🚀 60% OFF para turbinar seus estudos! Assine agora

Questões sobre a Primavera dos Povos (com gabarito)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

Responda às questões abaixo para praticar e aprender mais sobre a Primavera dos Povos. Confirme as respostas no gabarito explicado.

Questão 1

A Primavera dos Povos foi uma onda revolucionária que se manifestou em diversos países do continente europeu, iniciada em 1848. Assinale a alternativa que melhor indica alguns dos princípios ligados a essas revoluções.

a) Neoliberalismo e redução do Estado na economia.

b) O socialismo utópico e a economia fisiocrata.

c) O direito divino dos reis e o absolutismo.

d) O liberalismo político e o nacionalismo.

Gabarito explicado

a) Incorreta. O neoliberalismo é uma corrente econômica surgida no século XX, não estando ligada às revoluções de 1848.

b) Incorreta. O socialismo utópico influenciou alguns grupos revolucionários, mas a fisiocracia não foi um princípio relevante nesse contexto.

c) Incorreta. O direito divino dos reis e o absolutismo eram justamente ideias combatidas pelas revoluções de 1848.

d) Correta. O liberalismo político e o nacionalismo foram princípios centrais da Primavera dos Povos, pois as revoluções buscavam maior participação política e autodeterminação nacional.

Questão 2

O episódio inicial da onda revolucionária de 1848, também conhecida como Primavera dos Povos, ocorreu na França e esteve ligado aos aspectos políticos vividos naquele país. Entre as causas dessa revolução, é possível citar:

a) A oposição de diferentes grupos ao então rei Luís Filipe e a crise econômica, ligada às péssimas colheitas em 1847.

b) A proibição dos membros do Terceiro Estado de participarem dos Estados Gerais, assembleia convocada para discutir a crise na França.

c) A guerra em curso contra a coligação de países inimigos, o que piorou a condição de vida da população francesa.

d) A tentativa do rei Luís XVIII de consolidar o absolutismo, criando novos impostos que atingiam especialmente a burguesia.

Gabarito explicado

a) Correta. A Revolução de 1848 na França teve como causas a insatisfação contra Luís Filipe, a crise econômica e o descontentamento popular com a exclusão política das camadas populares.

b) Incorreta. A proibição da participação do Terceiro Estado nos Estados Gerais ocorreu em 1789, durante a Revolução Francesa, e não em 1848.

c) Incorreta. Não havia uma guerra semelhante à das Guerras Napoleônicas em 1848. A crise econômica e política interna foram os principais fatores da revolta.

d) Incorreta. Luís XVIII governou a França após a queda de Napoleão, no início do século XIX, e não durante os eventos de 1848.

Questão 3

“A terceira e maior das ondas revolucionárias, a de 1848, foi o produto desta crise. Quase que simultaneamente, a revolução explodiu e venceu (temporariamente) na França, em toda a Itália, nos Estados alemães, na maior parte do império dos Habsburgos e na Suíça (1847). De forma menos aguda, a intranquilidade também afetou a Espanha, a Dinamarca e a Romênia; de forma esporádica, a Irlanda, a Grécia e a Grã-Bretanha. Nunca houve nada tão próximo da revolução mundial com que sonhavam os insurretos do que esta conflagração espontânea e geral... O que em 1789 fora o levante de uma só nação era agora, assim parecia, "a primavera dos povos" de todo um continente.”

(HOBSBAWM, E. J. A Era das Revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981, pp. 127-130.)

A partir da leitura do texto, é correto afirmar que o episódio leva o nome "Primavera dos Povos" por:

a) Adotar princípios revolucionários em países conservadores, como a Romênia e a Dinamarca.

b) Colecionar triunfos em todos os países afetados, desde a Grã-Bretanha até a Europa Mediterrânea.

c) Ser um evento espontâneo e apartidário, ligado apenas às questões de interesse da população.

d) Ter assumido proporções continentais e, em um curto espaço de tempo, ultrapassado as fronteiras nacionais.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Embora a revolução tenha ocorrido em alguns países conservadores, essa não foi a principal característica que originou o nome "Primavera dos Povos".

b) Incorreta. Apesar de algumas revoluções terem obtido vitórias temporárias, muitas foram reprimidas posteriormente.

c) Incorreta. Os movimentos não foram totalmente espontâneos nem apartidários, pois envolviam diferentes grupos políticos, incluindo liberais, republicanos e socialistas.

d) Correta. A Primavera dos Povos foi marcada por sua rápida disseminação por diversos países europeus, tornando-se um movimento de escala continental.

Questão 4

Conteúdo exclusivo para assinantes Toda Matéria+
Além de mais exercícios, tenha acesso a mais recursos para dar um up nos seus estudos.
Corretor de Redação para o Enem
Exercícios exclusivos
Estude sem publicidade

Para praticar mais: Exercícios de História para o 8º ano (com gabarito explicado)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.