Exercício de Sociologia para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Professora de Filosofia e Sociologia

Pratique os seus conhecimentos sobre temas de Sociologia abordados no 2º ano do Ensino Médio. Confira as respostas e tire as suas dúvidas no gabarito explicado.

Exercício 1

Leia a notícia e responda:

“Amarildo sumiu após ser levado por policiais militares para ser interrogado na sede da UPP durante a "Operação Paz Armada", de combate ao tráfico na comunidade, entre os dias 13 e 14 de julho de 2013.
Para a juíza Daniella Alvarez, os PMs cometeram irregularidades já no fato de conduzirem Amarildo à sede da UPP, após abordá-lo num bar da comunidade: "Até aqui são latentes as ilegalidades praticadas pelos policiais. A vítima portava sua identificação. Tinha o direito de estar no bar e lá permanecer. [...]
Após depoimentos, foram identificados quatro policiais militares que participaram ativamente da sessão de tortura a que Amarildo teria sido submetido ao lado do contêiner da UPP da Rocinha". (COELHO, H. “Caso Amarildo: entenda o que cada PM condenado fez, segundo a Justiça”. G1. Rio de Janeiro. Publicação de 02 de Fev. 2016)

Considerando o que rege o Brasil, o caso revela uma grave violação

a) do artigo 11 da Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão, que diz que “todo o cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente”.

b) da Bill of Right, que diz, em seu artigo 7, “que a liberdade de expressão, e debates ou procedimentos no Parlamento, não devem ser impedidos ou questionados”.

c) da Declaração de Direitos de Virgínia, que diz que “o governo é ou deve ser instituído para o bem comum, para a proteção e segurança do povo, da nação ou da comunidade”.

d) somente do artigo 14, inciso 1, dos Direitos Humanos, pois é dito “Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países”.

e) dos Direitos Humanos, tendo como destaque os artigos 5 e 9, em que é dito que “ninguém será submetido à tortura nem à punição ou tratamento cruéis” e “ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado”.

Gabarito explicado

RESPOSTA: e)

Uma vez que o caso se deu no Brasil, leis antigas e, principalmente, externas não têm poder efetivo, a não ser em situações excepcionais e que são avaliadas juridicamente. A única lei que extrapola essa condição é a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), visto que ela é universal. Em outras palavras, ela é aplicável a todos os seres humanos, independente do país.

Cabe ressaltar que o Brasil é signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a ponto de trazer todas as normativas da DUDH incorporadas em sua Constituição. Assim sendo, ele deve fazer com que os direitos sejam respeitados, tanto pelas instituições que defendem o país quanto por seus cidadãos.

Por serem normativas inerentes às pessoas, ou seja, direitos próprios desde o nascimento das pessoas, nenhum dos direitos humanos pode ser esquecido, excluído ou ter uma aplicação parcial. É, por isso, que se diz que os direitos humanos são universais, indivisíveis, interdependentes e inter-relacionados.

Exercício 2

Observe o mapa:

mapas de SP_ IBGE
Mapas de São Paulo (SP). Fontes: Censo IBGE, 2010; ESRI, 2018; Instituto Pólis

A partir dos dados apontados, considere as frases abaixo:

I. A distribuição demográfica racial no mapa de São Paulo revela que a população negra está mais exposta a condições de risco, pela falta de infraestrutura e recursos, um problema ligado ao racismo ambiental.

II. As condições de saneamento e urbanização se concentram no centro da cidade, onde há menor poder aquisitivo.

III. A falta de coleta de esgoto por domicílio, em determinadas regiões, evidencia que há maior amparo na infraestrutura dos locais, cuja população possui recurso financeiro.

IV. Há um equilíbrio nas distribuições de saneamento ambiental, população e recursos financeiros, o que revela que São Paulo não enfrenta problemas de justiça ambiental.

A alternativa que contém somente frases corretas, de acordo com os dados do mapa, é

a) I e II

b) II e IV

c) somente IV

d) I e III

e) todas as frases estão corretas

Gabarito explicado

RESPOSTA: d)

O Instituto Pólis elaborou uma pesquisa em três cidades do Brasil, a partir da perspectiva de justiça socioambiental e do racismo ambiental.

Levando em conta a distribuição da população, as condições de saneamento básico, a distribuição de renda, a escolaridade, entre outros fatores, a pesquisa revela que, em cidades como São Paulo, a população negra vive em situação de alta vulnerabilidade socioambiental. Vivendo, em sua maioria, nos extremos da cidade de São Paulo, onde estão concentradas a falta de renda e a precarização no abastecimento de água e coleta de esgoto, a população possui menor condição de enfrentamento de eventuais desastres ou emergências ambientais.

A partir desse levantamento, o Instituto aponta que “a injustiça socioambiental e o racismo ambiental também se manifestam através do próprio planejamento urbano, cuja má distribuição de infraestruturas de serviços básicos é definidor das desigualdades estruturantes e vulnerabilidades aos eventos climáticos”.

É importante sabermos que racismo ambiental “refere-se a qualquer política, prática ou diretiva ambiental que afete de forma diferenciada ou prejudique (intencionalmente ou não) indivíduos, grupos ou comunidades com base na raça, ou cor” (BULLARD, apud: RODRIGUES, 2024, p. 155).

Exercício 3

Sobre o Socialismo, considere as frases abaixo:

I. O socialismo busca uma distribuição igual da riqueza.

II. Dentro da ideologia socialista, o Estado não interfere na economia, assim, os indivíduos que detém os meios de produção podem administrar seus patrimônios livremente.

III. O sistema socialista é o modelo que prevaleceu no mundo.

IV. O pensamento socialista elabora críticas ao capitalismo, principalmente, por ele se sustentar sobre as desigualdades existentes entre as classes.

V. A Revolução Russa dá origem ao primeiro Estado socialista.

Marque a alternativa que contenha frases corretas:

a) I, IV e V

b) II e III

c) I, II e V

d) I, III e IV

e) N.D.A

Gabarito explicado

RESPOSTA: a)

O socialismo é um sistema político-econômico que se opõe ao capitalismo. Para os defensores da visão socialista, o capitalismo tem por base a desigualdade social e a exploração da classe trabalhadora, uma vez que ela, não sendo detentora dos meios de produção, precisa vender sua força de trabalho para sobreviver.

Em função dessa crítica, a visão socialista defende: uma distribuição igualitária da riqueza; a coletivização dos meios de produção; a planificação da economia e sua centralização nas mãos do Estado; a tentativa de eliminar a exploração que era feita sobre os trabalhadores.

O socialismo foi colocado em prática, pela primeira vez, como modelo para se governar um país, por volta de 1918, com a criação da União Soviética, após a Revolução Russa.

Atualmente, somente cinco países se dizem socialistas: Coreia do Norte, China, Laos, Vietnã e Cuba.

Exercício 4

Considere as frases abaixo sobre o Sistema Federativo Brasileiro:

I. No Estado brasileiro o poder é centralizado, tendo o Estado plenos poderes para governar.

II. Os entes federativos no Brasil são autônomos, isso significa que eles têm poder de administrar as porções do território que lhes compete.

III. União, Distrito Federal, estados e municípios são considerados entes federados no Brasil.

IV. Assim como os estados e a União, os municípios têm o poder dividido entre o executivo (representado pela prefeitura), o legislativo (representado pela câmara municipal) e o judiciário, sendo este último, não composto por representantes elegíveis.

V. Ainda que os entes federativos se submetam à constituição, o Estado exerce seu poder de modo independente dela.

A alternativa, cujas frases são todas verdadeiras, é

a) III, IV e V

b) I, II e III

c) II, III e IV

d) todas

e) não há frases verdadeiras

Gabarito explicado

RESPOSTA: c)

O Brasil é reconhecido constitucionalmente como República Federativa do Brasil. Isso significa dizer que, embora haja um governo central (União), este divide a responsabilidade pela administração pública com outras entidades internas ao Estado brasileiro (estados, Distrito Federal e municípios). Assim, em um sistema federativo o poder não se concentra nas mãos daquele que foi eleito para presidir o país, mas é distribuído em várias instâncias.

O poder dado à União é dividido entre o executivo (representado pelo presidente), o legislativo (representado pelos deputados federais e senadores) e o judiciário (representado pelos juízes federais).

Por sua vez, nos estados e nos municípios também há, em cada um, uma divisão em três poderes (executivo, legislativo e judiciário). O poder executivo nos estados é exercido pelos governadores, enquanto o legislativo, pelos deputados estaduais.

Nos municípios, o poder executivo é representado pelo prefeito (prefeitura) e o legislativo pelos vereadores (câmara municipal).

Tanto no governo federal quanto nos governos estaduais e municipais, os representantes do poder judiciário não são pessoas elegíveis, ou seja, não são cargos que a população vota para ter um representante seu, ao contrário do que ocorre com o poder executivo e legislativo.

Todas as entidades federativas, inclusive, o governo federal, são instituições limitadas pela Constituição (1988) e exercem o seu poder, mesmo que autônomos, seguindo as determinações dela (Estado Democrático de Direito).

Exercício 5

“O ritmo vertiginoso da mudança desvaloriza tudo o que possa ser desejável e desejado hoje, assinalando-o desde o início como o lixo de amanhã, enquanto o medo do próprio desgaste que emerge da experiência existencial do ritmo estonteante da mudança instiga os desejos a serem mais ávidos, e a mudança, mais rapidamente desejada [...]”. (BAUMAN, Z. A cultura do lixo. Em: Vidas Desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004, pág.135)

O trecho evidencia uma característica

a) das sociedades antigas e o problema da durabilidade dos produtos.

b) das sociedades pós-modernas, com a fluidez em sua forma de consumo, marcada pela obsolescência programada.

c) das sociedades modernas, cuja produtividade permitiu que todos alcançassem a satisfação plena.

d) das sociedades pré-industriais e o problema gerado pelas mudanças na forma de consumo.

e) das sociedades contemporâneas, marcadas pelo consumismo baseado na economia circular.

Gabarito explicado

RESPOSTA: b)

Zygmunt Bauman (1925-2017) é um dos teóricos da Sociologia que melhor apontou as características da sociedade em que vivemos. Para Bauman, a sociedade pós-moderna, sociedade essa marcada pelo consumismo, é caracterizada pela liquidez.

Para ele, vivemos em tempos de profunda transitoriedade e volatilidade, em que nada é feito para durar. Tudo é passível de ser consumido e, portanto, possui data de validade, desde os objetos que adquirimos, nossos desejos, até nossos relacionamentos.

Exercício 6

“Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado dos Poderes Legislativo e Executivo. Se estivesse unido ao Poder Legislativo, o poder sobre a vida e a liberdade dos cidadãos seria arbitrário, pois o juiz seria legislador. Se estivesse unido ao Poder Executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor”.

Nesse trecho da obra “O Espírito das Leis” de Montesquieu, o autor nos revela

a) suas ideias de como o poder legislativo deve ser exercido e mostra que ele tem a função de fazer valer as leis.

b) como age na realidade o poder executivo e aponta que ele pode julgar e oprimir, quando necessário, os seus cidadãos.

c) como o poder judiciário deve se organizar, mostrando que ele exerce poder sobre o legislativo e o executivo.

d) a importância de existir uma divisão de poderes, a fim de haver justiça e de se evitar o autoritarismo no ato de governar.

e) a necessidade do poder judiciário estar vinculado ao poder legislativo.

Gabarito explicado

RESPOSTA: d)

Charles-Louis de Secondat, o barão de Montesquieu (1689-1755), foi quem elaborou os moldes que, atualmente, são adotados para administração pública.

Crítico do autoritarismo político, Montesquieu aponta a importância de se estabelecer uma divisão entre poderes, a fim de que fosse garantido a liberdade e a justiça numa sociedade. Nesse sentido, para Montesquieu o poder deveria estar dividido em três partes:

  1. poder legislativo, responsável pela elaboração e pela revisão das leis;
  2. o poder executivo responsável pela administração e pela execução das leis;
  3. e o poder judiciário, responsável pela avaliação e pelo cumprimento das leis por todos.

Somente assim, em que há um poder freando outro poder, é que seríamos capazes de impedir qualquer forma de abuso de autoridade.

Exercício 7

Considerando a teoria de Pierre Bourdieu, qual das frases abaixo se enquadra em sua concepção sobre violência?

a) Violência é “a intervenção física de um indivíduo ou grupo contra outro indivíduo, ou grupo (ou também contra si mesmo)”.

b) “Violência simbólica, violência suave, insensível, invisível a suas próprias vítimas, que se exerce essencialmente pelas vias puramente simbólicas da comunicação e do conhecimento [...]”.

c) Violência é “o uso intencional da força física ou do poder, real ou potencial, contra si próprio, contra outras pessoas ou contra um grupo, ou uma comunidade”.

d) “A violência se distingue da agressividade, que é uma potencialidade de violência cujo poder destrutivo pode ser inibido pelas civilizações [...]”.

e) “A violência encontra sua ancoragem mais profunda na forma da racionalidade que nós utilizamos”.

Gabarito explicado

RESPOSTA: b)

O sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002), em sua teoria, chama atenção para um tipo de violência que não é manifesto ao olhar, como ocorre no tipo de violência física.

A violência simbólica é um tipo de violência que tem por base acordo inconsciente entre a vítima e seu agressor. É uma violência invisível, que legitima a manutenção de uma relação de poder de um grupo sobre outro, podendo ocorrer em diversos âmbitos: no meio da família, na escola, na igreja, entre o Estado e seus cidadãos.

O estabelecimento, por meio da mídia, de papéis de homens e mulheres é um exemplo desse tipo de violência.

Exercício 8

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Para mais exercícios:

Referências Bibliográficas

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Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Bacharela e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2014), com Mestrado em História da Filosofia pela mesma universidade (2017). Atua como professora na rede privada de ensino, ministrando aulas ligadas às áreas de Filosofia e de Sociologia.