Faixa de Gaza
Faixa de Gaza é o nome que se dá a uma estreita extensão territorial localizada no Oriente Médio e que faz fronteira com o Egito e Israel.
Essa fronteira é separada por cercas em decorrência do conflito entre Israel e Palestina que disputam a posse dessa região.
O nome Faixa de Gaza decorre da principal cidade da região, Gaza.
- Extensão territorial: 365 km²
- Número de Habitantes: 2,05 milhões
- Idioma: Árabe
- Moeda: Novo Shekel Israelense
Origem
Inicialmente, a cidade de Gaza era dominada pelo Império Otomano, mas com o término da Primeira Guerra Mundial, em 1918, seu domínio passou para a Inglaterra.
A Faixa de Gaza surgiu entre 1948 e 1949, quando a Palestina foi dividida em três partes: Estado de Israel, Cisjordânia e Faixa de Gaza.
Com a criação do Estado de Israel, muitos palestinos se refugiaram na Faixa de Gaza. A partir de 1950 o Egito passou a controlar a região, até que em 1967 Israel venceu a Guerra dos Seis Dias e incorporou algumas áreas ao seu território, dentre as quais a Faixa de Gaza.
Geografia e Demografia
O clima da Faixa de Gaza se caracteriza por ser árido. A região é plana e banhada pelo Mar Mediterrâneo. A fronteira com o Egito se estende por 11 km de extensão, enquanto a fronteira com Israel por 51 km.
As suas cidades são: Beit Hanoun, Beit Lahia, Deir al-Balah, Gaza, Jabalia, Khan Yunis, Rafa.
Além de a população ser jovem - umas das mais jovens a nível mundial - os habitantes da Faixa de Gaza são bastante numerosos.
Sua população aumenta anualmente, o que faz com a região tenha a sétima maior taxa de crescimento demográfico mundial.
Parte considerável de seus habitantes são palestinos refugiados, logo a religião que predomina é o Islamismo. Em decorrência dos números de habitantes israelenses, há apenas alguns seguidores do Judaísmo.
Em decorrência dos conflitos entre Israel e Palestina, a região sofre com a pobreza, infraestruturas precárias, falta de saneamento básico, escassez de água e alimentos.
Saiba mais sobre o Oriente Médio.
Guerra
O conflito, que é histórico e já levou milhares de pessoas - muitas delas civis - à morte, tem como fundo a disputa de território.
A Palestina diz que a Faixa de Gaza pertence aos palestinos, enquanto os israelenses afirmam que é o seu o direito de posse da região.
Nessa disputa se inclui também a posse de água do rio Jordão, além das contradições de ordem religiosa.
As iniciativas internacionais para promoção da paz entre esses dois povos não tem obtido sucesso.
Saiba mais sobre a guerra na Faixa de Gaza em Conflito Israel Palestina.
Para saber mais, acesse:
- O que é o Sionismo: entenda a história do movimento
- Império Otomano
- Rio Jordão
- Sunitas e Xiitas
- Mar Vermelho
MARQUES, Vinícius. Faixa de Gaza. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/faixa-de-gaza/. Acesso em: