Características do Anúncio Classificado

Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Anúncio classificado, ou classificados,é um tipo de texto breve que se encontra nas seções de vendas, trocas, empréstimos, aluguéis. Eles são encontrados nos veículos de comunicação, sejam jornais, revistas e internet.

Recebem o nome de classificados porque são divididos em categorias, ou seja, são classificados conforme a intenção discursiva proposta. As principais intenções são empregos, serviços, venda ou aluguel de imóveis, móveis e veículos.

Características do Anúncio ClassificadoPágina de classificados de um jornal

As pessoas podem utilizar as páginas dos anúncios para procurar ou se candidatar a emprego, apresentando suas habilidades, competências, formação, experiência e o salário pretendido.

A ideia do anúncio classificado é expor o que se pretende, sem deixar de lado a persuasão, ou seja, a intenção de convencer o receptor da mensagem. Por esse motivo, os anúncios podem ser, ao mesmo tempo, textos expositivos, descritivos e argumentativos. Note que os anúncios classificados utilizam muitos adjetivos, com o intuito de chamar a atenção dos receptores.

Resumo das características do anúncio classificado:

  • texto veiculado nos meios de comunicação de massa;
  • exposição breve e objetiva;
  • caráter persuasivo, expositivo e descritivo;
  • linguagem simples e formal;
  • presença de emissor (locutor) e receptor (interlocutor).

Exemplo de anúncio classificado

LUXUOSO APARTAMENTO EM UBATUBA

Apartamento no quinto andar de frente para a praia das toninhas em Ubatuba. Possui 3 quartos, 2 banheiros, duas salas (estar e jantar) e uma cozinha ampla, além de oferecer uma ótima área de lazer, que inclui área verde, parquinho infantil, duas piscinas, sauna e salão de festas.

Contatar Maria Almeida dos Santos: e-mail: loft.ubatuba@aluguel.com.br/ Telefone de Contato (11) 44895623.

Estrutura do anúncio classificado

A estrutura básica de um anúncio classificado é: título, corpo do texto e contato.

  • Título: indica o que se pretende anunciar de maneira direta e atrativa, por exemplo: "Luxuoso Apartamento em Ubatuba".
  • Corpo do texto: é a descrição do que se pretende anunciar, incluindo toda a informação de forma clara e coesa, por exemplo: "Apartamento no quinto andar de frente para a praia das toninhas em Ubatuba. Possui 3 quartos, 2 banheiros, duas salas (estar e jantar) e uma cozinha ampla, além de oferecer uma ótima área de lazer, que inclui área verde, parquinho infantil, duas piscinas, sauna e salão de festas."
  • Contato: no fim do texto, indicar o contato e o nome da pessoa que está veiculando o anúncio, ou seja, o anunciante, por exemplo: "Contatar Maria Almeida dos Santos: e-mail: loft.ubatuba@aluguel.com.br/ Telefone de Contato (11) 44895623."

Diferença entre anúncio classificado e anúncio publicitário

Embora os dois tipos de textos anunciem algo, a principal diferença entre ambos é a persuasão, ou seja, a intenção de convencer o receptor da mensagem.

O principal objetivo do anúncio classificado é expor o que pretende, sem deixar de lado a intenção de convencer o receptor.

O principal objetivo do anúncio publicitário é convencer o receptor. Na maior parte das vezes, o anúncio publicitário não é um texto descritivo e expositivo como os anúncios classificados.

Para complementar sua pesquisa:

Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).
Daniela Diana
Edição por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.