🚀 60% OFF para turbinar seus estudos! Assine agora

Exercício sobre a Democracia (com gabarito)

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Professora de Filosofia e Sociologia

Neste exercício, você terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a democracia, sua origem, princípios e formas de funcionamento. Responda às questões e confira as respostas no gabarito comentado.

Questão 1

Qual a origem e o significado da palavra Democracia?

A) O termo vem do grego e significa “governo do povo”;

B) O termo vem do latim e significa “governo do povo”;

C) O termo tem origem germânica e significa “poderoso”;

D) O termo tem origem francesa e seu significado é “aquele que escolhe pelo povo”;

Gabarito explicado

A palavra democracia vem do grego, sendo ela composta de dois termos: demos, que pode ser traduzido por “muitos” ou “povo”; e kratia, termo derivado de kratos, que significa “poder”, “governo”. Assim, democracia, em sua acepção original, nada mais é do que um governo, cujo poder é exercido por “muitos” ou pelo “povo”.

Questão 2

O que foi o movimento sufragista?

A) Movimento, iniciado no século XIX, que reivindicava o direito da participação política das mulheres;

B) Movimento, ocorrido mundialmente no século XIX, em que os homens trabalhadores lutavam por ter voz política;

C) Uma mobilização social, com participação de homens e mulheres, contra os governos ditatoriais e que teve repercussão no mundo todo;

D) Uma mobilização da classe trabalhadora em busca dos seus direitos, incluindo a questão salarial;

Gabarito explicado

O movimento sufragista foi uma mobilização feminina em busca dos seus direitos políticos. Foi um movimento que teve início no século XIX, na Inglaterra.

Questão 3

Uma das características de um Estado democrático é:

A) a liberdade dada aos homens de agirem como quiserem;

B) a oficialização de princípios religiosos que regulam as leis políticas e jurídicas;

C) o reconhecimento da relevância de pluralismo político no exercício de poder;

D) a centralização de poder nas mãos de um grupo de governantes;

Gabarito explicado

O pluralismo político diz respeito à defesa da existência de diversos posicionamentos políticos, expressos em diferentes partidos, tendo esses partidos igualdade de direitos quanto ao exercício político. Em um Estado democrático, a existência dessa pluralidade política assegura a liberdade de ideias, a livre participação dos cidadãos e o equilíbrio de poder.

Questão 4

Considere as frases abaixo:

I. A ideia de democracia surge na Grécia Antiga, contudo, a participação política não era um direito estendido a todas as pessoas da pólis;

II. Para um Estado ser considerado democrático, a participação política dos cidadãos deve sempre ser direta, visto ser a democracia um “governo do povo”;

III. Quando pensamos em uma democracia imediatamente pensamos na participação feminina, pois a mulheres, desde os tempos antigos, tinham larga participação nas decisões políticas, já que eram elas que ficam nas cidades, tomando conta do povo e dos futuros cidadãos, enquanto os homens estavam nos campos de batalha;

IV. A ideia de um Estado democrático baseado na igualdade de todos os homens vem das lutas contra o absolutismo e das concepções que defendem o jusnaturalismo;

V. A democracia hoje não está limitada à esfera política, mas se estende a outros setores da vida. Não é possível falar de democracia sem considerar sua aplicação e interferência no âmbito social, privado, econômico e cultural;

São verdadeiras as frases:

A) I e II;

B) II e III;

C) I, IV e V;

D) Todas;

Gabarito explicado

A partir do século V a. C., surgem na Grécia as primeiras concepções sobre democracia e uma efetiva aplicação dela no âmbito político. Contudo, ainda que o conceito transmita a ideia de um “governo” baseado nas decisões do “povo”, o processo de participação política era limitado a um pequeno grupo de pessoas.

Entre os critérios que definiam quem poderia participar do processo político estavam: a idade, o sexo, o status quanto à liberdade e às posses, a nacionalidade. Assim, as mulheres não participavam das decisões da pólis. O direito ao sufrágio feminino somente se deu, a partir do século XIX, sendo a Nova Zelândia um dos primeiros lugares a conceder esse direito.

É importante lembrar que as concepções surgidas no período do Iluminismo foram fundamentais para a consolidação na maneira como vemos a democracia hoje. O conceito de democracia alargou-se, em virtude da ideia de que todos têm direitos naturais, como o direito à vida, à liberdade, à igualdade e à propriedade (conforme pensava John Locke).

A ideia de democracia passou a ir além da participação política, que não mais se reduz a participação direta como ocorria na Grécia Antiga. O direito à escolha de uma profissão (que interfere na área econômica), às decisões ligadas ao próprio corpo (âmbito privado), à liberdade para expressar sua cultura e para participar dos espaços públicos (âmbito social e cultural) são efeitos do exercício democrático pelos cidadãos e do reconhecimento de um Estado como sendo democrático.

Questão 5

Marque a alternativa correta sobre os tipos de democracia existentes:

A) Uma democracia direta é aquela em que os cidadãos elegem um candidato para intermediar nas decisões da cidade;

B) A democracia representativa é um tipo de participação política, em que os cidadãos exercem sua autoridade ao participar das funções legislativas e judiciárias de sua cidade;

C) Na democracia participativa os cidadãos se submetem às decisões políticas tomadas pelos governantes que foram por eles eleitos;

D) Em uma democracia representativa a participação cidadã é formalizada a partir da escolha periódica de candidatos de partidos políticos, que ilustram os interesses de cada grupo social;

Gabarito explicado

A democracia direta, como o próprio nome já diz, diz respeito ao exercício efetivo, e sem intermediação, do cidadão em todo processo político, desde a elaboração de leis até na avaliação jurídica. Era prática comum entre os atenienses, que se reuniam constantemente em assembleias (na ágora) para deliberar a respeito dos interesses comuns.

Já a democracia do tipo representativa, comum na atualidade, diz respeito à participação indireta do cidadão no processo de governabilidade. Nesse tipo de democracia, o cidadão votante escolhe, de tempos em tempos, candidatos pertencentes a grupos políticos (partidos), que representem seus interesses. Uma vez eleitos pela maioria de votos, esses candidatos assumem funções definidas na administração pública.

Por fim, a democracia do tipo participativa diz respeito a uma forma de exercício em que são criados mecanismos (como conselhos, comitês ou audiências públicas) para que os cidadãos exerçam o seu poder deliberativo, mesmo estando sob um sistema de democracia representativa. O intuito é superar as dificuldades apresentadas pelo sistema representativo, colocando a população mais perto dos representantes já eleitos e das decisões políticas.

Questão 6

Conteúdo exclusivo para assinantes Toda Matéria+
Além de mais exercícios, tenha acesso a mais recursos para dar um up nos seus estudos.
Corretor de Redação para o Enem
Exercícios exclusivos
Estude sem publicidade

Para mais exercícios:

Questões de Sociologia

Exercício de Sociologia para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)

Referências Bibliográficas

ASSUMPÇÃO-RODRIGUES, M. M. “Democracia”. In: ORTEGA, A.; SILVA, S. P. R. (orgs.). Dicionários de Conceitos Políticos. São Paulo: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, 2020.

BOBBIO, N. Dicionário de Política. 11ª Ed., v. 1. Tradução de Carmen C. Varrieale et al. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.

DIAS, L. A. B. O Pluralismo Partidário no Brasil. In: TSE, Tribunal Superior Eleitoral. Revista eletrônica EJE n. 6, a. 2.

JOHNSON, A. G. Dicionário de Sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Tradução de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

MACEDO, P. S. N. Democracia Participativa na Constituição Brasileira. In: Revista de Revista de informação legislativa, v. 45, n. 178, abr./jun. 2008, pp. 181-193.

SILVA, J. A. O Estado Democrático de Direito. Revista de Direito Administrativo. Rio de Janeiro, v. 173, jul./set., 1988, pp. 15 - 34.

SILVA, A., et al. Sociologia em Movimento. 2. ed. São Paulo, Moderna, 2016.

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Bacharela e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2014), com Mestrado em História da Filosofia pela mesma universidade (2017). Atua como professora na rede privada de ensino, ministrando aulas ligadas às áreas de Filosofia e de Sociologia.