Exercício de Sociologia para o 1º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)
Faça os exercícios sobre temas de Sociologia abordados no 1º ano do Ensino Médio. Teste os seus conhecimentos e tire as suas dúvidas no gabarito explicado.
Exercício 1
“Não será esta sociologia, criada e moldada pelo espírito positivista, que colocará em questão os fundamentos da sociedade capitalista, já então plenamente configurada. Também não será nela que o proletariado encontrará a sua expressão teórica e a orientação para suas lutas práticas. É no pensamento socialista, em seus diferentes matizes, que o proletariado, esse rebento da revolução industrial, buscará seu referencial teórico para levar adiante as suas lutas na sociedade de classes”. (MARTINS, C. B. O que é Sociologia? 65ª reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2008, pp. 32-33).
Considerando o trecho acima, qual dos pensadores da Sociologia questiona de forma crítica os fundamentos do sistema capitalista e defende a luta mobilizada pelos trabalhadores contra tal sistema?
a) Auguste Comte
b) Émile Durkheim
c) Max Weber
d) Karl Marx
e) Platão
RESPOSTA: d)
Karl Marx (1818-1883) foi um dos maiores críticos do sistema capitalista. Para ele, o sistema se sustenta sobre as desigualdades sociais, sendo elas alimentadas pelas formas de relação que as pessoas estabelecem.
Segundo Marx, as relações sociais se dão com base na troca de mercadoria.
De um lado, há quem detém os meios de produção e controla o que sai deles (burguesia); de outro, há aqueles que nada possuem, a não ser a sua própria força de trabalho (proletariado). Estes vendem sua força de trabalho aos primeiros, mas não são devidamente remunerados por todo trabalho feito (mais-valia), ocorrendo, assim, uma relação de exploração.
Marx defende que, somente por meio da luta de classes e da revolução proletária, será possível acabar com o processo de exploração e estabelecer uma sociedade mais justa e igualitária (socialismo).
Motivos das outras alternativas estarem incorretas:
a) Defensor da ideia de que a sociedade estava em constante progresso (lei dos três estados), Auguste Comte (1798-1857) acreditava que a sociedade industrial, por se alicerçar sobre o conhecimento científico, era pacifista e marcada pelo trabalho livre. Logo, ele não se opunha, como Marx, ao acúmulo de capital, embora considerasse que o capital devesse ser “social em sua origem” e “em sua destinação”.
b) Émile Durkheim (1858-1917) via na divisão do trabalho o indicador do grau de desenvolvimento de uma sociedade. Essa divisão é a causa da solidariedade.
A solidariedade orgânica, convencionalmente presente nas sociedades modernas, é marcada por uma relação de interdependência e integração entre os indivíduos diferentes. Por serem diversos e não compartilharem dos mesmos valores ou crenças, cada um dos indivíduos dessa forma de sociedade contribui com a coesão social, ao desempenhar sua função específica.
As desigualdades são naturalizadas, gerando um equilíbrio social. Assim, qualquer conflito que quebre esse equilíbrio é considerado uma patologia. Portanto, não poderia Durkheim ser defensor de algo como uma luta de classes.
c) Max Weber (1864-1920) analisa as diversas causas que levam ao desenvolvimento do capitalismo, dando ênfase na influência do protestantismo nesse processo. Assim, ele se põe afastado de uma análise crítica do capitalismo que visa o engajamento político do trabalhador, como ocorre no pensamento marxista.
e) Quanto a Platão (428 a.C.-348 a.C.), por ser um pensador da Antiguidade, sua existência antecede a criação da Sociologia e de toda a discussão acerca do capitalismo.
Exercício 2
Sobre Classes Sociais, considere as frases abaixo:
I. Dividir a sociedade em classes sociais reflete a forma desigual como os grupos vivem.
II. Para Marx, a sociedade capitalista se divide, principalmente, em duas classes: a burguesia e o proletariado.
III. Classe social é uma forma de divisão que é baseada somente na forma de distribuição de renda.
IV. A capacidade de influenciar as pessoas, o prestígio ou a honra são outros fatores, para além da renda, que podem diferenciar os grupos sociais, segundo Weber.
V. O conceito “classes sociais” surge para explicar como estão distribuídas as pessoas, mundialmente falando.
A alternativa que contém somente frases verdadeiras é
a) todas
b) I, II e III
c) II, IV e V
d) I, II, III e V
e) I, II e IV
RESPOSTA: e)
Classes sociais é um conceito da Sociologia que aponta para uma forma de diferenciação de grupos de pessoas de uma mesma sociedade. Embora costumeiramente tratemos a diferenciação de classes em função do fator econômico, ele não é a única forma de entendermos a organização social. Outros aspectos como o comportamento político, o estilo de vida, o prestígio e a honra podem também ser uma forma de explicar as distinções que ocorrem entre certos grupos.
A noção de classe social está presente em diversos teóricos.
Karl Marx, por exemplo, expressa a existência de uma divisão de classes quando estabelece que na sociedade capitalista há marcadamente uma desigualdade social baseada na propriedade privada e na divisão do trabalho. Tem-se de um lado a burguesia, que é dona dos meios de produção, e, de outro, o proletariado, grupo que somente possui a sua força de trabalho.
Já Max Weber desenvolve uma análise de outra ordem sobre as diferenças sociais. Pode-se pensar as causas da divisão social a partir de fatores, como: poder (grau de influência e controle que um grupo tem sobre os indivíduos); status social (prestígio ou honra baseados na educação, ocupação ou estilo de vida); e, também, por questões econômicas (riqueza, capacidade de consumo etc).
Exercício 3
Quem é o autor da frase “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher” e a qual movimento social a frase poderia estar ligada?
a) É de Judith Butler e está ligada ao Movimento pelos Direitos Humanos.
b) É de Anna Julia Cooper e está ligada ao Movimento Negro.
c) É de Simone de Beauvoir e está vinculado ao Movimento Feminista.
d) É de Martin Luther King e está vinculado ao Movimento Feminista.
e) É de Malala Yousafzai e está vinculado ao Movimento pelos Direitos das Mulheres ao acesso à Educação.
RESPOSTA: c)
A frase é da filósofa Simone de Beauvoir (1908-1986), sendo evocada na obra “O Segundo Sexo”.
Em seu pensamento, ela questiona a condição do “ser mulher”, os mecanismos de opressão que elas sofrem, além da relação de subordinação da mulher ao homem. Ela mostra que o “ser mulher” foi definido na relação com o “ser homem”, não sendo uma condição natural, mas algo construído culturalmente pela dominação masculina.
O Movimento Feminista - sendo um movimento político, cultural e social - toma como alicerce esses questionamentos, buscando a igualdade de direitos, o fim da discriminação pelo sexo, da opressão imposta pelo patriarcalismo e o fim da violência de gênero.
Exercício 4
Qual o nome dado por Marx à diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador?
a) Alienação
b) Luta de Classes
c) Mais-Valia
d) Materialismo Histórico
e) Materialismo Dialético
RESPOSTA: c)
Mais-valia ou mais-valor é o nome dado ao valor gerado pelo trabalho excedente de um trabalhador e que não lhe é pago.
O capitalista (donos dos meios de produção) contrata o operário (vendedor de sua força de trabalho) para trabalhar durante um certo período de tempo (jornada de trabalho).
Segundo Marx, uma parte do trabalho realizado dentro dessa jornada serve para pagar o salário do operário. Esse salário nada mais é do que o valor mínimo remunerado para sua manutenção de vida e retomada de serviço.
Assim, o tempo que resta do serviço também gerará um dado valor, mas este, estando embutido no produto feito, não retorna para as mãos do trabalhador, sendo apropriado pelo capitalista.
Quanto às outras alternativas:
a) A alienação diz respeito à desconexão que os trabalhadores sofrem. É um alheamento de suas atividades, de sua vida, de sua essência. Uma ausência também de conexão com as pessoas a sua volta.
b) A luta de classes se refere ao conflito entre as diferentes classes sociais numa sociedade. Temos, na sociedade capitalista, de um lado, a burguesia (os detentores dos meios de produção) e, de outro, os proletários (aqueles que vendem sua força de trabalho).
Tanto o materialismo histórico quanto o dialético, presente nas alternativas d) e e), são metodologias que servem na análise da realidade e da história social. A partir delas, Marx percebeu que as relações sociais são sustentadas por certa troca material (relações baseadas no trabalho) e que toda mudança na história humana decorre do embate entre duas forças opostas (do choque da relação entre aqueles que são explorados e seus exploradores).
Exercício 5
Marque a alternativa abaixo que expresse corretamente o que é Etnocentrismo:
a) O etnocentrismo se refere à predileção que um indivíduo tem aos valores e aos modos de vida do próprio grupo social, de modo a exaltar esse grupo como superior aos demais.
b) A concepção etnocêntrica considera a identidade cultural do diverso, elaborando assim a incorporação dela na própria cultura.
c) O etnocentrismo é uma forma de comunicar a cultura de um povo, colocando ele em destaque (no “centro”), mas admitindo a diversidade cultural.
d) A visão etnocêntrica se caracteriza pela defesa da coexistência de uma pluralidade de cultura.
e) Estabelecer contato com um povo distinto, observar suas experiências, compreender a importância de certos ritos e verificar como são transmitidos seus valores é algo que só o etnocentrismo pode fazer.
RESPOSTA: a)
O etnocentrismo é um conceito que surge no campo da Antropologia e que explica uma dupla ação: a valorização dos referenciais culturais do próprio grupo, a ponto de qualificá-lo como única forma válida ou correta de existência, e a discriminação das práticas culturais daquele que é visto como estrangeiro.
O etnocentrismo se difere tanto da apropriação cultural como do relativismo cultural.
A apropriação cultural tem como característica a absorção, por parte de um grupo dominante, de elementos culturais forâneos, sem estabelecer uma relação ou um diálogo com os povos originais de tais costumes. Já o relativismo cultural se caracteriza pela defesa da coexistência de uma pluralidade de culturas.
Antropólogos que consideram a diversidade cultural (relativismo cultural) e que, portanto, não são a favor de uma hierarquização cultural (etnocentrismo), buscam compreender a maneira de ser do outro. Em outras palavras, procuram estabelecer contato com aquele que é diverso de si, para observar suas experiências, compreender a importância de seus ritos e costumes, sem almejar o apagamento desse povo.
Exercício 6
Sobre Formas de Governo, considere as frases abaixo:
I. Monarquia é uma forma de governo que se caracteriza pela administração política centralizada em uma figura (rei), que pode exercer um governo constitucional (com poderes limitados) ou absoluto (concentrando todo poder só em si).
II. A República é uma forma de governo, cuja administração pública está distribuída em vários setores.
III. O Parlamentarismo é uma forma de governo, onde a administração pública se concentra na mão de um ou de poucos.
IV. Características comuns de um governo republicano é a presença de hereditariedade (uma vez que o poder é passado de geração em geração) e de igualdade (pois, todos são iguais perante a lei).
V. Forma de governo é um conceito que se refere a distintas maneiras de se administrar um Estado, o que revela, principalmente, o tipo de relação entre governantes e governados e o modo de disputa pelo poder.
Marque a alternativa que contenha as frases corretas:
a) I, III e IV
b) I, II e V
c) III e IV
d) II, IV e V
e) todas
RESPOSTA: b)
Formas de Governo são modos de administração de um Estado e que apontam para a relação entre governantes e governados, para a origem do governo ou como se dá a disputa de poder. Entre a diversidade de governos que surgiram historicamente, pode-se destacar a prevalência de duas formas:
Monarquia: uma forma de governo que se caracteriza pela centralidade em uma figura única (rei), para o exercício da administração pública. Essa figura pode concentrar em si todo o poder (absolutismo) ou ser limitada por uma constituição (monarquia parlamentarista).
República: forma de governo que tem a figura de um presidente eleito no exercício de poder, mas que compartilha com outros setores a responsabilidade administrativa.
Enquanto a república se caracteriza pela igualdade entre todos os cidadãos, pela divisão de poderes, pela elegibilidade, temporalidade e responsabilidade política dos governantes, a monarquia se estrutura pela hereditariedade e pela perpetuidade do governo do monarca, que tem o direito ao governo desde o nascimento até o fim de sua vida. Esse direito se consolida historicamente, e é, muitas vezes, aceito pelo povo (consensualidade).
Cabe ressaltarmos que Parlamentarismo não é uma forma de governo, mas um sistema de governo que pode ser adotado tanto dentro de uma monarquia quanto de uma república. Nesse sistema, existe um chefe de governo, eleito pelos parlamentares (primeiro-ministro), e um chefe de Estado, podendo esse ser um rei ou um presidente.
Exercício 7
Considere o trecho a seguir:
“[Em toda cultura] cada costume, cada objeto, cada ideia e cada crença exercem certa função vital, têm certa tarefa a realizar, representam uma parte insubstituível da totalidade orgânica”.
A comparação de cultura a um “corpo” ou “organismo” estável, onde cada parte tem uma função que dá forma ao sistema cultural, faz parte da concepção
a) da escola estruturalista, representada por Lévi-Strauss.
b) da escola evolucionista, representada por Edward B. Tylor.
c) da escola estruturalista, representada por Lévi-Strauss.
d) da escola evolucionista, representada por Franz Boas.
e) da escola funcionalista, representada por Bronislaw Malinowski.
RESPOSTA: e)
A escola funcionalista, representada por Bronislaw Malinowski (1884-1942), concebe o surgimento da cultura como efeito das necessidades orgânicas dos seres humanos (na procura de alimento, no ato de comer ou dormir, etc). Por isso, a cultura tem um caráter natural, pois se relaciona com fenômenos fisiológicos humanos, mas também um aspecto “sistemático”. Cada elemento (pensamento, costume, crença, etc.), derivado das atividades humanas, e que compõem o todo orgânico da cultura, tem uma função e serve para a sobrevivência daquele povo.
Na Antropologia, surgiram diversas escolas no intuito de estudar o homem e que teorizaram sobre a ideia de cultura.
Influenciados pelo pensamento darwinista, a escola evolucionista ou o evolucionismo social se caracteriza pela concepção de que há um desenvolvimento social e uma cultura única a ser alcançada. No processo de comparação entre povos e seus costumes, os teóricos dessa corrente estabelecem a existência de sociedades primitivas que caminham para se tornar civilizadas e, portanto, culturalmente evoluídas. Edward B. Tylor (1832-1917) é um dos nomes que aparecem ligados a essa escola.
Uma segunda escola que surge, a partir das ideias de Franz Boas (1858-1942), é o culturalismo (conhecido como culturalismo norte-americano). Partindo também de um processo comparativo, essa escola não estabelece uma hierarquização entre sociedades e culturas, mas entende que há uma diversidade cultural coexistindo.
O estruturalismo de Lévi-Strauss (1908-2009) entende a cultura como um “conjunto de sistemas simbólicos”. A percepção dos códigos desses sistemas permite a compreensão das regras que estruturam a mente humana, a identificação cultural e a dinâmica de pertencimento.
Exercício 8
Para mais exercícios:
- Exercício de Sociologia para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)
- Questões de Sociologia (com gabarito comentado)
- Questões de Sociologia que caíram no Enem (com respostas explicadas)
- Questões sobre os movimentos sociais (com comentários)
- Questões sobre o pensamento de Karl Marx (com comentários)
- Questões sobre desigualdade social (com gabarito explicado)
Leia também:
- O que é Desigualdade Social: causas, consequências e exemplos
- Socialismo: entenda o que é, suas características e origem
- A Mais-valia de Karl Marx: entenda o que é e seus tipos
- Luta de classes: entenda o que é de forma simples
- Formas de Governo: quais são e entenda as diferenças
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