🚀 60% OFF para turbinar seus estudos! Assine agora

Exercício sobre o concretismo na literatura (com gabarito resolvido)

Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Português e Literatura

O concretismo foi uma expressão artística de grande impacto na literatura. No Brasil, teve grande destaque na metade do século XX, quando passou a figurar nas revistas literárias da época.

Confira os exercícios sobre o concretismo na literatura. Treine seus conhecimentos e continue estudando sobre o tema.

Questão 1

O movimento concretista rompeu com a poesia tradicional ao propor novas formas de expressão. Dentre as principais características do concretismo, destaca-se a(o)

a) valorização da métrica fixa e da rima regular.

b) uso da linguagem figurada baseada em metáforas sobre a cidade.

c) priorização da disposição espacial das palavras para criar significado.

d) ênfase no sentimentalismo e na subjetividade do poeta.

e) resgate das formas poéticas clássicas, como o soneto e a ode.

Gabarito explicado

O concretismo rompeu com a estrutura tradicional da poesia, afastando-se da métrica fixa e da rima regular para explorar o espaço gráfico como elemento fundamental na construção do sentido.

Os poemas concretos muitas vezes organizam as palavras de maneira não linear, criando formas visuais que reforçam o significado do texto. Isso contrasta com a poesia tradicional, que enfatiza o ritmo e a musicalidade.

Questão 2

O concretismo é um movimento que se manifesta nas artes plásticas e também na literatura. Embora tenha se popularizado na década de 1950, pode-se encontrar semelhanças com as experimentações vanguardistas e literárias do movimento:

a) surrealista.

b) cubista.

c) dadaísta.

d) realista.

e) expressionista.

Gabarito explicado

O Concretismo compartilha semelhanças com o Cubismo, especialmente na fragmentação, na exploração da forma e na reorganização dos elementos visuais e textuais para criar novos significados.

No campo literário, o Cubismo introduziu a ideia de uma composição descontinuada e simultânea, como nas poesias de Guillaume Apollinaire, que exploravam a disposição gráfica das palavras (os caligramas).

O Concretismo, por sua vez, radicalizou essa abordagem, tornando a estrutura visual do poema um elemento essencial para a comunicação da mensagem.

Questão 3

Leia o poema a seguir, de autoria de Augusto de Campos.

Poema visual de Augusto de Campos. No poema, as palavras são dispostas para formar a imagem de um ovo. As principais palavras presentes no poema são ovo, novelo, novo e velho.
Poema "Novelo", de Agusto de Campos.

O jogo de linguístico principal do poema alterna a disposição das palavras "ovo", "novo" e "velho". Nesse sentido, é possível inferir que o poema

a) valoriza visualmente o novo, a partir da imagem do ovo, mas sugere a defesa da poesia tradicional, ao exaltar a imagem do novelo.

b) aborda a fragilidade daquilo que é novo, a partir da imagem do ovo, mas garante a conservação das formas, ao descrever o velho.

c) relaciona a transformação do velho no novo a partir da circularidade visualmente explicada na imagem do ovo e sugerida pelas palavras ovo-novelo-novo.

d) trata da concepção da paternidade, ao abordar a ideia da fonte do feto, mas sugere a fragilidade do fato, pela imagem da casca de ovo.

Gabarito explicado

O poema de Augusto dos Anjos trata da ideia da transitoriedade. Usa da forma do ovo para sugerir a ideia de um novo nascimento, ao mesmo tempo em que infere o momento de duplicação das células, de modo que uma palavra seja capaz de gerar outra bem como duplicar seu sentido. Assim, "novo" vira "novelo", "novelo" vira "no velhoʼ. A brincadeira visual e sonora é a espinha dorsal desse poema.

Questão 4

O conceito de verbivocovisual, central para a poesia concreta, refere-se à interação entre diferentes elementos na composição do poema. O conceito é corretamente definido pela

a) separação entre palavra, som e imagem, mantendo cada um com função independente no poema.

b) fusão entre o verbal (palavra), o sonoro (voz) e o visual (forma gráfica), criando uma experiência integrada.

c) valorização exclusiva da sonoridade das palavras, sem preocupação com a forma escrita.

d) ênfase na escrita linear e na métrica fixa para reforçar a sonoridade da poesia.

e) subordinação da forma visual ao conteúdo do poema, mantendo uma estrutura tradicional.

Gabarito explicado

O conceito de verbivocovisual é central para o movimento concretista, que busca integrar três dimensões na poesia:

  • verbal (palavra escrita, o conteúdo semântico da poesia);
  • vocal (o som da palavra);
  • visual (a forma gráfica, isto é, a disposição visual das palavras na página).

Essa integração cria uma experiência poética única, em que a palavra não é apenas algo a ser lido, mas também ouvido e visto, estabelecendo uma interação entre som, significado e forma.

O poema concreto visa explorar a totalidade do meio, tornando a estrutura visual e sonora do poema essenciais para seu significado.

Questão 5

Conteúdo exclusivo para assinantes Toda Matéria+
Além de mais exercícios, tenha acesso a mais recursos para dar um up nos seus estudos.
Corretor de Redação para o Enem
Exercícios exclusivos
Estude sem publicidade

Leia mais sobre o tema:

Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Língua Portuguesa e Literatura formado pela Universidade de São Paulo (USP) e graduando na área de Pedagogia (FE-USP). Atua, desde 2017, dentro da sala de aula e na produção de materiais didáticos.