Exercícios sobre Independência da América Espanhola (com gabarito explicado)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

Faça os exercícios e confira o que já sabe sobre a Independência da América Espanhola. Todas as questões têm gabarito explicado.

Questão 1

O movimento de independência na América Espanhola está diretamente relacionado com a conjuntura política vivida pela metrópole na Europa. Nessa época, a Espanha vivia uma crise causada por:

a) O fortalecimento dos movimentos separatistas na Catalunha e no País Basco, o que reduziu a presença de militares espanhóis na América.

b) O fim da União Ibérica, que provocou a restauração da Coroa Portuguesa após mais de oitenta anos.

c) O envolvimento nas Guerras Napoleônicas e a imposição de José Bonaparte como monarca na Espanha.

d) A derrota no conflito militar contra a Inglaterra, país que defendia as independências na América em busca de novos mercados consumidores.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Ainda que movimentos nacionalistas internos tenham provocado tensões na Espanha, eles não eram os principais motivos da crise deflagrada nas colônias americanas.

b) Incorreta. O fim da União Ibérica aconteceu em 1640, muito antes do movimento de independência das colônias americanas.

c) Correta. A deposição de Fernando VII provocou uma crise de legitimidade nas colônias americanas, que recusaram o reconhecimento de José Bonaparte.

d) Incorreta. O movimento de independência das colônias americanas não foi deflagrado por uma derrota contra os ingleses, mas sim pela invasão napoleônica na Espanha.

Questão 2

Sobre os países que apoiaram o movimento de independência das antigas colônias da América Espanhola, está correto afirmar que:

a) A França foi uma das mais importantes aliadas do movimento, tendo em vista que estava em guerra com a Espanha.

b) A Inglaterra recusou apoio político e diplomático às nações que lutavam por independência, já que estava dedicada à guerra contra Napoleão.

c) Os Estados Unidos apoiaram o movimento de independência com o intuito de expandir sua influência no continente e construir uma América livre de colonização europeia.

d) Interessado em enfraquecer seu rival ibérico, Portugal ofereceu apoio financeiro e logístico ao movimento de independência.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A França não teve um papel significativo no processo de independência das colônias da América Espanhola.

b) Incorreta. Pelo contrário, a Inglaterra foi um dos países que apoiaram o movimento de independência das colônias americanas, tendo em vista seu interesse nos mercados consumidores locais.

c) Correta. Os Estados Unidos serviram de inspiração e também apoiaram diplomaticamente os movimentos de independência das antigas colônias espanholas.

d) Incorreta. Portugal não foi um apoio preponderante ao movimento de emancipação das antigas colônias espanholas.

Questão 3

A imagem abaixo apresenta uma moeda com o rosto de Tupac Amaru II, importante liderança de um movimento precursor das Independências da América Espanhola. Sobre este personagem e a imagem em questão, assinale a alternativa correta.

Moeda Tupac Amaru

a) Tupac Amaru II liderou uma revolta contra as autoridades espanholas no Peru e resgatou o nome de uma importante liderança Inca: Tupac Amaru I. A presença de sua imagem na moeda revela a importância de sua memória para o nacionalismo peruano, mesmo que a revolta tenha sido derrotada.

b) A imagem de Tupac Amaru na moeda é um resultado natural de seu triunfo contra as autoridades espanholas na Peru e na Bolívia. Afinal, trata-se de um único exemplo em que os indígenas lideraram o movimento de independência com sucesso, diferente dos casos mexicanos e argentinos, por exemplo.

c) A imagem de Tupac Amaru II é celebrada até os dias atuais no Peru, tendo em vista sua presença na moeda. Sua revolta, ainda que fracassada, buscou estabelecer um movimento pan-americanista, isto é, de união de todas as colônias da América em uma única nação.

d) Tupac Amaru II é o exemplo tradicional do criollo, membro da elite local nascida na América. Os interesses de seu movimento envolviam a abolição da escravidão, a adoção de uma república no Peru e o rompimento com os laços no Peru. Contudo, seu movimento não teve grande adesão popular, atingindo apenas um sucesso relativo.

Gabarito explicado

A Revolta de Tupac Amaru II, ocorrida no século XVIII, foi um dos movimentos revoltosos mais importantes da América Espanhola. Liderada por José Gabriel Condorcanqui, que se dizia descendente do líder Inca Tupac Amaru, a revolta contou sobretudo com indígenas e mestiços que contestavam o regime de trabalho imposto às populações nativas. Embora tenha sido brutalmente reprimida e derrotada, o movimento permanece celebrado na memória oficial do Peru.

Por sua vez, as alternativas B e D estão incorretas ao sugerirem que o movimento teve sucesso total ou parcial, enquanto a letra C está equivocada ao associar o movimento ao pan-americanismo, ideal ausente na mobilização liderada por Tupac Amaru.

Questão 4

Comparando os processos de independência do Brasil e da América Espanhola, assinale a alternativa que apresenta uma semelhança e uma diferença, respectivamente.

a) A manutenção da escravidão e a liderança das classes populares, ocorrida somente no Brasil.

b) A adoção do regime monárquico e a criação de Constituições liberais, fato ocorrido somente na América Espanhola.

c) A inspiração na independência dos Estados Unidos e a fragmentação territorial, não ocorrida no Brasil.

d) A rápida industrialização após a independência e a rápida abolição da escravidão, ocorrida somente nas antigas colônias.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A escravidão foi mais duradoura no Brasil do que nas antigas colônias da América Espanhola em geral. Além disso, a Independência do Brasil foi liderada pelas elites locais, e não pelas classes populares.

b) Incorreta. A maioria dos países formados após as independências da América Espanhola adotou o regime republicano, e não o monárquico.

c) Correta. O sucesso da Independência dos EUA serviu de inspiração para os movimentos na América Portuguesa e Espanhola. Contudo, no caso português, o território permaneceu unido em um único país, enquanto no caso espanhol, fragmentou-se em várias nações, como a Argentina, Paraguai, Uruguai, México, Colômbia, entre outros.

d) Incorreta. Os países formados após as independências na América Latina não se industrializaram rapidamente, ao contrário do que foi afirmado.

Questão 5

“Desejo, mais do que ninguém, ver formar-se na América a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas que por sua liberdade e glória. (...) É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma só nação com um único vínculo que ligue suas partes entre si e com o todo. Por ter uma só origem e língua, mesmos costumes e uma única religião, deveria ter um único governo que confederasse os diferentes Estados que venham a se formar.”

Bolívar, Simon. Escritos Políticos. Campinas: Ed. Unicamp, 1992, p.54-72.

O texto acima apresenta algumas das ideias de Simón Bolívar, importante líder do movimento de independência da América Espanhola. Com base no texto, qual era o principal objetivo do autor ao desejar formar uma única nação na América?

a) Promover a homogeneidade religiosa e de costumes entre os povos da América Latina.

b) Criar um bloco unificado para garantir a liberdade e soberania das ex-colônias americanas.

c) Formar na América a maior nação do mundo, especialmente pela exploração das riquezas e pelo estabelecimento de um governo forte e centralizado.

d) Impor uma unidade linguística e cultural, além de erradicar a escravidão que persistia em partes do continente.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Segundo o documento, Simón Bolívar já identifica uma homogeneidade religiosa e de costumes na América Latina, não sendo necessária promovê-la ou construí-la.

b) Correta. Em seu ideal pan-americanista, os antigos territórios colonizados deveriam formar uma única nação no continente americano. Isso garantiria a liberdade e a soberania dessas nações frente às ameaças das potências europeias.

c) Incorreta. O documento não destaca a importância de um governo “forte”, isto é, rigidamente centralizado, mas sim da adoção de uma confederação que unisse todas as regiões.

d) Incorreta. Não há referências no texto sobre a escravidão, além de que Bolívar já identificava a unidade linguística e cultural como um pressuposto para seu ideal pan-americano.

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Para praticar:

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.