Útero
O útero é um órgão do sistema reprodutor feminino, responsável pela menstruação, gravidez e parto.
O útero é um órgão musculoso, oco e em formato de pera invertida. É no útero que o embrião instala-se e desenvolve-se até a hora do nascimento.
O útero localiza-se na cavidade pélvica, atrás da bexiga urinária e anteriormente ao reto. A porção superior lateral liga-se com as tubas uterinas, uma em cada lado. A porção inferior liga-se com a vagina.
O tamanho do útero varia de acordo com a idade, número de filhos e condições fisiológicas e hormonais da mulher.
Partes e Camadas do Útero
Anatomicamente, no útero podem ser identificadas três partes: corpo, istmo e colo.
- Corpo do útero é a porção principal, a sua região superior é chamada de fundo do útero.
- Istmo é um pequeno segmento estreito situado entre o colo e o corpo do útero.
- Colo do útero ou cérvix é a porção mais estreita que faz ligação com a vagina.
Quanto à histologia, o útero é revestido por três camadas de tecidos, denominadas de: perimétrio, miométrio e endométrio.
- Perimétrio é a camada mais externa, constituída por tecido conjuntivo.
- Miométrio é camada intermediária, constituída de musculatura lisa. O miométrio possibilita as contrações no momento do parto. Durante a gestação as fibras lisas aumentam de número e tamanho.
- Endométrio é a camada mais interna formada de tecido epitelial altamente vascularizado. Ele reveste toda a cavidade uterina.
O endométrio é responsável por alojar o embrião na parede do útero e irá nutri-lo durante o início da gestação, até a formação da placenta.
A menstruação consiste na descamação do endométrio, caracterizada por um período de sangramento. A menstruação ocorre porque não houve fecundação e a camada do endométrio é descamada e expelida.
Saiba mais sobre a Menstruação.
Funções do Útero
O útero tem como função abrigar o feto desde a fixação no endométrio até o nascimento do bebê. Para isso, o útero sofre diversas modificações durante o período da gravidez.
As mudanças mais significativas são o aumento de vasos sanguíneos e a expansão do útero. Ao final do período da gestação, o útero ocupa grande parte do espaço abdominal.
Além disso, durante a gravidez, o colo do útero é fechado por uma membrana, o que evita a contaminação do feto por agentes estranhos, como bactérias.
Saiba mais, leia também:
MAGALHÃES, Lana. Útero. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/utero/. Acesso em: