11 exercícios sobre Egito Antigo (com gabarito e comentários)
Egito Antigo é um tema muito cobrado em diversos vestibulares.
Também é um tema muito importante no currículo escolar, sempre presente em provas ao longo do ano letivo.
Elaboramos e selecionamos 11 exercícios sobre o tema, abordando política, religião, geografia e economia.
Bons estudos e boa sorte!
Nível fácil
Questão 01
Imperador responsável pela unificação do Baixo e Alto Egito, em 3.200 a.C.:
a) Amenófis IV.
b) Menés.
c) Ramsés II.
d) Amenhotep III.
e) Tutancâmon.
Questão 02
A sociedade egípcia antiga foi, na maior parte do tempo, politeísta, com diversos deuses. A religião para esses povos tinha uma importância muito grande. A sociedade egípcia foi uma sociedade:
a) Absolutista.
b) Teocrática.
c) Democrática.
d) Anarquista.
e) Socialista.
Questão 03
O Rio Nilo foi importante para os egípcios, pois:
a) Suas cheias tornavam a terra fértil.
b) Era utilizado pelos egípcios para pesca.
c) Garantia a unidade política do Egito, pois era uma via utilizada para interligar os territórios.
d) Todas as alternativas anteriores.
Questão 04
Sobre as pirâmides no Egito Antigo, assinale a alternativa INCORRETA:
a) As pirâmides foram construídas com o objetivo de serem túmulos para abrigar os corpos dos faraós, que eram mumificados após sua morte.
b) A maior pirâmide do mundo é a de Quéops, com 230 metros de largura na base e 174 metros de altura.
c) A grandiosidade das pirâmides procurava representar a grandiosidade do faraó.
d) Nas construções, tanto escravizados quanto trabalhadores livres deviam trabalhar.
e) Até hoje não foram elaboradas teorias de como os egípcios conseguiram carregar e elevar pedras tão pesadas para a construção das pirâmides.
Nível médio
Questão 05
Sobre o trabalho e os diferentes grupos sociais no Egito Antigo, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Os camponeses e artesãos tiveram como única função desenvolver trabalhos nos campos. Nos períodos de cheia do Nilo, eles deveriam trancar-se em casa para rezar aos deuses solicitando uma boa colheita no futuro.
b) Os sacerdotes possuíram grande importância na vida política e religiosa egípcia. Eles ficavam responsáveis pelos rituais e festas religiosas.
c) Os escribas foram funcionários do Estado que tinham como função o registro dos principais eventos da sociedade e vida do faraó.
d) O faraó era quem deteve o maior poder no governo egípcio. Ele era visto como um deus, sendo seu cargo transmitido de forma hereditária.
Questão 06
Sobre a arte no Egito Antigo, considere V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A maior parte das obras de arte egípcias tiveram como tema central a religiosidade.
( ) A dimensão dos indivíduos retratados nas pinturas tinham como objetivo demonstrar os níveis hierárquicos sociais. Quanto menor o indivíduo, menor seu prestígio e poder na sociedade.
( ) Um ponto marcante nas pinturas egípcias foi o predomínio das três dimensões nos desenhos.
( ) Segundo a Lei da Frontalidade, o troco e os olhos dos indivíduos deveria sempre ser representado de frente. Já a cabeça, pernas e pés, de perfil.
( ) As esfinges egípcias possuíam a cabeça humana e o corpo de leão para que a cabeça representasse a sabedoria e o corpo, a força.
a) V-V-V-F-V.
b) F-V-F-V-V.
c) V-V-F-F-V.
d) V-V-F-V-V.
e) V-F-V-V-V
Questão 07
Acerca das práticas religiosas no Egito Antigo, assinale a alternativa correta:
a) Da mesma forma que no cristianismo, os egípcios acreditavam na possibilidade da vida após a morte. Contudo, apenas os indivíduos de camadas sociais mais baixas poderiam alcança-la, pois eram os únicos vistos pelos deuses como verdadeiros merecedores.
b) O processo de mumificação, realizado em corpos de faraós, sacerdotes e alguns nobres, não tinha relação com a ideia de vida após a morte, mas sim com a crença de que o corpo após o falecimento deveria manter-se intacto para que as futuras gerações pudessem conhecer os principais líderes dessa civilização.
c) Os sacerdotes tinham um importante papel na religiosidade egípcia, sendo responsáveis por manter a “ordem cósmica”.
d) Uma característica importante dos deuses gregos antigos foi o antropozoomorfismo: a ideia de que os deuses viveriam entre os camponeses e escravos para vigiar os humanos e escolher os que poderiam encontrar a salvação.
e) Nenhuma das anteriores.
Questão 08
Assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na sociedade egípcia era praticamente inexistente a mobilidade social.
( ) O escriba ficava responsável por realizar o controle de impostos e outras funções administrativas, além de registrar os fatos importantes da vida do faraó.
( ) Os egípcios possuíam um calendário de 365 dias baseado na observação da trajetória do sol.
( ) O faraó não poderia recolher impostos sobre a produção dos camponeses, pois as terras eram privadas, de posse dos nobres.
a) F-V-V-F.
b) V-V-V-V.
c) V-F-V-V.
d) V-V-V-F.
e) V-F-V-F.
Nível difícil
Questão 09
(PUC – GO 2019) – Leia a sinopse do filme Os deuses do Egito (2016):
“A sobrevivência da humanidade vê-se ameaçada quando Set, o impiedoso deus das trevas, se apodera do trono do Egito e transforma o próspero Império em um caos. Na esperança de salvar o mundo e resgatar seu verdadeiro amor, um mortal chamado Bek forma uma improvável aliança com o poderoso deus Horus. Sua batalha contra Set e seus escudeiros atravessa o além e os céus para um confronto épico.”
(Disponível em: https://g.co/kgs/HquKrA. Acesso em: 15 jul. 2018. Adaptado.)
O roteiro desse filme baseia-se em alguns aspectos mitológicos da antiga civilização egípcia. Destaca-se a luta de Osíris e Horus contra Set, o que representava a continuidade do nascer do sol e, consequentemente, da vida. Sabendo-se que Osíris, o deus assassinado por Set, é considerado o primeiro faraó do Egito e que os faraós subsequentes eram representantes do Sol, marque a alternativa correta:
a) A unificação religiosa tentada por Amenófis IV, em torno do deus solar Aton, indica um esforço para reforçar o poder faraônico, relacionando, provavelmente pela primeira vez na história, o monoteísmo à dominação de um único líder.
b) A luta entre as divindades Osiris e Set é uma forma poética de narrar o conflito entre os faraós Tutankamon e Akhaenaton, que empreenderam uma guerra que deixou o Egito arrasado e permitiu a dominação dos hebreus.
c) As pirâmides de Gizé foram templos voltados para a realização do culto popular ao deus solar Aton. O povo egípcio construiu três delas para representar os três filhos de Ramsés II, fundador da última dinastia egípcia, que o seguiram na função de faraós.
d) A maior prova da mistura entre religião e política no Egito antigo é a imposição da obrigatoriedade de mumificar os faraós, que era fielmente obedecida pelo povo egípcio. Com tal prática, a população reconhecia que a soberania faraônica possuía continuidade no mundo dos mortos, reinado de Anúbis.
Questão 10
(FACERES – 2018) – Leia o trecho a seguir:
“A imagem do Egito antigo que temos no senso comum do ocidente contemporâneo é tão artificial que uma criança dificilmente associa o Egito ao seu continente, a África (...). O povo do Egito antigo era negro. Diversos textos antigos (gregos e árabes) assim os relatam. Na historiografia moderna, porém, esses textos são ignorados. O processo de construção de uma imagem eurométrica do povo egípcio se dá de forma maquínica: a arte, a literatura e a mídia ocidentalizam sua imagem (embranquecem a pele e normativizam suas relações sociais pelo padrão europeu); sua existência enquanto povo é dissociada da África”.
(COURI, Aline. O embranquecimento histórico do Egito. 11 abr. 2016. Disponível em https://www.geledes.org.br Acesso em 25 fev. 2018).
Segundo o ponto de vista exposto no texto pela pesquisadora Aline Couri, a respeito desse processo de “branqueamento” do Egito antigo, é correto afirmar que:
a) Ele é fruto do desejo daquele povo em se assemelhar aos europeus da época, potencialmente superiores.
b) É um processo oriundo dos documentos históricos que descreveram o povo egípcio de tez clara, caucasiana.
c) Trata-se de um racismo reverso, pois os egípcios de hoje procuram se distanciar de seu passado europeizado.
d) Trata-se de um racismo historiográfico, que negligenciou a negritude de um dos mais importantes povos africanos.
e) Trata-se de uma visão oriunda das crianças árabes e gregas, que não associam o Egito ao seu continente, a África.
Questão 11
(SÃO CAMILO – 2019) – Os egípcios viam a criação do mundo como uma espécie de ilha de ordem cercada pelas forças do caos, que a ameaçavam constantemente de aniquilação, da mesma forma como o Delta e o Vale férteis e organizados estavam cercados pelos desertos hostis e anárquicos.
(Ciro F. S. Cardoso. O Egito Antigo, 1982. Adaptado.)
O texto ajuda compreender o motivo de, no Egito Antigo, as práticas religiosas
a) estarem desconectadas da experiência cotidiana, pois se acreditava que as divindades pouco interferiam nos movimentos da natureza e nos destinos humanos.
b) dependerem da intermediação de sacerdotes, que condenavam atitudes dos fiéis, como o ócio, a busca da riqueza ou a prática sexual não voltada à procriação.
c) serem utilizadas pelos governantes como forma de iludir e enganar a população pobre, que passou a acreditar que os faraós eram representantes dos deuses na Terra.
d) penetrarem todos os aspectos da vida pública e privada, como nas cerimônias para garantir a chegada da inundação, agradecer a colheita ou procriar.
e) restringirem-se à nobreza e aos sacerdotes, uma vez que a maior parte da população era analfabeta e não tinha acesso aos textos míticos e às obras religiosas.
Vídeo sobre o Egito Antigo
Leia mais:
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SOUZA, Thiago. 11 exercícios sobre Egito Antigo (com gabarito e comentários). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-egito-antigo/. Acesso em: