10 exercícios sobre a Independência dos EUA (com comentários)
A Independência dos Estados Unidos é um tema crucial para vestibulandos. Elaboramos e selecionamos 10 exercícios para você se preparar. Bons estudos!
Nível fácil
Exercício 01
Como tradicionalmente ficou conhecida a divisão das Treze Colônias antes de sua independência?
a) Colônias do Oeste, Sudeste e Noroeste.
b) Colônias do sul, sudeste e norte.
c) Colônias do Norte, Centro e Sul.
d) Colônias do Sul, Centro-Oeste e Nordeste.
e) Nenhuma das anteriores.
A divisão clássica das 13 colônias, que inclusive se relaciona com seu modo de colonização, é "Centro, Norte e Sul".
Exercício 02
Quem foi o principal responsável por redigir a Declaração de Independência dos EUA?
a) George Washington.
b) Thomas Edison.
c) Thomas Jefferson.
d) Abraham Lincoln.
e) John Adams.
Apesar de ter vários autores, Thomas Jefferson foi o principal responsável pela redação da Declaração.
Exercício 03
Qual dia os estadunidenses comemoram a independência de seu país?
a) 4 de junho.
b) 4 de julho.
c) 4 de agosto.
d) 4 de maio.
e) 4 de março.
A Declaração de Independência dos EUA foi apresentada no dia 4 de julho de 1776.
Nível médio
Exercício 04
A Independência dos EUA (1776) foi um movimento que aconteceu através de um processo de insatisfação dos colonos com a Inglaterra, país colonizador. Qual das alternativas abaixo representa melhor os motivos principais que geraram a insatisfação dos colonos?
a) O principal fator de insatisfação dos colonos com a Inglaterra foi o aumento de impostos, praticado após a Guerra dos Sete Anos, envolvendo os ingleses e a França.
b) O modelo de colonização implantado pela Inglaterra, baseado na meritocracia e na compra de terras, foi o principal fator de descontentamento dos colonos com o seu colonizador.
c) A Festa do Chá em Boston, ocorrida em 1773, foi o fator catalisador da insatisfação dos colonos com a Inglaterra.
d) Os colonos rejeitavam os ingleses como seus colonizadores por não possuírem uma proximidade cultural com esses.
e) A insatisfação dos colonos com a Inglaterra aconteceu pelo fato de os ingleses manterem um comércio exterior que não atendia as demandas das 13 colônias.
Após a Guerra dos Sete Anos, envolvendo Inglaterra e França e vencida pelos ingleses, os britânicos decidiram aumentar a carga de impostos cobrada dos colonos, para compensar seus prejuízos. Isso originou uma insatisfação destes com seu colonizador.
Exercício 05
A respeito da Festa do Chá em Boston, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A Festa do Chá me Boston, de 1773, foi um movimento relacionado com a Lei do Chá, que dava o monopólio da venda de chá para a Companhia das Índias Ocidentais.
b) Nesse evento, guardas ingleses, utilizando vestimentas em alusão a povos indígenas, jogaram caixas de chá no mar, como forma de protesto.
c) A Festa do Chá em Boston gerou um enorme descontentamento da Inglaterra com os colonos.
d) Como forma de reagir à Festa do Chá em Boston, a Inglaterra decretou as Leis Intoleráveis.
e) As Leis Intoleráveis foram um motivo importante para que os colonos decidissem se reunir no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia.
Foram os colonos que se vestiram de tal modo e jogaram as caixas de chá inglês no mar.
Exercício 06
Sobre os Congressos Continentais da Filadélfia, assinale o que for correto:
a) O Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, ocorrido em 1774, teve como pauta principal a independência das 13 colônias.
b) Foi após o Segundo Congresso Continental da Filadélfia que os delegados dos estados norte-americanos declararam guerra contra a Inglaterra.
c) O Terceiro Congresso Continental da Filadéfia teve como principal pauta o fim da escravidão nas 13 colônias.
d) O principal objetivo do Primeiro Congresso Continental da Filadélfia era reunir a assinatura dos principais líderes políticos dos estados para que eles pudessem manter-se unidos a Inglaterra.
e) O principal objetivo do Segundo Congresso Continental da Filadélfia era reunir a assinatura dos principais líderes políticos dos estados para que eles pudessem manter-se unidos a Inglaterra.
O Primeiro Congresso Continental da Filadélfia reuniu a maior parte dos líderes políticos de cada estado para debater e reivindicar o fim das Leis Intoleráveis. Já o Segundo procurou organizar os colonos para lutar pela independência.
Nível difícil
Exercício 07
(ENEM) Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados.
Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França.
Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. Revolução Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações).
Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.
a) A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos.
b) O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido.
c) Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana.
d) Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norte- americana.
e) Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o caminho para as independências das colônias ibéricas situadas na América.
As ideias iluministas estiveram muito presentes na Independência dos EUA, o que pode ser visto na própria Declaração, escrita por Thomas Jefferson. Essas mesmas ideias, posteriormente, estariam presentes na Revolução Francesa.
Exercício 08
(Fuvest) "O puritanismo era uma teoria quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita [...J o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi o de se organizar em sociedade."
Essa passagem de A democracia na América, de A. de Tocqueville, diz respeito à tentativa:
a) Malograda dos puritanos franceses de fundarem no Brasil uma nova sociedade, a chamada França Antártida.
b) Malograda dos puritanos franceses de fundarem uma nova sociedade no Canadá.
c) Bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Sul dos Estados Unidos.
d) Bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no Norte dos Estados Unidos, na chamada Nova Inglaterra.
e) Bem-sucedida dos puritanos ingleses, responsáveis pela criação de todas as colônias inglesas na América.
O surgimento dos EUA está relacionado com os conflitos religiosos que os cristãos de diferentes religiões enfrentavam naquele momento. Dessa forma, os puritanos chegaram no continente americano para ali poderem viver livremente sua fé.
Exercício 09
(Unespar) “Nós consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais, que foram dotados pelo seu Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes se encontram a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que com o fim de assegurar estes direitos, instituem-se os governos entre os homens, derivando os seus justos poderes do consentimento dos governados. Que sempre que qualquer forma de governo se torna destrutiva destes fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir um novo governo, baseando-o em tais princípios, e organizando os seus poderes na forma que lhe pareça mais adequada para garantir a sua segurança e felicidade. A prudência, certamente, aconselha que não se mudem os governos estabelecidos há muito tempo por motivos leves e passageiros; e, de fato, a experiência tem demonstrado que a humanidade está mais disposta a sofrer enquanto os males são suportáveis, do que a fazer justiça abolindo as formas a que se acostumou. Mas quando uma longa série de abusos e usurpações, perseguindo invariavelmente o mesmo objetivo, evidencia um desígnio de submeter o povo ao despotismo absoluto, é do seu direito e do seu dever libertar-se de tal governo e instituir novas salvaguardas para a sua segurança futura. Tal tem sido o paciente sofrimento destas colônias; e tal é agora a necessidade que as obriga a alterar os seus sistemas de governo anteriores. A história do atual Rei da Grã-Bretanha é uma história de ofensas e usurpações reiteradas, tendo todas elas por objetivo direto o estabelecimento de uma tirania absoluta sobre estes estados.” (Trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América – as treze colônias.
(Disponível em: http://www.agal-gz.org. Acessado em setembro de 2014)
A independência dos Estados Unidos ocorreu em 04/07/1776. Precisamente, essa data marca a assinatura da Declaração de Independência das treze colônias. Baseando-se no trecho supracitado da referida Declaração, nas características desse evento e no contexto em que ele ocorreu e se desdobrou, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Independência dos Estados Unidos da América foi conquistada por meio de conflitos que envolveram, além da Grã-Bretanha e as treze colônias, países como a França e a Espanha;
b) De acordo com o trecho citado, o governo britânico, no intuito de instituir um regime despótico nas treze colônias, praticou insistentes extorsões, as quais colocavam em risco direitos indispensáveis;
c) Uma das consequências imediatas da Guerra de Independência dos Estados Unidos, ainda no século XVIII, foi a anexação, pelas treze colônias, dos territórios adjacentes, que hoje formam o atual mapa daquele país;
d) O processo de independência dos Estados Unidos foi precedido por uma sucessão de ações restritivas das liberdades políticas e taxações especiais aplicadas pela Grã-Bretanha aos seus colonos americanos;
e) No excerto acima da Declaração, defende-se que a população tem a obrigação de rebelar-se contra governos que não asseguram prerrogativas irrevogáveis, destacando-se, assim, a soberania e determinação dos povos frente aos governos de tendência absolutista.
A Guerra de Independência dos EUA, travada entre as 13 colônias e a Inglaterra, aconteceu após a Declaração de Independência, no dia 4 de julho de 1776. Os ingleses só reconheceram a independência norte-americana após 7 anos de conflito, em 1783.
Exercício 10
(Cesgranrio) No século XVIII, nas tensões entre Inglaterra e França, ocupou um lugar privilegiado a questão dos domínios coloniais, o que se pode verificar pela Guerra dos Sete Anos (1756 - 1763), durante a qual:
a) se consolida o poder britânico sobre a América do Norte com a vitória, em Quebec, sobre os franceses e pela ampliação da fronteira oeste com a conquista do México.
b) os dois estados lutam pelo domínio da América do Norte e onde os franceses são derrotados, perdendo parte do Canadá, especialmente Quebec, que, entretanto, mantém a cultura e a língua francesa.
c) os dois estados disputam suas possessões na América e na Índia, luta que termina com o Tratado de Paris (1763), que concedia à Inglaterra a posse da Índia, Canadá, Senegal, parte da Louisiana e das Antilhas.
d) a Inglaterra incorpora a Escócia e transforma-se em Grã-Bretanha, consolidando também seu domínio sobre a Irlanda, enquanto a França entra num processo agudo de crise econômica que acentua a decadência da sociedade do Antigo Regime.
e) a França adquire a região das Antilhas dos espanhóis e amplia seu domínio sobre a Ásia, assumindo o controle da região do sudeste asiático.
A Guerra dos Sete anos foi fundamental para o desenrolar da independência norte-americana, pois foi após ela que os ingleses decidiram aumentar a taxação de impostos sobre os colonos, o que fez aumentar suas insatisfações com os colonizadores e almejar a independência.
Continue estudando:
- Exercícios sobre Iluminismo
- Exercícios sobre a Revolução Francesa
- Exercícios sobre a Revolução Industrial
SOUZA, Thiago. 10 exercícios sobre a Independência dos EUA (com comentários). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-independencia-dos-eua/. Acesso em: