Coesão Sequencial
A coesão sequencial é um recurso que colabora com a evolução textual apontando a passagem do tempo.
Trata-se de um mecanismo coesivo que acontece por meio de marcadores verbais e conectivos, os quais indicam essa progressão ao longo do texto.
Dessa maneira, a coesão sequencial colabora com a estrutura textual, uma vez que auxilia na articulação das palavras e frases em um texto. Por sua vez, se não for utilizada de maneira correta, prejudicará o entendimento do texto.
Além da coesão sequencial, temos a "coesão referencial" que acontece por meios de elementos textuais chamados de "referentes". Estes são retomados no texto e, da mesma forma que a sequencial, colabora com a articulação das frases e dos parágrafos.
Exemplos
Para compreender melhor o conceito de coesão sequencial, leia o trecho abaixo extraído da obra O Cortiço de Aluísio Azevedo.
"João Romão foi, dos treze aos vinte e cinco anos, empregado de um vendeiro que enriqueceu entre as quatro paredes de uma suja e obscura taverna nos refolhos do bairro do Botafogo; e tanto economizou do pouco que ganhara nessa dúzia de anos, que, ao retirar-se o patrão para a terra, lhe deixou, em pagamento de ordenados vencidos, nem só a venda com o que estava dentro, como ainda um conto e quinhentos em dinheiro. Proprietário e estabelecido por sua conta, o rapaz atirou-se à labutação ainda com mais ardor, possuindo-se de tal delírio de enriquecer, que afrontava resignado as mais duras privações. Dormia sobre o balcão da própria venda, em cima de uma esteira, fazendo travesseiro de um saco de estopa cheio de palha."
Nesse caso, essa evolução na narrativa é caracterizada por marcadores verbais que determinam a passagem do tempo no texto.
João Romão foi... enriqueceu... economizou... ganhara... retirar-se... estava... estabelecido... atirou-se... possuindo-se... afrontava... dormia...
Por esse motivo, a coesão sequencial é o elemento que organiza os fatos do tempo no texto. E, como é feita por marcadores verbais, é estabelecida pelas conjugações no pretérito perfeito, pretérito mais-que-perfeito e o pretérito imperfeito do indicativo.
A coesão sequencial também atua com o uso de conectivos. Sem ela, o texto não é linear e a mensagem pode não ser compreendida.
"Não obstante, ao lado dele a crioula roncava, de papo para o ar, gorda, estrompada de serviço, tresandando a uma mistura de suor com cebola crua e gordura podre. Mas João Romão nem dava por ela; só o que ele via e sentia era todo aquele voluptuoso mundo inacessível vir descendo para a terra, chegando-se para o seu alcance, lentamente, acentuando-se."
"Houve um silêncio, no qual o desgraçado parecia arrancar de dentro uma frase que, no entanto, era a única idéia que o levava a dirigir-se à mulher. Afinal, depois de coçar mais vivamente a cabeça, gaguejou com a voz estrangulada de soluços:"
Nos trechos acima, também extraídos da obra O Cortiço, notamos a presença de diversos conectivos que permitem a sequência de ideias no texto. Essa ligação ocorre por meio do uso mde conjunções, advérbios e pronomes.
Os termos "não obstante", "mas" e "no entanto" estabelecem uma relação de oposição e têm o objetivo de opor ideias ou conceitos num período.
Já o "e" estabelece uma relação de adição uma vez que acrescenta algo ao texto. Por fim, o termo "afinal" indica uma relação de temporalidade onde possui o objetivo de situar o leitor na sucessão dos acontecimentos ou das ideias.
Exercícios comentados
1. Leia o trecho extraído da música "Seja para mim" do grupo musical Maneva:
"Seja para mim o que você quiser
Contanto que seja o meu amor
Estou indo te buscar, mas eu tô indo a pé
Prende teu cabelo porque tá calor"
Os termos em destaque estabelecem uma relação de:
a) condição e oposição
b) contraste e conclusão
c) causa e consequência
d) intenção e continuação
e) dúvida e condição
2. Leia o trecho da obra "Dom Casmurro" de Machado de Assis, e indique os marcadores verbais que auxiliam na coesão sequencial da narrativa:
"Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei num trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos."
Caiu no Enem!
(Enem-2011)
Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.
ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009.
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que
a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.
Não pare por aqui. Tem mais textos muito úteis para você:
DIANA, Daniela. Coesão Sequencial. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/coesao-sequencial/. Acesso em: