Celtas
Os celtas são um povo da Antiguidade que habitaram regiões da Europa entre os séculos II e III a.C.
Existiam diversos povos que compartilhavam a língua e a cultura celtas, e assim, eles não formavam um povo único, vivendo em diversos lugares e sendo, muitas vezes, inimigos entre si. Essa fragmentação foi primordial para que os romanos os dominasse.
A influência celta é sentida até hoje através de festas, como o Halloween; lendas, como "Tristão e Isolda"; a música folclórica irlandesa e idiomas, como o galês e o gaélico.
Localização dos celtas
Os celtas são originários da região da Europa Central, e se espalharam desde a Península Ibérica até à Península da Anatólia.
Ocuparam locais dos atuais países: Inglaterra, Escócia, Irlanda, País de Gales, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria, República Tcheca, Eslováquia, etc.
Organização social
A sociedade celta era organizada em tribos e muito desenvolvida para a época, com uma organização social, religiosa, política e econômica.
Havia várias etnias celtas das quais se destacam os bretões, os gauleses, os belgas, os escotos, os batavos, os eburões, os gálatas, os trinovantes e os caledônios.
Cada tribo, porém, era organizada por meio de clãs (famílias que compartilhavam as terras) e pautada numa sociedade hierárquica. Estavam divididos em:
- Nobres
- Homens livres
- Servos
- Artesãos
- Escravos
Além deles, os chamados “druidas” eram os sacerdotes que possuíam grande prestígio na sociedade celta.
Economia celta
Na economia celta o comércio era praticado. Eles comercializavam produtos com outros povos da antiguidade. As técnicas agrícolas utilizadas por eles já eram muito avançadas para a época.
Cultura celta
A língua falada pelos celtas (língua céltica) era da família linguística indo-europeia. Uma vez que são os primeiros povos a usarem o ferro na Europa, os celtas foram considerados os propulsores da Idade do Ferro.
Eram grandes apreciadores das artes com destaque para o artesanato e a música.
Arte celta
Parte da arte celta é destacada pelos objetos de artesanato. O metal já era utilizado na fabricação de diversos utensílios, joias, artefatos sagrados, armas, armaduras, dentre outros.
Curioso notar que eles apreciavam o abstracionismo (arte abstrata) expressa em diversos desenhos geométricos e em forma de espirais.
A escultura celta possuía um caráter religioso, posto que era feita para espantar os maus espíritos ou ainda homenagear os deuses.
Música celta
A música celta era realizada por trovadores, druidas, bardos e dançarinos. Ela possuía um caráter religioso e geralmente eram acompanhadas por diversos instrumentos, como flautas, gaita de foles, harpas.
Atualmente, esse estilo é muito popular em diversos países europeus de origem celta fazendo parte da música folclórica irlandesa e escocesa. Hoje em dia há diversos festivais de música celta pelo mundo.
Religião e mitologia celtas
A religião dos celtas era politeísta, ou seja, eles acreditavam em diversos deuses relacionados com a natureza. Por esse motivo, muito misticismo envolve suas crenças.
Eles realizavam diversas cerimônias, festas e rituais em homenagem aos deuses e deusas. Em algumas cerimônias havia sacrifícios humanos.
Os druidas presidiam e conduziam diversos rituais. Note que muitos deuses celtas possuíam formas de animais. Destacam-se:
- Deusa-mãe: deusa da natureza
- Tan Hill: deus do fogo
- Tailtiu e Macha: deusas da natureza
- Epona: a deusa dos cavalos
- Goibiniu: deus fabricante de cerveja
Você Sabia?
Muitas lendas com elementos celtas sobrevivem, como "Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda" e "Tristão e Isolda".
Alguns contos de fada que atualmente conhecemos são inspirados na mitologia celta, como, por exemplo, "Chapeuzinho Vermelho". Na história original, ela era o sol e o lobo era a noite.
A festa do Halloween tem origem num festival celta, o Samhain.
Símbolos Celtas
Existem diversos símbolos associados à cultura celta. Veja abaixo os mais importantes e seus significados:
Cruz Celta: representa o equilíbrio por meio da união entre os quatro elementos da natureza e do feminino com o masculino.
Triskle: representa os elementos da natureza e era utilizado para evocação dos deuses.
Nó Celta: representa a eternidade da vida, de forma que esse nó não apresenta início nem fim.
BEZERRA, Juliana. Celtas. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/celtas/. Acesso em: