Exercícios sobre a Revolução Chinesa (com gabarito explicado)
Teste seus conhecimentos sobre Revolução Chinesa com as questões abaixo. Aprenda mais e tire as suas dúvidas com o gabarito explicado.
Questão 1
A Revolução Chinesa foi um dos episódios mais marcantes da história no século XX, inaugurando um período de nova organização político-social na China.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as transformações vinculadas a esse processo.
a) Com o triunfo da Revolução Chinesa, o país abandonou sua tradição monárquica e inaugurou o modelo republicano.
b) A China adotou um governo de inspiração socialista liderado por Mao Tsé-Tung, inicialmente alinhado com a União Soviética.
c) A Revolução Chinesa tinha como proposta central a unificação do território continental com Taiwan, feito conquistado somente em 1949.
d) O Kuomintang foi o partido protagonista da Revolução Chinesa. Através da liderança de Chiang Kai-Shek, o partido venceu tanto a facção comunista como também os invasores japoneses.
a) Incorreto: A China já havia abandonado a monarquia em 1911 com a Revolução Xinhai, que resultou na queda da dinastia Qing e no estabelecimento da República da China.
b) Correto. A alternativa traz informações válidas sobre as principais transformações advindas da Revolução Chinesa.
c) Incorreto. A unificação com Taiwan nunca ocorreu. Após a derrota do Kuomintang na guerra civil, os nacionalistas, liderados por Chiang Kai-shek, fugiram para Taiwan e estabeleceram um governo separado.
d) Incorreto. Embora o Kuomintang tenha sido um dos protagonistas da Revolução Chinesa, é incorreto afirmar que esse partido saiu como vencedor na luta contra os comunistas.
Questão 2
Em 1949, a Revolução Chinesa marcou profundamente a história do país e do mundo.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente um movimento que serviu de inspiração para a Revolução Chinesa e outro episódio que esteve diretamente vinculado a ela.
a) A Revolução Russa e a Segunda Guerra Mundial.
b) A Guerra do Vietnã e a Guerra Fria.
c) A Revolução Francesa e a Crise de 1929.
d) A Revolução Meiji e o Imperialismo.
a) Correto. A Revolução Russa, de 1917, serviu como inspiração para a Revolução Chinesa pelo seu caráter socialista que influenciou personagens como Mao Tsé-Tung. Além disso, a Segunda Guerra Mundial esteve diretamente ligada ao processo revolucionário, pois o conflito enfraqueceu o governo nacionalista do Kuomintang, permitindo que os comunistas ganhassem força e consolidassem sua vitória em 1949.
b) Incorreto. A Guerra do Vietnã ocorreu posteriormente à Revolução Chinesa, sendo anacrônico citá-la como uma inspiração.
c) Incorreto. A Revolução Francesa não teve uma influência direta sobre a Revolução Chinesa, sendo mais importante para o contexto ocidental.
d) Incorreto. Embora a Revolução Chinesa buscasse superar as heranças do imperialismo no país, a Revolução Meiji foi um movimento de modernização no Japão, sem relação com a Revolução Chinesa.
Questão 3
“Além disso, as outras potências imperialistas - França, Inglaterra e Estados Unidos - pretendiam manter o acordo de Washington, de 1922, que reservava a China como área de do mínio conjunto. A decisão japonesa de colonizar a China rasgou esse acordo. Agravou as disputas entre elas e o Japão, permitindo à China unir-se a elas contra o Japão. Nesse contexto, uma frente única anti-imperialista não mais se dirigiria contra todos os imperialismos, mas unicamente contra o Japão. E os setores burgueses e latifundiários ligados àquelas potências poderiam incluir-se em tal frente.”
POMAR, Wladimir. A Revolução Chinesa. São Paulo: Editora UNESP, 2003. p. 56.
Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que uma das consequências diretas da invasão japonesa no território chinês foi:
a) O ingresso dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, que viu seus interesses econômicos ameaçados pelos japoneses.
b) O abandono da exploração das riquezas da China pelas potências imperialistas ocidentais, até então previsto no Acordo de Washington.
c) A união de grupos políticos opositores na China, que formaram uma frente unida para combater o imperialismo japonês.
d) A aproximação entre Chiang Kai-shek e as ideias comunistas, tendo em vista a busca de apoio da União Soviética para combater a invasão japonesa.
a) Incorreto. O ingresso dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial ocorreu após o ataque a Pearl Harbor, em 1941, e não foi diretamente relacionado à invasão japonesa na China.
b) Incorreto. As potências imperialistas não abandonaram completamente a exploração da China. O acordo de Washington foi desrespeitado pelo Japão, mas as potências ocidentais continuaram a ter interesses na região.
c) Correto. A invasão japonesa levou à formação de uma frente unida na China, com a união de comunistas e nacionalistas (sob o Kuomintang) para combater o imperialismo japonês.
d) Incorreto. Chiang Kai-shek, líder do Kuomintang, nunca se aproximou das ideias comunistas. Embora houvesse uma aliança temporária com os comunistas chineses para combater o Japão, essa aliança era estratégica e não ideológica.
Questão 4
Em setembro de 1945, o Japão oficializou sua rendição na Segunda Guerra Mundial, retirando suas tropas da China. A partir desse momento, a China inaugurou uma fase política e social internamente, caracterizada principalmente por:
a) Um acordo formal que dividiu a China em dois Estados: Taiwan, capitalista e ligado aos Estados Unidos, e a China Continental, adepta dos princípios socialistas e vinculada à esfera de influência soviética.
b) Conflitos internos causados pelos chamados Senhores da Guerra, que eram refratários à unificação chinesa e a liderança de Sun Yat-Sen.
c) Adoção do chamado Grande Salto Adiante, programa econômico desenvolvido por Mao Tsé-Tung que buscava inserir a China no grupo de países mais avançados economicamente.
d) Disputa entre Nacionalistas e Comunistas pelo poder, levando à eclosão de uma nova Guerra Civil no país.
a) Incorreto. A China e Taiwan se tornaram entidades separadas apenas após a vitória dos comunistas em 1949. Não houve um acordo formal de divisão da China em dois Estados logo após a rendição japonesa em 1945.
b) Incorreto. O período dos Senhores da Guerra, que consistiu em líderes regionais que controlavam diferentes partes da China, ocorreu entre o fim da dinastia Qing e o estabelecimento do governo nacionalista, ou seja, antes de 1945.
c) Incorreto. O Grande Salto Adiante foi uma política implementada por Mao Tsé-Tung, mas isso ocorreu anos depois, em 1958.
d) Correto. A disputa pelo poder entre os comunistas, liderados por Mao Tsé-Tung, e os nacionalistas, liderados por Chiang Kai-shek, resultou em uma nova fase da Guerra Civil Chinesa, encerrada apenas com a vitória dos comunistas em 1949.
Questão 5
O cartaz abaixo, datado de 1965, circulou na China e foi intitulado de "Levar a Revolução até o fim". Na imagem, lê-se a seguinte mensagem, em chinês: "Promover o proletariado e aniquilar a burguesia; alterar os céus e mudar a terra. Levar a revolução até o fim!".
A visão deste cartaz sobre a Revolução Chinesa destaca:
a) O caráter militar e pacífico da Revolução, que tinha como objetivo central unificar a China e pacificar a relação entre nacionalistas e comunistas.
b) O sucesso das forças chinesas em combater os invasores japoneses na Segunda Guerra Mundial, chamados pejorativamente de "burguesia" neste documento.
c) O caráter popular e ideológico da Revolução, conclamando a população a preservar tais valores nas décadas seguintes.
d) A liderança de Mao Tsé-Tung e a sabedoria de seus ensinamentos, que conduziu o processo revolucionário com apoio dos Estados Unidos e da França.
a) Incorreta. A Revolução Chinesa não transcorreu pacificamente, nem tinha como objetivo central unificar nacionalistas e comunistas.
b) Incorreta. Embora a China tenha combatido o Japão durante a Segunda Guerra Mundial, o termo "burguesia" aqui se refere à luta de classes, não aos invasores japoneses.
c) Correta. O cartaz apresenta uma mensagem nitidamente ideológica e popular, destacando a necessidade de manter os valores da Revolução, que era socialista, voltada para a defesa do proletariado e contra a burguesia.
d) Incorreta. Embora Mao Tsé-Tung tenha sido uma figura central da Revolução Chinesa, é equivocado afirmar que o processo revolucionário contou com apoio dos Estados Unidos e da França.
Questão 6
A Revolução Chinesa deixou duradouras fissuras na sociedade, na política e no território do país. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma consequência territorial direta desse episódio.
a) A divisão entre a China e Hong Kong, este último controlado pela Inglaterra e devolvido para a China somente nos anos 1990.
b) A separação entre Macau e China, resultado de uma rejeição da antiga colônia portuguesa aos princípios comunistas de Mao-Tsé Tung.
c) A formação de um governo autônomo em Taiwan, cuja independência não foi devidamente reconhecida pela China.
d) A tensão entre China e Tibet, sendo que este último reclama sua independência desde o início da Revolução Chinesa.
a) Incorreta. A questão de Hong Kong não é uma consequência direta da Revolução Chinesa, mas sim do domínio imperialista britânico que começou no século XIX.
b) Incorreta. Macau foi uma colônia portuguesa e, embora tenha sido devolvida à China em 1999, a sua separação não foi uma consequência direta da Revolução Chinesa.
c) Correta. Taiwan tornou-se um território autônomo sob controle do governo nacionalista de Chiang Kai-shek, após sua derrota na Guerra Civil Chinesa.
d) Incorreta. O Tibete já estava sob controle chinês desde o século XVIII, e as tensões entre a China e o Tibete intensificaram-se após a Revolução Chinesa, mas não começaram com ela.
Questão 7
“Os EUA conheciam Chiang Kai-Shek melhor do que ninguém: a rigor, o governo de Chongqing, durante a guerra contra o Japão, sobrevivera graças ao apoio diplomático, financeiro e militar dos norte-americanos. (...) Ao mesmo tempo, desde 1944, missões diplomáticas e militares, além de muitos jornalistas norte-americanos, visitaram Yanan e admiraram a disciplina e a combatividade dos comunistas. Em novembro de 1944, aliás, os comunistas propuseram encontros diplomáticos de alto nível com os EUA no sentido de discutir o futuro da China, mas não obtiveram respostas favoráveis. Do ponto de vista oficial, a propaganda norte-americana exaltava as virtudes da "China Livre e advertia para o "perigo vermelho".
REIS FILHO, Daniel Aarão. A Revolução Chinesa. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981. p. 92
Sobre o envolvimento dos Estados Unidos no momento final da Revolução Chinesa, é correto afirmar que:
a) Os Estados Unidos mantiveram uma firme oposição às lideranças comunistas, inclusive durante a guerra contra os invasores japoneses.
b) A diplomacia e o governo norte-americano apoiaram ativamente o governo nacionalista. Tal postura era resultado de um esforço para combater o avanço do comunismo e manter a China na órbita de seus interesses políticos e econômicos.
c) A Segunda Guerra Mundial oportunizou uma aproximação dos Estados Unidos e das forças comunistas na China. A disciplina e a combatividade dos soldados liderados por Mao Tsé-Tung resultaram no apoio aberto dos norte-americanos ao Partido Comunista Chinês.
d) Os Estados Unidos limitaram-se ao apoio diplomático para Chiang Kai-Shek e os nacionalistas na China, evitando o envio de recursos e armamento para ambos os protagonistas da Revolução Chinesa.
a) Incorreta. Durante a guerra contra o Japão, os Estados Unidos não se opuseram firmemente às lideranças comunistas. Na verdade, houve missões diplomáticas e militares que visitaram as áreas controladas pelos comunistas e admiraram sua disciplina e combatividade.
b) Correta. Os Estados Unidos apoiaram ativamente o governo nacionalista de Chiang Kai-Shek, tanto diplomática quanto financeiramente e militarmente.
c) Incorreta. Embora os EUA tenham enviado missões diplomáticas e militares às áreas comunistas e reconhecessem suas qualidades, não houve apoio aberto ou aproximação definitiva com esse grupo.
d) Incorreta. Os Estados Unidos não limitaram seu apoio apenas ao campo diplomático. Afinal, o governo nacionalista de Chiang Kai-Shek foi financiado pelos EUA, que também enviaram recursos e armamentos para apoiar sua luta interna.
Questão 8
Entre as principais consequências da Revolução Chinesa, é correto elencar:
a) A ascensão de Mao Tsé-Tung, o alinhamento da China com a União Soviética e a implementação de profundas reformas econômicas.
b) A formação de um governo nacionalista em Taiwan, a independência do Tibet e a assinatura do tratado de paz entre China e o Japão.
c) A continuidade da guerra civil entre nacionalistas e comunistas, a inclusão da China no Conselho de Segurança da ONU e o estabelecimento da República Popular da China.
d) O fortalecimento do movimento comunista internacional, a formação de governos separados na China Continental e em Taiwan e a devolução de Hong Kong pelos ingleses para a República Popular da China.
a) Correto. A afirmativa apresenta corretamente três consequências da Revolução Chinesa, encerrada em 1949.
b) Incorreto. Embora tenha havido a formação de um governo nacionalista em Taiwan, o Tibet não se tornou independente. Tampouco a paz entre Japão e China foi assinada após a Revolução, mas sim ao final da Segunda Guerra Mundial.
c) Incorreto. A guerra civil entre nacionalistas e comunistas terminou com a vitória dos comunistas em 1949, e não teve continuidade após a Revolução. Por sua vez, a inclusão da China no Conselho de Segurança da ONU não está diretamente relacionado com o episódio da Revolução.
d) Incorreta. Embora a Revolução tenha fortalecido o movimento comunista internacional e tenha havido a formação de governos separados na China Continental e em Taiwan, a devolução de Hong Kong só aconteceu em 1997, muito tempo após a Revolução.
Questão 9
Para estudar mais: Revolução Chinesa (1911-1949): o que foi, suas causas e consequências
Para mais exercícios:
Exercícios de História para o 9º ano (com gabarito explicado)
Exercícios de História para 3º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)
PEREIRA, Lucas. Exercícios sobre a Revolução Chinesa (com gabarito explicado). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicio-sobre-a-revolucao-chinesa/. Acesso em: