10 exercícios sobre as Revoluções Inglesas (com comentários)

Thiago Souza
Thiago Souza
Professor de Sociologia, Filosofia e História

Elaboramos e selecionamos 10 exercícios para você testar seu conhecimento e assim se preparar para sua prova, vestibular ou ENEM.

Bons estudos!

Nível fácil

Exercício 01

Até hoje a Inglaterra foi uma república apenas por um pequeno momento de sua história. Quando isso aconteceu, o primeiro a liderá-la foi:

a) Charles I.

b) Richard Cromwell.

c) Oliver Cromwell.

d) Guilerme de Orange.

e) Jaime II.

Gabarito explicado

Oliver Cromwell foi o comandante dos ingleses durante o período republicano.

Exercício 02

A Revolução Gloriosa (1688) foi assim chamada porque:

a) Foi uma revolução que aconteceu sem que houvesse derramamento de sangue.

b) Foi uma revolução que reforçou o poder do rei perante seus súditos.

c) Foi uma revolução que fortaleceu a Inglaterra, colocando-a a frente de outras nações dominantes da época.

d) Foi uma revolução que aconteceu de maneira grandiosa, com muitos mortos e feridos.

e) Foi uma revolução onde o rei passou a controlar mais o comércio e a burguesia, reforçando sua imagem e seu poder.

Gabarito explicado

A transição de poder ocorrida na Revolução Gloriosa aconteceu sem batalhas ou mortes. Foi assim que Guilherme de Orange assumiu a coroa.

Exercício 03

Sobre o "New Model Army", prática desenvolvida no exército de Cromwell, assinale a alternativa correta:

a) Foi uma prática que tinha relação com as táticas de batalha do exército inglês.

b) O New Model Army estava relacionado com as novas armas desenvolvidas pela Inglaterra e que foram utilizadas pelos comandados de Cromwell pela primeira vez em solo europeu.

c) New Model Army foi o nome dado ao maior navio de batalhas navais já desenvolvido pela humanidade.

d) O New Model Army está relacionado com as promoções dentro do exército de Cromwell. Quem ocupava os cargos de liderança não eram necessariamente os mais "bem nascidos", mas sim os que tinham um desempenho melhor nas batalhas.

e) O New Model Army foi criado pelo francês Napoleão Bonaparte. Se trata de uma tática de batalhas que consiste em fazer o inimigo recuar rapidamente para poder atacá-los pelos flancos. Essa prática foi incorporada por Cromwell e o auxiliou nas batalhas da Revolução Inglesa.

Gabarito explicado

Antes do New Model Army, era comum que os principais cargos do exército fossem ocupados por filhos das grandes famílias. Esse novo modelo implantado por Oliver Cromwell favorecia o exército na medida que os indivíduos que não compunham as camadas sociais mais altas teriam também a possibilidade de ascender de cargo e, consequentemente, socialmente, através de suas próprias ações e méritos. Portanto, essa medida levava os soldados a "se dedicarem mais" durante as batalhas.

Nível médio

Exercício 04

A respeito da Revolução Puritana, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A Revolução Puritana foi um conflito ocorrido durante o reinado de Charles I. Esse movimento aconteceu muito por conta da disputa que o rei tinha com o parlamento inglês.

b) Charles I, de ideias absolutistas, acreditava que as decisões centrais da política inglesa deveriam se basear em suas vontades. Portanto, seu intuito sempre foi diminuir os poderes do Parlamento.

c) Durante seu reinado, o parlamento inglês foi fechado 3 vezes sob suas ordens, o que demonstrava seu apego pelos ideais absolutistas.

d) Durante a guerra civil ocasionada pela Revolução Puritana surgiram dois grupos no Parlamento: os levellers e os diggers.

e) A Revolução Puritana encerrou com a vitória do exército de Charles I que, após assegurar seu trono, condenou a morte Oliver Cromwell, líder do exército inimigo.

Gabarito explicado

A Revolução Puritana se encerra com Charles I derrotado e Cromwell como líder dos britânicos.

Exercício 05

Os Atos de Navegação, decretados durante o período republicano de Cromwell, foram de vital importância para o comércio inglês nas décadas seguintes. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:

a) Os Atos de Navegação foram benéficos para a Inglaterra no sentido de torná-la a nação mais poderosa com relação à navegação em mares europeus. Essa lei previa que produtos ingleses poderiam ser transportados apenas por navios ingleses. Assim, houve um fomento da indústria naval interna.

b) Os Atos de Navegação foram benéficos para a Inglaterra no sentido de torná-la a nação mais poderosa com relação à navegação em mares europeus. Essa lei previa que produtos ingleses deveriam ser transportados apenas por navios portugueses. Assim, o foco dos britânicos ficaria nas indústrias, o que a levou a ser pioneira na Revolução Industrial.

c) Os Atos de Navegação foram benéficos para a Inglaterra, porém não a longo prazo. Como os ingleses precisaram investir muito dinheiro para suprir a demanda do transporte marítimo, ficaram ser ter como investir em outras áreas. Assim, quando ocorreu a Revolução Industrial, eles estavam atrasados no processo de industrialização e, consequentemente, ficaram para trás na corrida capitalista.

d) Os Atos de Navegação foram maléficos para a Inglaterra. Ainda que a lei parecesse favorável aos britânicos, ela se tornou o Calcanhar de Aquiles dessa potência, que acabou por investir recursos demais em apenas uma forma de comércio, deixando de priorizar a construção de estradas, por exemplo.

e) Os Atos de Navegação foram maléficos para a Inglaterra. Logo que Oliver Cromwell assumiu a república inglesa, uma de suas primeiras medidas de seu governo foi derrubar essa lei. Porém, mesmo com toda a pressa para tomar essa decisão, os malefícios já estavam entranhados na economia inglesa.

Gabarito explicado

Ter o controle sobre o comércio marítimo foi uma das principais questões relacionadas ao pioneirismo inglês na Revolução Industrial e, portanto, no crescimento de sua economia.

Exercício 06

A Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688, delimitou muito do que hoje os britânicos vivenciam na política local. A esse respeito, assinale o que for INCORRETO:

a) A Revolução Gloriosa marcou a saída de Jaime II e a dinastia Stuart do comando da coroa inglesa.

b) Ela está relacionada também com a entrada de Guilherme de Orange no poder.

c) Uma das principais questões da Revolução Gloriosa foi o Bill of Rights.

d) De acordo com essa declaração, criada pelo rei e aprovada pelo Parlamento, a população teria direitos a participação na política inglesa.

e) Além disso, o rei teria seus poderes limitados pelo poder Legislativo, representado pelo Parlamento.

Gabarito explicado

O Bill of Rights foi criado pelo Parlamento britânico e não pelo rei.

Nível difícil

Exercício 07

(ENEM)

TEXTO I

Macaulay enfatizou o glorioso acontecimento representado pela luta do Parlamento contra Carlos I em prol da liberdade política e religiosa do povo inglês; significou o primeiro confronto entre a liberdade e a tirania real, primeiro combate em favor do Iluminismo e do Liberalismo.

ARRUDA, J. J. A. Perspectiva da Revolução Inglesa. Rev. Bras. Hist. n. 7, 1984 (adaptado)

TEXTO II

A Revolução Inglesa, como todas as revoluções, foi causada pela ruptura da velha sociedade, e não pelos desejos da velha burguesia. Na década de 1640, camponeses se revoltaram contra os cercamentos, tecelões contra a miséria resultante da depressão e os crentes contra o Anticristo a fim de instalar o reino de Cristo na Terra.

HILL. C. Uma revolução burguesa? Rev. Bras. Hist. n. 7. 1984 (adaptado)

A concepção de Revolução Inglesa apresentada no Texto II diferencia-se da do Texto I ao destacar a existência de:

a) pluralidade das demandas sociais.

b) homogeneidade das lutas religiosas.

c) unicidade das abordagens históricas.

d) superficialidade dos interesses políticos.

e) superioridade dos aspectos econômicos.

Gabarito explicado

Os movimentos ocorridos para a eclosão da Revolução Inglesa foram vários. Envolviam questões religiosas, políticas, econômicas e sociais.

Exercício 08

(FGV) Foi pela espada que nossos ancestrais introduziram, na criação, o poder de cercar a terra e fazê-la sua propriedade; foram eles que primeiro mataram os seus próximos, os homens, para assim roubarem ou pilharem a terra que a esses pertencia e deixá-la a vós, seus descendentes. (...) Eu vos exorto, soldados da República Inglesa! O inimigo não poderia vencer-vos no campo de batalha, porém pode derrotar-vos no campo da política se não estabelecem a liberdade para todos. Onde existe um povo.... unido graças à propriedade coletiva dos meios de subsistência até formar uma só pessoa será o seu país o mais poderoso do mundo... a defesa da propriedade e do interesse individual divide o povo de um país e do mundo todo.

(Gerrard Winstanley. Em Cristopher Hill. O mundo de pontacabeça, 1987).

A partir do documento, é correto afirmar que:

a) Gerrard Winstanley defendia a propriedade coletiva da terra, eixo da proposta dos diggers (escavadores), no contexto da Revolução Puritana na Inglaterra, contra a classe proprietária que, vitoriosa militarmente com o exército republicano, massacrou a ameaça radical dos não proprietários.

b) no fim da guerra civil, Gerrard Winstanley, líder do exército republicano inglês, o New Model Army, exortou os soldados a lutarem pela vitória de Cromwell, defensor da propriedade privada e do poder dos proprietários, reassentados na Câmara do Comuns.

c) o líder do partido independente na guerra civil inglesa, Gerrard Winstanley, defendia a propriedade coletiva em nome da liberdade, o que garantiria a reunião de todos os ingleses para a vitória de Cromwell contra Carlos I, decapitado em 1649, o que significou o fim do absolutismo na Inglaterra.

d) o exército republicano, New Model Army, chefiado por Cromwell e unido ao líder dos levellers (niveladores), Gerrard Winstanley, na Revolução Puritana, garantiu a derrota de Carlos I, o que possibilitou a morte do Antigo Regime na Inglaterra e a implantação da propriedade coletiva.

e) com a morte do rei Carlos I, assumiu a chefia da Câmara dos Comuns o deputado Gerrard Winstanley que, com o seu poder, começaram as mudanças radicais, como a propriedade coletiva da terra, anulando os cercamentos que enriqueceram os proprietários e empobreceram os camponeses.

Gabarito explicado

Os Diggers foram um grupo reformador que surgiu durante a Revolução Inglesa. Eles eram uma das várias facções de reformadores que buscavam mudanças na Inglaterra da época.

Exercício 09

(UPF) “As Revoluções [inglesas e francesa], além de outras peculiaridades, são notórias como canteiros de ideologias, particularmente ideologias populares de protesto. Uma característica comum às revoluções [inglesas e francesa] é terem ocorrido num período pré-industrial, em que a luta pelo poder ou pela sobrevivência – seja pelo controle do Estado ou por objetivos mais limitados – não se limitava a dois adversários apenas. Em cada uma dessas revoluções, esteve presente um elemento popular adicional que também lutava por um lugar ao sol.”

(RUDÉ, George. Ideologia e protesto popular. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1982).

Comparando as revoluções burguesas inglesas e francesa, é correto afirmar:

a) Ao contrário do que ocorreu na Inglaterra, na França, o processo revolucionário levou ao fortalecimento da pequena nobreza, que era marginalizada durante o antigo regime.

b) Na Inglaterra, a luta contra o absolutismo diferenciou-se da trajetória revolucionária da França, pois possibilitou que os anseios populares fossem atendidos pelo novo regime.

c) Ao contrário da Revolução Inglesa, na França, a revolução foi marcada pelas disputas religiosas e pela ausência do apoio popular, principalmente dos camponeses, que ficaram inertes diante dos acontecimentos.

d) A Revolução Francesa foi seguida de um forte processo de industrialização no país, enquanto na Inglaterra, a revolução, por ser um processo meramente político, provoca uma estagnação econômica.

e) Diferentemente do que ocorreu na França, a Revolução Inglesa cria condições para o fortalecimento do Parlamento, no qual os interesses da burguesia em ascensão estão representados.

Gabarito explicado

Após a Revolução Francesa, inaugura-se a Era Napoleônica, tendo como ponto principal da política francesa não o Parlamento, representando o poder Legislativo, mas o Imperador, representando o poder Executivo. Diferentemente disso, na Inglaterra a Revolução Inglesa enfraqueceu o poder real e fortaleceu os parlamentares.

Exercício 10

(UEPA) No período de 1649 a 1660, desenvolveu-se na Inglaterra o regime republicano. Em 1651 Cromwel procedeu à unificação da Inglaterra, Irlanda e Escócia, tornando-se lorde protetor da comunidade britânica. Ainda em 1651, o Parlamento votou os Atos de Navegação, segundo os quais:

a) os dirigentes britânicos buscavam monopolizar o comércio e a navegação nos chamados sete mares, afetando diretamente a Holanda, detentora até então de enorme poder naval.

b) os dirigentes ingleses determinaram que o transporte de quaisquer produtos de origem colonial, assim como das espécies monetárias, seria realizado por navios de países europeus.

c) a Inglaterra declarava guerra à Holanda, uma vez que esta, buscando assegurar o poder naval, aprovou a legislação mercantil que criou as Companhias de Comércio.

d) produtos como açúcar, tabaco, algodão, madeiras tintoriais, produzidos ou fabricados em colônias inglesas da América, da África ou da Ásia seriam livremente exportados, desde que em navios não-holandeses.

e) ficou determinada a quebra do monopólio inglês sobre a navegação comercial mercantil, viabilizando a participação dos demais produtores e respectivas colônias, no transporte marítimo comercial.

Gabarito explicado

O fortalecimento da marinha britânica foi essencial para que a Revolução Industrial acontecesse de maneira pioneira na Inglaterra, no século XVIII.

Leia também: Revolução Inglesa

Para mais exercícios:

Thiago Souza
Thiago Souza
Graduado em História e Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina. Ministra aulas de História, Filosofia e Sociologia desde 2018 para turmas do Fundamental II e Ensino Médio.