Exercícios sobre a Guerra do Paraguai (com respostas explicadas)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

Pratique o que já sabe sobre a Guerra do Paraguai. Responda às questões e confira as respostas no gabarito explicado.

Questão 1

A Guerra do Paraguai (1864-1870) é considerada o maior conflito ocorrido na América do Sul até os dias atuais. Entre suas principais causas, pode-se citar:

a) O interesse da Inglaterra em comercializar seus produtos para os países da região, tendo em vista que Paraguai, Brasil e Argentina buscavam reduzir a dependência das importações inglesas.

b) O interesse do Paraguai em conquistar uma saída para o mar, anexando territórios de países vizinhos numa aliança com o Brasil.

c) O imperialismo defendido por Dom Pedro II na segunda metade do século XIX, que buscava conquistar novos territórios e garantir o domínio brasileiro no Mato Grosso.

d) A interferência brasileira na política uruguaia, que retirou Atanasio Aguirre, importante aliado do Paraguai, da presidência do país.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Embora a Inglaterra buscasse expandir seus mercados consumidores na segunda metade do século XIX, é incorreto sugerir que a Guerra foi resultado de uma reação conjunta do Brasil, Argentina e Paraguai à influência econômica inglesa.

b) Incorreta. O Paraguai não buscava anexar territórios em aliança com o Brasil. Pelo contrário, o Paraguai entrou em confronto com o Brasil.

c) Incorreta. Dom Pedro II não defendia o imperialismo como política de conquista territorial.

d) Correta. A interferência do Brasil na política uruguaia, que resultou na deposição do Partido Blanco, foi um fator fundamental para a reação do Paraguai e o consequente desencadeamento da guerra.

Questão 2

Ao longo do século XIX, a formação dos países na região da Bacia do Prata foi marcada por uma série de disputas e conflitos. Entre elas, destaca-se o tema da navegação na Bacia do Prata, que envolvia:

a) O interesse político da Argentina em garantir a livre navegação na Bacia do Prata, favorecendo a entrada de navios estrangeiros no porto de Buenos Aires.

b) A disputa entre Paraguai e o Brasil sobre o assunto, já que o Brasil era favorável à livre navegação e o Paraguai defendia a necessidade de cobrança de taxas.

c) O forte interesse dos Estados Unidos e da Inglaterra, países que buscavam expandir a colonização no sul do continente.

d) O interesse do Brasil e do Paraguai na livre navegação do Prata, enquanto políticos argentinos buscavam a cobrança de uma taxa alfandegária.

Gabarito explicado

a) Incorreta. O interesse das autoridades argentinas era favorável à cobrança de taxas, e não pela livre navegação na Bacia do Prata.

b) Incorreta. As tensões entre o Brasil e o Paraguai não surgiram diretamente de um posicionamento contrário quanto à livre navegação do Prata. Afinal, tanto Brasil como o Paraguai eram dependentes da navegação nesta Bacia e contrário à cobrança de taxas alfandegárias.

c) Incorreta. Estados Unidos e Inglaterra não buscavam colonizar o sul do continente nesse contexto.

d) Correta. A alternativa descreve corretamente aspectos geopolíticos ligados à navegação na Bacia do Prata.

Questão 3

Em 1º de maio de 1865 foi assinado (...) o Tratado Secreto da Tríplice Aliança. Nele se determinava que só se negociaria a paz mediante a deposição de Solano López. Estabeleciam-se, ainda, novas fronteiras para os países litigantes, bem como se definia que (...) [a] nação agressora pagaria os gastos e prejuízos decorrentes da guerra.

(SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Maria Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 294)

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os países integrantes da Tríplice Aliança.

a) Brasil, Argentina e Uruguai.

b) Argentina, Uruguai e Paraguai.

c) Brasil, Inglaterra e Argentina.

d) Uruguai, Paraguai e Inglaterra.

Gabarito explicado

O Tratado da Tríplice Aliança foi firmado em 1º de maio de 1865, na cidade de Buenos Aires, e selou a aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai. A formação dessa aliança isolou diplomaticamente o Paraguai e o deixou militarmente vulnerável, uma vez que o país passou a enfrentar três adversários simultaneamente, incluindo duas das principais potências regionais: Argentina e Brasil.

Questão 4

Observe a charge abaixo, feita por Ângelo Agostini no ano de 1870. Em seguida, leia a legenda que acompanhou a imagem em sua publicação no Diário “A Vida Fluminense”.

Charge de Ângelo Agostini sobre os desdobramentos da Guerra do Paraguai.
Legenda: Cheio de glória, coberto de louros, depois de ter derramado seu sangue em defesa da pátria e libertado um povo da escravidão, o voluntário volta ao seu país natal para ver sua mãe amarrada a um tronco horrível de realidade! (Fonte: Wikicommons)

Sobre a charge, é correto afirmar que:

a) Faz uma campanha em favor do uso dos escravizados nas batalhas contra o Paraguai.

b) Revela um paradoxo no retorno do escravizado que combateu na guerra, pois, embora libertado, assiste seus antigos companheiros e familiares sofrerem na escravidão.

c) Critica a falta de comprometimento do Exército e dos políticos brasileiros em alforriar os escravos que lutaram na guerra.

d) Defende a imediata abolição da escravidão e a adoção do trabalho assalariado feito por imigrantes.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A charge não promove o uso dos escravizados na guerra, mas faz uma crítica social.

b) Correta. A charge evidencia o paradoxo de um escravizado que luta pela pátria e retorna para encontrar seus companheiros e familiares ainda escravizados.

c) Incorreta. A charge não foca na falta de comprometimento do Exército ou dos políticos em alforriar os escravizados. Pelo contrário, a presença do soldado alforriado no primeiro plano da imagem refuta tal afirmativa.

d) Incorreta. A charge não propõe explicitamente a abolição imediata ou a adoção do trabalho assalariado de imigrantes.

Questão 5

"Especula-se muito sobre as razões que teriam levado Solano López a iniciar o conflito, com risco de provocar a união contra o Paraguai de dois velhos rivais - o Brasil e a Argentina. Aparentemente, ele esperava neutralizar as ameaças de seus poderosos vizinhos e transformar o Paraguai em uma força no jogo político do continente. Contava para isso com uma vitória no desguarnecido Mato Grosso - que levasse o Brasil a um acordo - e com o apoio dos blancos uruguaios e das províncias argentinas adversárias de Mitre."

(FAUSTO, Boris. História do Brasil. 14 ed. São Paulo: EDUSP, 2013. p. 182)

A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correta sobre a estratégia do Paraguai no início do conflito:

a) Como dispunha de um exército mais bem treinado e de uma economia mais robusta que os adversários, Solano López buscou uma vitória rápida ao surpreender o Brasil e a Argentina.

b) O líder paraguaio buscava forçar uma negociação com o Brasil conquistando territórios desprotegidos, enquanto seus aliados conteriam o conflito em territórios argentinos e uruguaios.

c) A anexação do Mato Grosso permitiria maior segurança econômica ao Paraguai, que finalmente transformaria o país numa potência política dentro do continente.

d) Solano López buscava o apoio da Argentina e do Uruguai contra o Brasil, já que ambos os países eram republicanos e o Brasil ainda era uma monarquia.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Não é válido pontuar que o Paraguai possuía uma economia mais poderosa que seus adversários conjuntamente, e tampouco esse é o argumento do texto-base.

b) Correta. Solano López tinha como estratégia inicial surpreender o Brasil ao atacar territórios desguarnecidos, como o Mato Grosso, e esperava obter apoio de aliados (como os blancos no Uruguai e facções argentinas contrárias a Mitre) para conter o conflito em outras regiões.

c) Incorreta. O texto não aponta para o interesse do Paraguai em anexar o Mato Grosso para si, mas sim ocupá-lo para forçar uma negociação com o Brasil.

d) Incorreta. O texto de Boris Fausto não cita em seu argumento a busca da formação de uma aliança republicana contra o Brasil.

Questão 6

Sobre a Guerra do Paraguai e suas principais características, avalie as seguintes afirmativas:

I – O exército brasileiro era bem treinado e organizado em meados do século XIX. Isso permitiu uma rápida reação à invasão paraguaia, neutralizando o conflito em poucos anos.
II – Uma das principais causas para a entrada da Argentina na Guerra foi a passagem de tropas paraguaias em seu território sem a devida autorização.
III – As tropas brasileiras contavam com um grande contingente de escravizados em suas fileiras que, em troca de sua participação, ganhariam a alforria no final do combate.

É correto o que se afirma em:

a) I, II e III.

b) I e II, somente.

c) I e III, somente.

d) II e III, somente.

Gabarito explicado

Afirmativa I – Incorreta. O exército brasileiro não era bem treinado nem organizado no início da guerra, o que dificultou a resposta imediata à invasão paraguaia. A guerra prolongou-se por vários anos.

Afirmativa II – Correta. A entrada da Argentina na guerra foi motivada pela passagem não autorizada de tropas paraguaias em território argentino, o que violou sua soberania.

Afirmativa III – Correta. O envio de escravizados foi uma prática recorrente no Brasil durante a Guerra do Paraguai. Era uma estratégia adotada pelos senhores de escravos para evitar seu próprio alistamento ou de seus familiares.

Portanto, a alternativa correta é a letra D.

Questão 7

Conteúdo exclusivo para assinantes Toda Matéria+
Além de mais exercícios, tenha acesso a mais recursos para dar um up nos seus estudos.
Corretor de Redação para o Enem
Exercícios exclusivos
Estude sem publicidade

Leia também: Guerra do Paraguai: resumo, Tríplice Aliança e consequências

Para mais exercícios: Exercícios de História para o 8º ano (com gabarito explicado)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.