🚀 60% OFF para turbinar seus estudos! Assine agora

Exercício sobre comunismo (com respostas explicadas)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

Responda às questões abaixo e confira o que já sabe sobre o comunismo. Consulte as respostas e aprenda mais com as explicações no gabarito.

Questão 1

O comunismo é uma doutrina que desempenhou enorme relevância política nos séculos XIX e XX. Entre as principais obras fundadoras de sua versão moderna, podemos citar:

a) Crítica da Razão Pura e O Estado e a Revolução.

b) O Capital e A Riqueza das Nações.

c) A Riqueza das Nações e O Manifesto do Partido Comunista.

d) O Capital e O Manifesto do Partido Comunista.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Crítica da Razão Pura (de Immanuel Kant) não tem relação com o comunismo. Já O Estado e a Revolução, de Lênin, é uma obra relevante, mas foi escrita no século XX, não sendo fundadora do comunismo moderno.

b) Incorreta. A Riqueza das Nações, de Adam Smith, é um dos pilares do liberalismo econômico, não do pensamento comunista.

c) Incorreta. A Riqueza das Nações não é considerada uma obra ligada à fundação do comunismo.

d) Correta. O Manifesto do Partido Comunista (1848) e O Capital (1867) são as principais obras de Karl Marx que originaram o comunismo moderno.

Questão 2

Entre os países que assistiram à emergência de governos alinhados com os princípios marxistas-leninistas, ligados à doutrina comunista, podemos citar:

a) União Soviética, Vietnã, Bulgária e Checoslováquia.

b) China, Coreia do Norte, Suécia e Áustria.

c) Venezuela, Paquistão, Índia e África do Sul.

d) Nicarágua, Espanha, Irã e Camboja.

Gabarito explicado

a) Correta. Todos esses países tiveram regimes comunistas em algum momento: União Soviética (1922-1991), Vietnã (1945-presente), Bulgária (1946-1990) e Checoslováquia (1948-1989).

b) Incorreta. Suécia e Áustria nunca tiveram governos ligados ao marxismo-leninismo. São países de economia de mercado e sistema democrático.

c) Incorreta. Venezuela e Índia tiveram governos de esquerda, mas não comunistas estritamente no sentido marxista-leninista. Paquistão e África do Sul também não adotaram o comunismo como sistema de governo.

d) Incorreta. Espanha nunca teve um governo comunista, e o Irã é uma república islâmica, não comunista. O Camboja teve um regime comunista sob o Khmer Vermelho (1975-1979).

Questão 3

Uma das principais ideias da filosofia marxista, diretamente ligada à doutrina comunista, é a "luta de classes". Assinale a alternativa que melhor explica esse conceito.

a) Para Marx, a luta de classes é um fenômeno específico do capitalismo contemporâneo, resultante da exploração do trabalhador pela burguesia.

b) A luta de classes é o conceito utilizado por Marx para explicar relações superadas pelo capitalismo. Por exemplo, ele cita a disputa entre nobres e servos na Idade Média como um episódio da luta de classes.

c) Em linhas gerais, a luta de classes é a exploração de uma classe social pela outra. Tal disputa existe desde tempos antigos e seria o motor das transformações ao longo da história da humanidade.

d) A ideia central da luta de classes envolve a disputa entre comunistas e burgueses pelo poder. Enquanto a classe burguesa defende o Estado mínimo, a classe comunista defende o controle estatal sobre a sociedade.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Marx não limita a luta de classes ao capitalismo contemporâneo, pois ele a considera um fenômeno histórico que existe desde sociedades antigas.

b) Incorreta. A luta de classes não é um conceito superado pelo capitalismo. Ao contrário, Marx argumenta que o capitalismo intensifica essa luta entre burguesia e proletariado.

c) Correta. A luta de classes, segundo Marx, é o conflito entre grupos sociais com interesses opostos ao longo da história (ex.: senhores feudais x servos, burgueses x proletários). Ele argumenta que essa luta impulsiona as mudanças sociais.

d) Incorreta. A luta de classes não se resume à disputa entre comunistas e burgueses, e o conceito não está diretamente ligado ao debate sobre Estado mínimo ou controle estatal.

Questão 4

Leia atentamente as afirmativas abaixo.

I - O comunismo é uma doutrina internacionalista, isto é, propõe a adesão dos trabalhadores de diferentes países para a superação do capitalismo.

II - Os comunistas defendem a abolição da propriedade privada dos meios de produção.

III - A defesa de um Estado forte, centralizado e intervencionista é um dos objetivos últimos da ideologia comunista.

É correto o que se afirma em:

a) I, II e III.

b) I e II, somente.

c) I e III, somente.

d) II e III, somente.

Gabarito explicado

I - Correta. O comunismo, especialmente na concepção marxista, tem caráter internacionalista, pois busca unir os trabalhadores do mundo contra a exploração capitalista.

II - Correta. O comunismo defende o fim da propriedade privada dos meios de produção (fábricas, terras, maquinário, etc.), propondo sua socialização.

III - Incorreta. Embora regimes comunistas tenham adotado Estados fortes e centralizados, o objetivo final do comunismo, segundo Marx, é a extinção do Estado após a superação das classes sociais e da propriedade privada.

Questão 5

"Na sociedade capitalista (...) temos um democratismo mais ou menos completo na república democrática. Mas este democratismo está sempre comprimido nos limites estreitos da exploração capitalista e, por isso, permanece sempre um democratismo para a minoria, para as classes possuidoras (...). A liberdade da sociedade capitalista permanece sempre aproximadamente como era a liberdade na Grécia Antiga: liberdade para os escravistas. (...) Devido às condições da exploração capitalista atuais, (...) a maioria da população está afastada da participação na vida político-social."

(Adaptado de: LENINE, V. I. O Estado e a Revolução. In Obras Escolhidas, Volume 2. São Paulo: Editora AlfaOmega, 1980, p. 281)

Neste trecho, a crítica de Lênin à democracia capitalista envolve:

a) A semelhança entre o conceito de cidadania moderno e o da Grécia Antiga.

b) O desinteresse da maioria mais pobre em se informar e se envolver com política.

c) O afastamento da maioria da população dos processos eleitorais e do direito à candidatura.

d) O fato de a exploração sistêmica impedir a maioria de efetivamente ter participação política.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A citação sobre a Grécia Antiga é uma analogia para ilustrar a exclusão de grande parte da população da vida política, e não o foco da crítica de Lênin.

b) Incorreta. Lênin não atribui o afastamento político ao desinteresse da população, mas sim à exploração do capitalismo.

c) Incorreta. O problema apontado por Lênin não é apenas a exclusão formal de eleições ou candidaturas, mas a própria estrutura econômica que impede a maioria da população de exercer poder real.

d) Correta. A crítica de Lênin argumenta que, no capitalismo, a exploração impede que a maioria tenha participação política real, pois a democracia estaria limitada às elites.

Questão 6

A imagem abaixo apresenta o símbolo tradicional do comunismo, composto pela foice e pelo martelo.

Símbolo do comunismo.

A interpretação tradicional para esse símbolo é:

a) A foice representa a luta revolucionária, enquanto o martelo significa a construção de uma nova sociedade.

b) O símbolo representa a aliança entre os trabalhadores urbanos (martelo) e os trabalhadores do campo (foice).

c) A foice e o martelo são instrumentos ligados à vida pessoal de Lênin, que serviu às forças armadas antes de se tornar líder revolucionário.

d) A sobreposição do martelo à foice simboliza o objetivo de industrialização das sociedades comunistas, superando o atraso agrícola.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A foice e o martelo não representam luta e construção, mas sim categorias de trabalhadores.

b) Correta. O símbolo do comunismo representa a união entre camponeses (foice) e operários industriais (martelo).

c) Incorreta. O símbolo não tem relação com a vida pessoal de Lênin.

d) Incorreta. O símbolo não representa a superação da agricultura pela indústria, mas sim a aliança entre esses setores.

Questão 7

"Mas, com o desenvolvimento da indústria, o proletariado não apenas se multiplica; comprime-se em massas cada vez maiores, sua força cresce e ele adquire maior consciência dela. (...) Os operários começam a formar coalizões contra os burgueses e atuam em comum na defesa de seus salários; chegam a fundar associações permanentes a fim de se precaverem de insurreições eventuais. Aqui e ali a luta irrompe em motim".

(MARX, Karl. ENGELS, Friederich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007. p. 47-48)

A partir da leitura do texto, é correto afirmar que Marx defende:

a) Que o avanço do capitalismo beneficia o proletariado, que se fortalece com melhores salários e associações.

b) Uma contradição interna do capitalismo, pois, quanto mais se desenvolve, mais acelera a conscientização e mobilização do proletariado.

c) A possibilidade de trabalho conjunto entre burgueses e proletários na conquista de direitos expressivos, como melhores salários e associações de fábrica.

d) A desimportância de motins e organizações associativas, pois somente uma liderança revolucionária teria condição de desagregar o capitalismo.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Marx não defende que o capitalismo beneficia os trabalhadores, mas que sua expansão gera exploração e resistência.

b) Correta. Marx aponta uma contradição no capitalismo: seu próprio desenvolvimento fortalece a organização e a consciência dos trabalhadores.

c) Incorreta. Marx não defende a cooperação entre proletários e burgueses, mas sim o conflito entre as classes.

d) Incorreta. Embora Marx defenda claramente a necessidade de uma revolução, ele não desconsidera a importância de mobilizações e greves.

Questão 8

O movimento comunista não ficou restrito à Ásia e à Europa, tendo um importante engajamento na história do Brasil no século XX. Entre os eventos ligados ao movimento comunista brasileiro, podemos citar:

a) A fundação do PCB, a Intentona de 1935 e a participação em greves e lutas sindicais.

b) A resistência armada à ditadura, a presidência de João Goulart e a adesão ao golpe do Estado Novo.

c) A participação na Revolução Constitucionalista de 1932, o sequestro do embaixador americano Charles Elbrick durante a Ditadura e a fundação do MDB.

d) A fundação do PTB de Vargas, a defesa da campanha "O Petróleo é Nosso" e o apoio à candidatura de Jânio Quadros à presidência.

Gabarito explicado

a) Correta. O PCB (Partido Comunista Brasileiro) foi fundado em 1922 e teve papel ativo na Intentona Comunista de 1935 e em movimentos sindicais.

b) Incorreta. João Goulart não era comunista. Por sua vez, o movimento comunista, além de se opôr ao golpe em 1937, foi duramente perseguido com no Estado Novo.

c) Incorreta. O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) foi um partido de oposição durante a Ditadura Militar, mas não era comunista. Tampouco os comunistas tiveram ampla e formal adesão à Revolução de 1932.

d) Incorreta. O PTB, criado por Getúlio Vargas, tinha orientação trabalhista, não comunista. Também é incorreto sugerir que o PCB apoiou Jânio Quadros.

Para continuar praticando:

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.