O que é Contexto
Contexto são todas as informações que acompanham o texto, modo pelo qual as ideias se encadeiam no discurso.
O contexto é essencial na produção de textos, pois corresponde às conjunturas, materiais ou abstratas, que rodeiam um acontecimento ou fato.
Sendo assim, o contexto corresponde ao ambiente físico ou situacional e pode ser uma referência histórica, social, cultural, familiar.
Para compreendermos a mensagem de um texto, precisamos estar a par do contexto ao qual pertence. Apenas assim, a mensagem transmitida pelo locutor (autor, emissor) poderá ser inteligível para o interlocutor (leitor, receptor).
Nesse sentido, uma piada pode não fazer sentido, quando, por exemplo, está contextualizada numa determinada cultura.
Com efeito, o texto somente existe quando estabelece uma relação de identificação com seu leitor.
A partir desse princípio, podemos concluir que o contexto está intimamente relacionado à semântica (sentido) de determinada situação comunicativa.
O contexto possibilita, condiciona ou determina a produção e a recepção de um texto, entendido como “uma unidade linguística concreta”.
Do latim, a palavra texto significa “tecido”. A palavra contexto significa reunião, conjunto, representando o ato de “tecer, entrelaçar”.
Tipos de contexto
De acordo com sua natureza, os tipos de contexto são: contexto linguístico e contexto extralinguístico.
O contexto linguístico é a parte da pragmática que estuda a produção dos enunciados linguísticos, que afetam a interpretação e o significado das mensagens.
Em outros termos, o contexto linguístico se encarrega das propriedades linguísticas que acompanham uma palavra, expressão ou enunciado.
O contexto extralinguístico corresponde às informações que estão além do texto. Ele engloba as circunstâncias imediatas que envolvem uma situação linguística e são primordiais para o entendimento do texto. O contexto extralinguístico pode ser histórico, cultural e social.
Texto
Texto é uma forma de nos expressarmos, ou seja, de transmitirmos uma mensagem a alguém por meio das ideias ou argumentos de um autor. Essas ideias serão interpretadas pelo leitor de acordo com seus conhecimentos linguísticos, culturais, sociais, históricos.
Dessa maneira, fica claro que os sentidos atribuídos ao texto são muitos, pois variam de acordo com a situação comunicativa na qual está inserida. Isso quer dizer que, cada indivíduo atribui sentidos diferentes aos textos.
Leia também:
DIANA, Daniela. O que é Contexto. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/contexto/. Acesso em: