu coração.
k) ___ você atormenta meu coração?
l) Esse enfeite quebrou. ___?
m) ___ esse enfeite quebrou?
n) Esse enfeite quebrou ___ caiu no chão.
o) Não sei ___ você atormenta meu coração.
p) Concordo. Ainda assim, ___ não tentou esse método antes?

a) Não fui à aula porque fiquei doente. (resposta)
b) Por que você não me ouve? (pergunta)
c) Estamos muitos próximos do porquê desse comportamento. (substantivo, o motivo)
d) Quando chegarmos, saberemos o porquê dessas dores. (substantivo, o motivo)
e) Você não vai à festa porque está triste? (resposta para o motivo de não ir à festa)
f) Você está triste por quê? (pergunta no fim da frase)
g) Por que chegamos tão rápido? (pergunta)
h) Chegamos rápido porque peguei um atalho. (resposta)
i) O trânsito está lento porque houve um acidente. (resposta)
j) Não entendo o porquê de você atormentar meu coração. (substantivo, o motivo)
k) Por que você atormenta meu coração? (pergunta)
l) Esse enfeite quebrou. Por quê? (pergunta no fim da frase)
m) Por que esse enfeite quebrou? (pergunta)
n) Esse enfeite quebrou porque caiu no chão. (resposta)
o) Não sei por que você atormenta meu coração. (pergunta indireta)
p) Concordo. Ainda assim, por que não tentou esse método antes? (pergunta)

Veja também:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).