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Exercício sobre trabalho e sociedade (com questões explicadas)

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Professora de Filosofia e Sociologia

Responda às questões abaixo e teste seus conhecimentos sobre o tema. Confira as respostas e tire as suas dúvidas no gabarito explicado.

Questão 1

A palavra trabalho deriva do:

A) termo latino tripalium, que significa “três paus”;

B) termo grego tekhné, que significa “arte”;

C) inglês, track, que significa “esteira”;

D) latim, tractatus, que significa “tratado”;

Gabarito explicado

O termo trabalho vem de Tripalium e tem origem latina. O Tripalium era um instrumento formado por três paus, cujas pontas continham ferros, e era usado na produção agrícola.

Posteriormente, esse instrumento passou a ser associado a um instrumento de tortura, em que eram presos os escravos.

Assim, surge um dos sentidos iniciais da palavra “trabalho”, que é sua associação com um serviço penoso, que envolve sacrifício e castigo.

Questão 2

Sobre a visão antiga e medieval sobre trabalho, considere as frases:

I. O trabalho, principalmente o braçal, era ligado à escravidão;

II. No período antigo, surge o capitalismo e, pela primeira vez, o grupo dos proletários;

III. Surge, no período Medieval, “a ideia de que o trabalho dignifica o homem”;

IV. Com o advento do cristianismo, trabalho passou a ser considerado um castigo que recaia sobre uma pessoa, em virtude dos seus pecados;

V. Era comum, nesses períodos, a existência de fábricas com linhas de produção, o que acelerava o processo de fabricação, mas que colocava o trabalhador em longas jornadas de serviço;

Estão corretas as frases:

A) I e V;

B) Todas;

C) Somente I e IV;

D) Nenhuma;

Gabarito explicado

Nos períodos da Antiguidade e do Medievo, a ideia de trabalho carregava um caráter negativo e não tinha qualquer vínculo com a ideia contemporânea de realização pessoal.

Os antigos, em sua divisão da sociedade, atrelavam aos cidadãos livres as atividades nobres, como discutir questões da cidade (política), enquanto atrelavam aos escravos, o serviço pesado, como o cuidado da lavoura. Assim, a ideia de trabalho para eles estava sempre ligado a uma atividade que envolvia o uso de força física e, portanto, a algo penoso e de baixo valor.

Nos períodos seguintes, após a ascensão do cristianismo, tal visão ganhava uma nova justificativa, sob a ideia do pecado original de Adão e Eva.

Adão, ao ser expulso do paraíso, é condenado por Deus a trabalhar para sobreviver - “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra” (Gn 3.19). Surge, desse modo, a associação de trabalho com “castigo”.

Essa ideia se manteve durante o período Medieval, alimentando a relação entre nobres e servos

Questão 3

Segundo Durkheim, a solidariedade orgânica é:

A) a sociedade rudimentar, cujas relações sociais têm como característica a identificação dos indivíduos pelo compartilhamento de crenças, ideias costumes etc;

B) uma forma de classificar as sociedades complexas, cuja divisão social tem por base a especialização do trabalho;

C) um tipo de sociedade cuja coesão social é dada pelo desenvolvimento de uma mesma atividade;

D) uma forma de sociedade comum no período pré-capitalista, marcada pela especialização das funções dos indivíduos e pelas trocas de serviço;

Gabarito explicado

A ideia de solidariedade surge como uma forma de explicar a relação estabelecida entre os indivíduos. Em sociedades complexas, como as sociedades surgidas com advento do capitalismo, as relações são marcadas pela divisão do trabalho, em que os indivíduos deixam de se vincular pelo compartilhamento de costumes e crenças, e criam um laço social com base na especialização de cada um. Os indivíduos tornam-se distintos, a partir das atividades específicas que desenvolvem, contudo, passam a ter uma relação de interdependência, uma vez que dependem dos demais para sobreviver.

Exemplo: um construtor de casas precisa daqueles que produzem comida para sobreviver, assim como precisa do médico para cuidar de sua saúde. Contudo, tanto os agricultores, que produzem os alimentos, quanto o médico, precisam de alguém que construa suas moradias, para que possam se abrigar e se sentirem seguros. Assim, um depende da atividade do outro para continuar existindo.

Questão 4

O que é o processo de racionalização do trabalho?

A) É uma forma administrativa surgida com a industrialização, que tinha como objetivo transformar o trabalho mecanizado em algo mais artesanal, em vista da qualidade dos produtos;

B) É uma forma de teorização científica que buscava compreender historicamente a mudança do conceito de trabalho, ao longo dos séculos;

C) São estratégias baseadas nos avanços científicos e tecnológicos, como uso de esteiras na linha de produção, que visavam o aumento no ritmo de trabalho e na produtividade;

D) São estratégia administrativa baseada na lógica de produção, cujo intuito é melhorar o ambiente de trabalho, para trazer mais qualidade de vida aos trabalhadores, após suas reivindicações;

Gabarito explicado

A racionalização do trabalho foi um processo de sistematização do serviço, fazendo uso dos avanços científicos, que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Tinha como base teorias gerenciais, como as elaboradas por Frederick W. Taylor e Henry Ford, que tinham como intuito o aumento na produção das fábricas.

Entre as principais características dessas estratégias administrativas, estão: a especialização das atividades desempenhadas pelos trabalhadores, o gerenciamento do tempo, o controle dos movimentos e o aumento no ritmo de trabalho.

Questão 5

Diferente de Karl Marx, Max Weber, em sua análise sociológica, aponta uma outra maneira de se pensar o trabalho, tendo em vista os valores que se consolidaram a partir das ideologias protestantes. Sobre isso é correto afirmar que, para Weber:

A) A riqueza ou o sucesso de um indivíduo torna-se o marcador de sua salvação, visto ser o trabalho uma atividade ordenada por Deus e que serve para a elevação espiritual do homem;

B) O trabalho é algo penoso e dado como castigo divino, por isso, aqueles que são obrigados ao trabalho são tidos como pecadores;

C) Em um sistema como o capitalista, o trabalho torna o indivíduo, que vende sua força de trabalho, em um ser alienado e desvalorizado espiritualmente, uma vez que retira do sujeito o controle sobre os meios de produção e sobre o seu próprio tempo;

D) Os indivíduos constroem uma sociedade baseada na troca do trabalho especializado, um marcador da complexidade dessa sociedade e da elevação social do homem;

Gabarito explicado

Enquanto Marx vê o capitalismo como um sistema que se desenvolveu a partir da exploração e da alienação do indivíduo, visando somente o fator econômico, Weber aponta para aspectos culturais e religiosos na promoção do sistema.

O protestantismo, principalmente as visões calvinistas e puritanas, ganham força nos séculos seguintes da Reforma, disseminando novas formas de se pensar a realidade, as ordenações divinas e o trabalho, tendo um papel fundamental na própria consolidação e afirmação do capitalismo.

É a partir dessas visões que o trabalho deixa de ser visto como um castigo divino e passa a ser incorporado como algo que “dignifica o homem”, ganhando, assim, o status de algo que encaminha à “salvação”. Essa visão também mudou os valores associados à riqueza.

Questão 6

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Para mais exercícios: Exercício de Sociologia para o 1º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)

Referências Bibliográficas

GALLIANO, G. Introdução à Sociologia. São Paulo: Harper e Row do Brasil, 1981.

KUPPER, A. Sociologia Diálogos Compartilhados. São Paulo: FDT, 2015.

JOHNSON, A. G. Dicionário de Sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Tradução de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

MARTINS, S. P. Breve Histórico a Respeito do Trabalho. Revista Da Faculdade de Direito, Universidade De São Paulo, v.95, 2000.

SILVA, A., et al. Sociologia em Movimento. 2. ed. São Paulo, Moderna, 2016.

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Bacharela e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2014), com Mestrado em História da Filosofia pela mesma universidade (2017). Atua como professora na rede privada de ensino, ministrando aulas ligadas às áreas de Filosofia e de Sociologia.