Prometeu Acorrentado
Prometeu Acorrentado foi uma das principais tragédias gregas de Ésquilo, dramaturgo cujas peças teatrais foram bastante encenadas na Grécia Antiga.
Esta tragédia trata do castigo dado por Zeus a Prometeu, em decorrência de ele ter roubado o fogo, que pertencia aos deuses, e o ter concedido à humanidade.
Resumo
O titã Prometeu roubou o fogo de Zeus para o dar aos mortais. Para o punir, o deus dos deuses mandou acorrentar Prometeu a um rochedo e mandou-lhe uma águia para devorar o seu fígado, que tinha a capacidade de se regenerar a cada noite.
Anos e anos ser passaram em que a águia continuava comendo o fígado de Prometeu, que permanecia preso com correntes. Um dia, o centauro Quíron resolveu salvá-lo, libertando-o das correntes e matando a águia com um arremesso de flecha certeiro.
Após ser salvo, Prometeu se tornou um deus, uma vez que Quíron ofereceu-lhe a sua imortalidade. Quíron, que tinha sido acidentalmente ferido por uma flecha envenenada lançada por seu amigo Héracles, vivia em sofrimento e desejava morrer e descansar.
Leia a tragédia Prometeu Acorrentado na íntegra.
Prometeu na Mitologia Grega
Prometeu foi o responsável pela criação da espécie humana. Na Terra, havia apenas plantas e animais e, segundo a mitologia, Prometeu teria criado o homem a partir do barro, tendo como molde a forma física dos deuses.
Terminada a sua obra de modelagem, Prometeu criou seres humanos e deu-lhes a alma dos animais. Mais tarde, admirando o modelo criado pelo titã Prometeu, Atena - deusa da sabedoria - substituiu a alma dos animais pelo espírito soprando-lhes o sopro divino.
Assim, Prometeu ensinou aos homens vários ofícios, tal como o ofício da carpintaria, garantindo que eles tivessem tudo o que fosse necessário para sobreviver. Percebendo que lhes faltava algo, Prometeu ofereceu-lhes o fogo - símbolo do conhecimento intuitivo.
Zeus se irritou com a evolução da criação da humanidade, de modo que planejou se vingar tantos dos homens como de Prometeu, seu criador.
Aos homens, enviou Pandora - e com ela, todas as desgraças que existem no mundo - enquanto que Prometeu foi acorrentado.
Saiba mais em Caixa de Pandora.
Há outras versões que indicam que Prometeu não enganou Zeus roubando-lhe o fogo, que já era detido pela humanidade.
De acordo com a lenda, Prometeu teria levado Zeus a comer carne, no entanto, ofereceu-lhe ossos. Para vingar-se, Zeus teria retirado o fogo do mortais para que eles comessem a sua carne crua, o qual seria posteriormente roubado por Prometeu.
Análise
Esse mito trata do surgimento da intelectualidade, o que é representado pela busca pelo fogo, que ilumina as pessoas, no sentido de as tornar conscientes ou esclarecidas.
Quer mais? Leia:
FERNANDES, Márcia. Prometeu Acorrentado. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/prometeu-acorrentado/. Acesso em: