Como fazer uma resenha: passo a passo e exemplos
Resenha é um texto curto que tem como objetivo transmitir ao leitor a ideia contida em um livro, um artigo ou um filme, por exemplo.
Há dois tipos de resenha: descritiva e crítica. A resenha descritiva faz a descrição de uma obra, por exemplo, de um livro. A resenha crítica, além da descrição, também transmite uma opinião.
Para fazer uma resenha, é preciso conhecer o material sobre o qual você vai escrever. Você precisa saber como ela é avaliada, identificar o público para o qual é recomendada, conhecer um pouco sobre o autor e a forma como ele escreve.
Passo a passo para fazer uma resenha
1. Leia e releia a obra. A primeira coisa para fazer uma resenha é ler e reler a obra. Isso é essencial para transmitir ao leitor sobre o que a obra se trata e, assim, influenciá-lo a querer lê-la ou não.
2. Procure informações sobre o autor. Caso você não saiba muito sobre o autor, pesquise.
Estas são algumas informações interessantes que você pode procurar sobre ele:
- obras que escreveu;
- gênero das suas obras;
- forma como escreve;
- características presentes nas suas obras;
- sua importância na literatura (há algo que o torne um destaque entre outros autores, por exemplo);
- estudos que existam acerca dele.
3. Pense na estrutura do seu texto. No computador, ou uma folha de papel, comece escrevendo as seguintes palavras: introdução, desenvolvimento e conclusão, mas deixe espaço para preencher, em tópicos, as suas ideias para cada uma dessas partes.
- Na introdução, coloque tópicos sobre o autor.
- No desenvolvimento, coloque tópicos sobre a obra.
- Na conclusão, coloque tópicos sobre o público recomendado, nível de dificuldade da obra. E, se a resenha for crítica, coloque alguns pontos sobre a sua opinião.
4. Comece a escrever a sua resenha. Com base nos tópicos para a introdução, desenvolvimento e conclusão, coloque no papel tudo o que vier à cabeça, sem se preocupar com elementos de coesão.
Quando as pessoas pensam muito na harmonia do texto no momento em que começam a escrever, elas desviam a sua atenção do material em si, ou seja, do assunto sobre o qual escrevem.
O processo de escrita se torna muito mais fácil quando as pessoas deixam as melhorias do texto para um segundo momento.
5. Se a resenha for crítica, dê a sua opinião. A sua opinião precisa ser feita de forma fundamentada.
Se você não sabe como opinar, pense e responda às seguintes perguntas sobre a obra e sobre o autor:
- O que se destaca na obra? (por exemplo, enredo, forma como é escrita)
- Por que recomendaria ou não a sua leitura?
- Por que a história teve, ou não, o desfecho que você esperava?
6. Corrija o que escreveu até agora. Depois de ler o que escreveu, faça uma segunda leitura e, aí, sim, organize melhor o seu texto.
Com certeza, você precisará reescrever algumas partes, inserir conectivos e verificar se o texto tem coerência.
7. Trabalhe a estrutura. Este é o momento de pensar na estrutura da resenha. Para tanto, insira os elementos necessários para identificar a obra que está sendo resenhada.
Faça isso de acordo com as normas da ABNT. Você precisa identificar a obra, através de: nome do autor, título, edição, local, editora e data de publicação.
Lembre-se que o texto da resenha deve ser feito num único bloco, ou seja, sem separações por títulos.
Exemplo de resenha de livro
Obra original:
SECAF, Victoria. Artigo científico: do desafio à conquista. 3. ed. São Paulo: Green Forest do Brasil, 2004.
Resenha de:
Maria Teresa Rosangela Lofredo Bonatto, Fonoaudióloga, Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL -PUC-SP).
Ingrid Bianchini Samczuk, Linguista.
Trecho do primeiro parágrafo da resenha:
"Victoria Secaf, enfermeira pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), com Mestrado e Doutorado pela Escola de Enfermagem (EE) da USP e licenciatura em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Jornalismo Científico (Núcleo José Reis Escola de Comunicação e Artes - ECA - USP), atualmente é membro do Conselho Editorial e parecerista de várias revistas e de boletins de sociedades de especialistas."
Trecho do segundo parágrafo da resenha:
"Escrito na forma de manual, Artigo Científico é didático e possibilita rápida apreensão de conteúdo, além de oferecer a seus leitores um valioso portal de acesso para a elaboração de projetos de pesquisa; artigos, teses, entre outros gêneros. Acaba de chegar às livrarias a terceira edição da obra, na qual a autora acrescenta questões referentes à elaboração dos Curricula Vitae e Lattes, e informações sobre a Base Qualis, além de trazer atualizada a bibliografia."
Trecho do último parágrafo da resenha:
"Por várias razões, Artigo Científico é interessante e importante, sendo recomendado para melhor orientar os pesquisadores desde a Iniciação Científica até o Doutorado, em especial por ser didático e de fácil manuseio, esclarecendo pormenores, orientando e predispondo o leitor à reflexão na atividade da redação científica."
Exemplo de resenha de artigo
Obra original:
PIGATTO, Aline GS et al. Tropane alkaloids and calystegines as chemotaxonomic markers in the Solanaceae. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 87, p. 2139-2149, 2015.
Resenha de:
Rubens Castilho, Biólogo, Mestre e Doutorando em Botânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Primeiro parágrafo da resenha:
"O artigo apresentado foi escrito pelos autores Aline Pigatto, Carolina Blanco, Lilian Mentz e Geraldo Soares, membros do Programa de Pós-Graduação em Botânica e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, ambos os programas situados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul."
Segundo parágrafo da resenha:
"O objetivo do estudo foi construir um banco de dados com a ocorrência de alcaloides tropânicos (AT) e calisteginas (CA) para a família Solanaceae, com o intuito de verificar se os padrões de distribuição destas substâncias contribuiriam com sistema de classificação filogenético proposto por Olmstead e colaboradores (2008), além de compreender se há correlação do conteúdo químico dos táxons com a distribuição geográfica."
Trecho de parágrafos finais da resenha:
"O artigo demonstra profundidade de conhecimento dos autores acerca das técnicas e métodos empregados na quimiossistemática, pois buscaram trazer resoluções para o escasso volume de informações acerca de alguns táxons da família. O emprego do ID, com viés de complementaridade, foi elegante e aprazível, contribuindo para maior credibilidade do estudo.
Mediante o amadurecimento dos conhecimentos obtidos acerca da quimiossistemática, o aluno percebe o elevado impacto que o conjunto de dados bem organizado pode ter."
Leia também:
- Resenha: o que é e por que ela NÃO é um resumo
- Como fazer uma resenha crítica
- Resenha de filme: como fazer (com exemplos)
FERNANDES, Márcia. Como fazer uma resenha: passo a passo e exemplos. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/como-fazer-uma-resenha/. Acesso em: