Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
O plano de aula é um documento elaborado pelo professor para definir o tema da aula, seu objetivo, o que exatamente será ensinado, a metodologia a ser utilizada e a avaliação a ser aplicada para analisar a assimilação do que foi ensinado, dentre outras coisas.
O professor deve elaborar seus planos de aula considerando as dez competências gerais da Educação Básica definidas na BNCC - Base Nacional Comum Curricular.
Veja um passo a passo de como montar um plano de aula de acordo com a BNCC.
1. Reflita sobre o público-alvo
Antes de começar a redigir o plano de aula, o professor deve refletir sobre seu público-alvo: os alunos.
Qualquer estratégia adotada para a abordagem de um tema será muito mais eficaz se direcionada à realidade desse público; o que funciona para uma determinada turma pode não funcionar para outra.
Durante essa reflexão, o professor deve considerar uma contextualização que inclua, por exemplo, questões culturais, econômicas, físicas, sociais, etc.
2. Escolha o tema da aula
Com base no plano de ensino, planejamento que envolve tarefas e objetivos docentes para um ano letivo completo, o professor deve escolher um tema.
O tema é a definição daquilo que será abordado na aula; algo bastante específico dentro de uma disciplina, e que será desdobrado detalhadamente em conteúdos.
Em uma aula de português, por exemplo, Vozes Verbais pode ser um tema de aula.
3. Defina o conteúdo a ser abordado
O conteúdo é um item do plano de aula que está diretamente relacionado ao tema, pois é subordinado a ele, e ao objetivo da aula.
Através da exposição e da exploração dos conteúdos, o professor conduz o aprendizado dos alunos de forma a atingir os objetivos que predefiniu em seu planejamento de aula.
Para o tema Vozes Verbais, por exemplo, o professor pode definir como conteúdo os conceitos de voz ativa, voz passiva e voz reflexiva.
4. Defina a habilidade a ser desenvolvida pelos alunos
Nesse momento, o professor deve definir a habilidade que pretende desenvolver com os seus alunos no tema escolhido.
As habilidades são encontradas na BNCC. Cada um delas é identificada através de um código, que deve ser indicado no plano de aula.
Por exemplo, a habilidade referente a Vozes Verbais encontra-se da seguinte forma na BNCC:
(EF08LP08) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva).
5. Defina o objetivo a ser alcançado
O objetivo é aquilo que o professor deseja que os alunos aprendam com a aula. Em uma aula de português cujo tema é Vozes Verbais, por exemplo, o professor pode definir como objetivos:
- Os alunos devem saber diferenciar as três vozes verbais: voz passiva, voz ativa e voz reflexiva.
- Os alunos devem estar aptos a fazer conversão entre vozes. Exemplo: passar uma frase da voz ativa para a voz passiva.
É importante referir que não existe um limite de objetivos por plano de aula.
6. Decida a duração da aula
A duração da exploração de determinado tema fica a critério do professor, tendo em conta o conteúdo programático que ele deve seguir.
Não é obrigatório que cada tema seja explorado em uma única aula. Se assim entender, o professor pode, por exemplo, destinar duas ou mais aulas para a exploração de determinado conteúdo.
Essa decisão está relacionada a fatores como o planejamento escolar anual e a fixação do que foi ensinado. No caso de o professor concluir que uma única aula não será suficiente para que a turma fique esclarecida, ele pode alocar duas ou três aulas para explorar determinado assunto.
7. Selecione os recursos didáticos
Os recursos didáticos são materiais de apoio que auxiliam o professor de forma pedagógica, facilitando o desenvolver da aula.
Tais recursos também são utilizados para motivar os alunos e incentivar o interesse deles no tema abordado.
Alguns exemplos de recursos didáticos:
- Apagador.
- Aparelho de DVD.
- Cartaz.
- Computador.
- Filme.
- Jogo.
- Mapa.
- Música.
- Projetor.
- Quadro negro ou branco.
- Reportagem.
- Televisão.
Dependendo da disciplina, o professor pode sentir a necessidade de selecionar recursos mais específicos. Um professor de química, por exemplo, pode precisar de um microscópio ou de um tubo de ensaio.
8. Defina a metodologia a ser utilizada
A metodologia consiste nos métodos escolhidos pelo professor para orientar o aprendizado do aluno, ou seja, nos caminhos que ele escolherá para conduzir a aula.
Essa parte da aula é de fundamental importância, pois a estratégia utilizada pelo professor tanto pode funcionar como um grande agente motivador quanto desestimular totalmente o aluno.
Em determinadas disciplinas, uma aula expositiva, por exemplo, pode funcionar melhor do que uma aula conduzida por meio de exercícios, e vice-versa.
Alguns exemplos de metodologia:
- Aplicação de exercícios.
- Aula expositiva.
- Dramatização.
- Estudo de caso.
- Estudo dirigido.
- Estudo de texto.
- Mapa conceitual.
- Painel.
- Pesquisa de campo.
- Seminário.
- Solução de problemas.
9. Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos
A conclusão de uma aula dá-se com a etapa de avaliação, momento onde o professor considerará a real assimilação do conteúdo por parte do aluno.
Essa etapa também tem como finalidade avaliar se os objetivos predefinidos pelo professor foram alcançados.
Diferentemente do que muitos pensam, a aplicação de uma prova com atribuição de nota ao aluno não é a única forma de fazer essa validação. Na verdade, há diversas maneiras de realizar tal análise.
Alguns exemplos de avaliação:
- Participação do aluno em sala de aula.
- Prova escrita.
- Prova oral.
- Exercícios de fixação.
- Trabalho feito em sala de aula.
- Trabalho de casa.
10. Informe as referências utilizadas
Por fim, o professor pode indicar as referências utilizadas como fonte para a elaboração de seu plano de aula.
É importante salientar que o termo "referências" não abrange unicamente livros e outros materiais impressos.
Em uma era onde a tecnologia e os recursos digitais estão cada vez mais presentes na educação, é natural que o educador consulte conteúdos online como mais-valias na preparação de suas aulas.
Assim sendo, sites, documentos e demais conteúdos online utilizados como fonte também podem ser indicados como referências.
Modelo de plano de aula
Agora que você já conferiu o passo a passo para a elaboração de um plano de aula, consulte abaixo os modelos para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Modelo de plano de aula para Educação Infantil (com indicações para preenchimento)
Plano de aula - (Bebês, Crianças bem pequenas ou Crianças pequenas) | |
---|---|
Tema | (tema específico que será abordado na aula) |
Campo de experiência | (os campos de experiência são 5 e são encontrados na BNCC:
• O eu, o outro e o nós • Corpo, gestos e movimentos • Traços, sons, cores e formas • Escuta, fala, pensamento e imaginação • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações) |
Habilidades |
(código da habilidade que será desenvolvida no tema escolhido e que é encontrado na BNCC) |
Objetivos |
(aquilo que o professor deseja que os alunos aprendam com a aula) |
Conteúdo | (está diretamente relacionado ao tema, pois é subordinado a ele, e ao objetivo da aula) |
Duração | (duas ou mais aulas, conforme o critério do professor) |
Recursos didáticos | (materiais de apoio que auxiliam o professor de forma pedagógica, facilitando o desenvolver da aula) |
Metodologia |
(métodos escolhidos pelo professor para orientar o aprendizado do aluno, ou seja, nos caminhos que ele escolherá para conduzir a aula) |
Avaliação | (formas usados pelo professor para considerar a real assimilação do conteúdo por parte do aluno) |
Referências |
(referências utilizadas como fonte para a elaboração do plano de aula: livros, outros materiais impressos e recursos digitais) |
Modelo de plano de aula para Ensino Fundamental (com indicações para preenchimento)
Plano de aula de (disciplina e ano) | |
---|---|
Tema | (tema específico que será abordado na aula) |
Práticas de linguagem ou Unidade temática | (é encontrado na BNCC na tabela em que consta o código da habilidade) |
Objetos de conhecimento | (é encontrado na BNCC na tabela em que consta o código da habilidade) |
Habilidades |
(código da habilidade que será desenvolvida no tema escolhido e que é encontrado na BNCC) |
Objetivos |
(aquilo que o professor deseja que os alunos aprendam com a aula) |
Conteúdo | (está diretamente relacionado ao tema, pois é subordinado a ele, e ao objetivo da aula) |
Duração | (duas ou mais aulas, conforme o critério do professor) |
Recursos didáticos | (materiais de apoio que auxiliam o professor de forma pedagógica, facilitando o desenvolver da aula) |
Metodologia |
(métodos escolhidos pelo professor para orientar o aprendizado do aluno, ou seja, nos caminhos que ele escolherá para conduzir a aula) |
Avaliação | (formas usados pelo professor para considerar a real assimilação do conteúdo por parte do aluno) |
Referências |
(referências utilizadas como fonte para a elaboração do plano de aula: livros, outros materiais impressos e recursos digitais) |
Modelo de plano de aula para Ensino Médio (com indicações para preenchimento)
Plano de aula de (disciplina e ano) | |
---|---|
Tema | (tema específico que será abordado na aula) |
Competências específicas | (é encontrado na BNCC antes da habilidade) |
Habilidades |
(código da habilidade que será desenvolvida no tema escolhido e que é encontrado na BNCC) |
Objetivos |
(aquilo que o professor deseja que os alunos aprendam com a aula) |
Conteúdo | (está diretamente relacionado ao tema, pois é subordinado a ele, e ao objetivo da aula) |
Duração | (duas ou mais aulas, conforme o critério do professor) |
Recursos didáticos | (materiais de apoio que auxiliam o professor de forma pedagógica, facilitando o desenvolver da aula) |
Metodologia |
(métodos escolhidos pelo professor para orientar o aprendizado do aluno, ou seja, nos caminhos que ele escolherá para conduzir a aula) |
Avaliação | (formas usados pelo professor para considerar a real assimilação do conteúdo por parte do aluno) |
Referências |
(referências utilizadas como fonte para a elaboração do plano de aula: livros, outros materiais impressos e recursos digitais) |
Exemplos de planos de aula prontos
Consulte exemplos de planos de aula prontos, direcionados a diferentes segmentos escolares.
Plano de aula pronto para Educação Infantil
Plano de aula pronto para Ensino Fundamental
Plano de aula pronto para Ensino Médio
Veja mais planos de aula prontos:
- Planos de aula para a Educação Infantil
- Planos de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental)
- Planos de aula de Matemática (2º ano do Ensino Fundamental)
- Planos de aula de Química para o 9º ano
- Planos de Aula de Artes para o Ensino Fundamental II
- Plano de aula de Filosofia (1º ano do Ensino Médio)
Leia também: Dinâmicas para o primeiro dia de aula
Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
FERNANDES, Márcia. Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/plano-de-aula/. Acesso em: