Como calcular a nota do Enem?
Para o cálculo da nota final no Enem, o candidato deve fazer a média das cinco notas, uma de cada área do conhecimento e redação. Como o Enem é composto de cinco avaliações, é a média dessas notas que o candidato utiliza para se candidatar a uma vaga na universidade.
A média pode ser simples ou ponderada. É o programa ou universidade que o candidato se inscreve quem determina. Se a média for simples, basta somar as notas e dividir por cinco.
Se a média é ponderada, basta multiplicar cada nota individual pelo peso que o programa ou universidade orienta e, somar. O resultado da soma de pontos, é dividido pela soma dos pesos.
Exemplo de média simples:
788,8 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
868,3 em Ciências Humanas e suas Tecnologias
993,9 em Matemática e suas Tecnologias
885,6 em Ciências da Natureza e suas Tecnologias
601,3 em Redação
Total de pontos: 4 137,9
Dividido por cinco: 4 137,9 / 5 = 827,58
827,58 é a nota final do candidato.
Exemplo de média ponderada:
788,8 x (peso 1) = 788,8 em Ciências da Natureza e suas Tecnologias
868,3 x (peso 1) = 868,3 em Ciências Humanas e suas Tecnologias
993,9 x (peso 2) = 1 987,8 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
885,6 x (peso 3) = 2 656,8 em Matemática e suas Tecnologias
601,3 x (peso 2) = 1 202,6 em Redação
Total de pontos: 7.504,3
Soma dos pesos: 1 + 1 + 2 + 3 + 2 = 9
Total de pontos dividido pelo total de pesos
7.504,3 / 9 = 833,81
833,81 é a nota final do candidato.
O valor dos pesos é determinado pelo programa ou instituição que se pretende ingressar.
A nota do Enem é obtida através da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é um método baseado em análises estatísticas que permitem identificar se um participante acertou as questões porque sabe ou se "chutou".
Isso quer dizer que não basta corrigir a sua prova com o gabarito e somar o número de acertos.
Como as questões objetivas são avaliadas?
Cada questão tem um peso. Considerando esse peso, o sistema identifica a coerência das respostas, pois é esperado que os participantes que já dominam uma certa habilidade e competência sejam capazes de acertar diferentes níveis de dificuldade.
Uma consequência de empregar a TRI é que participantes que acertem o mesmo número de questões podem ter notas finais bem diferentes. Por exemplo, se o participante acertou muitas questões difíceis e errou a grande maioria das questões consideradas fáceis, o sistema irá identificar uma inconsistência nas respostas, reduzindo a nota deste participante.
Entretanto, ao identificar a incoerência de um acerto, o valor da questão não será desprezado, apenas será atribuído um menor valor. Portanto, é importante acertar o maior número possível de questões fáceis e médias.
Como a redação é avaliada?
Diferente das provas objetivas, a nota da redação apresenta valores absolutos, ou seja, pode variar de 0 a 1000 pontos.
Na redação são avaliadas 5 competências indicadas na tabela abaixo:
Para cada uma dessas competências é atribuído um valor que varia de 0 a 200 e a soma destes valores poderá chegar a um máximo de 1000 pontos. Cada redação é corrigida por dois avaliadores separadamente e a nota final será obtida fazendo a média aritmética dessas duas notas.
Quando houver uma diferença maior de 100 pontos nas notas finais atribuídas pelos avaliadores ou mais de 80 pontos em cada uma das competências, será feita a correção por um terceiro avaliador. Neste caso, a nota final será dada pela média aritmética das duas notas que mais se aproximem.
Entretanto, quando ainda assim continuar havendo discrepância entre as notas, a correção da redação será feita por uma banca formada por outros 3 avaliadores.
O que é uma boa nota no Enem?
As provas objetivas do Enem não possuem valores máximos e mínimos absolutos, ou seja, esses valores dependem do desempenho de todos os participantes que fizeram a prova.
Desta forma, o Inep divulga todos os anos as menores e maiores notas obtidas em cada prova. Assim, o participante pode ter uma noção se sua pontuação foi boa ou não.
Na tabela abaixo, apresentamos as notas menores e maiores do Enem 2020.
Redação Enem 2020
A média da nota de redação no Enem 2020 foi de 588,74.
Para a nota final de redação não é utilizado o método TRI. A correção é realizada por humanos que consideram as cinco competências específicas. Na edição de 2020 apenas 28 participantes obtiveram 1000, sendo a nota máxima. Em contrapartida, 87 576 zeraram.
Para saber sobre cada uma dessas provas, veja os textos que preparamos para você:
- Matemática no Enem
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
ASTH, Rafael. Como calcular a nota do Enem?. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/nota-do-enem/. Acesso em: