Past Continuous exercícios (com gabarito comentado)
Carla Muniz
Professora licenciada em Letras
O Toda Matéria selecionou 5 exercícios sobre Past Continuous (Passado Contínuo) para ajudar você a dominar esse tempo verbal do inglês.
O Passado Contínuo é usado para indicar ações contínuas que ocorreram no passado.
A sua estrutura é formada pelo verbo auxiliar to be conjugado no Simple Past (was/were) + verbo principal conjugado no gerúndio (-ing).
Agora que você já recapitulou, que tal praticar?
Mãos à obra!
1. (UECE)
In terms of tense, the sentences "Katherine Rowe’s blue-haired avatar was flying across a grassy landscape", "Some students had already gathered online." and "On a square coffee table sat a short stack of original issues of the magazine…" are respectively in the
a) present continuous, present perfect, simple past.
b) past perfect continuous, past perfect, past perfect.
c) past continuous, past perfect, simple past.
d) past continuous, simple past, simple present.
Alternativa correta: c) past continuous, past perfect, simple past.
Vamos analisar os tempos verbais das frases para compreendermos como chegamos à conclusão de que a alternativa c) é a correta:
Katherine Rowe’s blue-haired avatar was flying across a grassy landscape. (O avatar de cabelo azul da Katherine Rowe estava voando sobre um terreno gramado.)
O verbo da frase é was flying (estava voando), e apresenta a seguinte estrutura:
verbo to be conjugado no Simple Past (was) + verbo principal (to fly) conjugado no gerúndio (flying)
Essa estrutura corresponde ao Past Continuous (Passado Contínuo), também chamado de Past Progressive.
Some students had already gathered online. (Alguns alunos já se reuniram online.)
O verbo da frase é had gathered (reuniram-se), e apresenta a seguinte estrutura:
verbo to have conjugado no Simple Past (had) + verbo principal (to gather) conjugado no Past Participle (gathered)
Essa estrutura corresponde ao Past Perfect (Presente Perfeito).
On a square coffee table sat a short stack of original issues of the magazine… (Em uma mesa quadrada de café, coube uma pequena pilha de assuntos originais da revista...)
O verbo da frase é sat (coube). Sat é a conjugação de Simple Past (Passado Simples) do verbo to sit que, nesse contexto, significa “caber”; com a ideia de “comportar”.
2. (IESES) Read the sentences below:
I. John study engineering at my university.
II. Helen is going to live in London last year.
III. Pedro wishes he can read more this month.
IV. When I grew up, I want to be a jazz singer.
Choose the best alternative to replace the words underlined in the sentences above:
a) Is studying – went to – cannot – grow up.
b) Studied – will – could – grow up.
c) Studies – was going to – could – grow up.
d) Studies – goes – could – grown up.
e) Studied – was going to – cannot – grown up.
Alternativa correta: c) Studies – was going to – could – grow up.
Vamos analisar frase por frase para compreendermos o porquê de algumas alternativas serem possíveis e outras não.
I. John study engineering at my university. (John ________ engenharia na minha universidade.)
As opções disponibilizadas como alternativas para substituir o verbo sublinhado study são: a) is studying; b) studied; c) studies; d) studies e e) studied.
Como a frase não apresenta nenhuma marcação de tempo, todas as opções disponibilizadas para substituir o verbo study podem ser utilizadas.
Observe como ficaria a frase com cada uma das opções:
John is studying engineering at my university. (John está estudando engenharia na minha universidade.)
John studied engineering at my university. (John estudou engenharia na minha universidade.)
John studies engineering at my university. (John estuda engenharia na minha universidade.)
II. Helen is going to live in London last year. (Helen _________ morar em Londres no ano passado.)
Na frase acima, temos um tempo específico definido: last year (ano passado). Isso quer dizer que o verbo a ser utilizado deve estar conjugado no Simple Past (Passado Simples).
As opções disponibilizadas como alternativas para substituir o verbo sublinhado is going to são: a) went to; b) will; c) was going to; d) goes; e) was going to.
De todas essas opções, já podemos descartar a b) will, que é uma forma de futuro, e também a d) goes, por ser uma flexão de Simple Present (Presente Simples).
Apesar de ser uma conjugação de passado, was going to é uma flexão do Past Continuous (Passado Contínuo), também conhecido como Past Progressive, tempo verbal que indica ações contínuas no passado. O fato de a frase ter um tempo definido no passado (last year = ano passado) indica que a ação não foi contínua, mas sim pontual.
Resta então a opção went to, flexão de Simple Past do verbo to go.
Assim, sendo, a frase com a substituição aplicada fica da seguinte forma:
Helen went to live in London last year. (Helen foi morar em Londres no ano passado.)
III. Pedro wishes he can read more this month. (Pedro deseja poder ler mais este mês.)
Na frase acima, temos um tempo específico definido: this month (este mês). Além disso, foi usado o verbo to wish (desejar). Sendo assim, a frase fala de um desejo para este mês.
As opções disponibilizadas como alternativas para substituir o verbo sublinhado can são: a) cannot; b) could; c) could; d) could; e) cannot.
Cannot é a forma negativa do verbo modal can (poder), flexionado no Simple Present. Ao utilizarmos essa opção para completar a frase, ela deixa de fazer sentido:
Pedro wishes he cannot read more this month. (Pedro deseja não poder ler mais este mês.)
Observe que, quando a estrutura de uma frase é formada pela combinação de wish + could, há uma indicação de desejo para o futuro, mas tal desejo não poderá ser realizado.
Assim sendo, could é a forma correta de completar a frase.
Pedro wishes he could read more this month. (Pedro gostaria de poder ler mais este mês.)
Nesse caso, Pedro tem o desejo de ler mais este mês, mas isso não será possível.
IV. When I grew up, I want to be a jazz singer. (Quando eu ____________, quero ser cantor de jazz.)
As opções disponibilizadas como alternativas para substituir o verbo sublinhado grew up são: a) grow up; b) grow up; c) grow up; d) grown up; e) grown up.
Grown up é o verbo to grow up (crescer) flexionado no Past Participle, e significa “crescido”. Se completarmos a frase com essa opção, ela fica sem sentido:
When I grown up, I want to be a jazz singer. (Quando eu crescido, quero ser cantor de jazz.)
Observe que a frase indica uma vontade sobre o futuro. No entanto, essa vontade é desejada agora, por isso o verbo deve ser usado no Simple Present (Presente Simples).
Assim, a alternativa que completa a frase corretamente é grow up, flexão do verbo to grow no Simple Present.
When I grow up, I want to be a jazz singer. (Quando eu crescer, quero ser cantor de jazz.)
Para complementar os seus estudos, não deixe de ler os conteúdos indicados abaixo.
A man stepped onto the overnight train and told the conductor, “I need you to wake me up in Philadelphia. I'm a deep sleeper and can be angry when I get up, but no matter what, I want you to help me make that stop. Here's $100 to make sure".
The conductor agreed. The man fell asleep, and when he awoke he heard the announcement that the train was approaching New York, which meant they had passed Philadelphia a long time ago. Furious, he ran to the conductor. “I gave you $100 to make sure I got off in Philadelphia, you idiot!" “Wow," another passenger said to his traveling companion. “Is that guy mad!" “Yeah," his companion replied. “But not half as mad as that guy they forced off the train in Philadelphia."
(English2Go, No 7,The Reader's Digest Association, 2005. P. 80.)
In “ ...the train was approaching New York" a gerund is used as a/an
a) verb.
b) noun.
c) article.
d) adjective.
e) quantifier.
Alternativa correta: a) verb.
O gerund (gerúndio) é uma forma nominal que, assim como o verbo, indica uma ação.
a) CORRETA. O gerúndio approaching (aproximando-se) tem a função de verbo, pois indica uma ação: a ação do trem de se aproximar.
b) ERRADA. A palavra noun significa "substantivo" e substantivos não indicam ações; eles designam seres.
c) ERRADA. A palavra article significa "artigo" e artigos não indicam ações; eles são determinantes dos substantivos.
d) ERRADA. A palavra adjective significa "adjetivo" e adjetivos não indicam ações; eles modificam os substantivos.
e) ERRADA. A palavra quantifier significa "quantificador" e quantificadores não indicam ações; eles exprimem quantidades.
Antes de avançar para o próximo exercício, veja também:
Read the text below and answer the questions that follow:
Teaching English as a foreign language teacher: job description
Teaching English as a foreign language (TEFL) involves teaching adults and children whose first or main language is not English. This can be done in the UK or abroad and the students may be learning English for either business or leisure reasons.
Teaching English to speakers of other languages (TESOL) is also a widely used term and often means the same thing as TEFL. It’s sometimes specifically used to refer to teaching English to people who are living in the UK but who do not speak English as a first language. These students are most commonly refugees and immigrants and need to learn the language in order to help them settle into the UK society.Their courses are often government funded.
Teaching English as a second language (TESL) or teaching English as an additional language (TEAL) may also be terms that are used but they generally all refer to the same thing - teaching English to someone whose native language is not English.
Teachers of English as a foreign language can work in a variety of settingswith different age ranges. This can include commercial language schools, schools and institutions of further and higher education throughout the UK and overseas. Some may also teach in industry, while others are self-employed. Classes are usually taught in English, evenwith beginners. Teaching English as a foreign language teacher: job description
1. I studied English five years ago.
2. I was studying English when the telephone rang.
3. Have you ever studied French?
4. I am going to study Spanish next year.
Choose the correct alternative.
a) All the sentences are correct.
b) All the sentences are incorrect
c) There is only one correct sentence.
d) There is only one incorrect sentence.
e) There are two correct sentences.
Alternativa correta: a) All the sentences are correct.
Os tempos verbais de todas as frases estão corretamente aplicados. Vamos analisar frase a frase para entender melhor:
1. I studied English five years ago. (Estudei inglês há cinco anos.)
O verbo studied (estudei) está flexionado no Simple Past (Passado Simples) – indica ação pontual ocorrida no passado. Um dos indicativos de uso correto do Simple Past, por exemplo, é a referência a um tempo específico: five years ago (há cinco anos).
2. I was studying English when the telephone rang. (Eu estava estudando inglês quando o telefone tocou.)
O verbo was studying (estava estudando) está flexionado no Past Continuous (Passado Contínuo, também chamado de Past Progressive). Esse tempo indica ações contínuas no passado. Ele também é usado em frases onde duas ou mais ações ocorrem no passado.
O Past Continuous indica a ação contínua, que é sempre a que iniciou primeiro. As outras ações são indicadas pelo Simple Past (Passado Simples).
Na frase, a ação que começou primeiro é was studying English (estava estudando inglês) e a ação que teve início depois é the telephone rang (o telefone tocou).
3. Have you ever studied French? (Você já estudou francês?)
O uso de ever, que no contexto da frase significa “já”, indica que há referência a um período de tempo não identificado, que aconteceu antes do momento presente.
Nesse tipo de frase, usamos o Present Perfect (Presente Perfeito). A flexão de Present Perfect usada é have studied, que no contexto da frase significa “estudou”.
4. I am going to study Spanish next year. (Vou estudar espanhol ano que vem.)
O going to é usado para indicar ações futuras. Um sinal de que a frase indica futuro é o uso de next year (ano que vem).
Quer saber mais sobre os verbos em inglês? Não deixe de consultar os textos abaixo!
Investigators trying to find out what happened to a Malaysia Airlines jet that disappeared en route to Beijing on Saturday morning were examining the causes of plane crashes: mechanical failure, pilot error, bad weather. But the discovery that two of the passengers were carrying stolen passports also raised the possibility of criminal violence.
(Adapted from “Passport Theft adds mystery of missing Malaysia Airlines Jet”)
GLOSSARY
raised – aumentou, ampliou
The underlined verbs in the text are in the
a) present progressive.
b) past progressive.
c) simple present.
d) future.
Alternativa correta: b) past progressive.
O Past Progressive (Passado Contínuo), também chamado de Past Continuous, é formado pelo verbo to be conjugado no Simple Past + verbo principal conjugado no gerúndio (-ing)
Ele indica uma ação contínua que ocorreu no passado.
a) ERRADA. Nos verbos sublinhados, o verbo to be está flexionado no Simple Past (Passado Simples), e não no Simple Present (Presente Simples).
Are é uma flexão do verbo to be no Simple Present. Were é uma flexão do verbo to be no Simple Past.
Se os verbos sublinhados estivessem flexionados no Present Progressive, teríamos: are examining e are carrying.
b) CORRETA. Nos verbos sublinhados, were é uma flexão do verbo to be no Simple Past (Passado Simples).
Examining é uma flexão do verbo to exam (examinar; analisar) no gerúndio, e carrying é uma flexão do verbo to carry (nesse contexto, traduzido como "portar") no gerúndio.
Assim sendo, ambas as flexões verbais seguem a estrutura de formação do Past Progressive (Passado Contínuo).
c) ERRADA. O Simple Present (Presente Simples) é um tempo verbal que expressa ações no presente, que indicam hábito ou rotina.
Observe que, na frase, foi usado o gerúndio (examining/carrying). Isso por si só já indica uma ação contínua. Além disso, a flexão de Simple Past (Passado Simples) utilizada (were), indica que a ação ocorreu no passado, e não no presente.
d) ERRADA. O Future, como o nome já diz, indica ações futuras. Observe que na estrutura dos dois verbos sublinhados, temos uma flexão de passado: were.
Isso, por si só, já descarta esta alternativa.
Ficou interessado em aprimorar os seus conhecimentos sobre a língua inglesa? Não perca os conteúdos abaixo!
Professora, lexicógrafa, tradutora, produtora de conteúdos e revisora. Licenciada em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pelas Faculdades Integradas Simonsen, em 2002 e formada em 1999 no Curso de Magistério (habilitação para lecionar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I).