10 exercícios sobre o Nazismo (com comentários)
O Nazismo na Alemanha é um tema recorrente cobrado nos principais vestibulares no Brasil.
Elaboramos e selecionamos 10 exercícios sobre esse tema para você se preparar para sua prova. Bons estudos!
Nível fácil
Exercício 01
Qual das características abaixo não se relaciona com o nazismo?
a) Anticomunismo.
b) Antissemitismo.
c) Liberalismo econômico.
d) Totalitarismo.
e) Culto ao líder.
O nazismo era contrário ao liberalismo econômica. Em contraponto, defendia o forte controle da economia pelo Estado alemão.
Exercício 02
A respeito do nazismo alemão, assinale o que for correto:
a) O nazismo alemão teve como uma de suas principais características a propagação de ideias favoráveis a minorias, como judeus, negros e homossexuais.
b) O antissemitismo, ou seja, a prática de dominar outros países em nome do chamado espaço vital, foi uma das maiores forças da Alemanha nazista.
c) Uma forte característica do nazismo na Alemanha era o nacionalismo exacerbado. As vontades e direitos da nação deveriam estar acima das vontades e direitos dos indivíduos.
d) O modelo democrático implantado na Alemanha nazista foi essencial para que o liberalismo econômico pudesse ser desenvolvido no território.
e) No contexto pós-Primeira Guerra, foi a URSS que auxiliou Hitler a desenvolver todo ideário presente no partido nazista, tomando o comunismo soviético como base de sua doutrina.
A construção do Nazismo passou pelo fortalecimento do sentimento de nacionalismo entre os alemães. Assim, os indivíduos deveriam compreender que as vontades do Estado nazista deveriam estar acima das vontades de cada um, assim como o direito e a liberdade.
Exercício 03
O que foi a ideia de espaço vital, desenvolvida por Hitler enquanto ditador da Alemanha nazista?
a) O espaço vital era a ideia que defendia a união de povos de diferentes etnias para o desenvolvimento pleno da Alemanha nazista.
b) A ideia de espaço vital concebia que apenas os alemães nascidos em outros continentes poderiam identificar as melhores formas de governo para a Alemanha, por terem uma visão "de fora" e, consequentemente, melhor.
c) O espaço vital, na visão nazista, seria o espaço territorial necessário para que a cultura germânica pudesse se desenvolver.
d) O conceito de espaço vital representava os locais onde os campos de concentração deveriam ser construídos.
e) Espaço vital, dentro da ideologia nazista, representava o conjunto de ideias contrárias a ditadura imposta por Hitler.
A teoria de espaço vital utilizada pelos nazistas foi a principal prerrogativa utilizada por Hitler para poder invadir e anexar novos territórios.
Nível médio
Exercício 04
A respeito da ascensão de Adolf Hitler ao comando da Alemanha, assinale a alternativa correta:
a) O nazismo foi um movimento de extrema-direita que procurava implantar ideais comunistas na sociedade alemã. Como a influência soviética era forte no país, a população o elegeu como ditador em 1933.
b) Hitler assumiu como presidente da Alemanha em 1933, após uma votação apertada nas eleições presidenciais.
c) Adolf Hitler chegou ao cargo de ditador alemão mediante um golpe de Estado em 1933, tendo em vista que a população não apoiava e nunca apoiou seu discurso extremista.
d) Em 1933, Hitler foi convidado a assumir o cargo de chanceler alemão pelo então presidente Hindenburg. O convite veio por conta do clamor popular. Em 1934, Hindenburg morre e Hitler acumulou os dois cargos (presidente e chanceler), centralizando o Estado alemão em suas vontades.
e) Adolf Hitler chegou ao cargo de ditador alemão mediante um golpe de Estado em 1933, porém após o primeiro ano no poder, a população passou a venerá-lo por conta de sua excelente oratória.
O Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, de Hitler, vinha ganhando apoio popular desde o fim da Primeira Guerra Mundial, da mesma forma que o próprio líder. Ele ascendeu ao poder através de um convite, não sendo necessária a realização de golpes ou ações que iam contra as leis alemãs.
Exercício 05
Sobre o Holocausto, assinale a alternativa correta:
a) O Holocausto foi o extermínio sistematizado de povos considerados inferiores pelos nazistas, em especial os judeus. Estes eram enviados para campos de concentração, onde deveriam realizar serviços forçados para o governo e, após isso, retornavam para suas casas para viver uma vida longe dos centros urbanos.
b) O Holocausto foi uma invenção criada pelos EUA e outros países das forças Aliadas, durante a Segunda Guerra Mundial, para poder colocar a opinião pública contra as forças do Eixo.
c) O Holocausto foi o extermínio de povos considerados inimigos de Estado pelos nazistas, como ingleses e franceses.
d) O Holocausto foi o extermínio sistematizado de povos considerados inferiores pelos nazistas, como negros, homossexuais, ciganos e, em especial, os judeus. Estes povos eram retirados da sociedade e enviados para campos de concentração, onde acontecia o assassinato em massa dessas pessoas, muitas vezes em câmaras de gás.
e) O Holocausto foi o modo como os nazistas decidiram tratar povos considerados por eles inferiores, como é o caso dos judeus. Eles eram proibidos de frequentar alguns locais e de assumir cargos políticos. Porém, toda violência do Holocausto se manteve no campo simbólico, nunca representando uma violência física a estes.
O Holocausto matou cerca de 6 milhões de pessoas de origem judaica. Esses povos eram enviados para os campos de concentração, onde eram mortos.
Exercício 06
A respeito da ideologia nazista, assinale a alternativa incorreta:
a) O nazismo foi um regime totalitário de extrema-direita, que teve Adolf Hitler como seu comandante maior. Hitler ascendeu ao poder em 1933, com amplo apoio da população alemã. Suas ideias para o nazismo foram desenvolvidas em um livro escrito durante sua prisão, intitulado "Mein Kampf".
b) O apoio da população alemã a um regime totalitário como o nazismo explica-se, além do poder de oratória de Hitler, pelo contexto de crise que acompanhava o país no período pós-Primeira Guerra Mundial.
c) O nazismo teve como base de pensamento as ideias antiliberais e anticomunistas. Apesar de representar um regime político totalitário, como foi o comunismo soviético, ele era oposto aos comunistas em muitos aspectos, tendo-os inclusive como um de seus principais inimigos.
d) Foi com a queda da Alemanha na Segunda Guerra Mundial que o mundo pôde conhecer os horrores do Holocausto, tendo em vista que o extermínio que aconteceu por lá era desconhecido da opinião pública, embora os discursos contra minorias fossem realizados de forma clara e aberta por Hitler e seus apoiadores.
e) Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o nazismo foi completamente superado pelas nações europeias. Ações de preservação das memórias do Holocausto presentes em museus e nas escolas conseguiram ser completamente eficazes a ponto de, atualmente, o mundo se ver livre de ideologias que tomam o nazismo como base.
Atualmente, no século XXI, vários movimentos considerados "neonazistas" vem ganhando força, disseminados principalmente através das redes sociais.
Nível difícil
Exercício 07
(UEMG) “Basta uma rápida olhada nas origens do movimento nazista para descartar completamente a ideia de que o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP) fosse de esquerda, afirma o historiador Jürgen Zarusky, do Instituto para História Contemporânea MuniqueBerlim. ‘[O nazismo] era profundamente enraizado em tendências extremistas de direita que já existiam ao fim da Primeira Guerra Mundial’, explica. E essa é uma posição há muito consolidada entre especialistas. ‘Nenhum historiador profissional classificaria a ditadura nazista como de esquerda. O Nacional-Socialismo e o conceito de volksgemeinschaft (comunidade nacional) eram antiliberais, racistas e nacionalistas,’ diz o historiador André Postert, do Instituto Hannah Arendt, de Dresden.”
(Entenda as origens do Nazismo. Carta Capital. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/entenda-as-origensideologicas-do-nazismo/) Acesso em 18 jan 2022.
O debate sobre a orientação ideológica do nazismo se espalhou pelas redes sociais nos últimos anos em que muitos argumentam sobre o regime nazista alemão, sem o devido conhecimento científico.
A respeito do tema, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O regime nazista promoveu a formação de guetos, a criação de campos de concentração e trabalhos forçados, o confisco de bens e a perseguição a judeus, comunistas, homossexuais etc.
II. O regime nazista representou a defesa da união europeia contra os avanços dos interesses norte-americanos.
III. O governo nazista promoveu a eugenia que desembocou em genocídio sistemático, fuzilamentos sumários, migração forçada de judeus e outros grupos considerados como inferiores pelo discurso oficial.
IV. O regime nazista representou a defesa de todas as nações europeias contra os avanços dos interesses do capitalismo norteamericano e dos banqueiros judeus.
a) Apenas I e IV.
b) Apenas I e III.
c) Apenas II e III.
d) Apenas III e IV.
II- O nazismo não teve essa intenção. Ele foi um movimento nacionalista alemão que defendia a superioridade da raça ariana sobre as demais.
IV- O nazismo era contrário ao capitalismo norteamericano, baseado no liberalismo econômico, porém não era a representação de todas as nações europeias.
Exercício 08
(FGV-RJ) As eleições de setembro de 1930 mostrariam que o eleitorado inclinavase para o voto radical: os nazistas subiam de doze para 107 cadeiras; os comunistas, de 54 para 77 cadeiras. Os socialdemocratas e a direita nacionalista começaram a perder votos. A propaganda eleitoral nazista insistia no nacionalismo revanchista, mas não se descuidava de oferecer trabalho aos desempregados, financiamento aos agricultores, isenções fiscais aos industriais. As intenções moralistas de proteção à família, respeito à religião e defesa da propriedade privada também se achavam presentes.
LENHARO, A., Nazismo: ”O triunfo da vontade”. São Paulo: Ática, 1998, p. 25.
Sobre o nazismo, é correto afirmar:
a) A propaganda nazista procurava enfrentar a profunda crise alemã, combinando medidas socioeconômicas com propostas de ordem comportamental.
b) Os nazistas chegaram ao poder por meio de um golpe de Estado que destituiu o presidente alemão vinculado aos socialdemocratas.
c) A aliança entre os comunistas e o partido nazista permitiu estabelecer a maioria parlamentar que consagrou Hitler como chanceler.
d) O enfrentamento aos banqueiros, latifundiários e grandes empresários foi a principal característica do governo nazista.
e) A ascensão do nazismo coincidiu com o fortalecimento eleitoral da esquerda, sobretudo dos comunistas e dos socialdemocratas.
A propaganda nazista foi uma das principais forças desenvolvida pelo governo de Hitler. Foi através dela que o Estado alemão pôde disseminar suas ideias para a população, que iam desde questões na ordem econômica até a social.
Exercício 09
(ENEM)
A primeira produção cinematográfica de propaganda nitidamente antissemita foi Os Rotschilds (1940), de Erich Waschneck. Ambientado na Europa conturbada pelas guerras napoleônicas, o filme mostrava como essa importante família de banqueiros judeus beneficiou-se das discórdias entre as nações europeias, acumulando fortuna à custa da guerra, do sofrimento e da morte de milhões de pessoas. O judeu é retratado como uma criatura perigosa, de mãos aduncas, rosto encarniçado e olhar sádico e maléfico.
PEREIRA, W. Cinema e genocídio judaico: dimensões da memória audiovisual do nazismo e do holocausto. In; Educando para a cidadania e a democracia. 6ª Jornada Interdisciplinar. Rio de Janeiro: SME; UERJ, jun. 2008 (fragmento).
Os Rotschilds foi produzido na Alemanha nazista. A partir do texto e naquela conjuntura política, o principal objetivo do filme foi
a) defender a liberdade religiosa.
b) controlar o genocídio racial.
c) aprofundar a intolerância étnica.
d) legitimar o expansionismo territorial.
e) contestar o nacionalismo autoritário.
A Indústria Cultural foi muito utilizada em prol do Estado alemão durante o nazismo. Construir narrativas ruins contra os considerados "inimigos da nação" foi essencial para Hitler poder aumentar sua base de apoiadores.
Exercício 10
(ENEM) Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal.
A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se:
a) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime.
b) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.
c) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir.
d) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.
e) pelos métodos políticos populistas e pela organização de comícios multitudinários.
A criação de movimentos juvenis no nazismo tinha como intuito educar as novas gerações para a defesa dos ideais nazistas ao longo das décadas. Esses movimentos abordavam a educação do ponto de vista racista e totalitário presente nos discursos de Hitler.
Continue estudando:
- Nazismo
- Exercícios sobre a Segunda Guerra Mundial
- Exercícios de História do ENEM
- Exercícios sobre a Primeira Guerra Mundial
SOUZA, Thiago. 10 exercícios sobre o Nazismo (com comentários). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-nazismo/. Acesso em: