10 questões sobre a Guerra de Canudos (com comentários)
Preparamos 10 questões sobre a Guerra de Canudos para você se preparar para sua prova, vestibular ou Enem. Bons estudos!
Nível fácil
Questão 01
Quem foi o líder do Arraial de Canudos?
a) Monge João Maria
b) Chico Xavier
c) Antonio de Posse
d) Antônio Conselheiro
e) Padre Cícero
Antônio Conselheiro foi o líder messiânico do Arraial de Canudos.
Questão 02
Quais foram os principais motivos do conflito de Canudos?
a) Os conflitos originados na Guerra da Vacina.
b) As questões socioeconômicas da região, além de conflitos de ordem religiosa.
c) A falta de pagamento de trabalhadores rurais.
d) O descumprimento de acordos legais envolvendo a população local e o governo.
e) Os ataques de cangaceiros a cidades pequenas do sertão nordestino.
O Arraial de Canudos foi responsável por auxiliar muitas pessoas de classes sociais inferiores. Além disso, Antônio Conselheiro, líder messiânico do local, mantinha práticas e discursos que incomodavam a Igreja.
Questão 03
Por que as autoridades civis e religiosas temiam o movimento em Canudos?
a) Por se tratar de um movimento inspirado em práticas e dogmas de religiões afrodescendentes.
b) Pela influência de países estrangeiros, que buscavam dominar o Nordeste brasileiro.
c) Por conta da influência social e religiosa de Antônio Conselheiro.
d) Porque, através da sonegação de impostos e de uma cultura religiosa católica, Canudos se tornou um problema a ser resolvido pelo Estado.
e) Pelo pessimismo presente nos discursos de Antônio Conselheiro.
Antônio Conselheiro ganhou muita notoriedade e milhares de seguidores em Canudos, o que Igreja e Estado desaprovavam. Isso porque sua popularidade o daria poder e um alcance maior de seus discursos, que eram desaprovados por essas instituições.
Nível médio
Questão 04
O Arraial de Canudos, no início do século XX, foi visto com maus olhos pelas autoridades da época porque:
a) Tinha em seu líder, Antônio Conselheiro, um grande apoiador da República, o que incomodava a Igreja Católica.
b) Reunia uma série de latifundiários, que buscavam derrubar o presidente da época, Hermes da Fonseca.
c) Antônio Conselheiro, líder do arraial, era visto por seus seguidores como alguém com dons milagrosos, o que desagradou à Igreja Católica. Além disso, era retratado como um defensor do regime monárquico.
d) Seu líder, o monge João Maria, era contrário ao capitalismo, além de fazer diversas críticas a Igreja Católica em seus discursos.
e) Nenhuma das anteriores.
A ideia de um líder que evocava a população contra a recém instaurada República era vista com maus olhos pelo governo, que reprimiu duramente o movimento. Além disso, sua fama de "milagreiro" era mal vista pela Igreja.
Questão 05
Levando em consideração o contexto do Brasil durante o início da Primeira República, como o Estado lidou com o Arraial de Canudos?
a) O governo não demonstrou se importar com a organização do sertão nordestino, tendo em consideração que, com a República, os ares da democracia estavam ditando as decisões políticas.
b) O governo, juntamente com a Igreja Católica, apoiaram o Arraial de Canudos, pois o consideravam um grande auxílio para a população mais pobre do local.
c) O governo, juntamente com a Igreja Católica, reprovaram o movimento, incentivando inclusive ataques de fiéis ao local. Estima-se que os conflitos duraram cerca de 25 anos.
d) O governo, juntamente com a Igreja Católica, reprovaram o movimento. O messianismo de Antônio Conselheiro e seus supostos discursos contrários a República foram duramente reprimidos, tendo sido utilizado o Exército nacional para desmantelar o Arraial.
e) O governo, juntamente com a Igreja Católica, reprovaram o movimento, porém em momento algum agiram de maneira autoritária contra os povos que ali viviam, pois entenderam a importância de Canudos e de Conselheiro para a população mais pobre do sertão nordestino.
Para demonstrar sua força, o governo reprimiu e desmontou o Arraial de Canudos através da truculência do Exército. Canudos, que chegou a abrigar cerca de 25.000 pessoas, foi desmantelado através de um autoritarismo extremo.
Questão 06
Qual das seguintes afirmações sobre o movimento messiânico ocorrido no Arraial de Canudos, assinale a alternativa correta:
a) Antônio Conselheiro, importante figura da Guerra do Contestado, era visto por seus seguidores como um indivíduo com poderes sobrenaturais, tal como o monge João Maria, do Arraial de Canudos.
b) A ideia de messianismo está relacionada com a valorização do uso da razão existente em locais como Canudos, que eram contrários a religiosidade ou misticismo em seu interior.
c) Manuel do Bonfim, líder de Canudos, era visto como um indivíduo com poderes sobrenaturais e que poderia a qualquer momento curar doenças ou realizar milagres àqueles que o apoiassem.
d) Antônio Conselheiro, líder de Canudos, era visto como uma liderança messiânica no sentido de ser colocado no papel de o responsável por salvar seus seguidores das mazelas do sertão nordestino no século XX.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
Canudos era um refúgio e espaço de esperança aos que ali viviam, dentro de um contexto de extrema pobreza e descaso estatal inerente a Primeira República. O caráter messiânico, ou seja, de um salvador, começou a se espalhar cada vez mais pelo sertão nordestino.
Nível difícil
Questão 07
(ENEM)
TEXTO I
Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Vencido palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.
CUNHA, E. Os sertões. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987.
TEXTO II
Na trincheira, no centro do reduto, permaneciam quatro fanáticos sobreviventes do extermínio. Era um velho, coxo por ferimento e usando uniforme da Guarda Católica, um rapaz de 16 a 18 anos, um preto alto e magro, e um caboclo. Ao serem intimados para deporem as armas, investiram com enorme fúria. Assim estava terminada e de maneira tão trágica a sanguinosa guerra, que o banditismo e o fanatismo traziam acesa por longos meses, naquele recanto do território nacional.
SOARES, H. M. A Guerra de Canudos. Rio de Janeiro: Allina, 1902.
Os relatos do último ato da Guerra de Canudos fazem uso de representações que se perpetuariam na memória construída sobre o conflito. Nesse sentido, cada autor caracterizou a atitude dos sertanejos, respectivamente, como fruto da:
a) manipulação e incompetência.
b) ignorância e solidariedade.
c) hesitação e obstinação.
d) esperança e valentia.
e) bravura e loucura.
A palavra "fanáticos" usada no Texto II também reforça a ideia de uma atitude sem piedade e irracional por parte dos sertanejos. Além disso, o trecho que cita a "enorme fúria" quando intimados a deporem as armas demonstra forte obstinação e valentia.
Questão 08
(UFRN) Entre os movimentos sociais que marcaram o período da República Velha no Brasil, destaca-se aquele liderado por Antônio Conselheiro, no sertão da Bahia. Sobre o movimento de Canudos, é correto afirmar:
a) A hierarquia católica se opôs às medidas repressivas adotadas pelo governo republicano, pois reconhecia o fundamento cristão daquela sociedade liderada pelo beato.
b) Os latifundiários mantiveram-se alheios ao movimento, uma vez que, radicado nas regiões áridas do interior, o arraial não representava nenhuma ameaça econômica ao sistema agro-exportador.
c) O arraial de Canudos era visto pelos grupos miseráveis da região como uma possibilidade de vida melhor, em razão da propriedade comum da terra e dos rebanhos.
d) As expedições governamentais receberam o apoio dos grandes proprietários, porque eles eram vítimas dos ataques, saques e pilhagens dos grupos fixados em Canudos.
O desamparo da população no sertão nordestino no período da Primeira Repúblico pode ser levemente sanado pelas ações presentes no Arraial de Canudos. Além disso, a propriedade da terra e dos rebanhos eram de "uso coletivo".
Questão 09
(UFPR) Os movimentos messiânicos brasileiros, como Canudos e Contestado, ocorreram entre o final do século XIX e início do XX. Sobre esses movimentos, considere as seguintes afirmativas:
1. Foram movimentos de resistência social, liderados pelos anarquistas de origem italiana.
2. Foram movimentos baseados na religiosidade popular, como reação à laicização do estado brasileiro imposta pela proclamação da República.
3. Foram movimentos religiosos liderados pela Igreja Católica, contrária às reformas políticas do estado brasileiro.
4. Foram movimentos relacionados à disputa pelo poder local e à luta pela terra, acirrados pelas reformas impostas pelo regime republicano.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
e) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
Canudos não foi um movimento de influência italiana, tampouco foi liderado pela Igreja Católica. Pelo contrário, teve a Igreja como sua grande crítica e inimiga.
Questão 10
(UFC)
Na manhã do dia seis
Canudos foi destruídaCom bombardeios e incêndiosNão ficou nada com vidaDizem que o ConselheiroTinha morrido primeiroNa Belo Monte QueridaFRANÇA, A.Q. de; RINARÈ, R. do. Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos. Fortaleza; Tupynanquim, 2002, p. 32.
Em relação aos movimentos como o de Canudos, é correto afirmar que:
a) foram movimentos que se limitaram às regiões Norte e Nordeste do Brasil, marcadas pela presença dos latifúndios.
b) foram movimentos sem grande repercussão, visto que se situavam no campo e a maior parte dos trabalhadores do país encontrava-se nas cidades.
c) no campo o domínio dos coronéis era absoluto, e esses movimentos sociais tiveram que se disfarçar como um movimento de conteúdo religioso, para evitar a repressão.
d) foram movimentos nos quais se combinavam conteúdos religioso e social, pois questionavam o poder das autoridades civis e religiosas.
e) foram movimentos de conteúdo exclusivamente religioso, marcados pelo fanatismo, reprimidos por Pedro II e pelos republicanos que se esforçavam para construir um país civilizado.
Movimentos como o de Canudos estavam relacionados a questão socioeconômica, ao prestaram assistência a uma população marginalizada. Também há o envolvimento religioso no modo como seu líder, Antônio Conselheiro, era visto, como um indivíduo com características sobrenaturais e milagrosas.
Leia também:Guerra de Canudos: o que foi, as causas e consequência da revolta
Para mais exercícios:
- Exercícios sobre a República Velha
- Exercícios sobre a Revolta da Vacina
- Questões sobre a Revolta da Chibata
SOUZA, Thiago. 10 questões sobre a Guerra de Canudos (com comentários). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-guerra-de-canudos/. Acesso em: