Exercícios sobre trovadorismo

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Teste seus conhecimentos sobre o movimento literário do trovadorismo e suas principais características. Confira as respostas comentadas por nossos professores especialistas.

Questão 1

Sobre as características do trovadorismo é incorreto afirmar:

a) o trovadorismo é uma escola literária medieval que surgiu na França.
b) a principal manifestação literária do trovadorismo são as cantigas.
c) a poesia palaciana pertence ao movimento literário do trovadorismo.
d) o trovadorismo e o humanismo são movimentos literários medievais.
e) os cancioneiros são coletâneas de cantigas de diversos autores.

Alternativa correta: c) a poesia palaciana pertence ao movimento literário do trovadorismo.

A poesia palaciana, produzida nos palácios medievais e destinada aos nobres, foi desenvolvida no movimento posterior chamado de humanismo.

Alguns temas explorados estavam relacionados com a própria vida na corte, como os costumes dos nobres.

Questão 2

Os tipos de cantigas trovadorescas são:

a) líricas e satíricas
b) líricas e religiosas
c) líricas e pastoris
d) religiosas e satíricas
e) pastoris e satíricas

Alternativa correta: a) líricas e satíricas

As cantigas trovadorescas são dividas em dois grandes grupos:

  1. Cantigas líricas: são as cantigas de amor e as cantigas de amigo.
  2. Cantigas satíricas: são as cantigas de escárnio e as cantigas de maldizer.

Questão 3

I. As poesias palacianas eram produzidas para serem declamadas, enquanto as cantigas trovadorescas para serem cantadas.
II. As cantigas satíricas trovadorescas são subdividas em dois tipos: cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
III. O trovadorismo é uma escola literária de transição que marcou o fim da Idade Média.

a) I
b) I e II
c) I e III
d) II e III
e) I, II e III

Alternativa correta: b) I e II

O trovadorismo foi uma escola literária que surgiu na Idade Média no século XI e teve seu declínio no século XIV. Depois dele, surge o humanismo, um movimento literário de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.

Questão 4

Sobre a prosa desenvolvida no trovadorismo, assinale a alternativa incorreta:

a) as hagiografias eram textos em prosa que apresentavam a biografia de santos.
b) as novelas de cavalaria revelavam os grandes feitos dos cavaleiros medievais.
c) as crônicas históricas e cronológicas eram chamadas de cronicões.
d) as cantigas trovadorescas foram produzidas por monges escritores.
e) os nobiliários reuniam a genealogia de nobres medievais.

Alternativa correta: d) as cantigas trovadorescas foram produzidas por monges escritores.

As cantigas trovadorescas são textos em forma de versos que foram produzidos pelos poetas trovadores e não por monges da igreja.

Questão 5

Sobre a linguagem do trovadorismo português é correto afirmar:

a) utilizava a norma culta e a língua latina para expressar o amor cortês.
b) era popular e produzida para ser cantada pelos jograis.
c) era essencialmente descritiva e satírica.
d) foi produzida em galego-português para ser declamada nas cortes.
e) era dialógica e contra as críticas religiosas.

Alternativa correta: b) Era popular e produzida para ser cantada pelos jograis.

A literatura trovadoresca portuguesa foi manifestada na poesia e na prosa.

Na poesia destacam-se as cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, que eram escritas pelos trovadores e cantadas pelos jograis.

Na prosa, destacam-se as novelas de cavalaria, as hagiografias, os cronicões e os nobiliários.

A linguagem era popular e a língua utilizada era o galego-português, uma vez que não tinha a corte como local de desenvolvimento, fato que aconteceu com a poesia palaciana humanista.

Os temas mais explorados eram o amor, o sofrimento, a servidão amorosa, a figura idealizada da mulher e as críticas da sociedade.

Questão 6

(Mackenzie) Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.

a) O ambiente é rural ou familiar.
b) O trovador assume o eu-lírico masculino: é o homem quem fala.
c) Têm origem provençal.
d) Expressam a 'coita' amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.
e) A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do trovador.

Alternativa correta: a) O ambiente é rural ou familiar.

Com exceção da alternativa a) em todas as alternativas existem características das cantigas de amor. Estas, ao contrário das cantigas de amigo, que se passam em ambientes cotidianos como a zona rural, têm como cenário os palácios.

Questão 7

(Mackenzie) Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:

a) refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.
b) representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade.
c) pode ser dividida em lírica e satírica.
d) em boa parte de sua realização, teve influência provençal.
e) as cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-Iírico feminino.

Alternativa correta: b) representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade.

O Trovadorismo surge num contexto teocêntrico em que a igreja era a instituição mais importante da sociedade. Assim, somente as pessoas ligadas à igreja tinham acesso à educação.

Questão 8

(UFMG) Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado, pode-se afirmar que:

a) o Trovadorismo corresponde ao Renascimento.
b) o Trovadorismo corresponde ao movimento humanista.
c) o Trovadorismo corresponde ao Feudalismo.
d) o Trovadorismo e o Medievalismo só poderiam ser provençais.
e) tanto o Trovadorismo como Humanismo são expressões da decadência medieval.

Alternativa correta: c) o Trovadorismo corresponde ao Feudalismo.

O Trovadorismo surgiu no período do Feudalismo, que é marcado pela submissão do vassalo ao suserano.

Questão 9

(Espcex-Aman) É correto afirmar sobre o Trovadorismo que

a) os poemas são produzidos para ser encenados.
b) as cantigas de escárnio e maldizer têm temáticas amorosas.
c) nas cantigas de amigo, o eu lírico é sempre feminino.
d) as cantigas de amigo têm estrutura poética complicada.
e) as cantigas de amor são de origem nitidamente popular.

Alternativa correta: c) nas cantigas de amigo, o eu lírico é sempre feminino.

Enquanto nas cantigas de amor o eu lírico é masculino, nas cantigas de amigo, o eu lírico é feminino. Sendo que em ambas o tema é amor, o eu lírico é a principal características que diferencia ambas.

Questão 10

(ESPM) O amor cortês foi um gênero praticado desde os trovadores medievais europeus. Nele a devoção masculina por uma figura feminina inacessível foi uma atitude cons­tante. A opção cujos versos confirmam o exposto é:

a) Eras na vida a pomba predileta (...) Eras o idílio de um amor sublime. Eras a glória, - a inspiração, - a pátria, O porvir de teu pai! (Fagundes Varela)
b) Carnais, sejam carnais tantos desejos, Carnais sejam carnais tantos anseios, Palpitações e frêmitos e enleios Das harpas da emoção tantos arpejos... (Cruz e Sousa)
c) Quando em meu peito rebentar-se a fibra, Que o espírito enlaça à dor vivente, Não derramem por mim nenhuma lágrima Em pálpebra demente. (Álvares de Azevedo)
d) Em teu louvor, Senhora, estes meus versos E a minha Alma aos teus pés para cantar-te, E os meus olhos mortais, em dor imersos, Para seguir-lhe o vulto em toda a parte. (Alphonsus de Guimaraens)
e) Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? amar e esquecer amar e malamar, amar, desamar, amar? (Manuel Bandeira)

Alternativa correta: d) Em teu louvor, Senhora, estes meus versos E a minha Alma aos teus pés para cantar-te, E os meus olhos mortais, em dor imersos, Para seguir-lhe o vulto em toda a parte. (Alphonsus de Guimaraens)

Os versos acima caracterizam-se pela servidão, idealização da mulher e pelo sofrimento amoroso, que são características das cantigas de amor do Trovadorismo.

Questão 11

(Mackenzie) Assinale a alternativa incorreta a respeito do Trovadorismo em Portugal.

a) Durante o Trovadorismo, ocorreu a separação entre poesia e a música.
b) Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros.
c) Nas cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre o senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão.
d) Nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino.
e) A influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor galego-portuguesas.

Alternativa correta: a) Durante o Trovadorismo, ocorreu a separação entre poesia e a música.

No Trovadorismo, as poesias eram escritas com o intuito de serem cantadas. Acompanhadas por instrumentos musicais como flauta e violino, é justamente por essa relação com a músicas que a poesia trovadoresca é chamada de cantiga.

Questão 12

(UEG)

Senhora, que bem pareceis!
Se de mim vos recordásseis
que do mal que me fazeis
me fizésseis correção,
quem dera, senhora, então
que eu vos visse e agradasse.

Ó formosura sem falha
que nunca um homem viu tanto
para o meu mal e meu quebranto!
Senhora, que Deus vos valha!
Por quanto tenho penado
seja eu recompensado
vendo-vos só um instante.

De vossa grande beleza
da qual esperei um dia
grande bem e alegria,
só me vem mal e tristeza.
Sendo-me a mágoa sobeja,
deixai que ao menos vos veja
no ano, o espaço de um dia.

Rei D. Dinis

CORREIA, Natália. Cantares dos trovadores galego-portugueses. Seleção, introdução, notas e adaptação de Natália Correia. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1978. p. 253.

Quem te viu, quem te vê
Você era a mais bonita das cabrochas dessa ala
Você era a favorita onde eu era mestre-sala
Hoje a gente nem se fala, mas a festa continua
Suas noites são de gala, nosso samba ainda é na rua

Hoje o samba saiu procurando você
Quem te viu, quem te vê
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
Quem jamais a esquece não pode reconhecer

[...]

Chico Buarque

A cantiga do rei D. Dinis, adaptada por Natália Correia, e a canção de Chico Buarque de Holanda expressam a seguinte característica trovadoresca:

a) a vassalagem do trovador diante da mulher amada que se encontra distante.
b) a idealização da mulher como símbolo de um amor profundo e universal.
c) a personificação do samba como um ser que busca a plenitude amorosa.
d) a possibilidade de realização afetiva do trovador em razão de estar próximo da pessoa amada.

Alternativa correta: a) a vassalagem do trovador diante da mulher amada que se encontra distante.

Nas cantigas de amor, a vassalagem consiste na servidão amorosa.

Na cantiga de D. Dinis, o eu lírico chama a amada, de quem está diante, de "senhora", característica própria das cantigas de amor:

"Senhora, que bem pareceis!
Se de mim vos recordásseis
que do mal que me fazeis"

Na canção de Chico Buarque, a vassalagem à amada que está distante, se manifesta de outra forma:

"Quem te viu, quem te vê
Você era a mais bonita das cabrochas dessa ala
Você era a favorita onde eu era mestre-sala".

Questão 13

(IFSP)

Cantiga de Amor
Afonso Fernandes

Senhora minha, desde que vos vi,
lutei para ocultar esta paixão
que me tomou inteiro o coração;
mas não o posso mais e decidi
que saibam todos o meu grande amor,
a tristeza que tenho, a imensa dor
que sofro desde o dia em que vos vi.

Já que assim é, eu venho-vos rogar
que queirais pelo menos consentir
que passe a minha vida a vos servir (...)

(www.caestamosnos.org/efemerideS/118. Adaptado)

Observando-se a última estrofe, é possível afirmar que o apaixonado

a) se sente inseguro quanto aos próprios sentimentos.
b) se sente confiante em conquistar a mulher amada.
c) se declara surpreso com o amor que lhe dedica a mulher amada.
d) possui o claro objetivo de servir sua amada.
e) conclui que a mulher amada não é tão poderosa quanto parecia a princípio.

Alternativa correta: d) possui o claro objetivo de servir sua amada.

A intenção do eu lírico de servir a amada fica clara no último verso "que passe a minha vida a vos servir".

Questão 14

(FAAP)

SONETO DE SEPARAÇÃO

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

(Vinícius de Morais)

Releia com atenção a última estrofe:

"Fez-se de amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente".

Tomemos a palavra AMIGO. Todos conhecem o sentido com que esta forma linguística é usualmente empregada no falar atual. Contudo, na Idade Média, como se observa nas cantigas medievais, a palavra AMIGO significou:

a) colega
b) companheiro
c) namorado
d) simpático
e) acolhedor

Alternativa correta: c) namorado.

Dentre as cantigas trovadorescas, as cantigas de amor e as cantigas de amigo tratam do amor, sendo que a principal característica que as diferencia é o fato de, nas cantigas de amigo, o eu lírico ser feminino.

Questão 15

(Unifesp) Leia a cantiga seguinte, de Joan Garcia de Guilhade.

Un cavalo non comeu
á seis meses nen s’ergueu
mais prougu’a Deus que choveu,
creceu a erva,
e per cabo si paceu,
e já se leva!

Seu dono non lhi buscou
cevada neno ferrou:
mai-lo bon tempo tornou,
creceu a erva,
e paceu, e arriçou,
e já se leva!

Seu dono non lhi quis dar
cevada, neno ferrar;
mais, cabo dum lamaçal
creceu a erva,
e paceu, e arriç’ar,
e já se leva!

(CD Cantigas from the Court of Dom Dinis. harmonia mundi usa, 1995.)

A leitura permite inferir que se trata de uma cantiga de

a) escárnio, em que se critica a atitude do dono do cavalo, que dele não cuidara, mas graças ao bom tempo e à chuva, o mato cresceu e o animal pôde recuperar-se sozinho.
b) amor, em que se mostra o amor de Deus com o cavalo que, abandonado pelo dono, comeu a erva que cresceu graças à chuva e ao bom tempo.
c) escárnio, na qual se conta a divertida história do cavalo que, graças ao bom tempo e à chuva, alimentou-se, recuperou-se e pôde, então, fugir do dono que o maltratava.
d) amigo, em que se mostra que o dono do cavalo não lhe buscou cevada nem o ferrou por causa do mau tempo e da chuva que Deus mandou, mas mesmo assim o cavalo pôde recuperar-se.
e) maldizer, satirizando a atitude do dono que ferrou o cavalo, mas esqueceu-se de alimentá-lo, deixando-o entregue à própria sorte para obter alimento.

Alternativa correta: a) escárnio, em que se critica a atitude do dono do cavalo, que dele não cuidara, mas graças ao bom tempo e à chuva, o mato cresceu e o animal pôde recuperar-se sozinho.

As cantigas de escárnio caracterizam-se por apresentarem uma crítica. Nesta cantiga, a atitude do homem que não cuidou do seu cavalo é o alvo do julgamento.

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Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).