Pintura Grega
A pintura grega teve na cerâmica a sua maior representação. Entretanto, assim como em outras sociedades antigas, surge ainda na arte estatuária e como componente decorativo de estruturas arquitetônicas.
Foi com os vasos gregos que essa manifestação artística se realizou plenamente, apresentando composições harmoniosas e detalhadas.
Características da Pintura Grega
- Equilíbrio das formas;
- Harmonia nas cores e desenhos;
- Representações de deuses e de cenas cotidianas;
- Representações realistas;
- Uso de técnicas de afresco, têmpera e encáustica nas pinturas murais.
Pintura grega em cerâmica
Os objetos em cerâmica mais utilizados como suporte para a pintura grega foram os vasos.
À princípio, as peças serviam como artigos de cerimônias religiosas e como artefatos utilitários, mais tarde, passaram a ser reconhecidos também como objetos artísticos.
Em um primeiro momento, as ornamentações exibiam padrões geométricos e abstratos, posteriormente, passaram a reproduzir cenas mitológicas e figuras humanas em situações cotidianas, inclusive cenas eróticas representando tanto práticas heterossexuais quanto homossexuais.
Figuras Negras
A técnica que ficou conhecida como "figuras negras" era empregada inicialmente na Grécia.
Consistia em pintar as silhuetas das figuras com um pigmento negro e depois marcar o contorno e os elementos interiores com uma ferramenta pontiaguda, deixando traçados evidentes.
O pintor que mais se destacou nesse tipo de arte foi Exéquias.
Figuras Vermelhas
Em torno de 530 a.C., quando o método de pintar figuras negras já havia se consolidado, surgiu outra maneira de realizar a ornamentação em cerâmica, no qual se obtinha "figuras vermelhas".
Acredita-se que o inventor de tal técnica foi o pintor Andócides, discípulo de Exéquias.
Essa nova forma de pintura compõe-se em inverter o sistema cromático, deixando as figuras humanas no tom original da terracota e pintando o fundo de negro.
Pintura estatuária
Por muito tempo acreditou-se que a arte estatuária, isto é, da produção de esculturas de estátuas, limitava-se à ausência de cores na Grécia Antiga.
Hoje em dia, estudos atestaram que tal vertente artística recebia também ornamentações cromáticas em larga escala.
Essa descoberta trouxe algumas reflexões e reviravoltas acerca da influência clássica da escultura grega em toda a arte ocidental.
Para conhecer sobre a arte romana, que está muito relacionada à arte grega, leia:
AIDAR, Laura. Pintura Grega. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/pintura-grega/. Acesso em: