15 questões sobre a Era Vargas (com respostas comentadas)

Ligia Lemos de Castro
Ligia Lemos de Castro
Professora de História

A Era Vargas (1930-1945) foi um período rico em transformações políticas, culturais e econômicas no Brasil.

Por isso, é um dos temas mais cobrados no Enem e em Vestibulares de todo o país.

Pensando nisso, fizemos uma coletânea de 15 questões sobre este assunto para você revisar e arrasar nas provas.

Bom estudo!

Questão 1

(Enem/2017) Nos primeiros anos do governo Vargas, as organizações operárias sob controle das correntes de esquerda tentaram se opor ao seu enquadramento pelo Estado. Mas a tentativa fracassou. Além do governo, a própria base dessas organizações pressionou pela legalização. Vários benefícios, como as férias e a possibilidade de postular direitos perante às Juntas de Conciliação e Julgamento, dependiam da condição de ser membro de sindicato reconhecido pelo governo.

FAUSTO, B. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado, 2002 (adaptado).

No contexto histórico retratado pelo texto, a relação entre governo e movimento sindical foi caracterizada

a) pelo reconhecimento de diferentes ideologias políticas.

b) por um diálogo democraticamente constituído.

c) pelas benesses sociais do getulismo.

d) pela vinculação de direitos trabalhistas à tutela do Estado

e) por uma legislação construída consensualmente..

Alternativa correta: d) pela vinculação de direitos trabalhistas à tutela do Estado.

Durante o governo de Getúlio Vargas, os sindicatos eram controlados pelo Estado por meio da Lei de Sindicalização de 1931 que, dentre outros itens, somente permitia o funcionamento dos sindicatos mediante aprovação governamental.

Tal medida visava combater a participação de lideranças ligadas ao socialismo e ao anarquismo nos sindicatos, bem como promover a imagem do governo como garantidor dos direitos dos trabalhadores, no contexto da política trabalhista de Vargas.

Questão 2

(Enem/2017) Estão aí, como se sabe, dois candidatos à presidência, os senhores Eduardo Gomes e Eurico Dutra, e um terceiro, o senhor Getúlio Vargas, que deve ser candidato de algum grupo político oculto, mas é também o candidato popular. Porque há dois “queremos”: o “queremos” dos que querem ver se continuam nas posições e o “queremos” popular… Afinal, o que é que o senhor Getúlio Vargas é? É fascista? É comunista? É ateu? É cristão? Quer sair? Quer ficar? O povo, entretanto, parece que gosta dele por isso mesmo, porque ele é “à moda da casa”.

A Democracia. 16 set. 1945. apud GOMES. A.C.; D’ARAÚJO, M. C. Getulismo e trabalhismo. São Paulo: Ática. 1989.

O movimento político mencionado no texto caracterizou-se por

a) demandar a confirmação dos direitos trabalhistas.

b) apoiar a permanência da ditadura estadonovista.

c) resgatar a representatividade dos sindicatos sob controle social.

d) reivindicar a transição constitucional sob influência do governante.

e) reclamar a participação das agremiações partidárias.

Alternativa correta: d) reivindicar a transição constitucional sob influência do governante.

Em 1945, com a participação do Brasil na Segunda Guerra, as contradições internas da ditadura varguista aumentaram. Vários setores pediam eleições presidenciais e muitos candidatos se apresentaram, inclusive, o próprio Getúlio Vargas. Este pretendia manter-se no poder, mas através do voto e da Constituição. Tal intenção de Vargas era apoiada pelo movimento popular conhecido pelo nome de Queremismo (“queremos Getúlio”).

O trecho também destaca que Vargas mudava seu perfil político conforme suas necessidades. Isso quer dizer que, ora se apoiava em setores mais autoritários, ora em mais democráticos.

Questão 3

(PUC-Campinas)

Getúlio Vargas

A caricatura revela um momento da chamada "era de Vargas", quando Getúlio preparava-se para

a) assumir a presidência da República, após a sua eleição indireta pela Assembleia Constituinte.

b) liderar um golpe militar, instaurando um período histórico conhecido por Estado Novo.

c) disputar as eleições diretas para a presidência da República, no contexto da redemocratização do país.

d) executar os princípios do Plano Cohen, visando impedir o avanço dos comunistas e dos integralistas ao poder.

e) comandar uma revolução constitucionalista, contra a oligarquia do setor agroexportador.

Alternativa correta: a) assumir a presidência da República, após a sua eleição indireta pela Assembleia Constituinte.

A charge faz referência à eleição presidencial de 1934, que inaugurou a fase do Governo Constitucional (1934-1937) da Era Vargas. No poder desde 1930 e pressionado por diversos setores a promulgar uma nova constituição, Vargas convoca a Assembleia Constituinte, que elabora a nova carta magna e o reconduz à presidência via eleições indiretas.

O diálogo na caricatura revela que Vargas teria seus movimentos "apertados", uma vez que seus poderes estariam limitados pela Constituição e o parlamento.

Questão 4

(FGV/2003) Em 21 de dezembro de 1941, Getúlio Vargas recebeu Osvaldo Aranha, seu ministro das Relações Exteriores, para uma reunião. Leia alguns trechos do diário do presidente: “À noite, recebi o Osvaldo. Disse-me que o governo americano não nos daria auxílio, porque não confiava em elementos do meu governo, que eu deveria substituir. Respondi que não tinha motivos para desconfiar dos meus auxiliares, que as facilidades que estávamos dando aos americanos não autorizavam essas desconfianças, e que eu não substituiria esses auxiliares por imposições estranhas.”

(VARGAS, Getúlio, Diário. São Paulo/Rio de Janeiro, Siciliano/ Fundação Getúlio Vargas, 1995, vol. II, p. 443.)

A respeito desse período, podemos afirmar:

a) As desconfianças norte-americanas eram completamente infundadas porque não havia nenhum simpatizante do nazifascismo entre os integrantes do governo brasileiro.

b) Com sua política pragmática, Vargas negociou vantagens econômicas com o governo americano e manteve em seu governo simpatizantes dos regimes nazifascistas.

c) Apesar das semelhanças entre o Estado Novo e os regimes fascistas, Vargas não permitiu nenhum tipo de relacionamento diplomático entre o Brasil e os países do Eixo.

d) No alto escalão do governo Vargas havia uma série de simpatizantes do regime comunista da União Soviética e de seu líder Joseph Stalin.

e) As pressões do governo norte-americano levaram Vargas a demitir seu ministro da Guerra, o general Eurico Gaspar Dutra, admirador dos regimes nazifascistas.

Alternativa correta: b) Com sua política pragmática, Vargas negociou vantagens econômicas com o governo americano e manteve em seu governo simpatizantes dos regimes nazifascistas.

A ditadura do Estado Novo (1937-1945) era um regime mais próximo ao fascismo que à democracia-liberal. No entanto, à medida que a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) avançava, ficou mais difícil manter esta posição devido às pressões dos americanos. Apesar disso, com sua habilidade política, Vargas obtém ajuda financeira e ainda mantém colaboradores pró-Eixo em seu governo.

Observe que no próprio trecho do texto aparece a vontade de Vargas em deixar seus aliados pró-fascistas no governo e, ao mesmo tempo, lograr vantagens econômicas dos americanos.

Questão 5

(PUC/RS) “Façamos a revolução antes que o povo a faça.” A frase, atribuída ao governador de Minas Gerais, Antônio Carlos de Andrada, deixa entrever a ideologia política da Revolução de 1930, promovida pelos interesses

a) da burguesia cafeicultora de São Paulo, com vistas à valorização do café.

b) do operariado, com o objetivo de aprofundar a industrialização.

c) dos partidos de direita fascistas, no intuito de estabelecer um Estado forte.

d) das oligarquias dissidentes, aliadas ao tenentismo pela reforma do Estado.

e) da burguesia industrial, na busca de uma política de livre iniciativa.

Alternativa correta: d) das oligarquias dissidentes, aliadas ao tenentismo pela reforma do Estado.

A Primeira República (1889-1930) era marcada pela alternância entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais. Os tenentes e representantes dos demais estados queriam romper com esta hegemonia, mas sem a participação popular. Desta maneira, a Rrevolução de 30 foi realizada sem incluir o povo.

Questão 6

(Enem/2017) Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels, “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”.

CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI, D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava

a) conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.

b) ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.

c) aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil.

d) estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil.

e) alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo.

Alternativa correta: a) conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.

A propaganda política no governo Vargas tinha como objetivo conquistar a população e controlar qualquer crítica ao governo. Desta maneira, o Estado Novo lança mão de recursos, como músicas, festas, publicações e programas de rádio para transmitir, em tom ufanista, as realizações do Estado Novo.

Questão 7

(Enem/2018)

Cartilha Getúlio Vargas

Essa imagem foi impressa em cartilha escolar durante a vigência do Estado Novo com o intuito de

a) destacar a sabedoria inata do líder governamental.

b) atender a necessidade familiar de obediência infantil.

c) promover o desenvolvimento consistente das atitudes solidárias.

d) conquistar a aprovação política por meio do apelo carismático.

e) estimular o interesse acadêmico por meio de exercícios intelectuais.

Alternativa correta: d) conquistar a aprovação política por meio do apelo carismático.

A imagem é exemplar da propaganda política do Estado Novo (1937-1945), reforçando a imagem de Getúlio Vargas como líder carismático.

O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) era responsável tanto pela censura, como por divulgar uma imagem positiva do governo Vargas, destacando os ideais de unidade nacional e amor à pátria.

Tal propaganda também chegava às escolas, seja por meio de eventos públicos, seja pelos materiais escolares, como a cartilha da qual as imagens analisadas fazem parte.

Questão 8

(Unesp) Decretada a extinção da Aliança Nacional Libertadora em 1935, seus membros, os não moderados, organizaram a insurreição comunista que foi abafada pelo Governo Vargas. Assinale a alternativa que apresenta a ação política subsequente e relacionada com a referida insurreição:

a) A proposta anti-imperialista e antilatifundiária, contida no programa da ANL, foi completamente abandonada.

b) Vargas, em proveito de seus planos ditatoriais, explorou o temor que havia ao comunismo.

c) Dois meses após a Intentona, todos os presos políticos que aguardavam julgamento foram colocados em liberdade.

d) A campanha anticomunista das classes dominantes contribuiu para que Vargas abandonasse seus planos continuístas.

e) Os revoltosos só se renderam depois de proclamada a suspensão definitiva do pagamento da dívida externa.

Alternativa correta: b) Vargas, em proveito de seus planos ditatoriais, explorou o temor que havia ao comunismo.

Em 1935, grupos ligados ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e à Aliança Nacional Libertadora (ANL) tentaram tomar o poder através das armas, articulando a chamada Intentona Comunista, liderada por Luís Carlos Prestes. O golpe não se concretizou e a repressão foi feroz, incluindo torturas e prisões ilegais.

Dois anos mais tarde, valendo-se do temor popular anticomunista, Getúlio Vargas alegou que existia outra tentativa de golpe comunista, conhecida como Plano Cohen (documento falso produzido por seus aliados).

Esse seria o pretexto para o fechamento do Congresso, cancelamento das eleições presidenciais e a anulação da Constituição de 1934, dando início ao Estado Novo.

Questão 9

(Mackenzie/2004) Getúlio Vargas pôde, em 1937, inaugurar um novo governo, conhecido como Estado Novo. Sobre esse período, é correto afirmar que:

a) era caracterizado pelo exercício da democracia e das liberdades civis, em repúdio às ideias comunistas que ameaçavam a nação, dada a intenção desses grupos revolucionários de chegar ao poder por meio de um golpe.

b) diante da ameaça comunista, o Parlamento, as Assembleias Estaduais, assim como as Câmaras Municipais, passaram a legislar e a intervir em diversos assuntos da política nacional.

c) ocorreu a imposição de uma Constituição autoritária, influenciada pelas doutrinas fascistas que vigoravam em algumas nações europeias, o que representou o início de um período de ditadura.

d) dentro do novo regime, graças à subordinação das corporações sindicais ao Estado, que passou a controlar a ação dos trabalhadores, houve a conquista de direitos trabalhistas, resultado da boa vontade das elites empresariais.

e) a conjuntura econômica internacional contribuiu para a consolidação do Estado Novo, que, diante da crise que ainda persistia no setor cafeeiro, aumentou o seu papel interventor, buscando solucionar o problema das exportações nacionais.

Alternativa correta: c) ocorreu a imposição de uma Constituição autoritária, influenciada pelas doutrinas fascistas que vigoravam em algumas nações europeias, o que representou o início de um período de ditadura.

O Estado Novo (1937-1945) é considerado o período mais repressivo e ditatorial da Era Vargas, quando é proclamada a Constituição de 1937.

A nova Carta Magna extinguiu os partidos políticos, instituiu o regime corporativo e acabou com a independência entre os três poderes. Também foi imposta a censura aos meios de comunicação para impedir a divulgação de qualquer crítica ao governo. Havia forte influência da ideologia fascista, sobretudo na perseguição aos opositores, no culto ao líder e na propaganda nacionalista.

Questão 10

(Unirio/2000)

Na casa do beato Pedro Batista em Santa Brígida, na Bahia, D. Pedro II divide um espaço na parede com Getúlio Vargas. Este exemplo caracteriza um tipo de idealização da figura de mitos que ficaram sedimentados na memória popular. Podemos afirmar que Getúlio Vargas potencializou uma imagem de "pai dos pobres", em grande parte devido às(aos):

(Schwarcz, Lília Moritz. As Barbas do Imperador. D. Pedro II: Um Monarca nos Trópicos. São Paulo, Cia das Letras, 1998 p. 322)

a) medidas de caráter populista, atraindo as massas trabalhadoras.

b) medidas revolucionárias introduzidas com a reforma agrária.

c) restrições econômicas impostas aos industriais brasileiros.

d) restrições rígidas impostas à burguesia nacional e internacional.

e) discursos ufanistas disseminados entre os camponeses brasileiros.

Alternativa correta: a) medidas de caráter populista, atraindo as massas trabalhadoras.

A Era Vargas ficou marcada pelas leis trabalhistas, como a instituição do salário mínimo, a consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a criação da Carteira Profissional, com a semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas. Essas medidas beneficiavam a classe trabalhadora urbana e fortaleciam a imagem de Vargas como garantidor dos direitos dos mais pobres.

Somado a isso, a propaganda política coordenada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) ajudou a construir, de forma eficiente, a figura de Getúlio Vargas como um pai, que cuidava do seu povo e que sabia o que ele necessitava.

Questão 11

(UNICAMP/1994 - adaptada) Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas se dirigiu à população através do rádio: "A disputa presidencial estava levando o país à desordem. Os comunistas infiltravam-se dia a dia nas instituições nacionais. A Nação corria perigo de uma luta de classes e os partidos políticos inquietavam o nosso povo".

Este discurso inaugura o período chamado:

a) Estado Novo

b) República Nova

c) Era Vargas

d) Revolução de 30

Alternativa correta a) Estado Novo

O Estado Novo foi estabelecido em 10 de novembro de 1937 quando Getúlio Vargas denunciou uma suposta tentativa de golpe por parte dos comunistas, o chamado Plano Cohen.

Questão 12

(FAAP) "Batemo-nos pelo Estado Integralista. Queremos a reabilitação do princípio de autoridade, que esta se respeite e faça respeitar-se. Defendemos a família, a instituição fundamental cujos direitos mais sagrados são proscritos pela burguesia e pelo comunismo."

Este texto, pelas ideias que defende, é provável que tenha sido escrito por:

a) Jorge Amado

b) Carlos Drummond de Andrade

c) Mário de Andrade

d) Oswald de Andrade

e) Plínio Salgado

Alternativa correta: e) Plínio Salgado.

Plínio Salgado (1895-1975) foi um político, escritor e jornalista brasileiro. Fundou, em 1932, a Ação Integralista Brasileira (AIB), movimento político inspirado no fascismo italiano.

Em 7 de outubro de 1932, foi lançado o "manifesto de outubro", que deu origem ao movimento integralista. Nele, Plínio Salgado foi declarado líder e definiu as estruturas e princípios do movimento, dentre os quais se destacam: cristianismo (católico); unidade nacional; corporativismo; combate ao liberalismo e ao socialismo.

O Integralismo era uma doutrina política essencialmente antiliberal e principalmente, anticomunista, em que se defendia a resolução dos problemas sociais através da extinção de partidos políticos e a instalação de um governo autoritário.

Questão 13

(UFMG) Leia o texto:

Conteúdo exclusivo para assinantes Toda Matéria+
Além de mais exercícios, tenha acesso a mais recursos para dar um up nos seus estudos.
Corretor de Redação para o Enem
Exercícios exclusivos
Estude sem publicidade

Leia também: Era Vargas: o que foi e todas as fases do governo

Para mais exercícios:

Ligia Lemos de Castro
Ligia Lemos de Castro
Professora de História formada pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Docência na Educação à Distância pela Universidade Federal de São Carlos. Leciona História para turmas do Ensino Fundamental II desde 2017.