Argumentação: o que é e seus tipos

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Argumentação é uma ferramenta que desempenha um papel fundamental na comunicação, porque tem como objetivo defender uma ideia para influenciar o público por meio de argumentos.

A argumentação envolve a construção de um conjunto de ideias interligadas que promove o diálogo e estimula reflexões críticas. Por meio da argumentação, tentamos persuadir o interlocutor, apresentando e defendendo um ponto de vista de forma organizada e fundamentada.

Ela não se limita aos textos escritos. É igualmente relevante em discursos orais, como palestras, debates políticos e propagandas publicitárias. Em todos esses contextos, a capacidade de argumentar pode influenciar significativamente a opinião e o comportamento do público.

Tipos de argumentos

Para a argumentação ser eficaz, precisamos recorrer a algumas estratégias, que são os tipos de argumentos que usamos para influenciar ou convencer alguém.

Os principais tipos de argumentos são:

  • argumentos de autoridade
  • argumentos de exemplificação
  • argumentos de comparação
  • argumentos de causa e consequência

Argumento de autoridade

O argumento de autoridade baseia-se na opinião de uma autoridade reconhecida para reforçar o nosso ponto de vista. Essa pessoa ou organização, por ser uma referência, dá mais peso ao que estamos dizendo.

Esse tipo de argumento também é chamado de argumento de citação de especialista.

Exemplo de argumento de autoridade:

"De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), o risco de morte precoce causado pelo fumo pode ser reduzido em até 50%, mesmo que a pessoa pare de fumar entre os 60 e os 75 anos."

EXPLICAÇÃO: neste caso, o argumento usa os dados da OMS para fortalecer a ideia de que abandonar o hábito de fumar traz benefícios significativos à saúde, independentemente da idade.

Argumento de exemplificação

O argumento de exemplificação recorre a exemplos para ilustrar ideias, deixando-a mais clara e compreensível para o nosso público.

Exemplo de argumento de exemplificação:

Muitos professores notam que as crianças estão cada vez mais resistentes a escrever à mão e que enfrentam dificuldades em segurar o lápis corretamente. Esse problema é frequentemente atribuído ao uso excessivo de tablets e smartphones, que pode prejudicar o desenvolvimento das habilidades motoras finas necessárias para a escrita manual.

EXPLICAÇÃO: neste caso, o exemplo concreto ajuda a convencer o interlocutor, pois ele pode ver a aplicação da ideia na realidade.

Argumento de comparação

O argumento de comparação recorre à comparação de duas situações, mostrando semelhanças ou diferenças, para justificar o nosso ponto de vista.

Exemplo de argumento de comparação:

A crítica à digitalização nas escolas do governador pode ser entendida pelo exemplo da Suécia, que recuou após perceber que a tecnologia não trouxe os benefícios esperados. Isso mostra que a implementação apressada de novas tecnologias na educação nem sempre resulta em sucesso.

EXPLICAÇÃO: ao comparar a decisão do governador com a decisão da Suécia, podemos reforçar nosso ponto de vista sobre a necessidade de repensar o uso do material digital na educação.

Argumento de causa e consequência

O argumento de causa e consequência mostra como a causa de um fato resulta em outro, ou seja, qual a sua consequência.

Exemplo de argumento de causa e consequência:

A falta de saneamento básico é uma das principais causas da disseminação de doenças, como a dengue e a leptospirose.

EXPLICAÇÃO: neste caso, o nosso argumento se sustenta no fato de que a falta de saneamento básico (causa) resulta em doenças (consequência).

Contra-argumentação

A contra-argumentação é um recurso utilizado para refutar ou questionar as proposições apresentadas na argumentação principal.

Em outras palavras, a contra-argumentação apresenta uma visão oposta, oferecendo uma perspectiva alternativa que pode desafiar a validade dos argumentos anteriores.

Tipos de textos argumentativos

Os textos argumentativos podem assumir diferentes formas, cada uma com suas características específicas. Alguns dos principais tipos:

Texto dissertativo-argumentativo

O texto dissertativo-argumentativo é um gênero textual que apresenta um tema e o desenvolve com base em uma argumentação sólida. Nele, o autor expõe seu raciocínio e defende seu ponto de vista, utilizando a argumentação como uma etapa crucial do desenvolvimento. Exemplos desse tipo de texto incluem artigos, ensaios e resenhas.

Resenha crítica

A resenha crítica avalia e opina o objeto analisado, com o objetivo de convencer o leitor sobre a validade da opinião do autor.

Texto editorial

No âmbito jornalístico, o editorial é um exemplo de texto argumentativo que expressa a opinião do autor sobre temas relevantes. Diferente dos textos informativos, que visam apenas informar, o editorial busca persuadir o leitor, apresentando uma visão crítica e opinativa.

Crônica argumentativa

A crônica argumentativa aborda questões do cotidiano com um ponto de vista pessoal. Embora compartilhe algumas características com os artigos de opinião, a crônica argumentativa utiliza o juízo de valor para expressar e persuadir sobre uma determinada perspectiva, mantendo um estilo mais informal e reflexivo.

Ensaio

O ensaio é um texto que oferece uma análise mais flexível e despretensiosa sobre um tema. Ao contrário de outros textos argumentativos mais formais, o ensaio permite uma abordagem mais livre, onde o autor explora suas ideias e opiniões de maneira menos estruturada.

Artigos de opinião

Os artigos de opinião, comuns em jornais e revistas, são textos que apresentam a visão pessoal do autor sobre temas atuais. Esses textos são assinados por especialistas e têm o propósito de disseminar conhecimento e influenciar o pensamento do leitor por meio da argumentação.

Leia também:

Para praticar: Exercícios de gêneros textuais argumentativos (com gabarito explicado)

Referências Bibliográficas

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e Argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).