Movimento Verde-Amarelo e a Escola da Anta
O Movimento Verde-Amarelo ou Movimento Verde-Amarelismo é um grupo que surgiu na primeira fase do Modernismo e foi constituído por Menotti del Picchia (1892-1988), Plínio Salgado (1895-1988), Guilherme de Almeida (1890-1969) e Cassiano Ricardo (1895-1974).
Resumo
Após a Semana da Arte Moderna, em 1922 - marco do Modernismo no Brasil - os artistas começaram a apresentar novas propostas de arte disseminadas através de publicações, especialmente os manifestos que marcaram a Primeira Fase do Modernismo: Pau-Brasil, Verde-Amarelo, Regionalista e Antropofagia.
Crítico e sarcástico, Oswald de Andrade (1890-1954) frequentemente satirizava as suas raízes tanto sociais - burguesas - como acadêmicas. Ao mesmo tempo, pregava o nacionalismo numa linha primitivista, de valorização do nosso passado histórico, mas sempre temperado pela crítica.
Decorrente dessas suas características, em 1924 Oswald de Andrade escreve o Manifesto da Poesia Pau-Brasil - afrancesado - conforme foi apontado pelo Movimento Verde-Amarelo que despontava em São Paulo.
Assim, o surgimento do Movimento Verde-Amarelo decorre como forma de reação ao modelo nacionalista preconizado pelo escritor Oswald de Andrade. O Movimento Verde-Amarelo defendia o patriotismo em excesso e teve clara tendência nazifascista.
Em 1927 o Movimento Verde-Amarelo transformou-se na Escola da Anta, ou Grupo Anta e, em 1928, é a vez de Oswald de Andrade, em parceria com Tarsila do Amaral (1886-1973) e Raul Bopp (1898-1984), lançarem o movimento Antropofagia.
Principais Características
Ufanismo é a característica que melhor define o movimento da Escola da Anta. Trata-se de uma exaltação do Brasil e, ao mesmo tempo, hostilidade às proveniências estrangeiras. A ideologia fascista - baseada no racismo - também estava presente nesse manifesto.
A Escola da Anta recebeu esse nome como representação da nacionalidade brasileira, dado o contexto mítico desse animal na cultura tupi - principal tribo indígena brasileira.
Leia também:
- Movimento Pau-brasil (1924-1925): resumo e características
- Movimento Antropofágico
- Semana de Arte Moderna (1922)
FERNANDES, Márcia. Movimento Verde-Amarelo e a Escola da Anta. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/movimento-verde-amarelo-e-a-escola-da-anta/. Acesso em: