Idade Média: o que foi, características e acontecimentos
A Idade Média foi um período da história que se estendeu do século V ao século XV.
Ela começou com a Queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e se encerrou com a Tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos, em 1453.
Ela é divida em dois períodos: a Alta Idade Média (séc. V - X) e a Baixa Idade Média (séc. XI - XV).
Foi também nesse período que surgiu e se consolidou o feudalismo, a Igreja Católica se fortaleceu, novas técnicas agrícolas surgiram e eventos como a Peste Negra e as Cruzadas ocorreram.
Características da Alta Idade Média
A Alta Idade Média foi um período de instabilidade e insegurança generalizada, que se estendeu do século V ao século X. Nesse período destacaram-se:
- Os Reinos Germânicos – os germânicos eram povos estabelecidos ao longo das fronteiras do Império Romano. Os romanos os chamavam de "bárbaros", por serem estrangeiros e não falarem o latim. Os germanos formaram vários Reinos Germânicos no território romano;
- O Reino Cristão dos Francos – o reino dos francos constituiu o reino mais poderoso da Europa Ocidental;
- A Igreja e o Sacro Império – A Igreja Católica Medieval teve importante papel na sociedade. Foi nessa época que começou a organizar-se, visando zelar pela homogeneidade dos princípios da religião cristã e promover a conversão dos pagãos.
- O Sistema Feudal – o feudalismo começou a se formar no século V, na Europa Ocidental, com a crise do Império Romano.
- O Império Bizantino – estabelecido em Constantinopla, o Império Bizantino sobreviveu a invasões bárbaras e perdurou por todo o período medieval.
- Os Árabes e o Islamismo – no Oriente Médio, na península arábica, nasceu em 630 o Islão, como resultado das Guerras Santas empreendidas por Maomé. Lentamente, o Islamismo se expandiu por um extenso território, conquistando terras da Ásia, África e Europa.
Características da Baixa Idade Média
A Baixa Idade Média é o período que vai do século XI ao século XV. Destacaram-se nessa época:
- Crise do feudalismo.
- As cruzadas e a expansão das sociedades cristãs.
- O ressurgimento urbano na Europa.
- O renascimento comercial europeu.
- A formação das monarquias nacionais europeias.
- A cultura medieval.
- Peste Negra.
Durante a Baixa Idade Média, com a expansão dos turcos-otomanos no século XIV, tomando os Bálcãs e a Ásia Menor, o Império Bizantino acabou reduzido à cidade de Constantinopla.
A Queda, em 1453, foi um fato histórico que marcou o fim da Idade Média na Europa. A conquista da capital bizantina pelo Império Otomano sob o comando do sultão Maomé II, marcou o fim do Império Romano no Ocidente.
Resumo da Idade Média
Por que a Idade Média recebeu esse nome?
Durante o período de transição entre as idades média e moderna, os pensadores do período moderno, chamados humanistas, iniciaram um movimento de retomada aos valores e estudos greco-romanos. Eles tinham como norte a valorização do ser humano - o antropocentrismo.
Assim, passaram a compreender o período anterior como um momento de trevas, um meio onde a racionalidade da Antiguidade Clássica se foi sendo abandonada pelo ser humano até se reencontrar durante a Idade Moderna.
Contudo, a historiografia atualmente considera essa uma visão errônea. Portanto, é incorreto chamar esse período de "Idade das Trevas".
Saiba mais:
- Feudalismo: o que foi, sociedade e características
- Alta Idade Média: características e principais eventos
- Arte Medieval
- Idade Moderna
- Baixa Idade Média: o que foi, história e características
- Peste negra: o que foi, origem e como acabou
Para praticar:
Vídeo sobre a Idade Média
SOUZA, Thiago. Idade Média: o que foi, características e acontecimentos. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/idade-media/. Acesso em: