Questões sobre Mesopotâmia
Teste seus conhecimentos com 17 exercícios comentados sobre as antigas civilizações da Mesopotâmia em diferentes níveis: fácil, médio e difícil.
Questões nível fácil
Questão 1
A região denominada Mesopotâmia ficava entre os rios:
a) Nilo e Ganges
b) Tigre e Eufrates
c) Nilo e Tigre
d) Ganges e Eufrates
e) Ganges e Tigre
Questão 2
São povos que fizeram parte da civilização Mesopotâmica:
a) sumérios e acádios
b) gregos e romanos
c) gregos e egípcios
d) sumérios e romanos
e) egípcios e acádios
Veja também: Acádios
Questão 3
O nome da região que deu origem a várias civilizações da Antiguidade e possuía uma terra fecunda:
a) Jardins da Babilônia
b) Foz do rio Nilo
c) Acádia Babilônica
d) Torre de Babel
e) Crescente Fértil
Veja também: Crescente Fértil
Questão 4
Quais das cidades abaixo fizeram parte do desenvolvimento da Mesopotâmia?
a) Cairo, Roma e Atenas
b) Atenas, Babel e Uruk
c) Roma, Cairo e Babel
d) Acádia, Babilônia e Babel
e) nenhuma das anteriores
Questão 5
Hamurabi, o mais importante rei da Babilônia, organizou o chamado Código de Hamurabi, que foi:
a) um código de leis escritas
b) uma reunião de conselhos para o povo
c) um livro sagrado
d) uma assembleia
e) nenhuma das anteriores
Questão 6
A mais antiga língua escrita, chamada de escrita cuneiforme, foi desenvolvida cerca de 3000 a.C. pelos:
a) Fenícios
b) Sumérios
c) Acádios
d) Babilônios
e) Amonitas
Questão 7
Os povos mesopotâmicos tinham um sofisticado sistema religioso caracterizado por:
a) politeísmo e deuses zoomórficos
b) monoteísmo e crença na imortalidade da alma
c) politeísmo e deuses com aspecto antropomórfico
d) monoteísmo e respeito ao soberano com um deus
Questões de nível médio
Questão 8
(UFU/MG) Os fenícios, na Antiguidade, foram conhecidos, sobretudo, por suas atividades ligadas:
a) À propagação do monoteísmo.
b) Ao comércio marítimo.
c) Ao expansionismo militarista.
d) À criatividade científica.
e) À agricultura intensiva.
Questão 9
(PUC/SP) Na História Antiga, os sumérios são necessariamente associados quando se estuda(m):
a) A evolução econômica da civilização fenícia.
b) A base cultural das civilizações mesopotâmicas.
c) O caráter medicinal das religiões africanas.
d) A tendência beligerante dos povos árabes.
e) As raízes culturais das civilizações do Extremo Oriente.
Questão 10
(Unesp-2003) Na região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a. C., um povo semita, que passou a ocupar a estreita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios.
O contido nesse parágrafo refere-se ao povo:
a) fenício.
b) hebreu.
c) sumério.
d) hitita.
e) assírio.
Questão 11
(UFRN) As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de:
a) Terem desenvolvido um intenso comércio marítimo, que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas.
b) Serem povos orientais que formaram diversas cidades-estado, as quais organizavam e controlavam a produção de cereais.
c) Haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.
d) Possuírem, baseados na prestação de serviço dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de grandes impérios milenares.
Observe o mapa abaixo com atenção, pois ele servirá para as questões 12 e 13:
Questão 12
Atualmente, a região da Mesopotâmia é ocupada pelos seguintes países:
a) Turquia, Líbano e Síria.
b) Síria, Iraque e Turquia.
c) Iraque, Irã e Emirados Árabes Unidos.
d) Síria, Turquia e Omã.
Questão 13
Retorne ao mapa anterior e assinale a alternativa correta:
a) a Mesopotâmia ficava numa região que era passagem para vários povos e, por isso, se explica a instabilidade política até os dias de hoje.
b) a economia era pautada pelas rotas comercias do Mar Mediterrâneo e do Gofo Pérsico.
c) os rios que banhavam o território eram essenciais para o funcionamento da agricultura e comércio dos reinos dali.
d) apesar de ser banhada por rios, golfos e mares, a população ficou num completo isolamento cultural somente terminado após a conquista da região por gregos e romanos.
Questões nível difícil
Questão 14
(Unesp-2013) [Na Mesopotâmia,] todos os bens produzidos pelos próprios palácios e templos não eram suficientes para seu sustento. Assim, outros rendimentos eram buscados na exploração da população das aldeias e das cidades. As formas de exploração eram principalmente duas: os impostos e os trabalhos forçados.
(Marcelo Rede. A Mesopotâmia, 2002.)
Entre os trabalhos forçados a que o texto se refere, podemos mencionar a
a) internação de doentes e loucos em áreas rurais, onde deviam cuidar das plantações de algodão, cevada e sésamo.
b) utilização de prisioneiros de guerra como artesãos ou pastores de grandes rebanhos de gado bovino e caprino.
c) escravidão definitiva dos filhos mais velhos das famílias de camponeses, o que caracterizava o sistema econômico mesopotâmico como escravista.
d) servidão por dívidas, que provocava a submissão total, pelo resto da vida, dos devedores aos credores.
e) obrigação de prestar serviços, devida por toda a população livre, nas obras realizadas pelo rei, como templos ou muralhas.
Questão 15
(UECE-2015) O rei Sargão foi um conquistador cuja memória permaneceu nas lendas e narrativas dos povos mesopotâmicos. Dizia-se que ele havia sido abandonado pela mãe nas águas do Rio Eufrates em um cesto de juncos, e foi salvo pela deusa Ishtar e assim tornou-se o iniciador de um grande império. Sobre o rei Sargão é correto afirmar que
a) destruiu a cidade de Ebla em 2300 a.C.
b) inventou um tipo de escrita muito sofisticada.
c) foi derrotado por Gilgamesh rei de Uruk.
d) fez de Acádia a capital do seu império.
Questão 16
(Fuvest) A partir do III milênio a. C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, estados teocráticos, fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia. Uma explicação para seu surgimento é
a) a revolta dos camponeses e a insurreição dos artesãos nas cidades, que só puderam ser contidas pela imposição dos governos autoritários.
b) a necessidade de coordenar o trabalho de grandes contingentes humanos, para realizar obras de irrigação.
c) a influência das grandes civilizações do Extremo Oriente, que chegou ao Oriente Próximo através das caravanas de seda.
d) a expansão das religiões monoteístas, que fundamentavam o caráter divino da realeza e o poder absoluto do monarca.
e) a introdução de instrumentos de ferro e a consequente revolução tecnológica, que transformou a agricultura dos vales e levou à centralização do poder.
Questão 17
(UFCSPA/RS) A Mesopotâmia atual situa-se no Oriente Médio entre os rios Tigre e Eufrates, que ficam no atual Iraque, na região conhecida como Crescente Fértil. Seu nome vem do grego (meso=meio e potamos=água) e significa “terra entre rios”. A fertilidade dessa região, localizada em meio a montanhas e desertos, deve-se à presença dos rios.
Sobre a civilização mesopotâmia, na Antiguidade Oriental, analisar os itens abaixo:
I. A estrutura social baseava-se na existência de uma pequena elite, controladora de uma vasta população que estava submetida ao trabalho compulsório, característica de um governo despótico, de fundamento teocrático, que domina todos os grupos sociais.
II. O Estado era responsável pelas obras hidráulicas necessárias para a sobrevivência da população, bem como pela cobrança de impostos e pela administração de estoques de alimentos.
III. Na religião mesopotâmia, o governante era representado e compreendido por seus súditos mais como uma divindade viva do que como um representante dos deuses.
IV. Em termos políticos, a Mesopotâmia caracterizou-se por ter, na instituição monárquica, personificada no governante, o seu principal fator de unidade.
Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I.
b) Somente os itens I e II.
c) Somente os itens I, III e IV.
d) Somente os itens II e IV.
e) Todos os itens.
Vídeo sobre a Mesopotâmia
Continue praticando seus conhecimentos com:
- Atividades de História para o 5º ano do Ensino Fundamental (para imprimir e com respostas)
- Exercícios sobre o Egito Antigo
- Exercícios sobre a Pré-História
- Exercícios sobre a Grécia Antiga
- Exercícios de História para 6º ano (com gabarito explicado)
Temos mais textos sobre o assunto para você:
- Mesopotâmia
- Antiguidade
- Civilização mesopotâmica
- Rio Eufrates
- Torre de Babel: o que foi e onde era (com narrativa)
BEZERRA, Juliana. Questões sobre Mesopotâmia. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/questoes-sobre-mesopotamia/. Acesso em: