Atividades de História para o 5º ano (para imprimir)
Atividades sobre os principais temas vistos durante o 5º ano do Ensino Fundamental, conforme as diretrizes da BNCC. Todas as atividades trazem versões com as questões respondidas.
Atividade 1
Unidade Temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Objeto de conhecimento: O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados
Habilidade: (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
Proposta: Atividade de leitura e interpretação de texto sobre o Crescente Fértil.
Atividade 2
Unidade Temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Objeto de conhecimento: As formas de organização social e política: a noção de Estado
Habilidade: (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
Proposta: Atividade de leitura e interpretação de texto sobre os conceitos de monarquia e república.
Atividade 3
Unidade Temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Objeto de conhecimento: O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos
Habilidade: (EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
Proposta: Realizar uma atividade relacionando imagens e descrições de templos religiosos da Antiguidade.
Atividade 4
Unidade Temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Objeto de conhecimento: Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas
Habilidade: (EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.
Proposta: Roteiro de pesquisa sobre as origens étnicas (indígena, africana, europeia, asiática) de pratos da culinária brasileira.
Atividade 5
Unidade Temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Objeto de conhecimento: Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas
Habilidade: (EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
Proposta: Teste de conhecimentos sobre as eleições no Brasil. Esta atividade também pode ser feita como sondagem de conhecimentos prévios, no formato de quiz ou de gincana entre grupos da turma.
Atividade 6
Unidade Temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória; O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Habilidade: (EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.
Proposta: Roteiro para produção de uma “carta ao passado”.
Atividade 7
Unidade Temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória; O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Habilidade: (EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
Proposta: Roteiro para produção da atividade “minhas memórias”, utilizando diferentes tipos de fontes históricas. As informações e imagens recolhidas podem ser organizadas no formato de um mini livro feito com materiais simples, como papel sulfite e cartolina grampeados.
Atividade 8
Unidade Temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória; O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Habilidade: (EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.
Proposta: Exercício sobre instrumentos de medição do tempo.
Atividade 9
Unidade Temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória; O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Habilidade: (EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
Proposta: Roteiro de entrevista sobre tema relevante de debate contemporâneo com comparação entre presente e passado. Aqui sugere-se o tema “lixo domiciliar”.
Atividade 10
Unidade Temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto de conhecimento: Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade
Habilidade: (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Proposta: Atividade de identificação de imagens do patrimônio material e imaterial.
Continue praticando com mais atividades e exercícios:
- Atividades para desenvolver a habilidade EF05HI03 (História 5º ano)
- Atividades sobre religiões afro-brasileiras (para imprimir)
- Questões sobre a Mesopotâmia (com respostas explicadas)
- Atividades de História para o 4º ano do Ensino Fundamental (para imprimir)
- Atividades sobre tempo cronológico e periodização (História)
Aprofunde os seus estudos com:
- Cultura material e imaterial: entenda o que é e as diferenças
- Entenda o que é o Crescente Fértil
- Plano de aula de História sobre Fontes Históricas (6º ano do Ensino Fundamental)
- Planos de aula de História para o 5º ano do Ensino Fundamental.
CASTRO, Ligia. Atividades de História para o 5º ano (para imprimir). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/atividades-de-historia-para-o-5-ano-do-ensino-fundamental/. Acesso em: