10 exercícios sobre o Segundo Reinado (com respostas explicadas)

Ligia Lemos de Castro
Ligia Lemos de Castro
Professora de História

Elaboramos e selecionamos 10 exercícios sobre o Segundo Reinado, para você se preparar para sua prova, vestibular e Enem. Bons estudos!

Nível fácil

Questão 01

O principal evento que marcou o início do Segundo Reinado foi:

a) A Confederação do Equador.

b) A Guerra do Paraguai.

c) O Parlamentarismo às avessas.

d) O Golpe da Maioridade.

e) A Lei Áurea.

Gabarito explicado

Através do Golpe da Maioridade, D. Pedro II pôde assumir o cargo de Imperador do Brasil com apenas 14 anos de idade, pondo fim ao Período Regencial (1831-1840).

Questão 02

Qual dos eventos abaixo NÃO ocorreu durante o Segundo Reinado?

a) Lei Áurea.

b) Questão Christie.

c) Guerra da Cisplatina.

d) Guerra do Paraguai.

e) Revolução Praieira.

Gabarito explicado

A Guerra Cisplatina foi um confronto armado ocorrido entre 1825 a 1828 (portanto, durante o Primeiro Reinado), envolvendo o Império do Brasil, as Províncias Unidas do Rio da Prata e os habitantes da Província Cisplatina pelo controle regional do atual Uruguai.

Questão 03

Os conflitos políticos no Segundo Reinado passaram por dois partidos: Conservador e Liberal. A respeito das características de ambos, assinale a alternativa correta:

a) O Partido Conservador tinha como principal característica o desejo de acabar com a escravidão no Brasil.

b) O Partido Liberal tinha como principal característica o desejo de acabar com a escravidão no Brasil.

c) Ambos possuíam características muito próximas, porém o que os diferenciavam era o fato de os conservadores almejarem uma maior autonomia para as províncias.

d) Ambos possuíam características muito próximas, porém o que os diferenciavam era o fato de os liberais almejarem uma maior autonomia para as províncias.

e) Todas as alternativas anteriores estão incorretas.

Gabarito explicado

A política do Segundo Reinado é marcada pela presença de dois partidos políticos: o Partido Liberal, cujos membros eram conhecidos como os “luzia”; e o Partido Conservador, cujos membros eram conhecidos como os “saquarema”.

A rigor, ambos os partidos defendiam as ideias de elite, como a manutenção da escravidão. Somente se diferenciavam em relação ao poder central, com os liberais lutando por mais autonomia provincial e os conservadores por mais centralização.

Nível médio

Questão 04

O Segundo Reinado foi um período de conflitos internos e externos. Sobre tais acontecimentos, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A Guerra do Paraguai foi um conflito envolvendo 4 países: Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. Entre as consequências dessa guerra para o Brasil está o fortalecimento da classe militar perante a sociedade brasileira.

b) As leis abolicionistas surgiram de forma tardia no Brasil. A Lei Áurea, de 1888, foi assinada pela Princesa Isabel enquanto D. Pedro II encontrava-se na Europa, cuidando de sua saúde.

c) A Questão Christie foi um conflito envolvendo o governo imperial brasileiro e as tropas militares francesas que tentaram invadir a Baía de Guanabara, na província do Rio de Janeiro.

d) A Revolução Praieira foi um conflito de caráter liberal ocorrido na província de Pernambuco. Ele recebeu esse nome por conta da rua onde estava a sede do “Diário Novo”, principal meio de comunicação do grupo liberal.

e) O fim do Segundo Reinado aconteceu após D. Pedro II perder apoios essenciais para seu governo, tais como dos militares, da Igreja Católica e dos latifundiários.

Gabarito explicado

A Questão Christie (1863-1865) foi um incidente diplomático ocorrido no Segundo Reinado envolvendo cidadãos britânicos em solo brasileiro.

A Questão Christie começou com um altercado entre marinheiros e oficiais britânicos no Rio de Janeiro e pela invasão e confisco de cinco barcos no porto do Rio de Janeiro, por uma fragata britânica.

O governo brasileiro pediu que os responsáveis respondessem judicialmente no país e que fosse paga uma indenização. Diante da recusa dos britânicos, o Brasil rompeu relações diplomáticas com o Reino Unido por dois anos.

Questão 05

Sobre as questões inerentes à economia brasileira no Segundo Reinado, assinale o que for correto:

a) A economia no Segundo Reinado esteve diretamente relacionada com o processo de industrialização do país. Foi nesse momento da história do país que o setor agrário mais perdeu força e abriu espaço para as indústrias metalúrgicas na região do ABC paulista.

b) O café foi o principal produto comercializado pelo país durante o período em que D. Pedro II comandou o país. Com o dinheiro gerado foram realizadas obras de infraestrutura importantes, como a modernização de portos e a construção de linhas férreas.

c) A extração de pau-brasil, muito importante para a economia brasileira desde a chegada dos portugueses, se manteve como carro chefe das exportações brasileiras no Segundo Reinado.

d) A partir do interesse de D. Pedro II, o Brasil no Segundo Reinado teve a extração de látex, no norte do país, muito privilegiada, alcançando um patamar de grande destaque nos ganhos econômicos brasileiros até se tornar o principal produto exportador, ainda no período imperial.

e) Tendo em vista as influências europeias na colonização brasileira, a economia no Segundo Reinado foi marcada por uma Revolução Industrial aos moldes das que vinham acontecendo no velho continente. Assim, esse período marcou a transição de uma economia brasileira de um modelo agrário para o industrial, tendo como principais produtos os eletrônicos e mecânicos.

Gabarito explicado

O café era o principal produto de exportação da economia brasileira durante o Segundo Reinado, período no qual também foram realizadas obras de infraestrutura, como a ampliação dos portos e construção de ferrovias, a fim de escoar a produção.

Questão 06

Alguns motivos foram catalisadores no processo de fim do Segundo Reinado e golpe de Estado para a Proclamação da República, levando D. Pedro II a perder o apoio de alguns dos principais setores da sociedade que antes o fortaleciam. A respeito disso, relacione as colunas abaixo:

( ) Questão religiosa.

( ) Questão latifundiária.

( ) Questão militar.

I. Abolição da escravatura.

II. Proibição de militares utilizarem meios de comunicação para criticar o Estado.

III. Desrespeito a ordens papais.

a) III, I e II.

b) III, II e I.

c) II, III e I.

d) I, II e III.

e) I, III e II.

Gabarito explicado

Alguns dos principais fatores, apontados pelos estudiosos, para a perda de apoio e consequente fim do Segundo Reinado foram, respectivamente:

a interferência do imperador na nomeação de cargos religiosos, desobedecendo às ordens papais (III - questão religiosa);

a insatisfação dos grandes fazendeiros com o fim da escravidão (I - questão latifundiária);

o crescimento da influência dos militares e sua vontade de maior participação política (II - questão militar).

Nível difícil

Questão 07

(ENEM) Os caixeiros do comércio a retalho do Rio de Janeiro estiveram entre as primeiras categorias de trabalhadores a se organizar em associações e a exigir a intervenção dos poderes públicos na mediação de suas lutas por direitos. Na década de 1880, os caixeiros participaram da arena política e ganharam as ruas com vários outros, como os republicanos e os abolicionistas.

POPINIGIS. F. "Todas as liberdades são irmãs"; os caixeiros e as lutas dos trabalhadores por direitos entre o Império e a República. Estudos Históricos, n. 59, set-dez. 2016 (adaptado).

A atuação dos trabalhadores mencionados no texto representou, na capital do Império, um momento de:

a) manutenção das regras patronais.

b) desprendimento das ideias liberais.

c) fortalecimento dos contratos laborais.

d) consolidação das estruturas sindicais.

e) contestação dos princípios monárquicos.

Gabarito explicado

Movimentos sociais, como o ocorrido entre os comerciantes do Rio de Janeiro, são demonstrativos do ambiente de insatisfação vigente no final do Segundo Reinado, que contestavam os princípios de obediência aos princípios monárquicos.

Questão 08

(UNESP) A expansão da economia do café para o Oeste Paulista, na segunda metade do século XIX, e a grande imigração para a lavoura de café trouxeram modificações na história do Brasil, como:

a) o fortalecimento da economia de subsistência e a manutenção da escravidão.

b) a diversificação econômica e o avanço do processo de urbanização.

c) a divisão dos latifúndios no Vale do Paraíba e a crise da economia paulista.

d) o fim da república oligárquica e o crescimento do movimento camponês.

e) a adoção do sufrágio universal nas eleições federais e a centralização do poder.

Gabarito explicado

Em decorrência do crescimento da expansão da economia cafeeira foram construídas as primeiras ferrovias e nasceram cidades.

Os portos de Santos e Rio de Janeiro prosperam. Nessa época começam a ser montadas as primeiras fábricas no Brasil, ainda que de forma isolada.

É também neste período que começa o processo da imigração incentivada pelo governo de trabalhadores europeus, em substituição à mão de obra escravizada.

Questão 09

(UCSal) A Tarifa “Alves Branco”, de 1844, como ficou conhecido o decreto do Ministro da Fazenda, foi uma medida de caráter:

a) reformista.

b) monopolista.

c) protecionista.

d) mercantilista.

e) cooperativista.

Gabarito explicado

Visando solucionar o problema do défict econômico do Império, foi decretada, em 1844, uma nova política alfandegária. Esta ficou conhecida como "Tarifa Alves Branco", nome do então Ministro da Fazenda.

As taxas alfandegárias sobre os produtos importados foram aumentadas. Com isso, surge um ambiente favorável para o surgimento das primeiras manufaturas e produzir aqui ficaria mais barato. Tratou-se, portanto, de medida de caráter protecionista.

Questão 10

(Enem 2021)

A repugnante tarefa de carregar lixo e os dejetos da casa para as praças e praias era geralmente destinada ao único escravo da família ou ao de menor status ou valor. Todas as noites, depois das dez horas, os escravos conhecidos popularmente como “tigres” levavam tubos ou barris de excremento e lixo sobre a cabeça pelas ruas do Rio.

KARASCH, M C. A vida dos escravos no Rio de Janeiro, 1008-1856. Rio de Janeiro Cia das Letras, 2000.

A ação representada na imagem e descrita no texto evidencia uma prática do cotidiano nas cidades no Brasil nos Séculos XVIII e XIX caracterizada pela:

a) Valorização do trabalho braçal.

b) Reiteração das hierarquias sociais.

c) Sacralização das atividades laborais.

d) Superação das exclusões econômicas.

e) Ressignificação das heranças religiosas.

Gabarito explicado

A tarefa de carregar os dejetos, atribuída aos escravizados apresenta um exemplo de reiteração das hierarquias sociais, marcadas pela racialização das relações no contexto de um país escravagista.

Aprofunde os seus conhecimentos sobre o Segundo Reinado.

Continue praticando com mais exercícios:

Ligia Lemos de Castro
Ligia Lemos de Castro
Professora de História formada pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Docência na Educação à Distância pela Universidade Federal de São Carlos. Leciona História para turmas do Ensino Fundamental II desde 2017.