8 obras importantes do cubismo
O cubismo foi um importante movimento artístico que fez parte das vanguardas europeias ocorridas no início do século XX.
Nessa corrente, que se desenvolveu mais intensamente na pintura, as formas são representadas geometrizadas, causando uma sensação de pintura escultórica.
Selecionamos 8 obras cubistas significativas pertencentes a essa vertente da história da arte tanto no mundo quanto no Brasil. Confira!
1. As senhoritas de Avignon (1907), de Picasso
Essa é uma obra icônica da vanguarda cubista. Considerado o primeiro trabalho inteiramente cubista, Les Demoiselles d'Avignon foi produzido em 1907 pelo pintor espanhol Pablo Picasso.
A tela mostra cinco mulheres nuas representadas em traços geométricos. Note que as duas moças ao lado esquerdo possuem rostos como máscaras africanas. Esse detalhe exibe explicitamente a influência da arte "primitiva" na obra de Picasso.
- Artista: Pablo Picasso
- Ano: 1907
- Dimensões: 244 x 234 cm
- Localização: Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, EUA
2. Casas em L'Estaque (1908), de Braque
O pintor francês Georges Braque foi o fundador do movimento cubista, juntamente com Pablo Picasso.
Nessa obra (Maisons à L'Estaque, em francês), de 1908, o artista retrata um conjunto de casas como se fossem realmente "cubos". Na composição não é possível enxergar o horizonte ou o céu, apenas a paisagem urbana em meio às árvores.
O sombreado nas casas produz profundidade ao cenário, formado em tons de cinza, verde e ocre.
- Artista: Georges Braque
- Ano: 1908
- Dimensões: 73 x 59,5 cm
- Localização: Museu de Arte, Berna, Suíça
3. Violino e Cântaro (1910), de Braque
Essa obra de Georges Braque pertence à chamada "fase analítica" do cubismo.
Aqui, vemos uma composição em que o violino e o cântaro são os objetos representados na cena. Entretanto, aparecem multifacetados, como se fossem vistos através de um espelho estilhaçado.
O pintor tinha a intenção de produzir novas maneiras de representação, fragmentando objetos e desconstruindo noções tradicionais de perspectiva. Por conta disso, o cubismo analítico utilizava quase sempre tons cromáticos bastante neutros.
- Artista: Georges Braque
- Ano: 1910
- Dimensões: 117 x 81,5 cm
- Localização: Museu de Arte, Basileia, Suíça
4. Retrato de Pablo Picasso (1912), Juan Gris
Esse retrato de Pablo Picasso foi feito pelo pintor espanhol Juan Gris em 1912.
Foi produzido nos primeiros anos em que a nova vertente artística despontava. É um dos primeiros trabalhos cubistas feito por outro artista que não um dos fundadores do movimento.
Na composição, Picasso é representado com 31 anos segurando uma paleta de tinta. As linhas retas e formas geométricas são expressivas, mas ainda é possível reconhecer a figura da cena.
- Artista: Juan Gris
- Ano: 1912
- Dimensões: 92,3 × 74,4 cm
- Localização: Instituto de Arte de Chicago, EUA
5. Nu cubista (1916), Anita Malfatti
A brasileira Anita Malfatti foi uma artista precursora do modernismo no Brasil. Tendo estudado na Europa na época em que as vanguardas artísticas fervilhavam, a pintora sofreu grandes influências desses movimentos.
Em sua tela Nu cubista, Anita exibe a figura de uma mulher nua representada em formas difusas. Figura e fundo se misturam em cores similares. Aqui, vemos a influência do movimento cubista, porém, a pintora soube conciliar tais referências com sua visão particular de mundo.
- Artista: Anita Malfatti
- Ano: 1916
- Dimensões: 51 x 39 cm
- Localização: Coleção particular
6. Pietà (1924), de Rego Monteiro
O pintor brasileiro Vicente do Rego Monteiro foi um dos artistas que participou da Semana de Arte Moderna, em São Paulo.
Ele produziu obras influenciadas fortemente pela estética cubista, a qual foi trabalhada de forma muito própria. Uma dessas telas reproduz o tema religioso Pietà, em que a Virgem Maria segura o corpo sem vida de seu filho Jesus.
Nesse trabalho, vemos as figuras bastante geometrizadas. As cores são neutras e os corpos são exibidos em linhas retas e formatos cilíndricos, o que sugere uma ideia de corpo escultórico.
- Artista: Vicente do Rego Monteiro
- Ano: 1924
- Dimensões: 110 x 134 cm
- Localização: Museu de Arte Contemporânea, São Paulo
7. Guernica (1937), de Picasso
Guernica é uma das obras mais conhecidas de Pablo Picasso. O pintor realizou a composição em 1937 por ocasião da Guerra Civil Espanhola, que dizimou centenas de pessoas.
Na tela, é exibida uma cena de guerra em que os corpos aparecem fragmentados e com expressões de horror. As linhas retas e representações geometrizadas são características da corrente cubista.
- Artista: Pablo Picasso
- Ano: 1937
- Dimensões: 349 x 777 cm
- Localização: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia
8. Jacqueline de mãos cruzadas (1954), de Picasso
Nessa obra de Picasso, é exibida a figura de Jacqueline Roque, sua segunda esposa.
A mulher é retratada sentada no solo com as mãos enlaçadas em seus joelhos. Sua postura informal mostra que estava em ambiente doméstico.
As linhas retas e formas triangulares que aparecem ao fundo compõe uma imagem harmoniosa com as formas corporais, também geométricas.
Note que o pescoço de Jacqueline é retratado como uma grande coluna que sustenta sua cabeça, que exibe um olhar altivo e absorto em pensamentos.
- Artista: Pablo Picasso
- Ano: 1954
- Dimensões: 116 x 88,5 cm
- Localização: Coleção particular
Confira também essa seleção de questões que separamos para você testar seus conhecimentos: Exercícios sobre Vanguardas Europeias.
Para conhecer outras obras importantes da história da arte, leia:
- Obras de Portinari que você precisa conhecer
- Obras modernistas de Tarsila do Amaral
- Obras de Salvador Dalí que vão te impressionar
- As obras mais intrigantes de Frida Kahlo
AIDAR, Laura. 8 obras importantes do cubismo. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/obras-importantes-cubismo/. Acesso em: