10 Exercícios sobre a Belle Époque (com comentários)

Thiago Souza
Thiago Souza
Professor de Sociologia, Filosofia e História

Preparamos 10 questões sobre a Belle Époque para você se preparar para sua prova, vestibulares ou ENEM. Bons estudos!

Nível fácil

Questão 01

Qual cidade europeia foi considerada o epicentro cultural e artístico da Belle Époque?

Paris

Berlim

Londres

Versalhes

Florença

Gabarito explicado

A Belle Époque foi um ao período ocorrido entre 1871 a 1914, que engloba o final do século XIX e o início do século XX.

Questão 02

Quais são as características são relacionadas à Belle Époque?

a) Industrialização e urbanização aceleradas.

b) Uma corrida armamentista, mesmo sem guerras acontecendo

c) Desenvolvimento da imprensa.

d) Expansão colonial e competição entre as potências europeias.

e) Todas as anteriores.

Gabarito explicado

Paris foi amplamente reconhecida como o epicentro cultural e artístico da Belle Époque. A cidade atraiu escritores, artistas, músicos e intelectuais de todo o mundo, tornando-se um importante centro de criatividade e inovação.

Questão 03

Qual evento histórico marcou o fim da Belle Époque?

a) Revolução Russa

b) Primeira Guerra Mundial

c) Queda do Império Otomano

d) Crise de 1929

e) Segunda Guerra Mundial

Gabarito explicado

A Belle Époque, período de estabilidade e prosperidade na Europa, foi quebrado com o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914.

Nível médio

Questão 04

Durante a Belle Époque, houve um movimento artístico e cultural que procurava retratar a realidade de forma objetiva e imparcial, representando os detalhes da vida cotidiana com precisão e sem romantismo excessivo. Esse movimento ficou conhecido como:

a) Impressionismo, estilo artístico que buscava apresentar as impressões fugazes da luz e da cor na natureza e na sociedade.

b) Expressionismo, um estilo artístico que buscava expressar as emoções e os sentimentos dos artistas mediante formas distorcidas e cores vibrantes.

c) Realismo, um estilo artístico que buscava representar a realidade de maneira objetiva e fiel, retratando a vida cotidiana e as condições sociais da época.

d) Cubismo, um estilo artístico que buscava representar objetos e figuras geométricas, fragmentando e reconstruindo formas em múltiplos pontos de vista.

e) Simbolismo, um estilo artístico que buscava representar ideias abstratas e sentimentos por meio de símbolos e metáforas.

Gabarito explicado

O Realismo, desenvolvido durante a Belle Époque, teve como objetivo retratar a realidade de maneira crua e honesta, representando temas sociais, políticos e econômicos da época.

Questão 05

Durante a Belle Époque, a exploração econômica da Amazônia se intensificou. Um dos principais produtos extraídos da região durante esse período foi:

a) Látex, utilizado na produção de borracha. A Amazônia se tornou uma importante fornecedora de borracha natural, impulsionando a economia da região.

b) Cacau, matéria-prima para a produção de chocolate. A Amazônia se destacou na produção de cacau de alta qualidade.

c) Madeira, devido à rica biodiversidade da floresta amazônica. A exploração madeireira foi intensificada para atender à demanda nacional e internacional.

d) Minério de ferro, devido às riquezas minerais encontradas na região. A extração de minério de ferro se tornou uma atividade econômica importante na Amazônia.

e) Petróleo, com a descoberta de reservas de petróleo na Bacia do Amazonas. A exploração de petróleo começou a ganhar destaque na região amazônica.

Gabarito explicado

Durante a Belle Époque, a borracha foi um dos principais produtos extraídos da Amazônia. A região se tornou uma importante fornecedora de látex natural, impulsionando a economia e atraindo investimentos e trabalhadores para a região.

Questão 06

Durante a Belle Époque, a Amazônia despertou o interesse de escritores e artistas, que retrataram a região em suas obras. Um escritor brasileiro que se destacou por suas obras sobre a Amazônia nesse período foi:

a) Euclides da Cunha, que escreveu o livro "À Margem da História", retratando a vida dos seringueiros e a realidade da Amazônia.

b) Mário de Andrade, que escreveu o romance "Macunaíma", que retrata a cultura e os mitos indígenas da Amazônia.

c) Simão Bacamarte, pseudônimo do escritor paraense Inglês de Sousa, que escreveu o romance "O Missionário", ambientado na Amazônia e abordando temas como a exploração econômica e o choque cultural na região.

d) Aluísio Azevedo, que escreveu o romance "O Cortiço", ambientado no Rio de Janeiro, mas abordando a migração de nordestinos para a Amazônia em busca de trabalho e melhores condições de vida.

e) Augusto dos Anjos, que escreveu a obra "Eu", explorando temas filosóficos e existenciais, mas sem uma conexão direta com a Amazônia.

Gabarito explicado

Simão Bacamarte, pseudônimo do escritor paraense Inglês de Sousa, escreveu o romance "O Missionário", que se passa na Amazônia e aborda questões como a exploração econômica da região e o choque cultural entre colonizadores e indígenas. Suas obras foram importantes para retratar a realidade amazônica durante a Belle Époque.

Questão 07

Sobre a Exposição Universal de Paris de 1900:

a) Ocorreu a inauguração do Palácio de Cristal, uma estrutura arquitetônica inovadora que combinava aço e vidro em uma construção imponente.

b) O evento ficou marcado pela inauguração da Torre Eiffel.

c) A Ópera Garnier, que recebeu uma reforma e foi reaberta durante a exposição, apresentando espetáculos de renomados artistas da época.

d) A Exposição aconteceu concomitantemente ao fechamento do Jardim de Luxemburgo, que foi substituido por um local de exposições temporárias de arte e escultura durante a Belle Époque.

Gabarito explicado

Entre as várias atrações, a construção da Torre Eiffel se destacou. A torre foi projetada por Gustave Eiffel e foi inaugurada especialmente para a Exposição Universal, conquistando grande popularidade e se tornando um símbolo reconhecido mundialmente.

Nível difícil

Questão 08

(UNIFESP) “Estamos no promontório dos séculos! De que serve olhar para trás… Queremos glorificar a guerra — a única cura para o mundo — o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos anarquistas… e o desprezo pelas mulheres. Queremos demolir os museus, as bibliotecas, combater a moralidade, o feminismo e toda a covardia oportunista e utilitária”.

Essa citação, extraída do Manifesto Futurista de 1909, expressa uma estética que contribuiu ideologicamente para a:

a) negação da ideia de progresso e, posteriormente, para a reação conservadora.

b) Guerra Civil Espanhola e, posteriormente, para o movimento vanguardista.

c) Revolução Russa de 1917 e, posteriormente, para a Segunda Guerra Mundial.

d) Primeira Guerra Mundial e, posteriormente, para o fascismo.

e) afirmação do surrealismo e, posteriormente, para a polarização dos anos vinte.

Gabarito explicado

O Manifesto Futurista de 1909, ao exaltar a guerra como uma forma de purificação e renovação da sociedade, contribuiu ideologicamente para o surgimento do fascismo, que compartilhava dessa visão militarista e nacionalista, além de promover a destruição de instituições culturais e a exaltação do poder do Estado.

Questão 09

(FUVEST) "As lâmpadas estão se apagando na Europa inteira. Não as veremos brilhar outra vez em nossa existência." Sobre essa frase, proferida por Edward Grey, secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, em agosto de 1914, pode-se afirmar que exprime:

a) a percepção de que a guerra, que estava começando naquele momento e que iria envolver toda a Europa, marcava o fim de uma cultura, de uma época, conhecida como a Belle Époque;

b) a desilusão de quem sabe que a guerra, que começava naquele momento, entre a Grã-Bretanha e a Alemanha, iria sepultar toda uma política de esforços diplomáticos visando a evitar o conflito;

c) a compreensão de quem, por ser muito velho, consegue perceber que também aquela guerra, embora longa e sangrenta, iria terminar um dia, permitindo que a Europa voltasse a brilhar;

d) a ilusão de que, apesar de tudo, a guerra que estava começando iria, por causa de seu caráter mortal e generalizado, ser o último grande conflito armado a envolver todos os países da Europa;

e) a convicção de que à guerra que acabava de começar e que iria envolver todo o continente europeu haveria de suceder uma outra, a Segunda Guerra Mundial, antes de a paz definitiva ser alcançada.

Gabarito explicado

A frase expressa a consciência de que a guerra traria grandes mudanças e marcaria o fim de um período de relativa estabilidade e progresso na Europa. Essa estabilidade era conhecida como "Belle Époque".

Questão 10

(UNICAMP)

“O Rio civiliza-se!” eis a exclamação que irrompe de todos os peitos cariocas. Temos a Avenida Central, a Avenida Beira Mar (os nossos Campos Elíseos), estátuas em toda a parte, cafés e confeitarias (…), um assassinato por dia, um escândalo por semana, cartomantes, médiuns, automóveis, autobus, autores dramáticos, grandmonde, demi-monde, enfim todos os apetrechos das grandes capitais.

(“O Chat Noir”, em Fon-Fon! Nº 41, 1907. Extraído de www.objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/fonfon/fonfon1907.)

A partir do excerto, que se refere ao período da Belle Époque no Brasil, no início do século XX, é correto afirmar que:

a) O Rio de Janeiro procurava apagar aspectos da época do Império e impulsionar a cultura francesa, renegada por D. Pedro II.

b) A cidade expressava as contradições de um processo de transformações urbanas, sociais e políticas nas primeiras décadas da República.

c) Os costumes franceses eram elementos incorporados pela sociedade carioca como sinônimo da modernização republicana obtida pelo tenentismo.

d) A modernização representou um processo de exclusão social e cultural, patrocinado pelo governo francês, que financiava obras públicas e impunha os produtos franceses à população brasileira.

Gabarito explicado

O trecho revela a dualidade entre avanços urbanos e contradições sociais. A cidade passava por transformações significativas, no entanto, também havia um aumento da violência, escândalos e a presença de práticas esotéricas. Essa ambiguidade reflete as mudanças ocorridas na cidade durante a transição política e social do início da República, com uma modernização que trazia desafios e desigualdades.

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Thiago Souza
Thiago Souza
Graduado em História e Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina. Ministra aulas de História, Filosofia e Sociologia desde 2018 para turmas do Fundamental II e Ensino Médio.