Exercícios sobre a Revolução Chinesa (com gabarito explicado)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

Teste seus conhecimentos sobre Revolução Chinesa com as questões abaixo. Aprenda mais e tire as suas dúvidas com o gabarito explicado.

Questão 1

A Revolução Chinesa foi um dos episódios mais marcantes da história no século XX, inaugurando um período de nova organização político-social na China.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as transformações vinculadas a esse processo.

a) Com o triunfo da Revolução Chinesa, o país abandonou sua tradição monárquica e inaugurou o modelo republicano.

b) A China adotou um governo de inspiração socialista liderado por Mao Tsé-Tung, inicialmente alinhado com a União Soviética.

c) A Revolução Chinesa tinha como proposta central a unificação do território continental com Taiwan, feito conquistado somente em 1949.

d) O Kuomintang foi o partido protagonista da Revolução Chinesa. Através da liderança de Chiang Kai-Shek, o partido venceu tanto a facção comunista como também os invasores japoneses.

Gabarito explicado

a) Incorreto: A China já havia abandonado a monarquia em 1911 com a Revolução Xinhai, que resultou na queda da dinastia Qing e no estabelecimento da República da China.

b) Correto. A alternativa traz informações válidas sobre as principais transformações advindas da Revolução Chinesa.

c) Incorreto. A unificação com Taiwan nunca ocorreu. Após a derrota do Kuomintang na guerra civil, os nacionalistas, liderados por Chiang Kai-shek, fugiram para Taiwan e estabeleceram um governo separado.

d) Incorreto. Embora o Kuomintang tenha sido um dos protagonistas da Revolução Chinesa, é incorreto afirmar que esse partido saiu como vencedor na luta contra os comunistas.

Questão 2

Em 1949, a Revolução Chinesa marcou profundamente a história do país e do mundo.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um movimento que serviu de inspiração para a Revolução Chinesa e outro episódio que esteve diretamente vinculado a ela.

a) A Revolução Russa e a Segunda Guerra Mundial.

b) A Guerra do Vietnã e a Guerra Fria.

c) A Revolução Francesa e a Crise de 1929.

d) A Revolução Meiji e o Imperialismo.

Gabarito explicado

a) Correto. A Revolução Russa, de 1917, serviu como inspiração para a Revolução Chinesa pelo seu caráter socialista que influenciou personagens como Mao Tsé-Tung. Além disso, a Segunda Guerra Mundial esteve diretamente ligada ao processo revolucionário, pois o conflito enfraqueceu o governo nacionalista do Kuomintang, permitindo que os comunistas ganhassem força e consolidassem sua vitória em 1949.

b) Incorreto. A Guerra do Vietnã ocorreu posteriormente à Revolução Chinesa, sendo anacrônico citá-la como uma inspiração.

c) Incorreto. A Revolução Francesa não teve uma influência direta sobre a Revolução Chinesa, sendo mais importante para o contexto ocidental.

d) Incorreto. Embora a Revolução Chinesa buscasse superar as heranças do imperialismo no país, a Revolução Meiji foi um movimento de modernização no Japão, sem relação com a Revolução Chinesa.

Questão 3

“Além disso, as outras potências imperialistas - França, Inglaterra e Estados Unidos - pretendiam manter o acordo de Washington, de 1922, que reservava a China como área de do mínio conjunto. A decisão japonesa de colonizar a China rasgou esse acordo. Agravou as disputas entre elas e o Japão, permitindo à China unir-se a elas contra o Japão. Nesse contexto, uma frente única anti-imperialista não mais se dirigiria contra todos os imperialismos, mas unicamente contra o Japão. E os setores burgueses e latifundiários ligados àquelas potências poderiam incluir-se em tal frente.”

POMAR, Wladimir. A Revolução Chinesa. São Paulo: Editora UNESP, 2003. p. 56.

Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que uma das consequências diretas da invasão japonesa no território chinês foi:

a) O ingresso dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, que viu seus interesses econômicos ameaçados pelos japoneses.

b) O abandono da exploração das riquezas da China pelas potências imperialistas ocidentais, até então previsto no Acordo de Washington.

c) A união de grupos políticos opositores na China, que formaram uma frente unida para combater o imperialismo japonês.

d) A aproximação entre Chiang Kai-shek e as ideias comunistas, tendo em vista a busca de apoio da União Soviética para combater a invasão japonesa.

Gabarito explicado

a) Incorreto. O ingresso dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial ocorreu após o ataque a Pearl Harbor, em 1941, e não foi diretamente relacionado à invasão japonesa na China.

b) Incorreto. As potências imperialistas não abandonaram completamente a exploração da China. O acordo de Washington foi desrespeitado pelo Japão, mas as potências ocidentais continuaram a ter interesses na região.

c) Correto. A invasão japonesa levou à formação de uma frente unida na China, com a união de comunistas e nacionalistas (sob o Kuomintang) para combater o imperialismo japonês.

d) Incorreto. Chiang Kai-shek, líder do Kuomintang, nunca se aproximou das ideias comunistas. Embora houvesse uma aliança temporária com os comunistas chineses para combater o Japão, essa aliança era estratégica e não ideológica.

Questão 4

Em setembro de 1945, o Japão oficializou sua rendição na Segunda Guerra Mundial, retirando suas tropas da China. A partir desse momento, a China inaugurou uma fase política e social internamente, caracterizada principalmente por:

a) Um acordo formal que dividiu a China em dois Estados: Taiwan, capitalista e ligado aos Estados Unidos, e a China Continental, adepta dos princípios socialistas e vinculada à esfera de influência soviética.

b) Conflitos internos causados pelos chamados Senhores da Guerra, que eram refratários à unificação chinesa e a liderança de Sun Yat-Sen.

c) Adoção do chamado Grande Salto Adiante, programa econômico desenvolvido por Mao Tsé-Tung que buscava inserir a China no grupo de países mais avançados economicamente.

d) Disputa entre Nacionalistas e Comunistas pelo poder, levando à eclosão de uma nova Guerra Civil no país.

Gabarito explicado

a) Incorreto. A China e Taiwan se tornaram entidades separadas apenas após a vitória dos comunistas em 1949. Não houve um acordo formal de divisão da China em dois Estados logo após a rendição japonesa em 1945.

b) Incorreto. O período dos Senhores da Guerra, que consistiu em líderes regionais que controlavam diferentes partes da China, ocorreu entre o fim da dinastia Qing e o estabelecimento do governo nacionalista, ou seja, antes de 1945.

c) Incorreto. O Grande Salto Adiante foi uma política implementada por Mao Tsé-Tung, mas isso ocorreu anos depois, em 1958.

d) Correto. A disputa pelo poder entre os comunistas, liderados por Mao Tsé-Tung, e os nacionalistas, liderados por Chiang Kai-shek, resultou em uma nova fase da Guerra Civil Chinesa, encerrada apenas com a vitória dos comunistas em 1949.

Questão 5

O cartaz abaixo, datado de 1965, circulou na China e foi intitulado de "Levar a Revolução até o fim". Na imagem, lê-se a seguinte mensagem, em chinês: "Promover o proletariado e aniquilar a burguesia; alterar os céus e mudar a terra. Levar a revolução até o fim!".

Cartaz da Revolução Chinesa

A visão deste cartaz sobre a Revolução Chinesa destaca:

a) O caráter militar e pacífico da Revolução, que tinha como objetivo central unificar a China e pacificar a relação entre nacionalistas e comunistas.

b) O sucesso das forças chinesas em combater os invasores japoneses na Segunda Guerra Mundial, chamados pejorativamente de "burguesia" neste documento.

c) O caráter popular e ideológico da Revolução, conclamando a população a preservar tais valores nas décadas seguintes.

d) A liderança de Mao Tsé-Tung e a sabedoria de seus ensinamentos, que conduziu o processo revolucionário com apoio dos Estados Unidos e da França.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A Revolução Chinesa não transcorreu pacificamente, nem tinha como objetivo central unificar nacionalistas e comunistas.

b) Incorreta. Embora a China tenha combatido o Japão durante a Segunda Guerra Mundial, o termo "burguesia" aqui se refere à luta de classes, não aos invasores japoneses.

c) Correta. O cartaz apresenta uma mensagem nitidamente ideológica e popular, destacando a necessidade de manter os valores da Revolução, que era socialista, voltada para a defesa do proletariado e contra a burguesia.

d) Incorreta. Embora Mao Tsé-Tung tenha sido uma figura central da Revolução Chinesa, é equivocado afirmar que o processo revolucionário contou com apoio dos Estados Unidos e da França.

Questão 6

A Revolução Chinesa deixou duradouras fissuras na sociedade, na política e no território do país. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma consequência territorial direta desse episódio.

a) A divisão entre a China e Hong Kong, este último controlado pela Inglaterra e devolvido para a China somente nos anos 1990.

b) A separação entre Macau e China, resultado de uma rejeição da antiga colônia portuguesa aos princípios comunistas de Mao-Tsé Tung.

c) A formação de um governo autônomo em Taiwan, cuja independência não foi devidamente reconhecida pela China.

d) A tensão entre China e Tibet, sendo que este último reclama sua independência desde o início da Revolução Chinesa.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A questão de Hong Kong não é uma consequência direta da Revolução Chinesa, mas sim do domínio imperialista britânico que começou no século XIX.

b) Incorreta. Macau foi uma colônia portuguesa e, embora tenha sido devolvida à China em 1999, a sua separação não foi uma consequência direta da Revolução Chinesa.

c) Correta. Taiwan tornou-se um território autônomo sob controle do governo nacionalista de Chiang Kai-shek, após sua derrota na Guerra Civil Chinesa.

d) Incorreta. O Tibete já estava sob controle chinês desde o século XVIII, e as tensões entre a China e o Tibete intensificaram-se após a Revolução Chinesa, mas não começaram com ela.

Questão 7

“Os EUA conheciam Chiang Kai-Shek melhor do que ninguém: a rigor, o governo de Chongqing, durante a guerra contra o Japão, sobrevivera graças ao apoio diplomático, financeiro e militar dos norte-americanos. (...) Ao mesmo tempo, desde 1944, missões diplomáticas e militares, além de muitos jornalistas norte-americanos, visitaram Yanan e admiraram a disciplina e a combatividade dos comunistas. Em novembro de 1944, aliás, os comunistas propuseram encontros diplomáticos de alto nível com os EUA no sentido de discutir o futuro da China, mas não obtiveram respostas favoráveis. Do ponto de vista oficial, a propaganda norte-americana exaltava as virtudes da "China Livre e advertia para o "perigo vermelho".

REIS FILHO, Daniel Aarão. A Revolução Chinesa. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981. p. 92

Sobre o envolvimento dos Estados Unidos no momento final da Revolução Chinesa, é correto afirmar que:

a) Os Estados Unidos mantiveram uma firme oposição às lideranças comunistas, inclusive durante a guerra contra os invasores japoneses.

b) A diplomacia e o governo norte-americano apoiaram ativamente o governo nacionalista. Tal postura era resultado de um esforço para combater o avanço do comunismo e manter a China na órbita de seus interesses políticos e econômicos.

c) A Segunda Guerra Mundial oportunizou uma aproximação dos Estados Unidos e das forças comunistas na China. A disciplina e a combatividade dos soldados liderados por Mao Tsé-Tung resultaram no apoio aberto dos norte-americanos ao Partido Comunista Chinês.

d) Os Estados Unidos limitaram-se ao apoio diplomático para Chiang Kai-Shek e os nacionalistas na China, evitando o envio de recursos e armamento para ambos os protagonistas da Revolução Chinesa.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Durante a guerra contra o Japão, os Estados Unidos não se opuseram firmemente às lideranças comunistas. Na verdade, houve missões diplomáticas e militares que visitaram as áreas controladas pelos comunistas e admiraram sua disciplina e combatividade.

b) Correta. Os Estados Unidos apoiaram ativamente o governo nacionalista de Chiang Kai-Shek, tanto diplomática quanto financeiramente e militarmente.

c) Incorreta. Embora os EUA tenham enviado missões diplomáticas e militares às áreas comunistas e reconhecessem suas qualidades, não houve apoio aberto ou aproximação definitiva com esse grupo.

d) Incorreta. Os Estados Unidos não limitaram seu apoio apenas ao campo diplomático. Afinal, o governo nacionalista de Chiang Kai-Shek foi financiado pelos EUA, que também enviaram recursos e armamentos para apoiar sua luta interna.

Questão 8

Entre as principais consequências da Revolução Chinesa, é correto elencar:

a) A ascensão de Mao Tsé-Tung, o alinhamento da China com a União Soviética e a implementação de profundas reformas econômicas.

b) A formação de um governo nacionalista em Taiwan, a independência do Tibet e a assinatura do tratado de paz entre China e o Japão.

c) A continuidade da guerra civil entre nacionalistas e comunistas, a inclusão da China no Conselho de Segurança da ONU e o estabelecimento da República Popular da China.

d) O fortalecimento do movimento comunista internacional, a formação de governos separados na China Continental e em Taiwan e a devolução de Hong Kong pelos ingleses para a República Popular da China.

Gabarito explicado

a) Correto. A afirmativa apresenta corretamente três consequências da Revolução Chinesa, encerrada em 1949.

b) Incorreto. Embora tenha havido a formação de um governo nacionalista em Taiwan, o Tibet não se tornou independente. Tampouco a paz entre Japão e China foi assinada após a Revolução, mas sim ao final da Segunda Guerra Mundial.

c) Incorreto. A guerra civil entre nacionalistas e comunistas terminou com a vitória dos comunistas em 1949, e não teve continuidade após a Revolução. Por sua vez, a inclusão da China no Conselho de Segurança da ONU não está diretamente relacionado com o episódio da Revolução.

d) Incorreta. Embora a Revolução tenha fortalecido o movimento comunista internacional e tenha havido a formação de governos separados na China Continental e em Taiwan, a devolução de Hong Kong só aconteceu em 1997, muito tempo após a Revolução.

Questão 9

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Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.