Normas da ABNT: regras de formatação para trabalhos acadêmicos

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Para a elaboração de trabalhos acadêmicos, a norma utilizada da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas) é a 14724. Essa norma especifica, em detalhe, qual a estrutura e os elementos que o trabalho deve conter.

Lembrando que há universidades que têm exigências específicas e, neste caso, o aluno deve se informar a respeito delas.

Estrutura do trabalho acadêmico

Os trabalhos devem ser estruturados conforme mostra a imagem abaixo:

estrutura trabalho abnt

Capa

  • Nome do autor;
  • Título;
  • Cidade da instituição;
  • Ano do trabalho.
Capa TCC
Exemplo de capa de trabalho acadêmico. Fonte: Guia de Normalização para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da Universidade Paulista: ABNT (imagem adaptada)

Lombada

O título da lombada deve ser centralizado e impresso no mesmo sentido do nome do autor. Apresentada conforme a ABNT NBR 12225, a lombada deve conter os seguintes elementos:

  • Nome do autor;
  • Título;
  • Ano do trabalho.
exemplo de lombada
Modelo de lombada e capa de trabalho acadêmico de acordo com as normas da ABNT

Folha de rosto

A parte da frente deve conter:

  • Nome do autor;
  • Título;
  • Tipo de trabalho (dissertação, TCC), objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido), nome da instituição, área de concentração;
  • Nome do orientador;
  • Cidade da instituição;
  • Ano do trabalho.

A parte de trás deve conter:

Dados de catalogação-na-publicação, conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano.

Folha de rosto TCC
Exemplo de folha de rosto de trabalho acadêmico. Fonte: Guia de Normalização para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da Universidade Paulista: ABNT (imagem adaptada)

Saiba mais: Folha de rosto ABNT

Errata

Inserida depois da folha de rosto (elemento obrigatório), a errata pode ser apresentada em folha solta ou encartada ao trabalho. Deve conter:

  • Nome do autor;
  • Título;
  • Tipo de trabalho (dissertação, TCC), objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido), nome da instituição, área de concentração;
  • Cidade da instituição;
  • Ano do trabalho;
  • Texto da errata.
modelo de errata
Exemplo de errata de trabalho acadêmico. Fonte: Guia do Aluno da SVPG - Serviço de Pós-Graduação da USP

Folha de aprovação

  • Nome do autor;
  • Título;
  • Tipo de trabalho (dissertação, TCC), objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido), nome da instituição, área de concentração;
  • Data de aprovação;
  • Nome, titulação e assinatura dos elementos que fazem parte da banca examinadora e respectivas instituições.

Modelo de Folha de aprovação

Veja também: Folha de aprovação (normas da ABNT)

Dedicatória

Deve ser inserida depois da folha de aprovação, que é um elemento obrigatório. A dedicatória não tem título.

exemplo de dedicatória
Exemplo de dedicatória de trabalho acadêmico de acordo com as normas da ABNT

Para mais exemplos: Dedicatória de TCC (frases prontas)

Agradecimentos

Deve ser inserido depois da dedicatória e o seu título deve ser centralizado.

modelo de agradecimentos
Exemplo de folha de agradecimentos de trabalho acadêmico. Fonte: Manual para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso da Faculdade Oswaldo Cruz

Se quiser saber mais: Agradecimentos de TCC (modelo pronto e exemplos)

Epígrafe

A epígrafe é uma citação relacionada com o tema do trabalho. Essa folha não tem título e deve ser apresentada conforme a ABNT NBR 10520, a norma referente às citações nos trabalhos.

exemplo de epígrafe
Exemplo de epígrafe de trabalho acadêmico. Fonte: Manual para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso da Faculdade Oswaldo Cruz

Veja também: Epígrafe para TCC: frases célebres para usar no trabalho

Resumo (abstract)

Elaborados conforme a ABNT NBR 6028, os resumos devem conter objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho.

Preferencialmente em um único parágrafo, e contendo entre 150 a 500 palavras, devem ser escritos na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

Os resumos são finalizados pelas palavras-chave, as quais devem ser separadas entre si por pontos.

Resumo PT TCC
Exemplo de resumo de trabalho acadêmico na língua portuguesa. Fonte:Guia de Normalização para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da Universidade Paulista: ABNT
Resumo EN TCC
Exemplo de resumo de trabalho acadêmico na língua inglesa. Fonte: Guia de Normalização para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da Universidade Paulista: ABNT

Listas de ilustrações e tabelas

Os títulos das listas de ilustrações e tabelas devem ser centralizados. As listas, apresentada pela ordem das ilustrações ou tabelas inseridas no trabalho, deve conter:

  • Designação de cada item por nome específico (seguido por travessão);
  • Título;
  • Número da página.
exemplo de lista de ilustrações
Exemplo de lista de ilustrações de trabalho acadêmico. Fonte: Normas ABNT da Escola Superior de Propaganda e Marketing
exemplo de lista de tabelas
Exemplo de lista de tabelas de trabalho acadêmico. Fonte: Normas ABNT da Escola Superior de Propaganda e Marketing

Lista de abreviaturas e siglas

As siglas devem ser apresentadas em ordem alfabética, seguidas da forma por extenso. O título da lista de abreviaturas e siglas deve ser centralizado.

exemplos de lista de abreviaturas e siglas
Modelo de lista de abreviaturas e siglas de trabalho acadêmico de acordo com as normas da ABNT

Lista de símbolos

Apresentada pela ordem dos símbolos inseridos no trabalho, seguido do seu significado. O título da lista de símbolos deve ser centralizado.

Lista de símbolos
Exemplo de lista de símbolos de trabalho acadêmico. Fonte: Guia de Normalização para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da Universidade Paulista: ABNT

Sumário

Elaborado conforme a ABNT NBR 6027.

Os elementos pré-textuais — folha de rosto, folha de aprovação, resumos na língua portuguesa e estrangeira — não podem ser incluídos no sumário.

Sumário TCC
Exemplo de sumário de trabalho acadêmico. Fonte: Guia de Normalização para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da Universidade Paulista: ABNT (imagem adaptada)

Para entender melhor: Como fazer um sumário (normas da ABNT)

Elementos textuais

  • Introdução: Parte do texto em que é feita a delimitação do tema do trabalho;
  • Desenvolvimento: Exposição do assunto tratado no trabalho de forma detalhada;
  • Conclusão: Encerramento do texto, que contempla os resultados sobre os estudos realizados ao longo do trabalho.

Elementos textuais

Referências

Elaboradas conforme a ABNT NBR 6023. As referências devem conter:

  • Autoria;
  • Título;
  • Edição;
  • Cidade da publicação;
  • Editora;
  • Data.
Referências
Exemplo de referências de trabalho acadêmico

Gerador de referência bibliográfica ABNT

Tipo de referência:

Autor

* campos obrigatórios

Glossário

Deve ser apresentado em ordem alfabética. O título do glossário deve ser centralizado.

exemplo de glossário
Exemplo de glossário de trabalho acadêmico. Fonte: Normas ABNT da Escola Superior de Propaganda e Marketing

Apêndice e Anexo

O apêndice e o Anexo devem conter a palavra APÊNDICE ou ANEXO, seguida de letra maiúscula (em ordem alfabética), travessão (—) e título. O título do apêndice e do anexo devem ser centralizados.

exemplo de apêndice
Exemplo de apêndice de trabalho acadêmico. Fonte: Normas ABNT da Escola Superior de Propaganda e Marketing

Índice

Apresentado no fim do trabalho, o índice deve ser elaborado conforme a ABNT NBR 6034 e o seu título deve ser centralizado.

O índice pode ser organizado por autores, assuntos, títulos, entre outros.

exemplo de índice
Exemplo de índice de trabalho acadêmico de acordo com as normas da ABNT

Formatação

Papel e cores

  • Texto a preto (ilustrações podem ter outras cores);
  • Papel, branco ou reciclado, no formato A4;
  • Impressão: introdução, desenvolvimento e conclusão, bem como as referências, devem ser preferencialmente impressos frente e verso.

Margens

  • Parte da frente da folha:
    • do lado esquerdo, na parte superior, devem ter 3 cm;
    • do lado direito, na parte inferior, devem ter 2 cm.
  • Parte de trás da folha:
    • do lado direito, na parte superior, devem ter 3 cm;
    • do lado esquerdo, na parte inferior, devem ter 2 cm.

Fonte

Tamanho 12.

Exceções:

Citações com mais de três linhas, notas de rodapé, páginas, dados internacionais de catalogação-na-publicação, legendas e fontes — que devem ter tamanho menor, mas devem ser uniformes entre si.

Espaçamento

1,5 entre as linhas

Exceções:

Citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas, tipo de trabalho, objetivo, nome da instituição, área de concentração — que devem ter espaço simples.

Páginas

A numeração impressa deve ser inserida a partir da introdução do trabalho.

Isso quer dizer que folhas de rosto e de aprovação, resumos e sumário devem ser contados, mas não devem conter a impressão da página.

A página deve ser inserida no canto superior direito. O último algarismo da página deve ficar a 2 cm da borda da folha.

Além disso, é preciso saber que:

  • Numeração de trabalhos impressos na parte da frente da folha: somente as folhas da frente devem ser contadas;
  • Numeração de trabalhos impressos frente e verso:
    • impressão das páginas devem ser inseridas na parte da frente da folha - no canto superior direito;
    • impressão das páginas devem ser inseridas na parte de trás da folha - no canto superior esquerdo.

Temos certeza de que estes textos podem te ajudar mais ainda:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).