a) Cristã
b) Judaica
c) Politeísta
d) Islâmica
e) Budista
Alternativa correta: c) Politeísta
A palavra “politeísta” significa vários deuses. Os antigos gregos adoravam deuses como Zeus, Apolo, Atenas e Afrodite.
a) ERRADA. A religião cristã se desenvolve na Palestina muitos séculos depois.
b) ERRADA. A religião judaica ocorre na Palestina e para as tribos de Israel.
d) ERRADA. O Islã surge no ano de 622 d. C. também muito tempo depois desta época.
e) ERRADA. Os budistas estão limitados à Ásia neste período.
Questão 3
A história da Grécia antiga está dividida em 4 períodos que se estende do século XX ao século IV a.C.. São eles:
a) pré-homérico, homérico, arcaico e clássico
b) greco-romano, dórico, homérico, clássico
c) dórico, ateniense, clássico e helenístico
d) helenístico, homérico, ateniense e clássico
e) greco-romano, pré-homérico, clássico e helenístico
Alternativa correta: a) pré-homérico, homérico, arcaico e clássico
O período homérico, séculos XX-XII a.C., compreende a etapa de formação dos povos gregos. Em seguida, vem o homérico, de 1150 a.C. a 800 a.C., que designa um momento de organização da sociedade grega em torno de núcleos autônomos.
Por sua vez, o período arcaico compreende os séculos VIII-VI a.C. e se caracteriza pelo desenvolvimento da filosofia e o surgimento dos Jogos Olímpicos. Finalmente, o período clássico pertence aos séculos V-IV a.C., onde Atenas se consolida como uma das cidades mais importantes da região.
Questão 4
Preencha a lacuna: A __________ foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga.
a) ática
b) democracia
c) ditadura
d) monarquia
e) talassocracia
Alternativa correta: b) democracia
A democracia, palavra grega que significa “governo do povo”, foi o modo de governo ateniense. Claro que era muito diferente do que conhecemos hoje, mas havia mais participação política da população se comparamos com os regimes políticos dos territórios vizinhos.
a) ERRADA. Ática é uma península e também denominava a reunião de várias cidades gregas.
c) ERRADA. A ditadura, regime de uma pessoa apoiada pelo Exército, não foi adotada por Atenas como regime político.
d) ERRADA. A monarquia, regime de governo hereditário, não pertence à época e nem ao lugar em questão.
e) ERRADA. A talassocracia (poder dos mares) era a condição de dominar os mares militarmente e não foi o regime que vigorava em Atenas neste momento.
A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil que ocorreu na Grécia Antiga entre 431 e 404 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de:
a) Tebas
b) Esparta
c) Atenas
d) Creta
e) Pérsia
Alternativa correta: b) Esparta
Durante a batalha de Egospótamos, os espartanos vencem a Atenas e esta cidade entra em decadência.
Questão 6
Sobre a pólis grega é correto afirmar
a) Macedônia e Tebas eram as cidades mais importantes.
b) O termo “polis” em grego significa “sociedade”.
c) Elas não possuíam autonomia e poder.
d) Suas organizações sociais eram iguais para todas.
e) Representavam as cidades-estado da Grécia Antiga.
Alternativa correta: e) Representavam as cidades-estado da Grécia Antiga.
A “pólis”, palavra que significa cidade em grego, era o centro das decisões políticas e econômicas da Grécia Antiga. Note que estas cidades eram independentes entre si, mas unidas pela cultura, religião e idiomas comuns.
a) ERRADA. Macedônia e Tebas não eram as cidades mais importantes da Grécia Antiga.
b) ERRADA. O termo "pólis" significa cidade e não sociedade.
c) ERRADA. As polis eram independentes entre si e somente faziam alianças em caso de guerra.
d) ERRADA. Por serem independentes, cada uma tinha uma organização social própria.
Na cidade de Atenas, só era considerado cidadão quem nascia na cidade. Logo, os estrangeiros não podiam participar das decisões políticas da polis. O nome dado aos estrangeiros era
a) fratrias
b) georgóis
c) hilotas
d) metecos
e) eupátridas
Alternativa correta: d) metecos
Apenas os homens livres nascidos em Atenas eram considerados cidadãos. Por isso, estavam excluídos da vida política as mulheres, os escravos e os estrangeiros.
a) ERRADA. Fratrias eram organizações sociais do período homérico, como uma tribo ou clã.
b) ERRADA. Georgóis faziam parte do "genos" e possuíam um parentesco distante do Pater familiae.
c) ERRADA. Os hilotas eram servos cuja propriedade pertencia ao Estado.
e) ERRADA. Eupátridas eram os filhos e parentes próximos do Pater familiae que tinham direito às melhores propriedades.
(Vunesp) Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:
a) a concepção de democracia com a participação do voto universal.
b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
c) a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.
d) os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.
e) os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.
Alternativa correta b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
Os Jogos Olímpicos, na Grécia Antiga, eram uma celebração da paz. Os melhores guerreiros se transformavam em atletas e disputavam jogos para saber quem seria o melhor da competição. Esse objetivo foi recuperado com a iniciativa do barão de Coubertin em reviver os Jogos Olímpicos em Atenas, no ano de 1896.
a) ERRADA. A democracia é uma ideia herdada dos gregos, mas o voto universal só será discutido e aplicado apenas no século XX.
c) ERRADA. Os gregos não idealizavam e nem valorizavam o trabalho manual.
d) ERRADA. Os gregos só conheceriam o cristianismo muito tempo depois.
e) ERRADA. A planejamento da cidade grega não foi imitado porque lembrava o mundo pagão que o cristianismo queria evitar.
Questão 9
(Mackenzie) "Conta a história que, com a ajuda de Atena, Epeu construiu um grande cavalo de madeira, onde escondeu guerreiros. Ulisses ardilosamente introduziu-o em Troia para que os guerreiros a saqueassem." Em sua obra, o autor transformou a luta pelo controle do estreito de Dardanelos (Helesponto) num conflito envolvendo deuses e heróis. A obra e o respectivo autor são:
a) A República - Platão.
b) Édipo Rei - Sófocles.
c) A Ilíada - Homero.
d) Os Sete Contra Tebas - Ésquilo.
e) A História da Guerra do Peloponeso - Tucídides.
Alternativa correta: c) A Ilíada - Homero.
A Ilíada, de Homero, é a narrativa da guerra que envolveu vários reis gregos para tomar a cidade de Troia.
Como a disputa durava vários séculos, Ulisses, rei de ítaca, teve a ideia de colocar seus melhores guerreiros gregos dentro de um cavalo de madeira e assim oferecê-lo como presente aos troianos. Uma vez dentro da cidade, os gregos a saquearam e abriram o portão para os demais soldados passarem.
a) ERRADA. A República, de Platão, é um diálogo filosófico.
b) ERRADA. Édipo- Rei, de Sófocles, é uma tragédia que conta a história do rei Édipo que se casa com Jocasta, sua mãe.
d) ERRADA. Os Sete Contra Tebas - Ésquilo é uma tragédia que narra a disputa pelo poder entre os irmãos Édipo e Polinices.
e) ERRADA. A História da Guerra do Peloponeso, de Tucídides, retrata este conflito e é considerado o primeiro livro de história do ocidente.
(PUC-Campinas) A decadência da Grécia, que teve início a partir do século IV a.C., é explicada, entre outros fatores, pela
a) ausência de unidade política e pelas lutas entre as cidades-estados.
b) invasão dos cretenses na cidade de Troia e pela destruição da civilização micênica.
c) evolução da pólis que colaborou para o desenvolvimento do ideal da democracia na região do Peloponeso.
d) organização social das cidades-estados de Atenas e Esparta, estruturada no trabalho escravo dos indivíduos oriundos da Messênia.
e) postura isolacionista desenvolvida pelas cidades-estados sem condições de participar do comércio marítimo e logicamente, sem oportunidades de desenvolvimento econômico.
Alternativa correta: a) ausência de unidade política e pelas lutas entre as cidades-estados.
As cidades-estados eram rivais entre si e esta situação facilitava a conquista por um inimigo externo, pois este se aproveitava das discórdias internas para avançar sobre elas.
b) ERRADA. Não foram os cretenses que invadiram Troia e nem esta invasão foi a causa da decadência da Grécia.
c) ERRADA. A democracia não era o regime político de todas as cidades-estado, por isso não houve esta evolução.
d) ERRADA. Embora a maioria dos escravos de Esparta viessem da Messênia, o mesmo não ocorria em Atenas.
e) ERRADA. Esta postura isolacionista já era mantida por muitas cidades. No entanto, precisamos observar que elas se uniam quando se viam ameaçadas. Portanto, por si só, isto não explica a decadência.
Questão 11
(UEMT) O enfraquecimento das cidades gregas, após a Guerra do Peloponeso (431-404 a. C.), possibilitou a conquista da Grécia pelos:
a) bizantinos
b) hititas
c) assírios
d) persas
e) macedônios
Alternativa correta: e) macedônios
A Macedônia deixa de ser uma sociedade pastoril e se lança à conquista dos territórios gregos, com Felipe II e, posteriormente, com seu filho, Alexandre Magno.
a) ERRADA. Os bizantinos somente seriam um exército poderoso muito séculos depois.
b) ERRADA. Os hititas já não existiam como reinos neste momento.
c) ERRADA. Este povo não entrou em guerra com os gregos nesta ocasião.
d) ERRADA. Os persas também não entraram combateram os gregos neste conflito.
Questão 12
(UECE) A respeito da “Liga de Delos”, que seria a base do imperialismo ateniense, podemos dizer corretamente:
a) decorreu da aliança de cidades gregas e persas contra, a expansão macedônica.
b) pretendia libertar algumas cidades gregas, lideradas pela cidade de Delos, da dominação espartana.
c) surgiu de um processo de sujeição ou de domínio exercido por Atenas sobre as demais cidades da Liga.
d) definia-se, de início, como uma aliança militar, que previa autonomia para seus participantes, reservando à Atenas o comando das operações.
e) mesmo sendo liderada por Atenas, Esparta apresenta grande influência sobre ela.
Alternativa correta: d) definia-se, de início, como uma aliança militar, que previa autonomia para seus participantes, reservando à Atenas o comando das operações.
A Liga de Delos era uma aliança político-militar que reunia uma série de cidade-estados gregas, liderada por Atenas, cuja sede estava em Delos e seu objetivo principal era combater Esparta e conquistar as cidades que estavam sob sua influência.
a) ERRADA. A Liga de Delos era a uma aliança de gregos contra os persas.
b) ERRADA. A cidade de Delos era apenas a sede, pois quem liderava a liga era Atenas.
c) ERRADA. A liga surgiu devido à necessidade das cidades gregas se defenderem dos persas.
e) ERRADA. Esparta só fez parte da Liga de Delos no começo e depois se retirou fundando sua própria associação.
Questão 13
(UNIFESP) “Nunca temi homens que têm no centro de sua cidade um local para reunirem-se e enganarem-se uns aos outros com juramentos. Com estas palavras, Ciro insultou todos os gregos, pois eles têm suas ágoras [praças] onde se reúnem para comprar e vender; os persas ignoram completamente o uso de ágoras e não têm lugar algum com essa finalidade”.
(Heródoto, Histórias, séc. V a.C.)
O texto expressa
a) a inferioridade dos persas que, ao contrário dos gregos, não conheciam ainda a vida em cidades.
b) a desigualdade entre gregos e persas, apesar dos mesmos usos que ambos faziam do espaço urbano.
c) o caráter grego, fundamentado no uso específico do espaço cívico, construído em oposição aos outros.
d) a incapacidade do autor olhar com objetividade os persas e descrever seus costumes diferentes.
e) a complacência dos persas para com os gregos, decorrente da superioridade de seu poderio econômico e militar.
Alternativa correta: c) o caráter grego, fundamentado no uso específico do espaço cívico, construído em oposição aos outros.
A maioria dos gregos utilizava o sistema democrático, onde as decisões eram debatidas em praças públicas pelo homens livres. Por sua parte, os persas tinham um governo centralizado, onde o rei e a divindade se confundiam, e as leis não eram discutidas em espaços públicos.
a) ERRADA. Os persas conheciam sim a vida em cidades.
b) ERRADA. O texto expressa as diferenças que ambos os povos faziam sobre o espaço urbano.
d) ERRADA. Heródoto, apesar de grego, não desmoraliza os persas ao descrever seus costumes.
e) ERRADA. O trecho nenhum tipo de compreensão dos gregos para com os persas e faz uma críticas a estes últimos.
Questão 14
(Mackenzie) Foram características econômicas e sociais da Cidade-Estado Esparta, no período Arcaico:
a) a posição do indivíduo na comunidade era definida pelo seu grau de parentesco com o patriarca e sua economia era natural e coletivista.
b) as classes sociais ligadas ao comércio, ao mesmo tempo que adquiriam maior poder econômico, procuravam ampliar seu domínio social.
c) a existência de uma oligarquia aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis.
d) a proibição da escravidão por dívidas pela oligarquia dominante estimulou a vinda para a cidade de artesãos estrangeiros, a fim de promover o comércio e atividades culturais.
e) cidade marítima dominada por camponeses proprietários de minifúndios, que permitia aos estrangeiros, Metecos, a realização de atividades culturais.
Alternativa correta: c) a existência de uma oligarquia aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis.
No período arcaico, a sociedade espartana estava dominada por uma oligarquia aristocrática que ocupava todos os cargos importantes no campo militar, político e religioso. Isso permitia a conservação dos privilégios desta elite e o fechamento da sociedade em si mesma.
a) ERRADA. Estas características, neste período, as encontramos em Atenas, não em Esparta.
b) ERRADA. As classes sociais ligadas ao comércio já pertenciam à elite econômica e política espartana e não havia necessidade de ampliarem seu poder.
d ERRADA. A escravidão por dívida não foi proibida durante o Período Arcaico em Esparta.
e) ERRADA. A cidade não era constituída por minifundiários e os metecos se dedicavam, geralmente, ao comércio e às finanças.
(UFPR) “Xerxes não enviou arautos a Atenas e a Esparta para exigir a submissão dessas cidades. Dario os tinha enviado anteriormente com esse fim, mas os atenienses os haviam lançado no Báratro enquanto que os lacedemônios atiraram-se nos num poço, dizendo-lhes que dali tirassem terra e água para levarem ao rei. Espértias e Bulis, ambos espartanos de alta linhagem, ofereceram-se para sofrer castigo que Xerxes, filho de Dario, quisesse impor-lhe pela morte dos arautos enviados a Esparta. […] Partindo para Susa, foram ter à casa de Hidames, persa de nascimento e governador da costa marítima da Ásia. […] Depois de convidá-los a participar da sua mesa, assim lhes falou: ‘Lacedemônios, por que recusais de tal forma a amizade que o nosso soberano vos oferece? Podeis ver, pela situação privilegiada que desfruto, que ele sabe premiar o mérito; e como tem em alta conta vossa coragem, estou certo que daria também, a cada um de vós, um governo na Grécia, se quisésseis reconhecê-lo como soberano’. ‘Senhor – responderam os jovens – sabeis ser escravo, mas nunca experimentastes da liberdade, ignorando, por conseguinte, as suas doçuras. Se já a tivésseis algum dia conhecido, estimular-nos-ei a lutar por ela, não somente com lanças, mas até com machados’.”
(“HERÓDOTO”. História. São Paulo: Tecnoprint, s/d, p. 340)
Com base no texto de Heródoto e nos conhecimentos sobre o conflito entre gregos e persas na Antiguidade, considere as afirmativas a seguir:
1. A narrativa de Heródoto concebe o tempo como cíclico, uma vez que, para ele, o conhecimento da história permite a correção dos erros do passado.
2. Em seu texto, Heródoto atribui às Guerras Greco-Pérsicas o significado de um conflito entre homens livres e escravos.
3. Heródoto demonstra, por meio da sua narrativa, que a inviolabilidade dos arautos, fundada no direito das gentes, era um costume político compartilhado por gregos e persas.
4. As atitudes dos atenienses e espartanos, narradas no texto de Heródoto, revelam por que os persas chamavam os gregos de “os bárbaros da Antiguidade Clássica”.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Alternativa correta: c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Número 2: As Guerras Greco-Pérsicas, também chamadas de Médicas, são usadas por Heródoto como um pretexto para exaltar a condição do homem livre frente ao escravo, como fica expresso no item 2.
Número 3: Os arautos eram mensageiros oficiais entre os reinos e às vezes não traziam boas notícias e por isso, eram protegidos por governos tão diferentes como o grego e o persa. Afinal, eles não tinham culpa das novidades que anunciavam.
Número 1: ERRADA. apesar de Heródoto ser grego, ele se utiliza da concepção do tempo lineal em suas obras e não do tempo circular, como faziam os seus contemporâneos.
Número 4: ERRADA. Eram os gregos que chamavam os persas de bárbaros e não o contrário.
Questão 16
Conteúdo exclusivo para assinantes Toda Matéria+
Além de mais exercícios, tenha acesso a mais recursos para dar um up nos seus estudos.
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.