10 exercícios sobre o Positivismo (com comentários)
Elaboramos e selecionamos 10 exercícios sobre o Positivismo para você se preparar para seus estudos!
Nível fácil
Questão 01
Quem é considerado o principal pensador e precursor do positivismo?
a) Zygmunt Bauman.
b) Auguste Comte.
c) Karl Marx.
d) Max Weber.
e) Friedrich Nietzsche.
Auguste Comte, apesar de não ter sido o criador, foi um dos primeiros precursores do pensamento positivista.
Questão 02
Uma das principais características da corrente positivista é:
a) A valorização da subjetividade no processo científico.
b) O uso de vertentes marxisitas nas análises sociais.
c) A observação dos fenômenos naturais mediante um viés racionalista.
d) Defesa do conhecimento científico como única forma de conhecimento verdadeiro.
e) Nenhuma das anteriores.
Segundo os positivistas, a ciência deveria ser a base do pensamento do ser humano na construção de respostas para suas dúvidas.
Questão 03
Sobre a "Lei dos Três Estados", assinale a ordem correta das fases:
a) Metafísico - Teológico - Positivo.
b) Metafísico - Positivo - Teológico.
c) Positivo - Teológico - Metafísico.
d) Teológico - Metafísico - Positivo.
e) Teológico - Positivo - Metafísico.
Essas três fases aconteceriam para todas as sociedades, exatamente nessa ordem. Porém, para os positivistas, nem todas as sociedades passariam de uma para outra no mesmo intervalo de tempo.
Nível médio
Questão 04
Sobre o Positivismo, assinale o que for INCORRETO:
a) A Religião da Humanidade, criada por Comte, tinha as seguintes diretrizes: "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim".
b) A corrente positivista promove a valorização da ciência, o mundo humano e o materialismo.
c) Segundo a Lei dos Três Estados, toda sociedade passaria por 3 fases: Teológico, Metafísico e Positivo.
d) Todo conhecimento verdadeiro precisaria passar pelo processo da experimentação através de métodos científicos.
e) As ideias positivistas foram criadas durante o período medieval na Europa, mediante o pensamento de Auguste Comte.
As ideias positivistas se desenvolveram durante o século XIX na Europa.
Questão 05
Assinale a alternativa correta sobre a Lei dos Três Estados:
a) Segundo Comte, todas as sociedades obrigatoriamente passariam pelas fases Teológica e Metafísica, porém apenas os europeus atingiriam o estado Positivo.
b) No estado Teológico, o ser humano busca explicações para suas dúvidas através da ciência.
c) No estado Metafísico, o ser humano abandona completamente o pensamento místico, utilizando apenas a razão e a experimentação científica para encontrar respostas para suas dúvidas.
d) No estado Positivo, o ser humano abandona completamente o pensamento místico, utilizando apenas a razão e a experimentação científica para encontrar respostas para suas dúvidas.
e) A Lei dos Três Estados tem como intuito desenvolver uma noção não-hierárquica ou eurocêntrica na análise das diferentes sociedades ao redor do mundo.
O estado Positivo, último estágio a ser atingido por uma sociedade, seria o momento do ápice desta.
Questão 06
Assinale a alternativa que melhor representa o Positivismo:
a) O Positivismo, método científico desenvolvido por Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX, tem como principal característica o método do materialismo histórico dialético para a compreensão da realidade social.
b) As teorias positivistas, muito respeitadas na Europa durante o século XIX, não chegaram a influenciar o pensamento social brasileiro, pois nesse período era difícil a divulgação de ideias de outro continente em um país tão ruralizado como o Brasil.
c) Uma das principais características do pensamento positivista foi a preocupação com a neutralidade do cientista no momento da realização da pesquisa. Essa neutralidade seria essencial para que o resultado obtido através dos métodos aplicados não fosse contaminado pela subjetividade humana.
d) O Positivismo surgiu em meio a eventos históricos importantes, como a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. Isso causou uma influência no modo como ele pode ser aplicado em contextos do século XXI, que estão diretamente vinculados a tais momentos.
e) Os positivistas eram contrários a ideia de uma ciência universal. Segundo esses pensadores, cada sociedade acaba por desenvolver seus métodos dentro de suas especificidades. Portanto, um pensamento sociológico europeu não deve ser utilizado na análise de uma sociedade latino-americana, por exemplo.
Os positivistas acreditavam que seria possível aos cientistas, através de métodos bem delimitados, atingir uma neutralidade total do seu objeto de pesquisa.
Nível difícil
Questão 07
(ENEM) O filósofo Auguste Comte (1798 – 1857) preenche sua doutrina com uma imagem do progresso social na qual se conjugam ciência e política deve assumir o aspecto de uma ação científica e a política deve ser estudada de maneira científica (a física social). Desde que a Revolução francesa favoreceu a integração do povo na vida social, o posotivismo obstina-se no programa de uma comunidade pacífica. E o Estado, instituição do “reino absoluto da lei”, é a garantia da ordem que impede o retorno potencial das revoluções e engendra o progresso.
RUBY, C. Introdução à filosofia política. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado).
A característica do Estado positivo que lhe permite garantir não só a ordem, como também o desejado progresso das nações, é ser:
a) Espaço coletivo, onde as carências e desejos da população se realizam por meio das leis.
b) Produto científico da física social, transcendendo e transformando as exigências da realidade.
c) Elemento unificador, organizando e reprimindo, se necessário, as ações dos membros da comunidade.
d) Programa necessário, tal como a Revolução Francesa, devendo portanto se manter aberto a novas insurreições.
e) Agente repressor, tendo um papel importante a cada revolução, por impor pelo menos um curto período de ordem.
Os positivistas viam o Estado como uma instituição que deveria impor limites e "igualar" os indivíduos de uma sociedade, forçando-os a seguir os papéis delimitados a cada um e buscando assim manter uma ordem.
Questão 08
(UFU) Na parte mais tardia de sua carreira, Comte elaborou planos ambiciosos para a reconstrução da sociedade francesa em particular, e para as sociedades humanas em geral, baseado no seu ponto de vista sociológico. Ele propôs o estabelecimento de uma “religião da humanidade”, que abandonaria a fé e o dogma em favor de um fundamento científico. A Sociologia estaria no centro dessa nova religião.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 28.
Com base nessa assertiva, Comte aponta para o papel da Sociologia como ciência fundamental para a compreensão:
a) da ideia da revolução, como solução para sanar as questões da desigualdade social.
b) da crença na ação dos indivíduos, como fator de intervenção na realidade.
c) do consenso moral, como solução para regular e manter unida a sociedade.
d) dos elementos subjetivos da sociedade, tendo em vista a pluralidade social.
A compreensão moral das normas para uma sociedade seria essencial para que cada indivíduo pudesse desempenhar corretamente seu papel e, assim, alcançar uma ordem que levaria até o progresso.
Questão 09
(UEL) A ordem e o progresso constituem partes fundamentais da Sociologia de Auguste Comte. Com base nas ideias comteanas, assinale a alternativa correta.
a) A ordem social total se estabelece de acordo com as leis da natureza, e as possíveis deficiências existentes podem ser retificadas mediante a intervenção racional dos seres humanos.
b) A liberdade de opinião e a diferença entre os indivíduos são fundamentos da solidariedade na formação da estática social; essa diversidade produz vantagens para a evolução, em comparação com a homogeneidade.
c) O desenvolvimento das forças produtivas é a base para o progresso e segue uma linha reta, sem oscilações e, portanto, a interferência humana é incapaz de alterar sua direção ou velocidade.
d) O progresso da sociedade, em conformidade com as leis naturais, é resultado da competição entre os indivíduos, com base no princípio de justiça de que os mais aptos recebem as maiores recompensas.
e) O progresso da sociedade é a lei natural da dinâmica social e, considerado em sua fase intelectual, é expresso pela evolução de três estados básicos e sucessivos: o doméstico, o coletivo e o universal.
O Positivismo procura aproximar a análise social da natural. Portanto, comparações envolvendo sociedade e natureza são comuns entre seus pensadores. O objetivo do estudo da sociedade segundo os positivistas seria encontrar as leis naturais que regem o comportamento de um povo/grupo, da mesma maneira que existem leis que determinam as ações da natureza.
Questão 10
(IFPR) Augusto Comte, filósofo francês do século XIX e fundador do positivismo, ao explicar a evolução da humanidade, definiu a maturidade do espírito pelo abandono de todas as formas míticas e religiosas, opondo, dessa forma, mito e razão e ainda, indicando a inferioridade do mito como tentativa fracassada de explicação da realidade. Ao exaltar a ciência, no entanto, o positivismo acabou por gerar o “mito cientificista”, que se caracterizou pela:
a) Convicção de que as ciências seriam a base do novo pensamento religioso.
b) Possibilidade de desmontar os antigos conceitos científicos ao criar outros.
c) Crença na ciência como única forma de saber possível.
d) Valorização de algumas práticas rituais mágicas quando elas levavam ao autoconhecimento.
Os positivistas acreditam que a ciência é a única fonte possível de conhecimento. Por isso, eles desenvolveram ideias contrárias a superstições ou mesmo as religiões.
Leia também:
Para praticar:
SOUZA, Thiago. 10 exercícios sobre o Positivismo (com comentários). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-positivismo/. Acesso em: