20 exercícios sobre a Grécia Antiga (com gabarito)
Lucas Pereira
Professor de História
Selecionamos 20 questões de diferentes níveis sobre Grécia Antiga para testar seus conhecimentos sobre o tema.
Questão 1 (nível fácil)
Na Grécia Antiga, as principais cidades-estado foram
a) Babilônia e Atenas
b) Esparta e Roma
c) Babilônia e Esparta
d) Atenas e Esparta
e) Roma e Babilônia
Alternativa correta: d) Atenas e Esparta
Atenas e Esparta eram as cidades mais importantes da Grécia Antiga e que deixaram uma herança visível até os nossos dias.
As demais alternativas não são corretas, pois Roma fica na atual Itália e Babilônia era uma cidade da Mesopotâmia.
Questão 2 (nível fácil)
A religião da antiga Grécia era
a) Cristã
b) Judaica
c) Politeísta
d) Islâmica
e) Budista
Alternativa correta: c) Politeísta
A palavra “politeísta” significa crença em vários deuses. Os antigos gregos adoravam deuses como Zeus, Apolo, Atena e Afrodite.
a) ERRADA. A religião cristã se desenvolve na Palestina muitos séculos depois.
b) ERRADA. A religião judaica está ligada aos Hebreus, não aos gregos antigos.
d) ERRADA. O Islã surge no ano de 622 d.C. também muito tempo depois dessa época.
e) ERRADA. Os budistas estão limitados à Ásia neste período.
Questão 3 (nível fácil)
A história da Grécia antiga está dividida em 4 períodos que se estende do século XX ao século IV a.C. São eles:
a) pré-homérico, homérico, arcaico e clássico.
b) greco-romano, dórico, homérico, clássico.
c) dórico, ateniense, clássico e helenístico.
d) helenístico, homérico, ateniense e clássico.
e) greco-romano, pré-homérico, clássico e helenístico.
Alternativa correta: a) pré-homérico, homérico, arcaico e clássico.
O período homérico, séculos XX-XII a.C., compreende a etapa de formação dos povos gregos. Em seguida, vem o homérico, de 1150 a.C. a 800 a.C., que designa um momento de organização da sociedade grega em torno de núcleos autônomos.
Por sua vez, o período arcaico compreende os séculos VIII-VI a.C. e se caracteriza pelo desenvolvimento da filosofia e o surgimento dos Jogos Olímpicos. Finalmente, o período clássico pertence aos séculos V-IV a.C., onde Atenas se consolida como uma das cidades mais importantes da região.
Questão 4 (nível fácil)
Preencha a lacuna: A __________ foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga.
a) ática
b) democracia
c) ditadura
d) monarquia
e) talassocracia
Alternativa correta: b) democracia
A democracia, palavra grega que significa “governo do povo”, foi o modo de governo ateniense. Claro que era muito diferente do que conhecemos hoje, mas havia mais participação política da população se comparamos com os regimes políticos dos territórios vizinhos em sua época.
a) ERRADA. Ática é uma península na Grécia, onde se situa a cidade de Atenas, por exemplo.
c) ERRADA. Na História Antiga, a ditadura está ligada a períodos de crise da história de Roma. Não era o modelo adotado em Atenas Clássica.
d) ERRADA. A monarquia, regime de governo hereditário, não pertence à época e nem ao lugar em questão.
e) ERRADA. A talassocracia (poder dos mares) era a condição de dominar os mares, e não foi o regime que vigorava em Atenas neste momento.
Questão 5 (nível fácil)
A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil que ocorreu na Grécia Antiga entre 431 e 404 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de:
a) Tebas
b) Esparta
c) Atenas
d) Creta
e) Pérsia
Alternativa correta: b) Esparta
Durante a batalha de Egospótamos, os espartanos finalmente vencem a Atenas e esta cidade entra em decadência.
Questão 6 (nível fácil)
Sobre a pólis grega, é correto afirmar que:
a) Macedônia e Tebas eram as cidades mais importantes.
b) o termo “pólis” em grego significa “sociedade”.
c) elas não possuíam autonomia e poder.
d) suas organizações sociais eram iguais para todas.
e) é o nome em grego para as cidades-estado da Grécia Antiga.
Alternativa correta: e) é o nome em grego para as cidades-estado da Grécia Antiga.
A “pólis”, palavra que significa cidade em grego, era o centro das decisões políticas e econômicas da Grécia Antiga. Note que estas cidades eram independentes entre si, mas unidas pela cultura, religião e idiomas comuns.
a) ERRADA. Macedônia não era uma cidade-estado grega, e Tebas não figurava entre as mais importantes.
b) ERRADA. O termo "pólis" significa cidade, e não sociedade.
c) ERRADA. As pólis eram independentes entre si e somente faziam alianças em caso de guerra.
d) ERRADA. Por serem independentes, cada uma tinha uma organização social própria.
Questão 7 (nível fácil)
Na cidade de Atenas, só era considerado cidadão quem nascia na cidade. Logo, os estrangeiros não podiam participar das decisões políticas da pólis. O nome dado aos estrangeiros era:
a) fratrias
b) georgóis
c) hilotas
d) metecos
e) eupátridas
Alternativa correta: d) metecos
Apenas os homens livres nascidos em Atenas eram considerados cidadãos. Por isso, estavam excluídos da vida política as mulheres, os escravos, os menores de idade e os estrangeiros.
a) ERRADA. Fratrias eram organizações sociais do período homérico, análoga a uma tribo ou clã.
b) ERRADA. Georgóis faziam parte do "genos" e possuíam um parentesco distante do Pater familiae.
c) ERRADA. Hilotas era uma categoria social de Esparta. Eram servos cuja propriedade pertencia à cidade.
e) ERRADA. Eupátridas compunham a elite local, parentes próximos do Pater familiae e que tinham direito às melhores propriedades.
Questão 8 (nível médio)
(Vunesp) Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:
a) a concepção de democracia com a participação do voto universal.
b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
c) a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.
d) os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.
e) os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.
Alternativa correta b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
Os Jogos Olímpicos, na Grécia Antiga, eram uma celebração da paz. Os melhores guerreiros se transformavam em atletas e disputavam jogos para saber quem seria o melhor da competição. Esse objetivo foi recuperado com a iniciativa do barão de Coubertin em reviver os Jogos Olímpicos em Atenas, no ano de 1896.
a) ERRADA. A democracia é uma ideia herdada dos gregos, mas o voto universal será discutido e aplicado apenas no século XX.
c) ERRADA. Os gregos não idealizavam e nem valorizavam o trabalho manual.
d) ERRADA. Os gregos só conheceriam o cristianismo muito tempo depois.
e) ERRADA. O urbanismo contemporâneo adotou diversas influências e técnicas modernas, não sendo uma herança direta do modelo grego.
Questão 9 (nível médio)
(Mackenzie) "Conta a história que, com a ajuda de Atena, Epeu construiu um grande cavalo de madeira, onde escondeu guerreiros. Ulisses ardilosamente introduziu-o em Troia para que os guerreiros a saqueassem." Em sua obra, o autor transformou a luta pelo controle do estreito de Dardanelos (Helesponto) num conflito envolvendo deuses e heróis. A obra e o respectivo autor são:
a) A República - Platão.
b) Édipo Rei - Sófocles.
c) A Ilíada - Homero.
d) Os Sete Contra Tebas - Ésquilo.
e) A História da Guerra do Peloponeso - Tucídides.
Alternativa correta: c) A Ilíada - Homero.
A Ilíada, de Homero, narra acontecimentos da Guerra de Troia, conflito travado entre gregos e troianos.
A história se concentra no décimo e último ano da guerra, destacando a ira de Aquiles, o maior guerreiro grego, e os eventos que levaram à morte de Heitor, príncipe troiano. Além dos confrontos entre os guerreiros, os deuses do Olimpo desempenham um papel ativo, apoiando ora os gregos, ora os troianos, de acordo com suas preferências e rivalidades.
a) ERRADA. A República, de Platão, é um diálogo filosófico.
b) ERRADA. Édipo-Rei, de Sófocles, é uma tragédia que conta a história do rei Édipo, que sem saber, mata o próprio pai e se casa com sua mãe, Jocasta.
d) ERRADA. Os Sete Contra Tebas - Ésquilo narra a disputa pelo trono entre Etéocles e Polinices, filhos de Édipo.
e) ERRADA. A História da Guerra do Peloponeso, de Tucídides, retrata este conflito e é considerado por muitos o primeiro livro de história do ocidente.
Questão 10 (nível médio)
(PUC-Campinas) A decadência da Grécia, que teve início a partir do século IV a.C., é explicada, entre outros fatores, pela
a) ausência de unidade política e pelas lutas entre as cidades-estados.
b) invasão dos cretenses na cidade de Troia e pela destruição da civilização micênica.
c) evolução da pólis que colaborou para o desenvolvimento do ideal da democracia na região do Peloponeso.
d) organização social das cidades-estados de Atenas e Esparta, estruturada no trabalho escravo dos indivíduos oriundos da Messênia.
e) postura isolacionista desenvolvida pelas cidades-estados sem condições de participar do comércio marítimo e logicamente, sem oportunidades de desenvolvimento econômico.
Alternativa correta: a) ausência de unidade política e pelas lutas entre as cidades-estados.
As cidades-estados eram rivais entre si e esta situação facilitava a conquista por um inimigo externo, pois este se aproveitava das discórdias internas para avançar sobre elas.
b) ERRADA. Não foram os cretenses que invadiram Troia e nem esta invasão foi a causa da decadência da Grécia.
c) ERRADA. A democracia não era o regime político de todas as cidades-estado, por isso não houve esta evolução.
d) ERRADA. Atenas e Esparta tinham uso de mão de obra diferenciadas. Enquanto que Atenas era escravista, os Espartanos exploravam o trabalho dos hilotas. Além disso, essas não foram causas centrais para a decadência da Grécia.
e) ERRADA. Esta postura isolacionista já era mantida por muitas cidades. No entanto, precisamos observar que elas se uniam quando se viam ameaçadas. Portanto, por si só, isto não explica a decadência.
Questão 11 (nível médio)
(UEMT) O enfraquecimento das cidades gregas, após a Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.), possibilitou a conquista da Grécia pelos:
a) bizantinos
b) hititas
c) assírios
d) persas
e) macedônios
Alternativa correta: e) macedônios
Situada ao norte da Grécia, a Macedônia aproveitou o enfraquecimento do mundo grego e se lançou à conquista dos territórios vizinhos, com Felipe II e, posteriormente, com seu filho, Alexandre Magno.
a) ERRADA. Os bizantinos somente seriam um exército poderoso muitos séculos depois.
b) ERRADA. Os hititas já não existiam como reinos nesse momento.
c) ERRADA. Esse povo não entrou em guerra com os gregos nessa ocasião.
d) ERRADA. Embora fossem historicamente rivais dos gregos, os persas não conquistaram a Grécia nesse contexto.
Questão 12 (nível médio)
(UECE) A respeito da “Liga de Delos”, que seria a base do imperialismo ateniense, podemos dizer corretamente:
a) decorreu da aliança de cidades gregas e persas contra a expansão macedônica.
b) pretendia libertar algumas cidades gregas, lideradas pela cidade de Delos, da dominação espartana.
c) surgiu de um processo de sujeição ou de domínio exercido por Atenas sobre as demais cidades da Liga.
d) definia-se, de início, como uma aliança militar, que previa autonomia para seus participantes, reservando à Atenas o comando das operações.
e) mesmo sendo liderada por Atenas, Esparta apresenta grande influência sobre ela.
Alternativa correta: d) definia-se, de início, como uma aliança militar, que previa autonomia para seus participantes, reservando à Atenas o comando das operações.
A Liga de Delos era uma aliança político-militar que reunia uma série de cidade-estados gregas, liderada por Atenas. Seu objetivo inicial foi combater o perigo da invasão persa durante as Guerras Médicas. Contudo, com o tempo, a aliança se rompeu a partir da saída de Esparta e suas aliadas, que formam a Liga do Peloponeso, rival da Liga de Delos.
a) ERRADA. A Liga de Delos era a uma aliança de gregos contra os persas.
b) ERRADA. A cidade de Delos era apenas a sede, pois quem liderava a liga era Atenas.
c) ERRADA. A liga surgiu devido à necessidade das cidades gregas se defenderem dos persas.
e) ERRADA. Esparta só fez parte da Liga de Delos no começo e depois se retirou fundando sua própria associação.
Questão 13 (nível médio)
(UNIFESP) “Nunca temi homens que têm no centro de sua cidade um local para reunirem-se e enganarem-se uns aos outros com juramentos. Com estas palavras, Ciro insultou todos os gregos, pois eles têm suas ágoras [praças] onde se reúnem para comprar e vender; os persas ignoram completamente o uso de ágoras e não têm lugar algum com essa finalidade”.
(Heródoto, Histórias, séc. V a.C.)
O texto expressa
a) a inferioridade dos persas que, ao contrário dos gregos, não conheciam ainda a vida em cidades.
b) a desigualdade entre gregos e persas, apesar dos mesmos usos que ambos faziam do espaço urbano.
c) o caráter grego, fundamentado no uso específico do espaço cívico, construído em oposição aos outros.
d) a incapacidade do autor olhar com objetividade os persas e descrever seus costumes diferentes.
e) a complacência dos persas para com os gregos, decorrente da superioridade de seu poderio econômico e militar.
Alternativa correta: c) o caráter grego, fundamentado no uso específico do espaço cívico, construído em oposição aos outros.
A Grécia Antiga é muito lembrada pela fundação da democracia, onde as decisões eram debatidas em praças públicas pelo homens livres. Por sua parte, os persas tinham um governo centralizado, onde o rei e a divindade se confundiam, e as leis não eram discutidas em espaços públicos.
a) ERRADA. Os persas conheciam a vida em cidades, ao contrário do afirmado.
b) ERRADA. O texto expressa as diferenças que ambos os povos faziam sobre o espaço urbano.
d) ERRADA. Heródoto não deixa de olhar os costumes persas, apenas mostra que Ciro os via de maneira crítica.
e) ERRADA. O tom do texto não sugere complacência ou superioridade dos persas, e sim uma análise a partir da crítica de Ciro aos gregos.
Questão 14 (nível médio)
(Mackenzie) Foram características econômicas e sociais da Cidade-Estado Esparta, no período Arcaico:
a) a posição do indivíduo na comunidade era definida pelo seu grau de parentesco com o patriarca e sua economia era natural e coletivista.
b) as classes sociais ligadas ao comércio, ao mesmo tempo que adquiriam maior poder econômico, procuravam ampliar seu domínio social.
c) a existência de uma oligarquia aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis.
d) a proibição da escravidão por dívidas pela oligarquia dominante estimulou a vinda para a cidade de artesãos estrangeiros, a fim de promover o comércio e atividades culturais.
e) cidade marítima dominada por camponeses proprietários de minifúndios, que permitia aos estrangeiros, Metecos, a realização de atividades culturais.
Alternativa correta: c) a existência de uma oligarquia aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis.
No período arcaico, a sociedade espartana estava dominada por uma oligarquia aristocrática que ocupava todos os cargos importantes no campo militar, político e religioso. Isso permitia a conservação dos privilégios desta elite e o fechamento da sociedade em si mesma.
a) ERRADA. A economia de Esparta não era coletivista, pois as terras eram distribuídas entre os esparciatas, que tinham o direito de usufruir do trabalho agrícola dos hilotas.
b) ERRADA. O comércio em Esparta não era uma atividade econômica de grande relevância, tendo em vista que a cidade buscava maior autossuficiência.
d ERRADA. A escravidão por dívida não foi proibida durante o Período Arcaico em Esparta.
e) ERRADA. A cidade não era constituída por minifundiários, enquanto que metecos é uma categoria social existente em Atenas, não Esparta.
Questão 15 (nível difícil)
(UFPR) “Xerxes não enviou arautos a Atenas e a Esparta para exigir a submissão dessas cidades. Dario os tinha enviado anteriormente com esse fim, mas os atenienses os haviam lançado no Báratro enquanto que os lacedemônios atiraram-se nos num poço, dizendo-lhes que dali tirassem terra e água para levarem ao rei. Espértias e Bulis, ambos espartanos de alta linhagem, ofereceram-se para sofrer castigo que Xerxes, filho de Dario, quisesse impor-lhe pela morte dos arautos enviados a Esparta. […] Partindo para Susa, foram ter à casa de Hidames, persa de nascimento e governador da costa marítima da Ásia. […] Depois de convidá-los a participar da sua mesa, assim lhes falou: ‘Lacedemônios, por que recusais de tal forma a amizade que o nosso soberano vos oferece? Podeis ver, pela situação privilegiada que desfruto, que ele sabe premiar o mérito; e como tem em alta conta vossa coragem, estou certo que daria também, a cada um de vós, um governo na Grécia, se quisésseis reconhecê-lo como soberano’. ‘Senhor – responderam os jovens – sabeis ser escravo, mas nunca experimentastes da liberdade, ignorando, por conseguinte, as suas doçuras. Se já a tivésseis algum dia conhecido, estimular-nos-ei a lutar por ela, não somente com lanças, mas até com machados’.”
(“HERÓDOTO”. História. São Paulo: Tecnoprint, s/d, p. 340)
Com base no texto de Heródoto e nos conhecimentos sobre o conflito entre gregos e persas na Antiguidade, considere as afirmativas a seguir:
1. A narrativa de Heródoto concebe o tempo como cíclico, uma vez que, para ele, o conhecimento da história permite a correção dos erros do passado.
2. Em seu texto, Heródoto atribui às Guerras Greco-Pérsicas o significado de um conflito entre homens livres e escravos.
3. Heródoto demonstra, por meio da sua narrativa, que a inviolabilidade dos arautos, fundada no direito das gentes, era um costume político compartilhado por gregos e persas.
4. As atitudes dos atenienses e espartanos, narradas no texto de Heródoto, revelam por que os persas chamavam os gregos de “os bárbaros da Antiguidade Clássica”.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Alternativa correta: c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Número 2: As Guerras Greco-Pérsicas, também chamadas de Médicas, são usadas por Heródoto como um pretexto para exaltar a condição do homem livre frente ao escravo, como fica expresso no item 2.
Número 3: Os arautos eram mensageiros oficiais entre os reinos e às vezes não traziam boas notícias e por isso, eram protegidos por governos tão diferentes como o grego e o persa. Afinal, eles não tinham culpa das novidades que anunciavam.
Número 1: ERRADA. apesar de Heródoto ser grego, ele se utiliza da concepção do tempo lineal em suas obras e não do tempo circular, como faziam os seus contemporâneos.
Número 4: ERRADA. Eram os gregos que chamavam os persas de bárbaros e não o contrário.
Questão 16 (nível difícil)
Conteúdo exclusivo para assinantes Toda Matéria+
Além de mais exercícios, tenha acesso a mais recursos para dar um up nos seus estudos.
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.
PEREIRA, Lucas. 20 exercícios sobre a Grécia Antiga (com gabarito).Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-grecia-antiga/. Acesso em: