5 questões sobre Humanismo (com gabarito e comentários)

Thiago Souza
Thiago Souza
Professor de Sociologia, Filosofia e História

Elaboramos e selecionamos 5 exercícios sobre o Humanismo para você poder testar seus conhecimentos.

Bons estudos!

Questão 01

Qual das características abaixo não corresponde ao humanismo:

Antropocentrismo.

Cientificismo.

Racionalismo.

Valorização da Antiguidade Clássica.

Ateísmo.

Gabarito explicado

Considerando que a questão quer saber a alternativa errada:

a) ERRADA. O antropocentrismo, homem no centro do pensamento do próprio homem, foi uma das principais características do humanismo.

b) ERRADA. A valorização do uso da ciência para explicar fenômenos diversos foi muito forte durante o humanismo.

c) ERRADA. O uso da razão foi também um ponto chave do humanismo.

d) ERRADA. Os autores humanistas procuraram retomar os valores e pensamentos desenvolvidos durante a Antiguidade Clássica, que corresponde aos pensamentos greco-romano da Idade Antiga.

e) CORRETA. O ateísmo não foi uma prática presente durante o período humanista. Apesar de os pensadores humanistas colocarem em xeque alguns dogmas da Igreja Católica, isso não significou um abandono do pensamento cristão.

Questão 02

Sobre o humanismo, assinale a alternativa correta.

Foi um movimento intelectual europeu desenvolvido durante o século V.

Tinha como característica principal a valorização dos pensamentos dogmáticos religiosos.

Na literatura, alguns autores se destacaram no movimento humanista, como Francesco Petrarca e Dante Alighieri.

O antropocentrismo, Deus no centro de tudo, foi uma das principais características do humanismo.

Os pensadores humanistas tinham um desprezo enorme pelos pensadores gregos e romanos antigos.

Gabarito explicado

a) ERRADA. O humanismo se desenvolveu e ganhou força durante o século XV.

b) ERRADA. O humanismo valorizava o racionalismo em contraponto com dogmas religiosos.

c) CORRETA. Além dos autores citados, podemos ainda acrescentar Giovanni Boccaccio e Erasmo de Roterdã.

d) ERRADA. O antropocentrismo é uma das características do humanismo, porém ele não significa "Deus no centro de tudo". Essa frase é normalmente utilizada para representar o teocentrismo.

e) ERRADA. Os humanistas praticavam uma valorização do pensamento greco-romano.

Questão 03

Sobre o humanismo nas artes, analise as questões abaixo e assinale a correta:

Os artistas humanistas procuravam elaborar obras de arte que tinham como foco central a imagem de Deus, ignorando a figura do ser humano.

Thomas More foi um dos principais escritores humanistas, sendo "O Príncipe" sua obra de maior destaque

Na literatura, o humanismo é visto como um momento de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo.

Nas pinturas humanistas é possível observar a valorização das representações dos animais, pois o grande foco dos humanistas estava na natureza, principal criação de Deus.

O humanismo surgiu na Europa em um momento onde os grandes industriais dominavam o cenário econômico, por conta da Revolução Industrial.

Gabarito explicado

a) ERRADA. Os artistas humanistas não ignoravam a figura do ser humano. Pelo contrário, havia uma valorização, chamada de antropocentrismo.

b) ERRADA. Thomas More foi um dos grandes escritores do humanismo, porém a obra "O Príncipe" não foi escrita por ele e sim por Nicolau Maquiavel.

c) CORRETA. O humanismo possui como característica essa transição entre as duas fases apresentadas.

d) ERRADA. A valorização no humanismo estava no ser humano e não na natureza.

e) ERRADA. A Revolução Industrial ocorreu três séculos após o auge do humanismo.

Questão 04

(IFRR) O Humanismo foi um movimento com desdobramentos filosóficos, políticos, culturais e artísticos. Sobre o Humanismo, é INCORRETO afirmar que:

Durante a Renascença se inspirou nos conhecimentos da antiga civilização greco-romana;

Valorizava o saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana.

Difundiu ideias que se opunham ao teocentrismo reinante, compreendendo o Homem como maior obra divina.

Defendia a capacidade humana de criação e transformação da realidade natural e social, reafirmando a ideia de livre-arbítrio.

Defendia a necessidade da intervenção religiosa em todas as áreas da vida humana a fim de promover o progresso e a unidade dos espíritos e indivíduos.

Gabarito explicado

Considerando que a questão pede a alternativa errada:

a) ERRADA. A afirmativa está correta porque o humanismo trouxe consigo uma grande valorização das ideias greco-romanas.

b) ERRADA. A afirmativa está correta porque, com o humanismo, o antropocentrismo ganhou força. Antropocentrismo é o foco do pensamento do ser humano ser o próprio ser humano a fim de desenvolver sua razão e ações.

c) ERRADA. A afirmativa está correta porque o humanismo trouxe uma substituição do teocentrismo para o antropocentrismo.

d) ERRADA. A afirmativa está correta porque os humanistas viam no ser humano a capacidade de entender e modificar a natureza a seu favor.

e) CORRETA. A afirmativa está errada porque, apesar de não serem ateus, os humanistas defendiam um distanciamento da religião de pesquisas científicas.

Questão 05

(UNICAMP) Em 1516, Thomas Morus criou a ideia de utopia, ao descrever uma ilha imaginária. Surgia um gênero literário, associado à história, à filosofia e à política. A lógica dessa ideia levou à construção de critérios universalmente válidos para cada atividade, com normas e códigos. Surgiram assim os tratados sobre o perfeito cortesão, sobre o perfeito homem do mundo, sobre a cidade perfeita.

(Adaptado de Carlos Eduardo O. Berriel, “Cidades Utópicas do Renascimento”. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 56, n. 2. abr./jun. 2004. Disponível em http://cienciaecultura.bvs.br /scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0009-67252004000200021.)

Considerando o texto acima e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

A obra de Morus, escrita na Inglaterra, baseou-se na experiência de soberanos da Itália e da Alemanha que construíram novas cidades no século XV, planejadas geometricamente.

Grão-chanceler da Inglaterra, Morus exerceu uma ação humanista em um mundo renascentista de crises e instabilidades contínuas. Neste contexto publicou sua obra Utopia.

A partir do princípio filosófico da utopia, foram escritos vários tratados renascentistas. O Príncipe, de Maquiavel, ilustra a melhor versão do cortesão atuante no mundo utópico.

A ilha da Utopia, perfeitamente racionalizada, marcou o urbanismo renascentista na Europa e no Novo Mundo. O esgotamento dessa ideia de utopia ocorreu com a ideia de distopia, no século XX.

Gabarito explicado

a) ERRADA. Itália e Alemanha ainda não existiam durante o século XV, tendo sido fundadas apenas no século XIX, nas chamadas Unificações Tardias.

b) CORRETA. Morus foi um dos principais pensadores do período humanista.

c) ERRADA. O objetivo da obra de Maquiavel não era apresentar um mundo utópico, mas sim ações práticas, baseadas em contextos históricos diversos, para auxiliar um príncipe a governar.

d) ERRADA. Utopias não são ideias esgotadas. Ainda hoje são é possível encontrar obras que versam sobre esse tema.

Continue aprendendo:

Thiago Souza
Thiago Souza
Graduado em História e Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina. Ministra aulas de História, Filosofia e Sociologia desde 2018 para turmas do Fundamental II e Ensino Médio.