🚀 60% OFF para turbinar seus estudos! Assine agora

Xadrez: aprenda regras e movimentos (com imagens)

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Professor de Educação Física

O xadrez é um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores. O objetivo é dar xeque-mate no rei do jogador adversário, ou seja, colocar o rei em uma posição onde ele não possa escapar do ataque.

Tendo em conta as contribuições que pode trazer aos estudantes, o xadrez é uma poderosa ferramenta pedagógica, pois incentiva a autonomia intelectual, a concentração e a autoconfiança dos estudantes.

Tabuleiro e peças do xadrez

posição correta do tabuleiro para jogar xadrez

O tabuleiro é composto por 64 casas (quadrados) com as cores branca e preta alternadas. Ele deve ser posicionado de modo a que os dois jogadores tenham o quadrado branco no canto direito do tabuleiro (à sua mão direita).

Há 32 peças no xadrez, sendo 16 para cada jogador. Um fica com 16 peças pretas e o outro com 16 peças brancas, que são as seguintes:

  • 1 Rei
  • 1 Rainha (ou Dama)
  • 2 Bispos
  • 2 Cavalos
  • 2 Torres
  • 8 Peões

As peças devem ser posicionadas no tabuleiro para o início do jogo, conforme abaixo. Lembrando que a rainha (ou dama) deve ficar na casa correspondente a sua cor, ou seja, a dama preta fica na casa preta e a dama branca fica na casa branca.

tabuleiro de xadrez com todas as peças colocadas nas posições corretas para o início do jogo

Movimentação das peças

Rei

O rei pode se movimentar de duas formas:

1. uma casa de cada vez em qualquer direção (na diagonal, na horizontal ou na vertical)

tabuleiro de xadrez mostrando movimento do rei

2. rocando, que é como se chama o movimento “roque”

tabuleiro de xadrez mostrando movimento roque do rei

Roque é quando o rei e torre fazem uma troca. Na prática, ocorre quando o rei anda duas casas, a partir da sua posição original, em direção à torre que também está na sua posição original. Depois de o rei andar, a torre fica na casa pela qual o rei acabou de passar.

Entretanto, se o rei estiver em xeque, ou seja, se estiver sob o ataque adversário, o roque não pode ser feito.

Rainha (ou Dama)

A rainha (ou dama) pode se movimentar quantas casas quiser e em qualquer direção (na diagonal, na horizontal ou na vertical), mas não pode saltar sobre nenhuma peça, a não ser que fique no lugar de uma do outro jogador, ou seja, que a coma.

tabuleiro de xadrez mostrando movimentos que a rainha pode fazer

Bispos

Os bispos podem se movimentar na diagonal, quantas casas quiserem, mas não podem saltar sobre nenhuma peça, a não ser que fiquem no lugar de uma do outro jogador, ou seja, que as coma.

tabuleiro de xadrez mostrando movimento que o bispo pode fazer

Cavalos

Os cavalos podem se movimentar em L (andam 2 casas em uma direção e mais 1 casa em outra). São as únicas peças que podem saltar sobre outras peças.

tabuleiro de xadrez mostrando movimento que o cavalo pode fazer

Torres

As torres podem se movimentar na horizontal ou na vertical, quantas casas quiserem, mas não podem saltar sobre nenhuma peça, a não ser que fiquem no lugar de uma do outro jogador, ou seja, que as coma.

tabuleiro de xadrez mostrando movimento que a torre pode fazer

Peões

Os peões podem se movimentar de duas formas:

1. para frente, uma casa de cada vez. No entanto, apenas na primeira jogada de cada peão, ele pode andar uma ou duas casas.

tabuleiro de xadrez mostrando movimento que o peão pode fazer

2. na diagonal, uma casa de cada vez, apenas para comer peças adversárias.

Dependendo da posição em que esteja, o peão pode realizar as seguintes jogadas especiais:

“en passant”, quando um peão avança até a quinta coluna do tabuleiro (o peão branco, na imagem) e o peão adversário (o peão preto, na imagem) anda duas casas, deixando ambos lado a lado, o peão (peça branca) pode comer o outro na diagonal, como se ele tivesse andado apenas uma casa. Assim, o peão branco fica na casa onde o peão preto teria ficado caso tivesse andado apenas uma casa (o x, na imagem).

tabuleiro de xadrez mostrando movimento en passant do peão

“promoção”, quando um peão chegar à oitava fileira, que corresponde ao lado do adversário, ele pode ser substituído por qualquer outra peça da sua cor que já tenha sido comida, ou seja, pode ser substituído por dama, torre, bispo ou cavalo.

Como jogar xadrez

O jogo começa pelo jogador que tem as peças brancas. Cada jogador pode mover uma peça de cada vez, sendo que duas peças da mesma cor não podem ocupar a mesma casa.

A cada jogada, o objetivo é tentar se aproximar do rei adversário para o atacar. Esse ataque é chamado de xeque. O rei fica em xeque todas as vezes em que está ameaçado por uma peça adversária. Se o jogador não conseguir defender o seu rei, é dado o xeque-mate e ele perde a partida.

O jogador pode defender o seu rei das seguintes formas:

  • movendo-o para outra casa
  • colocando uma peça que consiga impedir a concretização do ataque
  • comendo a peça que está atacando o rei

Quando o jogo termina

O jogo de xadrez pode terminar nos seguintes casos:

  • xeque-mate
  • abandono
  • rei "afogado"
  • "posição morta"
  • acordo entre os jogadores

Xeque mate: quando um jogador consegue dar xeque-mate no rei do jogador adversário, ou seja, quando o coloca em uma posição onde ele não possa escapar do ataque.

Abandono: quando um jogador declara que abandona o jogo. Neste caso, o jogador que abandonou o jogo, perde. O abandono deve ser feito de forma verbal, escrito ou abandonar a mesa. Derrubar peças, parar o relógio ou estender a mão ao adversário (para cumprimentá-lo) não são indicações de abandonar o jogo.

Rei “afogado”: quando o jogador que está na sua vez de jogar estiver com o seu rei em xeque, mas não pode fazer nenhuma jogada, pois não pode mover nenhuma peça. Nesse caso, o jogo termina empatado.

“Posição morta”: quando nenhum dos jogadores consegue fazer jogadas que os levem a dar xeque-mate. Nesse caso, o jogo termina empatado.

Acordo entre os jogadores: se ambos os jogadores concordarem em encerrar a partida após terem feito pelo menos um lance cada, o jogo termina empatado.

Xadrez profissional

O xadrez também é um esporte com competições oficiais, com torneios nacionais e internacionais, incluindo o Campeonato Mundial de Xadrez. Há jogadores que atingem o mais alto nível de habilidade e são reconhecidos pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

Diferente do xadrez jogado casualmente, as partidas profissionais seguem regras rígidas. Essas regras incluem o uso de árbitros para garantir o cumprimento das normas, a proibição de tocar uma peça sem a intenção de movê-la e o uso obrigatório do relógio de xadrez para controlar o tempo de cada jogador, tornando as partidas ainda mais desafiadoras e estratégicas.

Leia também: Tipos de esporte: invasão, marca, precisão, combate, rede e parede

Referências Bibliográficas

Lei do Xadrez da FIDE. Tradução: CBX Rating Officer AI Antonio Bento. Disponível em: https://www.cbx.org.br/. Acesso em: 7 fev. 2025.

SANTOS, Pedro Sérgio. O que é xadrez. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 2010.

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.