Exercícios sobre América Espanhola (com gabarito explicado)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

Faça os exercícios e pratique o que aprendeu sobre a América Espanhola. Todas as questões têm gabarito explicado.

Questão 1

A parte espanhola da América era povoada por diversas sociedades ameríndias. Entre elas, destaca-se uma civilização localizada na região dos Andes, caracterizada pela forte centralização política, pelo politeísmo e pela construção da cidade de Macchu Picchu. Trata-se dos:

a) Incas

b) Maias

c) Astecas

d) Tupis

Gabarito explicado

O excerto aborda características importantes dos Incas, uma das mais sofisticadas sociedades pré-colombianas.

Os Maias e os Astecas são sociedades mesoamericanas, enquanto os Tupis habitavam regiões do atual território brasileiro.

Questão 2

Um dos primeiros episódios da colonização espanhola na América foi a conquista dos territórios dos Astecas, que aconteceu em pouco menos de um século.

Assinale a alternativa que melhor apresenta os motivos que explicam essa vitória dos conquistadores europeus.

a) A superioridade numérica e militar dos espanhóis frente aos Astecas.

b) A aliança com os Incas e o envenenamento da população ameríndia através do oferecimento de novos alimentos.

c) A incapacidade militar dos Astecas e sua vulnerabilidade às doenças trazidas pelos conquistadores.

d) A aliança entre espanhóis e indígenas rivais dos astecas e a ocorrência de epidemias entre os nativos.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Ao contrário do afirmado, os espanhóis não tinham superioridade numérica. Seu sucesso militar dependeu das alianças construídas com as populações locais inimigas dos Astecas.

b) Incorreta. Os Incas não se aliaram com os espanhóis para uma luta contra os Astecas. Eles também foram conquistados pelos espanhóis, numa campanha liderada por Francisco Pizarro.

c) Incorreta. É inválido sugerir que os Astecas eram incapazes militarmente. Trata-se de uma sociedade guerreira com sofisticadas táticas de combate.

d) Correta. As alianças feitas com povos dominados e explorados pelos Astecas foram fundamentais para a conquista espanhola. Além disso, a disseminação de doenças novas na América também colaborou com os europeus, tendo em vista que os nativos não dispunham de proteção biológica contra esses novos microrganismos.

Questão 3

A sociedade da América Espanhola era subdividida em grupos que detinha menor ou maior privilégio político. Sobre a organização dessa sociedade, é correto dizer:

a) O grupo dos criollos (ou peninsulares) detinha os principais cargos públicos e administrativos, compondo a elite política e econômica local.

b) A escravidão africana era praticamente inexistente na América Espanhola. Todo o trabalho era desempenhado pelas populações ameríndias através do regime da mita.

c) Os chapetones eram a elite nascida localmente na América Espanhola. Embora fossem proprietários de grandes porções territoriais, sofriam preconceito por sua mestiçagem e origem americana.

d) Os principais cargos públicos eram restritos aos chapetones (ou peninsulares), originários da Espanha. Além deles, havia os criollos, elite nascida localmente, além dos mestiços, indígenas e escravos.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Os criollos e os peninsulares eram grupos diferentes. Enquanto este era o nome dado aos espanhóis residentes na América (também chamados de chapetones), os criollos eram os membros da elite nascida no próprio território colonial.

b) Incorreta. A escravidão africana foi economicamente importante em algumas regiões da América Espanhola, especialmente no Caribe.

c) Incorreta. Ao contrário do afirmado, os chapetones eram as elites nascidas na Espanha e que dominavam os principais cargos políticos na colônia.

d) Correta. A alternativa apresenta corretamente os principais grupos da sociedade na América Espanhola, partindo da elite peninsular, abrangendo os criollos, os mestiços e os grupos da base social, composta por indígenas e escravizados.

Questão 4

"Os índios são obrigados a cuspir cada vez que falam em qualquer um de seus deuses. São obrigados a dançar danças novas, o Baile da Conquista e o Baile dos Mouros e dos Cristãos, que celebram a invasão da América e a humilhação dos infiéis (...). Os índios fazem a virgem desfilar em andores de plumas, e chamando-a de Avó da Luz pedem todas as noites que ela traga o sol na manhã seguinte; mas com maior devoção veneram a serpente que ela esmaga com o pé (...). Identificam-se com Jesus, que foi condenado sem provas, como eles; mas não adoram a cruz por ser símbolo de sua imolação, e sim porque a cruz tem a forma do fecundo encontro da chuva com a terra."

GALEANO, Eduardo. As Caras e as Máscaras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985, p. 75

Com base no texto, é correto afirmar que as populações indígenas na América Espanhola:

a) Conseguiram negociar a preservação de suas práticas culturais com os conquistadores.

b) Fizeram uma interpretação própria da religião católica imposta a eles, ressignificando seus elementos e apropriando-se de alguns de seus símbolos.

c) Apreciavam as celebrações trazidas pelos Europeus, como o Baile da Conquista e o Baile dos Mouros.

d) Assimilaram pacificamente os princípios católicos trazidos pelos europeus, tendo em vista a proximidade dos símbolos cristãos com a experiência vivida por eles.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A colonização envolveu um violento processo de imposição cultural e religiosa contra as populações nativas. Portanto, não houve sucesso em "negociar" a preservação de suas práticas, e tampouco esse é o argumento do texto de apoio.

b) Correta. O texto demonstra como os ameríndios criaram uma leitura própria dos ritos e da simbologia cristã, apropriando-se de alguns de seus elementos como símbolos de sua própria história e sofrimento.

c) Incorreta. O excerto não destaca o contentamento dos nativos em participar desses eventos, mas sim sua obrigatoriedade e a violência física e simbólica envolvida.

d) Incorreta. A incorporação de práticas e elementos culturais trazidos pelos europeus não ocorreu de maneira pacífica, mas sim como parte de um processo violentíssimo de conquista e colonização da América.

Questão 5

A colonização da América trouxe ganhos substanciais para a Espanha em termos econômicos. Entre as principais atividades de seu território colonial, destaca-se:

a) A mineração, como as minas de prata na região de Potosí, na atual Bolívia.

b) A cultura de café, explorada na região da Colômbia e de Cuba desde o século XVI.

c) A pecuária voltada para a exportação, desenvolvida com destaque em Cuba e no Haiti.

d) A lavoura de algodão na região dos atuais Uruguai e Argentina.

Gabarito explicado

a) Correta. A mineração de prata em Potosí e de ouro no Norte do México foram atividades econômicas fundamentais na América Espanhola.

b) Incorreta. O café ganha espaço como produto colonial apenas no século XIX.

c) Incorreta. A pecuária não teve destaque nas regiões citadas, mas sim no sul da América do Sul. Além disso, o Haiti teve sua história colonial majoritariamente ligada à França, e não à Espanha.

d) Incorreta. O Uruguai e a Argentina não foram grandes produtores de algodão. Suas economias estavam ligadas sobretudo à pecuária.

Questão 6

Sobre o trabalho e a mão de obra na América Espanhola colonial, é correto afirmar que:

a) A mita foi uma das principais formas de trabalho utilizada pelos espanhóis, principalmente nas plantações de açúcar no Caribe. Consistia no trabalho de dois a três dias por semana dos indígenas em troca de proteção dos proprietários.

b) A escravidão africana não teve importância para a economia da América Espanhola, afinal, regiões como Cuba, Argentina e Colômbia dispunham de enorme população indígena disponível para o trabalho.

c) A encomienda era um dos principais regimes de trabalho na América Espanhola. Nela, o encomendero (europeu) deveria catequizar um grupo de indígenas que, em troca, pagariam tributos - normalmente através do trabalho.

d) A mita e a encomienda eram os nomes dados às formas de escravização indígena na América Espanhola. Através delas, os nativos seriam escravizados e poderiam ser vendidos para outros proprietários.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Embora a mita fosse uma relevante forma de trabalho compulsório, ela era utilizada principalmente na mineração na região dos Andes, e não nas plantações de açúcar do Caribe.

b) Incorreta. A escravidão africana foi muito importante em determinadas regiões da América Espanhola, especialmente no Caribe.

c) Correta. A alternativa descreve corretamente as características gerais da encomienda, muito utilizada na América Espanhola.

d) Incorreta. Ainda que fossem trabalhos compulsórios e bastante precarizados, a mita e a encomienda não eram exatamente iguais à escravidão. Esta última é caracterizada pelo fato de um indivíduo ser considerado propriedade de outra pessoa, o que não ocorria nesses sistemas.

Leia também:

Para praticar:

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.